quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Camponesa Detida por “Desafiar” Assessor do Presidente




A camponesa e pastora Catarina Manuel Damião encontra-se detida desde ontem, às 11h00, por ter visitado um terreno seu que se encontra em litígio com o secretário para os Assuntos Locais e Regionais do presidente João Lourenço, Flávio Saraiva de Carvalho Fonseca.
Trata-se de um terreno de sete hectares situado na área do Bita Sapú, no município de Viana. Em 2014, com recurso às Forças Armadas Angolanas e efectivos da Polícia Nacional, os irmãos Flávio Saraiva de Carvalho Fonseca e Carlos Alberto Saraiva de Carvalho Fonseca esbulharam de forma violenta o terreno de Catarina Manuel Damião. Na altura, os irmãos e embaixadores ocupavam, respectivamente, os cargos de assessor do presidente da República (PR) para a Área Diplomática e de secretário do PR para os Assuntos Diplomáticos e de Cooperação Internacional.
“Há um guarda dos irmãos Fonseca no terreno que viu a mãe a ver o terreno. Saiu a correr e foi chamar o comandante do posto policial da Boa Esperança, o inspector Santos, que a foi deter. A mãe nem sequer falou com o guarda ou aproximou-se dele”, explica o filho de Catarina, Fábio Mbaxi.
Durante a detenção de Catarina Damião, passavam pela via três senhoras desconhecidas, que sofreram a mesma sorte, indo parar à cadeia.
“Inicialmente, o comandante Santos disse-me, pessoalmente, que a minha mãe assaltou o guarda. Já no Comando Municipal de Viana, o Carlos Fonseca acusou-a de ter ido ao terreno fazer demarcações. Como ela poderia ter feito demarcações se nem sequer lhe encontraram com uma fita métrica?”, questiona o filho.
Em 2015, a família da camponesa apresentou uma queixa contra o esbulho violento a que foi sujeita, incluindo a demolição de oito residências construídas no terreno. A Direcção Nacional de Investigação e Acção Penal (DNIAP) da PGR, deu início ao processo- crime n.º 56/15, envolvendo os embaixadores.
Na altura, o procurador do DNIAP, Gervásio Cauende, concluiu, no seu inquérito, que Catarina Damião demonstrara, com provas documentais, a titularidade do terreno e, por isso, tinha razão.
Conforme o Maka Angola já havia noticiado a 23 de Novembro de 2015, o Governo Provincial de Luanda respondeu, através do Ofício nº 481/GPDI/GPL/15, ao Ofício nº 1345/2ª Secção da Sala do Cível e Administrativo do Tribunal Provincial de Luanda, confirmando a autenticidade dos documentos em posse de Evita e Catarina Damião, incluindo a titularidade do terreno de sete hectares.
Passado uma semana, a 1 de Dezembro de 2015, a 2ª Secção do Cível realizou uma audiência sobre o caso, mas só uma das partes foi ouvida. “Nós não fomos ouvidos em audiência. Só as testemunhas que o senhor Carlos Saraiva de Carvalho arrolou. Por exemplo, uma das senhoras disse que começou a trabalhar para o irmão do senhor Carlos em 1975, para dizer que já nessa altura a família dele tinha posse desse terreno, e confirmou em tribunal que tem 45 anos”, explica Catarina Damião.
O poder dos irmãos
“Falei muitas vezes com o superintendente-chefe Francisco Notícias, comandante do município de Viana, e ele informou-me de que o Carlos Fonseca fez a queixa contra a minha mãe, a dizer que ela estava a demarcar o terreno”, conta Fábio Mbaxi.
O Maka Angola tentou, sem sucesso, ouvir o comandante Notícias.
No dia da detenção de Catarina Damião, o embaixador Carlos Fonseca, que tem sido cogitado como o próximo representante de Angola em Portugal, esteve no comando municipal de Viana a depor sobre o caso.
“Estive lá nessa altura, e foi ele, Carlos Fonseca, quem determinou a libertação das senhoras inocentes que iam a passar e a manutenção da minha mãe na cadeia”, denuncia Fábio Mbaxi.
Depois de ter passado pelo posto policial da Boa Esperança e nas celas do comando municipal de Viana, durante a madrugada, por volta da uma hora da manhã, Catarina Damião foi transferida para a unidade policial do Km9, no Grafanil, município de Viana.
A advogada Luísa Rangel considera a detenção de Catarina Damião como “ilegal e arbitrária”. “Nada a impede de passar pelo terreno. A proibição não tem nenhum fundamento legal. Estamos na fase em que Catarina Damião foi ‘queixar-se do porco ao javali’. O sistema judicial, como está, é uma autêntica aberração”, refere a advogada.
Luísa Rangel garante que “a Polícia Nacional está a violar os direitos fundamentais de Catarina Damião, que é titular do terreno, de acordo com os documentos reconhecidos pela própria PGR e pelo governo provincial”.
“Nem sequer sabemos se podemos contar com o novo presidente João Lourenço para reformar o sistema judicial. Estamos muito mal com a justiça em Angola”, desabafa a advogada.
Cari Ca Ri
Digam-me lá o que mudou em Angola com a eleição de João Lourenço.
Está tudo na mesma.
OS tubarões do partido no poder continuam a abocanhar tudo, as autoridades continuam a ser cumplices do estupro das elites aos angolanos pobres, e Isabel + Zenu dos Santos continuam a movimentar milhões no estrangeiro.
João Lourenço mais a suas exonerções e promessas de mudança, que vão para o diabo que os carregue, pois de promessas e de vãos processos de intenções, está o inferno cheio.
GostoResponder193 dia(s)
Cristiano Monteiro ·
Companheiro, Angola é terra dos angolanos, porém dominada pelos diabos ditadores que a governam. O povo não passa de uma mera plateia que assiste ao que nela acontece. Esquece as promessas da mudança e de um suposto futuro melhor.
GostoResponder13 dia(s)
Cari Ca Ri
Caro compatriota Monteiro: Muitos angolanos ingénuos, daqueles que por dá cá aquela palha ou por uma garrafa de Cuca acreditam em palavras bonitas vindas de políticos, acreditaram nas promessas de combate à corrupção, e quase transformaram esse Ex-General e Chefe das Forças Armadas de Zedu, casado com uma ex-ministra de JES, num Deus Todo Poderoso. Eu não faço parte desse grupo de angolanos fáceis de enganar. Desde o 1º dia que digo que a actuação de JL é pura cosmética política. Desde a campanha, passando pelo 1º discurso como Presidente, sempre achei João Lourenço um actor a representar um papel que lhe foi imposto pela estratégia do MPLA, sob a batuta de JES e apoiado por toda a corja de mplistas que se tornou bilionária à custa do gamanço.. Votos de bom Domingo para si.
GostoResponder32 dia(s)Editado
Cristiano Monteiro ·
Realmente impressionado com sua reacção. Estamos seguramente juntos. Retribuo suas saudações.
GostoResponder32 dia(s)
Manuel Ebo ·
Trabalha na Empresa MF/PV-GRUPO PRADO VALADARES
Irmãos, não vamos nos mentira, MPLA não muda nem com ajuda do diabo
GostoResponder42 dia(s)
Manuel Faria ·
Angolanos na vertical vivendo num país forçosamente "fadado" à horizontal. Estou convosco manos.
GostoResponder32 dia(s)
Carolina Gomes ·
A quadrilha não mudou de atitude, só mudaram às pessoas.
GostoResponder42 dia(s)
Chipualunvi Kapakala ·
Trabalha na Empresa Self-Employed
Meus irmaos, um dia fui ofendido quando disse que pra mim so mudou a cabeça, as carruagens sao as mesmas, quem viajava apertado e sem conforto vai continuar. Uma coisa é verdade a continuar assim so nos resta 1 dia devolver Angola aos Portugeses e pedir disculpas pelo mal entendido.
GostoResponder11 dia(s)
Domingos Amândio ·
Chipualunvi Kapakala francamente, tenho que reproduzir esta sua afrimação em vários veículos de comunicação, e quem sabe até debruçar-me sobre ela em algum artigo científico. "Uma coisa é verdade a continuar assim so nos resta 1 dia devolver Angola aos Portugeses e pedir disculpas pelo mal entendido.".
GostoResponder11 dia(s)
Tchivunga Antonho ·
MPLA JÁ NÃO MUDA
GostoResponder14 h
Hossi Sonjamba ·
Lamentável, Fábio Mbaxi estamos de olho e muita calma e Serenidade na resolução deste problema.
João Lourenço, já viste a borrada que o seu pessoal se meteu ? É assim que se corrige o que esta a mal ?
Celsio Manuel ·
Nada na empresa None
Como diz o Donald Trump: os dirigentes afriacanos são tudo merdas e demonios, deviamos sô devolver Angola aos Portugueses e pedir desculpas pelo mau entendido e pronto. negro não esta em condições de dirigir seu semelhante, não é racismo é realidade.
GostoResponder113 dia(s)
Cristiano Monteiro ·
Depois de conquistada a independência, o angolano continua sendo colonizado, só que de forma despercebida.
GostoResponder23 dia(s)
Celsio Manuel ·
Nada na empresa None
culpa dos demonios isentificados
GostoResponder2 dia(s)
Carolina Gomes ·
Neocolonialismo.
GostoResponder2 dia(s)
Domingos Amândio ·
"negro não esta em condições de dirigir seu semelhante, não é racismo é realidade.". Nossa, cada frase profunda dos meus compatriotas aqui, que não vale a pena, ya? Oko, mba pensam. O pior é que isto é a mais pura verdade.Não sei o que têm os negros nos eu ADN. Algo terrivelmente esquisito, uma substância por explicar...
GostoResponder1 dia(s)
Celsio Manuel ·
Nada na empresa None
Doi ter que dizer isso mano, mais é a verdade gostaria tanto de defender minha terra, mais não da pra pactuar com isso
GostoResponder1 dia(s)
Yarone Tayson Ortega Braz ·
Trump tem razão,os dirigente africanos não se importam com o povo
GostoResponder17 h
Nelo Karianga
TRISTE EPISÓDIO. Quando a velha começou a trabalhar no referido campo, q idade tibham estes supostos donos? Que ja não respeitam a mais velha até o ponto de parar na cadeia? Deus até quando é q o angolano vai sentir se feliz na sua própria terra?
Pedrao Barroso
De que se espera de um País onde o presidente eleito ganhou por meios ilegais, como disse o Bonga “virou-se o disco mais toca a mesma musica” , ainda há dúvidas???
Gabriela Magalhães ·
Toda terra é deles mas no cemitério não consegue ocupar lugar meu irmão isso tudo vamos deixar.
Marcos Nkhole Rodrigues ·
Trabalha na Empresa Minsa-927757812
Diz o texto que uma das senhoras disse que começou a trabalhar para o irmão do senhor Carlos em 1975, e a mesma diz ter 45 anos. Como é possivel alguem que nasceu em 1973 " a testemunha no caso" 3 anos depois começou a trabalhar para o Sr. Carlos? Gato no saco. Expliquem bem isso.
Eduardo Saraiva Carvalho Fonseca ·
EM 1975 EM CINCO NAO HAVIA ALI PRATICAMENTE NADA . TRISTE ESTE TIPO DE COMENTARIOS .
Responder2 dia(s)
Bartolomeu Manuel Bartolo ·
Lamento um governo tão corrupto e um país 100 justiça, só manda quem está no poder até quando os angolanos vão ser Respeitado? Na própria nossa terra.
Lucrecia Guilherme ·
Trabalha na Empresa Self-Employed
Familiares lutem pelos direitos da senhora Catarina por fvr. N se deixem intimidar pelos chefes bajus desta Angola. Consultem a constituição da República e confrontam com este comandante...
Domingos Amândio ·
Não existe constituição que valha para garantir os direitos do povo angolano. Existe constituição para garantir o poder hegemônico do MPLA, e mais nada.
Responder1 dia(s)
Yarone Tayson Ortega Braz ·
Votaram nele pensando que poderia mudar alguma coisa,Angola vai de mal a pior
Domingos Amândio ·
Escrevi um livro com o título "ANGOLA - SOCIEDADE ÁRIDA E IMPRODUTIVA (retratos de uma sociedade totalmente apodrecidade e profundamente corrompida) e o terminei em Maio de 2017. Mas não o lancei porque decidi enriquece-lo mais, pesquisar mais fontes referente à matéria de desenvolvimento, e, sobretuto, para dar o benefício da dúvida ao próximo elenco que governaria depois de Agosto, fosse quem fosse, talvez valesse a penas não lançar uma crítica tão direta e dura. É claro que críticos do regime do MPLA, sejam eles angolanos ou estrangeiros, não são bem vindos à Angola, e se o fizerem correrão risco de vida. Angola vive hoje como colônia de alguma raça extraterrestre, dura e impunemente explorada por um PODER SOBRENATURAL. E pela capacidade de permanência no poder e de infringir medo (PAVOR MESMO) ao povo, o MPLA é coisa doutro mundo mesmo, e seus dirigentes são dirigidos por seres extraterrestres (OS DEMÔNIOS). Não temem a Deus, não amam o próximos, E SÓ EXISTEM ELES, HOJE, E MAIS NADA. Um partido que defende esses valores, NÃO RESPEITARÁ JAMAIS O VALOR DA VIDA HUMANA. Nós, o povo, servimos apenas para satisfazer os seus interesses.
Ilson Mendes ·
Med na empresa Min.Educação
Persistência é o segredo, #Fábio_Mbaxi enquanto tiver razão não desista, não importa o tempo que leve a verdade sempre triunfa, para a advogada além de estar em causa um direito ou interesse digno de proteção pelo qual a senhora defende e jurou defender, é necessário que acredite no que faz, está em causa verdade então defenda até ao fim! 💪💪💪
C Ngunza Nonox ·
Será que as mudanças propaladas na fase de campanha são mesmo reais? Pelos vistos, o sistema continua intacto só mudou de condutor mas com a mesma carta de condução 🚘.
Eduardo Saraiva Carvalho Fonseca ·
ESTE ASSUNTO E MAIS ANTIGO . ALGUEM APROVEITA , A OCASIAO PARA LANÇAR CONFUSAO . D . CATARINA , E DO BIOLA . BIOLO GRANDE DE TERRENOS . SO NAO ESTA PRESA DEFINITIVAMENTE , NEM EU SEI PORQUÊ ...
Responder2 dia(s)
Cristiano Monteiro ·
Em Angola, ainda veremos prevalecer o abuso do poder. Coitado do povo que continua esperançoso por um suposto futuro melhor.
Antonio Rosa ·
Só será resolvido e ultrapassado quando publicarem o direito legítimo do angolano
Alfredo Valório Valório
O sr.João Lourenço, já declarou os seus bens, mas eu não sei, se, está avaliado em quantos milhões. E vocês sabem?
Okóooh, é mbandáaliúuu!!!
Francisco Magdalena ·
Param ja essas enjustiças e abuso de podere qdo foi afase das eleições o voto desta senhora e como de todo angolano foi mto importante entao agora sera que o nosso actual presidente que parece defender os direitos humanos nao sabe desta injustiça contra esta senhora. Nós ja somos um povo sofridor e que sobre vivemos aguerra.
Aires Paulo Manuel ·
Angola parece um carro antigo que apenas so trocaram de motorista, mas o carro continua o mesmo cheio avaria ....carro de marca Mpla...
Antonio Morais ·
_ Se quiseres, escreva: Lagarto jamais será jacaré, assim como o macaco jamais será homem e, assim será sempre a justiça: a corda rebentar_se_á sempre na parte fraca(...).
Cristiano Monteiro ·
Você está certo. Tanto falou-se, teoricamente, em acabar com a impunidade e a corrupção, mas nenhum sinal vimos sobre estás coisas.
Responder3 dia(s)
Silvano Rosario ·
Angolanos estavam avidos de mudsnça, mais trocaram porco com javali. Agora é comer, muita mer..... Ainda vai rolar cobra é cobra por mais que muda de pele.
Teixeira Angel
A culpa é do estado que não respeita os bens e direitos do povo. Não custava nada o estado fazer um trato com a Senhora.... ao menos isso em vez de violar os direitos humanos. Trump tem razão em relação aos governantes Africanos. .....
Domingos Amândio ·
Trump tem razão em relação à tudo. Mesmo não tendo certeza se ele disse mesmo o que se propaga a respeito de África e dos negros, EU CONCORDO 2.000 % COM A TESE QUE CIRCULA NA INTERNET A RESPEITO DESTA RAÇA. Algo estranho, sobrenaturalmente infernal existe nos africanos, exclusivamente nos NEGROS.
Responder1 dia(s)
Manuel Alberto
Á quem diga que é mentira
Mas
É verdade.
Jonas Savimbe___Dizia___Mulher que te trai
Uma Vez___Se lhe perdoares,
Vai continuar a Te
Trair.
Ja
Paulo Flores ___ Cantou,___(Pior do que isso)
Nao fica.
Mas,xt ficar
Duas razoes
Duas verdades
Esse País está Pior do que
Uma Retrete
Todo Mundo Caga
Ninguen
Limpa.
So Borradas
Ramiro Da Costa Costa
Kkkkkkkkk
Responder2 dia(s)
Domingos Amândio ·
"Esse País está Pior do que Uma Retrete Todo Mundo Caga Ninguen Limpa.". kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkhahahahahaha, possas pá. Cada frase....
Responder1 dia(s)
Rilson De Oliveira Vidal ·
A govenação de Angola enquanto estiver na posse do MPLA nós não podemos esperar melhorias...
Eduardo Saraiva Carvalho Fonseca ·
SEM DUVIDA . ENQUANTO HOUVER , ANARQUIA DO BIOLO . DONA . CATARINA E DONA DE 7 HECTARES DE TERRENOS EM LUANDA . VOCÊ TEM . . . ELA É TESTA DE FERRO DE BISNEIROS DE TERRENOS . ESTE ASSUNTO E A OPINIÃO PUBLICA SEM INFORMAÇÃO VERDADEIRA EXPLICA BEM O ESTADO DA NAÇÃO . JOÃO LOURENÇO , TEM MUITO TRABALHO PELA FRENTE ...
Responder2 dia(s)
Jairo Qhitar JQ ·
O joão Lourenço Quando fala em combate contra a inpunidade, os seus acessores os seus ministros, rien-se dele,, e muito
João Kenyata Kenyata
Essas merdas de terreno é um falso problema. Eu viajo muito por Angola em serviço e acho que Angola está despovoada.
Erina Kesongo ·
Esses gajos não respeitam nada nem ninguém, coitada dessa pobre mãe 😧😢😭😭 afinal são essas pessoas que estão na acessória da Presidência? A corrupção não vai acabar nunca, enquanto os antigos não devolverem o que é do poço, os novos vão querer também fazer as suas riquezas mesmo que seja de forma ilícita. Continuamos na merda
Jose Cena Hateua ·
Trabalha na Empresa Ministério da Educação - MEC
Esto é escesso de poder, um polícia não deve violar o direito do cidadão. e passarem a faser detenções arbitrárias é melhor começar afastar estes tipo de polícias, porque tem se dito que uma batata podre no saco tem que ser retirada senão contaminara também as demais.
Pembele Paca Pacavira ·
Quem esperou fortes mudanças de João Lourenço, está a colher decepção.
Luis Pedro Tchizuka Lp ·
Toda maldade que o país viveu e vive até os dias de hoje tem haver com a arrogância e ganância dos membros e fontoches do MPLA desde então,hoje é sequência e milhares de angolanos passaram e passarão nisso,depois de 1975 nacionalizou-se quase tudo... no final das contas dividiram-se entre eles mandões do partido de trabalho....
A terra é um bem sagrado a seguir da vida quem te a tira o próximo passo que este malvado pode fazer é matar-te....
Um governo deve proteger os seus cidadãos cumprir e fazer cumprir a lei,os governos do MPLA nunca estam e estarão perto disso,a sociedade precisa encontrar antídotos para pôr termo todas barbaridades praticadas por este regime...😏😏😏
Serafim Oxlade ·
Studying na empresa Student
Ainda estamos muito mal, meus senhores em termo judiciais.
Zé Kingongo
@Tas certo Serafim Oxalade.
Responder2 dia(s)
Manuel Domingos ·
Muito olho so querem tudo e pravoces não vergonha nem medo isto se faz.sou deus faz que faz justicia
Caires Ribeiro ·
corrigir o que está mal e melhor o que está bom, quando é que começa a sua materialização?
Cristiano Monteiro ·
Nunca, jamais verás a materialização desse slogan. Por legitimidade, a terra percente ao povo, o problema é que ela está sob domínio dos diabos ditadores que se designam por "dirigentes". Esquece João Lourenço, esquece a teoria de acabar com a corrupção e a impunidade. Estamos na merda.
Responder3 dia(s)
De Matos Cambinda ·
Complicado. Tenho pena do pacato cidadão. Abuso do poder ainda é e continuará a ser um facto em Angola. Precisamos mudar esse quadro. 😔😔😔😔😔😔
Domingos Amândio ·
. SE UMA ADVOGADA PENSA ISTO, O QUE DEVE ESTAR A VIVER O PACATO CIDADÃO?

“A Polícia Nacional está a violar os direitos fundamentais de Catarina Damião, que é titular do terreno, de acordo com os documentos reconhecidos pela própria PGR e pelo governo provincial”.

“Nem sequer sabemos se podemos contar com o novo presidente João Lourenço para reformar o sistema judicial. Estamos muito mal com a justiça em Angola”, desabafa a advogada."
Ndebo Danny Ndebo ·
os grandes desviadores de fundos gozam impunidade e o facto de passar por terreno proprio merece cadea que isso
Rubem Baptista Manuel R-fox ·
Presidente João Lourenço só eleito para aumentar no sofrimento dos angolanos!! em Angola não temos democracia,lamento muito meu povo nada está a mudar com jlo...
Chidú Manuel Manuel Manuel ·
Gerente na empresa Grupo Atlas
É aqui que a impresa escrita radiofonica e televisiva devia se bater para se apurar com precionar as instituiçoes judiciais a resolverem o caso, ajudando assim a governaçao de jlo, Porque ele nao tem (4) quatro olhos
Pedro Henrique ·
Situação triste! A PGR deve trabalhar no sentido de corrigir este mal que cada vez mais está a se alastrar na sociedade angolana.
Beatriz Cassule ·
Trabalha na Empresa Ministério da Agricultura
Angola é um país livre, logo ninguém deve ser preso por estar a exercer o seu direito de circulação, a menos que exista proibição em determinada zona, que não creio ser o caso do terreno em questão, quanto a legitimidade do terreno, só mesmo o tribunal deve julgar.
Xavier José Muanauta Muanauta ·
Trabalha na Empresa Ministério da Educação - MEC
Porque que o estes senhores afecto ao estado se comportam desse jeito macabro?
Zé Kingongo
@Vergonhoso o judicial em Angola!@A policia de Angola sempre foi assim!@Nunca foi novidade e nao sera agora ya!!@Eles cheiram mal@!!@Corruptos e malditos...
Domingos Kilende
Este é o caso que o Sr.Rafael tem que se preocupar
Não dos bandidos que roubam,violam, matam
Fidilson De Nazaré Pontes ·
Mais estes homems já tenhem muinto e ainda comtinuam a querