segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Carta aberta ao senhor Primeiro- Ministro da República de Moçambique


DR. Carlos Agostinho do Rosário

- República de Moçambique volta a ser República Popular de Moçambique?
Nos longínquos anos de 1983 para 1984, eu ainda miúdo, lembro-me perfeitamente que o meu falecido pai, como todas as outras pessoas, fazia vénia ao chefe do quarteirão onde vivíamos. O chefe do quarteirão era na verdade um homem poderoso e temível. Mandava em todas as pessoas que residiam no seu quarteirão. Se alguém ousasse arranjar problemas com este grande chefe essa pessoa estava tramada, tinha a sua vida dificultada.
Quando quiséssemos comprar produtos alimentares básicos tais como arroz, sal ou óleo, numa loja qualquer tínhamos de fazer lobbies com o chefe do quarteirão para este nos emitir o cartão de abastecimento.
Se o meu pai quisesse viajar de uma província para a outra tinha que se dirigir ao chefe do quarteirão e suplicá-lo para emitir a famosa guia de marcha. Coisas do passado estas. Tempos difíceis estes!
Lembro-me perfeitamente que nessa altura as pessoas cortavam garrafas para transformá-las em copos para beber água. As pessoas recorriam a rebuçados para adoçar o chá. Aquele que fosse apanhado a vender cinco pães na rua era catalogado de candongueiro e sofria na pele as consequências do seu atrevimento. Era levado à praça pública para ser sujeito a julgamento por um juiz qualquer e a condenação era certa e quase sempre a mesma. Quem não se recorda das chicotadas em praça pública? Um pai era chamboqueado publicamente com assistência de seus filhos e da própria mulher. Cúmulo da humilhação isto!
As viagens eram feitas em colunas. Quando se fosse para uma loja para se comprar um rádio Xirico, por exemplo, tinha que se guardar eternamente o recibo para não se ser confundido com ladrão.
Lembro-me perfeitamente que em 1985 foram vendidos em Maputo lençóis importados da Índia. O Ministério do Comércio e o Ministério do Trabalho, juntamente com a GOAM, emitiram comunicados de imprensa no jornal Notícias a anunciar a hora da abertura e fecho das lojas que venderiam os lençóis. Ao Ministério do Trabalho coube informar especificamente sobre os horários das vendas. O Ministério do Comércio se reservou a advertir as pessoas de que ninguém devia comprar mais do que dois lençóis.
Avisou ainda que quem se fizesse de esperto comprando mais de dois lençóis em lojas diferentes se sujeitava a ser preso. Por sua vez a GOAM, que era o organismo do Estado que fiscalizava as lojas, advertiu a todos os compradores para que se dirigissem às lojas munidos de Bilhete de Identidade, cédula pessoal ou passaporte. Avisou tambéma todos os comerciantes para que não vendessem a ninguém que não apresentasse qualquer um destes documentos sob pena de lhes serem aplicadas multas.
O meu pai tinha nestes tempos uma loja na baixa da cidade de Maputo e por isso me recordo perfeitamente de tudo isto. Acontecia exactamente do jeito como descrevi. Na nossa loja fazíamos as coisas desta forma. Era a única maneira de se continuar com o negócio sem sarilhos com as autoridades.
Tudo isto são coisas do passado, foram momentos difíceis estes, mas felizmente que o cenário mudou.
Meus amigos, no dia 23 de Janeiro do corrente ano, a Direcção Geral de Impostos da Autoridade Tributária de Moçambique, emitiu um comunicado no qual avisa que a partir de 1 de Fevereiro de 2018, todo o contribuinte que não estiver a emitir facturas, recibos, VD ou qualquer documento equivalente será penalizado. Tais penalizações são uma multa de 5.000,00mt a 70.000,00mt para a não emissão de facturas ou recibos ou a sua emissão fora dos prazos legais (cinco dias úteis); 2.000,00mt a 30.000,00mts para a não exigência de emissão de facturas ou recibos, ou a sua não conservação pelo período de tempo legal; 25.000,00mt a 1.000.000,00mts para a emissão de documentos fiscalmente relevantes por entidades não autorizadas para o efeito, bem como a sua aquisição; 3.000,00mts a 300.000,00mts para a inexistência de livros de contabilidade ou de escrituração; etc.
Comunicado de bradar aos céus este! Agora vou explicar por que razão este comunicado nos faz retroceder para a vida de tempos primitivos.
Meus senhores, na parte introdutória deste texto fiz uma pequena descrição de como se vivia nos anos 80. E agora que vos transcrevi excertos do comunicado do director-geral de Impostos digam-me se as exigências deste comunicado não são idênticas ao modo de vida daqueles anos? Digam-me se não retrocedemos na nossa forma de viver para a forma como se vivia na década 80? Digam-me se estas exigências são compatíveis com o modo de vida do mundo moderno?
Este comunicado exige que quem vá para uma loja para comprar por exemplo, um micro-ondas, deva pedir e exigir factura ou seja, a pessoa terá de perder o seu tempo na loja à espera de factura. Atrasará de cuidar de seus afazeres a aguardar pela factura. Pior do que isso terá de guardar por uma eternidade a tal factura e em caso de perdê-la terá de voltar à loja para solicitar a emissão da segunda via da factura. É que esta pessoa se for encontrada sem factura dos bens na sua posse ser-lhe-á aplicada uma multa de 2.000,00mt a 30.000,00mt.
Qualquer pessoa que esteja a conduzir, daqui em diante, está sujeita a ser interpelada pelos vulgos cinzentinhos ou agentes da polícia camarária que lhe poderão mandar descer do carro e sujeitar-se a uma revista do que carrega para se ver se traz consigo as facturas dos produtos. Se esta pessoa não trouxer consigo as facturas está sujeita a uma multa de 2.000,00mt a 30.000,00mt. E talvez esta pessoa prefira pagar um refresco ao cinzentinho do que pagar estes valores de multas.
Que país estamos a construir afinal? Em pleno século XXI se tomam medidas desta natureza que só dificultam a vida dos investidores e dos cidadãos no geral? Quem pretenderá investir num país com leis retrógradas como estas? Em que país do mundo se vive assim?Alargamos espaço para manobras de corrupção. Sufocamos a vida dos cidadãos que terão que comprar arquivos para guardarem os recibos. Complicamos a vida do comerciante que se sujeita a altíssimas multas em caso de não emissão de facturas.
Moçambique ganhou muito com a Direcção da Autoridade Tributária pelo Doutor Rosário Fernandes. Homem competente e grande profissional. Este modernizou o funcionamento da Autoridade Tributária de Moçambique. Mas com a sua exoneração e nomeação da senhora Amélia Nakhare assiste-se ao escangalhamento das conquistas conseguidas pelo antigo Presidente, Rosário Fernandes. Moçambique precisa de dirigentes sábios, humildes e competentes para se desenvolver.
Afinal de contas as Alfândegas de Moçambique não têm o controlo da entrada dos produtos e bens nas fronteiras moçambicanas? Será mesmo justificável que se recorra ao arquivo dos particulares, que são obrigados a guardar eternamente recibos, para a Autoridade Tributária fazer o seu trabalho? Este país não pode ir para frente desta forma.
Este comunicado deve ser revogado com efeitos imediatos. O Ministro das Finanças ou mesmo o Conselho de Ministros devem pôr cobro a esta monstruosidade da Autoridade Tributária. Não se pode permitir que o país retroceda nos seus ganhos por conta de dirigentes sem visão.
Como eu disse acima não há nenhum país no mundo que exige que o comprador de determinado produto se faça acompanhar de recibos que os deva guardar eternamente. Muitos moçambicanos fazem suas compras na África do Sul. Digam-me meus amigos se nas vossas voltas em Nelspruit são interpelados pela Polícia Sul-Africana para vos revistar os vossos carros e exigir recibos das vossas compras? Isso não acontece nem na África do Sul nem em nenhuma parte do mundo. Só acontecerá em Moçambique.
Moçambique há-de se tornar o pior país para se viver no mundo. Basta que quem de direito não mande parar este tipo de mediadas e decisões. Se se pretende aumentar o volume de arrecadação da receita pública, que se tome outras medidas equilibradas, legais e justas. Que se resolva o problema das dívidas ocultas. Porque com a solução deste problema das dívidas ocultas o país voltará a receber financiamentos internacionais, a inflação vai baixar, o metical vai estabilizar, a capacidade de compra dos cidadãos vai aumentar, os comerciantes vão vender mais e por essa via vão pagar mais impostos, os empreiteiros vão ganhar obras públicas porque o Governo terá dinheiro para investimentos. É disto que o país precisa!
Desde que a actual Presidente da Autoridade Tributária ascendeu ao cargo o que se vê neste sector são atrocidades de busca desenfreada de receita. Vale tudo para se conseguir receita. Nem que isso implique coartar os direitos e liberdades das pessoas.
Os funcionários alfandegários se queixam todos os dias de transferências e de promoções sem nenhuma transparência. Isto deve acabar. O sector tributário é de papel importantíssimo para a promoção do desenvolvimento e o combate das assimetrias regionais na distribuição da riqueza nacional. É nisto que se deve empenhar a Presidência da Autoridade Tributária. Não deve perder o seu tempo a sufocar os cidadãos e a lhes obrigar a viverem como homens primitivos, andando com os bolsos cheios de facturas de compras de açúcar, manteiga, óleo, etc.
Espero ter contribuído para despertar a consciência dos cidadãos relativamente à interpretação e consequências práticas da aplicação do comunicado da Autoridade Tributária de Moçambique datado de 23 de Janeiro de 2018.
Nini Satar
LikeShow more reactions
Comment
94 Comments
Comments
Julião João Cumbane Não esclareceste NADA a NInguém, Momade Assife Abdul Satar. Só falaste do que entendes do dito comunicado da AT. E esse teu entendimento está ERRADO. Sendo moçambicano patriota, devias exigir que a AT assegurasse que todo o cidadão paga imposto. Pagas imposto tu, Nini Satar?...
Manage
LikeShow more reactions
Reply10h
Momade Assife Abdul Satar Julião Joâo Cumbane
Quem está entender mal o meu post e o senhor.
Aconselho a ler 2 vezes para perceber melhor.
Neste comunicado nâo esta em causa os impostos que o cidadão deve pagar.
Esta em causa os métodos que vâo usar como tivéssemos nos anos 80.
Manage
LikeShow more reactions
Reply9h
Julião João Cumbane Não há NADA de ERRADO com o comunicado, Nini Satar! Na tua interpretação do comunicado é há algo ERRADO. E nota que quem tem que ler e reler este e outros posts teus, és tu próprio!
Manage
LikeShow more reactions
Reply7hEdited
Domus Oikos Deixem AT trabalhar. São impostos colhidos pra fazermos estradas, escolas, hospitais... mesmo lá na Europa é assim. Até mandam fechar a loja pelo incumprimento de faturação de venda dos produtos. Eu pessoalmente vivi 12 anos na Europa. Fui estudante, trabalhador e contribuinte de impostos.
Tudo isso é normal. Há em Moçambique muitos que fogem ao fisco.
Onde o Estado vai encontrar dinheiro se os cidadãos não são coagidos a pagarem diversificados impostos e o controle dos mesmo deve ser exigido. Tudo isso é normal.
Manage
LikeShow more reactions
Reply9h
Roro Simoes Nini não te preocupes aqui a má interpretação do falaste é problema do moçambicano falas de futebol ele fala de basquetebol
Manage
LikeShow more reactions
Reply9h
James Khumba Paga imposto a pessoa que vive dentro de Mozambique....Então se um Mozambicano vive fora do seu próprio país qual será a razão de pagar o imposto.?.. Julião João Cumbane
Manage
LikeShow more reactions
Reply8h
Gonçaluz da Hortencia Tens toda razão Mano, também não percebi no exacto sobre isso, as lojas devem nos emitir recibos sim pois eles devem pagar impostos, a taxa de 17% d IVA q nos amputam devem ser canalizados a cofre do estado, pork vejo q o cidadão paga electrodoméstico e não é dado recibo mas é dever do revendedor emitir nos... Bravo AT
Manage
LikeShow more reactions
Reply8h
Nhochani New Eduardo Ta de camisa vermelha esse dai
Manage
LikeShow more reactions
Reply8h
Filipina Tembe Esse #Nini nao bate 100%
Manage
LikeShow more reactions
Reply8h
Fernando Maurício Neves Acho que voces são frelimistas cizentinhos ou da polícia querem os vossos próprios benefícios. Da próxima é só ler e calar ai evitas tirar merdas ou influenciar as pessoas com esse teu pensamento que querer voltar aos anos 80
Manage
LikeShow more reactions
Reply7h
Dino Ciprino Bernardo Bernardo Essas mentes tortas não entenderam sobre o post no final será o primeiro a gritar se eu lhe entrepelar com uma multa.
Manage
LikeShow more reactions
Reply7h
Rogerio Moises Quem falou não é gago,e muito menos cego,e disse com todas letras: que o Pais esta uma salada Russa,ou melhor em outras palavras esta encalhado...fico perplexo, porque são os mesmos tipos,que dirigem este Moçambique a décadas, e estão levando o Pais ao abismo,desta vez,puseram a carroça em frente aos bois.Os impostos são as contribuições do erário publico,por lei é uma obrigação, e ninguém deve fugir ao fisco,as verbas são para construí as infraestruturas sócias, como:escolas,hospitais,estradas,etc,etc...mas os grandes beneficiarios dos dinheiros são os corruptos,desviam os valores para os fins pessoais, a pergunta que se faz,estamos avançar ou estamos a retorcer?
Manage
LikeShow more reactions
Reply7h
Muhombe Muchin Nini paga muito dinheiro em IV através das suas empresas especializadas por este Moçambique.

Aqui a questão não é de pagar ou não pagar o imposto.
Leia repetidamente vão perceber que o post fala mais de andar com faturas nos bolsos caso não tenha presente terá uma multa e se perdeu fica preso por se considerar de ladrão.
Manage
LikeShow more reactions
Reply7h
Leonardo Adolfo Gostei do post Momade Assife AbdulSatar, continue assim independentemente do k as pessoas acharem. Temos muitos lambe botas neste país😂😂, e eles sempre iram pensar o contrário.
Manage
LikeShow more reactions
Reply7h
Malaquias Noe Ate hoje ainda nao sei se nós moçambicanos, somos humildes ou burros? Aguem pode me ajudar?
Manage
LikeShow more reactions
Reply7h
Zubair Assane Filipina Tembe ,parece que estás a sangrar de algum sítio.Se quiser dinheiro de pen... é só dizer.Mais vale ler comentário de alguém que não bate 100 do que duma desgraçada como tu.
Manage
LikeShow more reactions
Reply7h
Volta Samora kkkkkk acredito que somos burros porque nem este material electrónico q estamos a usar para comentar aqui, não acredito q tenhamos as facturas no bolso. Nini foi bem claro só nós negros percebemos u'que achamos conveniente não o verdadeiro sentido do post
Manage
LikeShow more reactions
Reply7h
Titos Jacinto R. Patia Seu esquizofenico, troglodita, sociopata, psicopata, coco, ranhu estupido, cao , bicho.... seu..... fd p* se eu ti encontrar te m.... corto te a ca.... lanço na foça da A.T de Mocambique.
Manage
LikeShow more reactions
Reply6h
Hri Aly James Khumba o Momade Assife Abdul Satar indirectamente acaba pagando impostos pois acredito que tem ca negocios e investimento e sendo assim paga impostos...
Manage
LikeShow more reactions
Reply6hEdited
Malaquias Noe Moçambicano é burro nao humilde,,, pois o medo toma conta dele, faz o certo do errado, errado do certo, tudo misturado, aki em Moz nao precisamos de nenhuma concielização sua Nini e nem d nimguem, Mano Nini nos deixa assim mesmo tampados e o pouco k conseguimos ver, continuaremos a morumurar por baixo dos lençois com nossas mulheres, nem podemos falar alto pork os governantes irao nos ouvir e ja sabe qual é a consequencia, mesmo voce Nini se estivesse aki ja seria circunstancializado.... Nós somos burros autênticos e deixa-nos assim pork se comentarmos a favor da sua interpretaçao, os afilhados deles tem acesso a este tick tack, e alguns ja dizem k nao bate 100%, alguns dizem k tens k ler como nao subess ler, vão nos queixar brow aki nao ha liberdade de expressao, e sabes k o sistema é fofoca e pr isso somos melhores sábios,... Mas eu digo irmaos, Passem a ler com cuidado alguns textos críticos e analisem safados
Manage
LikeShow more reactions
Reply6hEdited
Moises Mondlane Acho que o Juliao tem falta de entendimento
Manage
LikeShow more reactions
Reply5h
Matos Jorge Qual é a dificuldade em entender o post? Vejam que o post não ta carregado com nenhuma das cores partidárias então leia como cidadão e não como membro ou simpatizante de algum partido político.
Manage
LikeShow more reactions
Reply5h
Quembojr Quembo Momade Assife Abdul Satar
Muito esclarecedor este Post, mas no caso em que eu tenha comprado um produto ou bem antes do vigor desta lei tenho que ter a factura ou recibo de compra no transporte desse tal produto?
Manage
LikeShow more reactions
Reply5h
Evanex Saboroso Peço para me desbloquear Juliao Julião João Cumbane sao 2 anos de muito castigo...senhor Jesus ensinou nos a perdoar se lhe ofendi um dia.
Manage
LikeShow more reactions
Reply5h
Quembojr Quembo Momade Assife Abdul Satar o Julião João Cumbane já está com a mente cauterizada, tem Olhos, Mente, Boca, Ouvidos, Estômago Avermelhados...
Manage
LikeShow more reactions
Reply5h
Abdul Gafar Mais uma fonte para os funcionários extorquirem nos dinheiro.
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
Marrupe Nevuca Esse Julião João cumbane é um lambe bota;vendo bem e uma alta escova da frel. ...que por ter bebido de mais o espírito frel.....Sta.não quer nem fazer o uso da Boa leitura, apenas core p defender o seu part......do.e amanhã é o primeiro a chorar.
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
Elton Mabjaia Domus Oikos seria bom, se governo usa-se o valor de impostos para construir escolas, hospitais como dizes, mas nao e nada disso nessa pais pilham -nos, usam nosso dinheiros para fins pessoais e cada imposto a que, para onde vai o dinheiro nunca se sabe, resultado nos brindam com dividas ocultas....
Manage
LikeShow more reactions
Reply43mEdited
Jose Lucas Vilanculo Esse Julião já é famoso aqui na Praça veste se vermelho full time. Precisam ver as suas intervenções na TV e outros órgãos de comunicação. Lambe...Lambe...
Manage
LikeShow more reactions
Reply39m
Domus Oikos Deixem AT trabalhar. São impostos colhidos pra fazermos estradas, escolas, hospitais... mesmo lá na Europa é assim. Até mandam fechar a loja pelo incumprimento de faturação de venda dos produtos. Eu pessoalmente vivi 12 anos na Europa. Fui estudante, trabalhador e contribuinte de impostos.
Tudo isso é normal. Há em Moçambique muitos que fogem ao fisco.
Onde o Estado vai encontrar dinheiro se os cidadãos não são coagidos a pagarem diversificados impostos e o controle dos mesmo deve ser exigido. Tudo isso é normal.
Manage
LikeShow more reactions
Reply9h
Horacio Mbuina O pagamento de imposto devia ser uma obrigaçao e que existisse uma lei que diz quem não paga deve ser sancionado ou sempre que fosse tratar qualquer documento devia mostrar o recebi do mesmo
Manage
Reply9h
Felisberto Raul Artur Eu acredito que sim, mas, primeiro educar os policias ou em todos control haver camara de filmagem de modo a existir transparencia. Sendo assim não haverá imposto que vai entrar no cofre do estado, somente nos pilicias.
Manage
Reply7h
MJacinto Boss Estamos na era digital não podemos aceitar isso recibo é bom sim mas em caso de perda deve haver outra saída ver no sistema. Por. Ex. O sistema que verifica matrícula boneco pode se fazer o mesmo
Manage
LikeShow more reactions
Reply8h
Mohammad Hajat Quer dizer então se eu andar na rua terei que levar comigo recibo da roupa que visto e de todos bens que tenho em minha posse?
Manage
LikeShow more reactions
Reply8h
Carlos Felix Texeira É erradamente isso senhor...Moçambique!
Manage
Reply3h
Mohammad Hajat Ta imaginar o cinzentinho bater essa: "meu senhor, apresente factura e recibo das suas cuecas." kkkkkkk
Manage
Reply3h
Volta Samora kkkkkkk e se não tiver o recibo da cueca como já é de hábito vão confiscar e tomas uma multa no intervalo de 2mil a 30mil, agora resta-me saber na acção da penhora do bem(cueca) será logo no local ou levarão para um lugar privado
Manage
Reply1hEdited
Joao Moreno Li alguns comentários. Estão a exigir o que o Nini não disse. Há desenquadramento com as eras de 80 e hoje. Não faz sentido voltarmos ao passado penoso . Modernização é o que se exige.
Manage
LikeShow more reactions
Reply9h
Macuacua Massiquele Roberto Parece que está confundindo caro Nini...
Eu entendi que estas medidas abrangem aos emissores destes comprovativos fiscais e não necessariamente o utente...
Entretanto o cidadão tem o dever cívico de exigir estes comprovativos fiscais nas transações que efetua para que possa reclamar e exibir na rua ou em.algum momento que se afigura útil como comprovante da sua propriedade...
Porém esse dever não é punível caso não tenha por motivos de extravio, apenas os emissores é quem tem.essa obrigação como consequência do vínculo contratual com o estado resultante da emissão da lincenca de comercialização ( trata-se de um das cláusulas de obrigações a que está sujeito perante a obtenção de licenciamento da ' sua atividade comercial)...
Manage
LikeShow more reactions
Reply10hEdited
Don Nenas Axu q esta lei vai apertar aos emissores....
Manage
Reply8h
Volta Samora não leste está parte? "Se esta pessoa não trouxer consigo as facturas está sujeita a uma multa de 2.000,00mt a 30.000,00mt."
Manage
Reply1h
Domus Oikos Momade Assife Abdul SatarEstar estás a comparar dois tempos diametralmente opostos. Nos anos 80 estávamos atrás não era por causa dos impostos exigidos pelo Estado. Nos anos 80 eramos pobres por o Estado sendo comunista não podia exigir devidamente impostos porque ele (Estado) era proprietário de tudo. Estávamos atrás por sistema comunista não era por impostos.
Hoje o cenário é outro. O FMI verificou que Moçambique há muita fuga ao fisco. Novas medidas e novas atitudes devem ser tomadas pra fazer frente as novas exigências sobretudo quando não podemos contar com os parceiros de ajuda ao orçamento de Estado.
2018 vai ser um ano mais difícil pra os moçambicanos porque há défice e um buraco que o estado ainda não sabe onde buscar dinheiro.
Estaria preocupado por agravar as taxas de imposto do IVA. Estar preocupado porque há maior controlo não tem sentido. Agravamento dos impostos pode sufocar os agentes econômicos.
Agora dizer que um cidadão vai perder seu tempo porque deve exigir recebido que cabimento tem? Eu vou exigir e sempre fiz nas lojas onde vou porque sei da importância disso.
Manage
LikeShow more reactions
Reply9h
Cadmanfifi Da Rocha Manjate Só podia , assim mesmo com o teu tênis sem sola deves andar com o recibo dele
Manage
LikeShow more reactions
Reply8h
Zubair Assane Esses macacos querem me obrigar a instalar um Khalifado em Moçambique.Está mais claro que tu ( Nini Satar ) que este bando de corruptos só deixará o poder pela força.Essa bricandeira de brincarmos de analistas não nos levará a lado nenhum.É sempre a mesma ladainha,um comentário aqui e outro acolá,o que estamos a fazer é cutucar a onça ( se é que se sente cutucada ),e no fim nada muda.

Já se falou muito aqui que nós é que somos os culpados por legitimar ( nas eleições ) os que desgraçam o povo.É complicado, queremos mudança, entretanto ninguém quer mudar.

As vezes é necessário o uso da força para um bem maior.

Disse um poeta persa : " A vara é tão essencial na educação como a água é para a agricultura ".
Manage
LikeShow more reactions
Reply10h
Titos Jacinto R. Patia Aye? e as boxas que compro no dumbaning... tambem tenhu que mostrar as facturas? Tenhu pena das mulheres que vam andar de bolsas cheis de facturas ou vd por causa estencões e tissagens que sao trocadas de 3 em 3 dias é o fim....
Manage
LikeShow more reactions
Reply6h
Muhombe Muchin A Quem diz Samora era bom governante.

Eu nego, se ele fosse bom isso tudo não teria acontecido.
As viagens em colunas era por causa da guerra provocada por Samora.
Na altura ninguém devia reclamar de má gestão do governo.
O Nini poupou, quando diz chikotada e prisão. Não era prisão normal, era pena da morte.

Nada de recuar para o passado, comprar algo na loja e receber recibo, está muito certo, porque é do recibo que pagamos o IVA.

Polícia ou outra entidade para andar a nós perguntar sem suspeitas, isso não pode acontecer.

Andar a vasculhar nas pastas sem qualquer suspeita, não pode acontecer.

O que é liberdade, independência e democracia?
Afinal porque foi introduzido o comércio geral que é chamado economia do mercado?

Vão votar mais nesse partido?

Isso tudo vai acontecer por causa de alguém que foi emprestar biliões para seus negócios pessoais em nome do país, o presidente Nyusi e o primeiro ministro conhecem a pessoa mas não querem o deter.

O FMI e BM não vai dar dinheiro até que haja a responsabilizacao deste sujeito.

Senhores, preferem sair do poder por defender uma pessoa?

Acham que o povo não vê?

Nada de nós apartar, vão apertar o senhor Guebuza,para trazer os biliões que roubou.
Deixem o povo em paz.
Manage
LikeShow more reactions
Reply7h
Eddy Artur Manjaze Por exemplo: um tio meu comprou sapatos para meu sobrinho na vizinha África Sul e que não lhe serviu, e ficou quase duas semanas em Maputo. Quando voltou para tal loja na África Sul trocou o sapato para levar outro, porque tinha o recibo que prova que este produto comprou aqui. E se não tivesse o recibo ou factura essa loja teria aceitado a devolução?
Manage
LikeShow more reactions
Reply10h
MJacinto Boss Estamos ma era digital irmão imagina que tu perdes o recibo não terão como provar que compraste la. Tratando-se da AT eu acho possível que se aranje uma plantaforma ou sistema digital para comprovar a compra ou saída de algum produto ou bens
Manage
Reply8h
Gonçaluz da Hortencia Ai está Mano, At tem razão nisto, não vejo alarme de Nini satar aqui
Manage
Reply8h
Carlos Felix Texeira Esse sistema de recibos. .É muito avançado para ser implementado em Moçambique! Aqui usasmos SEGUNDA MÃO. .
Seu celular senhor #eddy tem recibos?
Manage
Reply3h
Miguel Tite Migas Melhor pedirem também as facturas das luxuosas casas que ergueram pelo sangue do povo......e boletim de salário desses abutres que andam no governo
Manage
LikeShow more reactions
Reply9h
Erasmo Rota Mutepa Primeiro é de obrigação que os agentes económicos passem factura/factura recibo em qualquer venda ou transmissão de bens. Principalmente aos que estiverem em regime de IVA NORMAL.
O povo é roubado pelos comerciantes, o IVA pago, não é dinheiro do comerciante mas sim uma parte percentual aplicada pelo Estado, o comerciante é apenas intermediário entre Estado e o consumidor final.
Há quem pergunte se o consumidor/comprador quer com factura ou não, se for com factura o preço é X e sem factura o preço passa para Y. Está completamente errado, todos produtos já na prateleira já tem lá o IVA fixado.
O unico imposto que não há obrigatoriedade do comerciante passar uma VD é o ISPC (Imposto Simplificado para pequenos contribuintes) mas há uma obrigação do sujeito passivo, nesse caso o vendedor registar no final do seu fecho as suas vendas.
Nenhum estado sobrevive sem a colheita dos impostos e a experiência diz que uma venda sonegada, jamais o imposto será recuperado.
Por uma sociedade onde haja transparência fiscal, essas medidas são bem vindas no meu ponto de vista. Tudo passa em educar o povo a ter uma postura na sociedade, a nossa precisa de ter a cultura de sempre exigir as FACTURAS, VD's etc
Manage
LikeShow more reactions
Reply9h
Madudas Meneses Exigir factura e guardar por quanto tempo?
Manage
Reply6h
Erasmo Rota Mutepa Meu caro Madudas Meneses, penso eu que nao exista uma lei em Moçambique que defina quanto tempo o comprador deva guardar os documentos fiscais (espero não estar enganado). Salvo se for compras avultadas feitas por uma empresa e que tenha um regime contabilístico que deve conservar num período de 5anos, para consumidor penso que não há uma lei que estabeleça isso.
Manage
Reply6h
Erasmo Rota Mutepa Eu penso que nesse ponto que colocaste é mais uma questão de interpretação que outra coisa, não faz sentido que tu um pacato cidadão compres uma TV e em caso de nao possuir a factura sejas multado em penalidades que podem chegar ate 30mil mts, mas faz sentido pra alguém que compre num grossista e encha um camião hino com produtos e não leve consigo factura.
Mas Madudas Meneses, exija sempre FACTURAS nas suas compras que ajudas o país a crescer e até mesmo pra salvaguardar os seus direitos de consumidor em caso do seu produto não for de qualidade e danificar-se em pouco tempo de uso, tendo factura podes voltar e reclamar a troca ou devolução do dinheiro.
Manage
Reply5h
Mohamed Aly Aulas de Propedeutica comercial aqui näo, pecisamos de professores voluntários nas nossas escolas , concordo plenamente com a reflexäo do Nini Satar ,
Manage
Reply5h
Erasmo Rota Mutepa Fui sempre ensinado a respeitar opinião dos outros, gostaria que respeitasses a minha assim como respeitei da quem postou a sua aqui e cada um vai dando sua opinião. Em nenhum momento disse que as pessoas tinham ou não de concordar com fulano A ou fulano B, é por posições como a sua que por vezes temos pessoas que podem dar seu contributo em ideias mas existindo pessoas que agem como o Sr preferem ficar calado. Boa segunda-feira
Manage
Reply4h
Litos Vilanculo Forest Um belo texto, com uma moldura teórica de análise muita fraca pois não te baseaste em princípios racionais para fazer a interpretação. Irmão, as vezes não é só correr para escrever, mas sim deves ler para escrever e rolar bem os factos de forma a discutir melhor. Desta vez não foste feliz meu caro. (Para mim trarias o Fundamento da adopção destes métodos Vs época de crise consubstanciada às dívidas). Precisas ler um pouco sobre os métodos de coleta de receita, formas de intervenção do estado.
Manage
LikeShow more reactions
Reply8h
Francisco Sebastiao Machava Estas corruptos ganharam terreno fértil para fazerem suas vontades porque moçambicano de faz de Santo demais. Ainda teremos outros jugos pior que estes. Vamos ter espírito de revolta meus queridos. É assim que foram organizados os países civilizados
Manage
LikeShow more reactions
Reply9h
Roberto Lamba Lei também o próprio comunicado principalmente na sua parte final, poste em nenhum momento diz que não devemos pagar impostos mas sim penaliza-se o contribuinte que apresentar uma factura imitida por gráficas não reconhecidas pela AT isso é completamente absurdo, o cidadão como que era saber se essa gráfica é legal, onde ficam as regras de protecção de terceiro de boa fé. Força Satar continue assim.
Manage
LikeShow more reactions
Reply6h
サミト マジベ Isso já acontece há muitos anos.

Eu já fui parado pela policia, pediram B.I, mostrei, não ficaram satisfeitos, começaram a vasculhar a minha pasta e os meus bolsos para ver se encontravam algum produto sem recibo ou alguma droga, as vezes eles colocam drogas nas pastas para incriminar, felizmente não foi o meu caso.

Eles gostam daqueles que andam com pastas

Se eu não tivesse B.I, eles cobravam qualquer valor, se tivesse um produto sem o seu recibo, cobravam qualquer valor ou levavam o produto.
Manage
LikeShow more reactions
Reply4hEdited
Matos Jorge Essa medida tomada pela presidente da AT, acho eu que mostra mais a fragilidade e incapacidade da AT em controlar as fronteiras, as entradas dos produtos no território Nacional do que uma medida de arrecadar os impostos....
Manage
LikeShow more reactions
Reply6h
Aldo De Jesus Manejo As pessoas só estão a comentar sem antes perceber a carta aberta do Nini Satar, aconselho a voltar a ler mais 2 vezes.

Isso nem nos Países Europeus acontece, assim como os estrangeiros quando lá estão nem se quer um Policia ja os interpelou para pedir Passaport que prove se é estrangeiro ou não e muito menos recibo de qualquer coisa que seja comprado dentro do seu território que prove se o pertence ou não.

Portanto a AT não nós face voltar aos anos 80 tempos esse que os meus País não carregam boas lembranças quanto ao comercio cá. Por isso bem haja a sua carta aberta Nini Satar!
Manage
LikeShow more reactions
Reply9h
Isac Manjate NÃO ASSUNTO!!!

Que mal tem exigir recibo de compra de produtos nas lojas?...See More
Manage
LikeShow more reactions
Reply8h
Dino Pedro Foram infelizes neste comunicado.

É mais uma maneira de tirar o pouco dinheiro que os deficitários conseguem ganhar para beneficiar cada vez mais aqueles que têm!...See More
Manage
LikeShow more reactions
Reply55m
Eddy Artur Manjaze Meu ponto de vista!

Imagina uma pessoa que compra um congelador, televisor, celular, micro-onda... e que não possui factura ou recibo desses produtos. No caso de roubo como vai justificar que os produtos lhe pertence? se o mesmo não tem factura para justificar.
O mal já são as multas exagerada que esse comprador ou comerciantes vão sofrer, mas quanto a exigência de recibos ou facturas não vejo nenhum mal.
Manage
LikeShow more reactions
Reply10h
Gabriel Maya Claramente a situação que se vive no nosso belo Moçambique é de lamentar dia-a-dia,,pois eu tenho fê que a mudança esta preste,todo tem o seu dia porque o jogo esta no fim.
Manage
LikeShow more reactions
Reply5h
Alcidio Romao Mas será que alguém está contra colecta de impostos neste país? Acho que não é bem assim, apenas o nosso governo precisa de ser transparente para com actividade tributária; que procure educar e sensibilizar a população a respeito dos impostos e a sua aplicação em termos práticos. Agora, se o mesmo continuar nesta onda de compra de Mercedes, será difícil o povo perceber o que realmente se pretende com estas medidas. É preciso que nos lembremos, caros Moçambicanos, que o nosso país está com uma dívida interna bem alta que tem como raízes, a corrupção, mas que está sendo difícil responsabilizar qualquer que seja, ainda que tenha o resto bem identificado. É neste contexto que surge esta desconfiança quanto às medidas e também como são tomadas.
Manage
LikeShow more reactions
Reply7h
Joao Manuel Maula Bom dia meu iluste, acho que nesta pélola do tseke competência é antónimo exoneraçao (acho eu) por isso a maioria dos bons competentes prefere o faz de conta também.triste do que se vive aqui.
Manage
LikeShow more reactions
Reply10h
James Khumba Quando o país nasce na bananeira ainda será chamado Republica de banana..Nada mudará...Eu tenho a maxima Certeza que nao ha nenhuma diferença de vivencia entre a era colonial e hoje nada o que mudou ainda...
Manage
LikeShow more reactions
Reply8h
Miguel Tite Migas Se ela não justifica tudo o que ela tem......prefiro até morrer sem mostrar nada.....mesmo se for para juntar me nesses tipos que andam em mocimboa para lutar contra injustiça.....
Manage
LikeShow more reactions
Reply9h
Vasconcelos Nhone Isso vai dar de falar juro. se as pessoas que a fundaram o país estão vivos porque sufocar nos? Porque tanta manobra? Porque tanta injustiça para o povo enquanto os ditos intocáveis que são culpados andam por aí?
Manage
LikeShow more reactions
Reply9h
Noor Momed Cabir Tudo isso pode mudar é só o povo ter vontade.
Manage
LikeShow more reactions
Reply8h
Jeremias Malene O recado ja esta dada falte eles retificar os seus eros. N verdede Nini trabalhas muito p ajudar os nossos dirigentes mas eles se fazem d surdos.
Manage
LikeShow more reactions
Reply10h
Emanuel Vuyo Jerace Richate Estou em crer que ajudou a elucidar dos perigos e atrocidades que estamos sujeitos nessa nação. Na minha opinião, na maioria das publicações tem conseguido triturar e trazer à leve o que estava denso. É de indivíduos assim que precisamos no país e não só. Que olham para a realidade de forma imparcial. Elogiar sem reservas, quando necessário e criticar se assim o exigir. Força, só temos a ganhar com posturas do género. A massa crítica é IMPRESCINDÍVEL numa nação que no mínimo sonha com justiça social.
Manage
LikeShow more reactions
Reply7hEdited
Ramalho Edson Paris Preparem caixas de refrescos para os cinzentinhos...
Manage
LikeShow more reactions
Reply9h
LikeShow more reactions
Reply4h
Armindo Mabote Finalmente estao a procura de guerra com o povk
Manage
LikeShow more reactions
Reply8h
Gerson Acácio Eles gostam assim
Manage
LikeShow more reactions
Reply8h
Ibraimo Assane Mais oportunidade para policiais extorquir o cidadão. É muito triste isso
Manage
LikeShow more reactions
Reply10h
Lerdito Da Silva Baloy Se querem nos matar convém fazer isso de uma forma rápida porque a dor será menos,,, mas pelo que vejo eles estão a fazer isso de uma forma lenta,,,
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
Florencio Goncalves Jose Esses Kerem ainda forçar mais o povo a pagar rapidamente as dívidas ocultas, + saibam k o cinzentinho (PRM) já será um rico mesmo 100 salário. O número da população prisional vai aumentar por causa do conflito povo i o cinzentinho lá na estrada.

Moçambique com o governo do baduque i da Massaroca o povo continuara sempre na escravatura até a eternidade.
Manage
LikeShow more reactions
Reply8h
Inacio Antonio Pelo que percebi, o Nini não está contra o pagamento de impostos, mas sim, o modelo arcaico que se pretende introduzir.

Agora, o Nini recordar-se com quanta tristeza, que o passado foi um inferno, no que tange as chicotadas , e salienta que a pessoa que cometesse irregularidade era chamboqueada em haste público , e isto era o cúmulo de humilhação, segundo ele.
Mas, a uma semana atrás, propunha a introdução de chamboco para os Nampulenses que não teriam exercido o seu direito civico, nas eleições intercalares.
O outro aspecto que merece realce, é o desprezo pela nossa polícia, isto é, conseguimos chamar de polícia, o agente Sul Áfricano, e o de Moçambique, Cinzentinho. Eu vos garanto, e tenho a certeza que se agente sai das nossas casas pra qualquer ponto, é pela existência da polícia, apesar das fragelidades que lhes impõem. Existem coisas que não se vendem e nem se compram no mercado, estão dentro de nós, tem haver com o nosso berço, a nossa infância, isso é que nos identifica.
Manage
LikeShow more reactions
Reply8hEdited
Carlos Felix Texeira Bravooo ohh NiNi....
Existe países que podem usar esse sistema, excluindo certamente "Moçambique" VOU PASSAR A TER MEDO DE LEVAR MEU COMPUTADOR PRA ESCOLA, PRA CASA DO MEU AMIGO FAZER CERTOS TRABALHOS CIENTÍFICOS. Porque perdi os documentos ...
Segundo o que esta aqui escrito, estou limitado no uso do meu aparelho que comprei na LOJA.
Manage
LikeShow more reactions
Reply6h
Parcidio Massingue Com esta crise procura se transformar pedra em pão
Manage
LikeShow more reactions
Reply10h
Conrado Mouzinho Não vejo nada de errado em pedirmos uma factura para cada produto que compramos.
Manage
LikeShow more reactions
Reply10h
Ibraimo Assane Há problema sim. Não deve ser obrigatório para consumidores deve ser sim para o fornecedor o risco disso será a polícia que vai mandar parar as pessoas para vasculhar nos carros e ou pastas se te encontrar com laptop você deve exibir factura. A pergunta é temos que andar sempre com factura? Claro que não. Se eu estiver a mudar de casa para outra devo ter factura dos bens sub risco a polícia me interpelar e ser multado porque o micro-ondas não tem recibo
Manage
Reply10h
Tony Tony Conseguiria todas vezes , que for sair com algo em mãos andares com recibos!🤔🤔🤔. Há de errado sim: RETROCESSO
Manage
Reply10h
Kenneth Peter Vai a merda seu lambebotas frelimista.
Manage
Reply9h
Conrado Mouzinho Kenneth Peter essa é minha opinião e ela não leva assinatura de nenhum partido político. E tem mais: essa é a página do Nini Satar e, pelo que eu saiba, ele não representa nenhum partido político. Aqui ele expõe opiniões pessoais.
Seu burro!!!
Manage
Reply8h
José Pedro Pagula Vc não peço com cabeça mas sim com o cu
Manage
Reply8h
Alcidio Romao um simples pedido de Recibo por iniciativa própria, não vejo nenhum erro nisso. O problema é que o mesmo deve se ter de uma forma obrigatória e o contrário disto, tem consequências negativas.
Manage
Reply8h
Dino Ciprino Bernardo Bernardo Vocês pha não perceberam nada são capazes de guardarem recibo de ferro de engomar para toda vida sem discuidar de tudo k já compraram ainda tem os recibos duvido.
Manage
Reply8h
Lucio Reino Bando de incompetentes, ladrões do estado e assacinos do povo é o que eles são
Manage
LikeShow more reactions
Reply10h
Manuel Preso Na verdade, Nini quer fazer entender que toda essa trapalhada tem a ver com a nao resoluçao do problema das dividas ocultas, vamos ao que interessa, DIVIDAS OCULTAS.
Manage
LikeShow more reactions
Reply6h
Albertino Pinto Sr. Momed, eu agradeço muito pelo seu esclarecimento!!! Realmente é isso mesmo que tá acontecendo com à Autoridade Tributária. É um autêntico lamento e choro... Aquela sra tá fazer dos colegas dela em ( ping-pong ), é uma sra sem noção das consequência q causa nas famílias dos colegas. Onde já se viu num período escolar duma criança ela sabendo q estuda em Maputo, 2 por 3 o pai diz ao filho q vais ter q estudar em vilaculos !!! É absurdo isso, é falta de programa, falta de inteligência de fazer um projecto. Q contensão de valores o estado tá fazer? Pura patetices...
Manage
LikeShow more reactions
Reply10h
Hermildo Barros Momentos tristes da década 80. Imaginem nós das províncias o que passamos !!!
Manage
LikeShow more reactions
Reply10h
Arthur Macuácua Essa senhora não mercia estar naquela Lugar sinceramente!..... Cada dia que passa só comete erros graves!
Manage
LikeShow more reactions
Reply10h
Dario Matusse Como contabilista tenho que concordar com a decisão da autoridade tributaria
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
Aniceto Benzane Só oíço falar mas de certa foram os piores momentos que os nossos irmãos passaram naquela altura,em tempos que correm seria uma autêntica palhaçada andar com factura de qualquer bem adiquirido!
Manage
Reply10h
Celso Rafael Raimundo Bando de incompetentes, ate sinto de vergonha da minha identidade
Manage
Reply8h
Quembojr Quembo Está muito claro este Post mas no caso em que eu tenha comprado um produto ou bem antes do vigor desta lei tenho que ter a factura ou recibo de compra, ao transportar esse tal bem?
Manage
Reply5h
Charles Enoque E resultado de promocoes amigaveis se fosse por merito acredito que nao seria assim,e os telemoveis?sera que ele anda com a futura?
Manage
Reply5m
Cadillac Ma Berro Eu ñ vou viver como um primitivo, que andem eles com os recibos de Mercedes importados nas suas cuecas, que o povo ja acordou..!
NB: Se é pra morrermos todos, morreremos de pé e lutado a luta continua podes crer meu ilustre e sabio..!
Manage
Reply3h
William Maliquela Essa Amélia Nakare...Será q ela tem facturas d tudo q compra,estão n poder só p nos dificultar a vida.!!
Manage
Reply7h
Leonel Armindo Precisamos de um batalhão de Homens como tu Nini... Caso nao, isso vai ao inferno
Manage
Reply2h
Maputsu Mavila Desta vez o Nini nao foi feliz, exigir recibo nao é mau, até ajuda a controlar tudo que compramos e temos certeza que diminuímos as nossas dividas com Estado. como os agentes económicos nao emitem recibos, como nos vamos ter certeza que diminuímos a nossa divida.
Manage
Reply5h
Kenneth Peter Isso tudo é grande bolada para os cinzentinhos (PRM) vão extorquir o povo ate se fartarem...
Pais de pandza.
Manage
Reply10h
Milton Andela Nós como povo também temos a missão de nos revoltar contra algumas leis desses macacos e ja ta mais duq na hora
Manage
Reply6h
Camilo Adriano Esse dito prof. Cum...lê o que vai na cabeça dele e nao o que esta escrito. Precisa é de aulas de recuperacao de leitura.
Manage
Reply9h
Zeferino Jose Moçambique e o seu povo estão vendidos, aqui é salve se quem puder!
Manage
Reply10h
Elias Lucio Chaguala Nosso moçambique nini satar esta de mal ao pior.....
Manage
Reply10h
António Mondlane Só um vendedor do Estrela é que pode concordar com o Nini Satar neste post dele de hoje.
Manage
Reply8hEdited
Eddy Artur Manjaze Tens razão irmão! Só com vendedor de estrela pode concordar com Nini Satar.
Manage
Reply6h
Aleksa Cecilia Recibo até de couve? Estamos mal
Manage
Reply9h
Alexandre Mario Chirrute **É a hora do pente fino**
Manage
Reply9h
Zefanias Macamo Vamos mudar esse cenário todo nos pleinos eleitorais.
Manage
Reply6h
Cândido Gabriel Cinturão Eles querem guerra com povo Moçambicano e vao ter guerra de factos
Manage
Reply10h
Josè Cardoso Júnior Novela País de marabeta sem dono.eles fazem e desfazem
Manage
Reply4h
Lloyd Fonseca Estamos ferrados com esses tipos!!!
Manage
Reply10h
Normelio Raul Ruco Ruco Esse é o nosso fim como povo
Manage
Reply6h
Vasconcelos Nhone Essa senhora quer nos matar de ódio essa palhaçada tem que parar
Manage
Reply9h
Igor Tovela "Surge at ambula" povo mocambicano,qando vamos acordar?!
Manage
Reply2h
Julio Lacitela Agora é Coreia do Norte.
Manage
Reply10h
Arthur Macuácua Está se mal minha irmã! Essa senhora cada dia que passa só nos mostra incompentençia.
Manage
Reply10h
Margarida Macuacua Infelizmente. Fazem tudo pensando apenas neles
.
Manage
Reply10h
Arthur Macuácua Essa senhora bloqueio todo o sistema. H
Manage
Reply10h
Arthur Macuácua Querem nos fazer pagar a divida a força.... Estou com pena dos empresarios!

Mas acredito que irão discutir acerca desse impasse, não é possivel isto.
Manage
Reply10h
Margarida Macuacua Tomara que haja esse espaço pra que se discuta.é triste
Manage
Reply10h
Mick Williams Este País vai de mal a pior
Manage
Reply6h
Vidakon Jemusse Estamos em cuba...
Manage
Reply4h
Reply8h
Filipina Tembe PGR esta ti procurar
Manage
Reply8h
Valeriano Gume Mais um stress

Sem comentários: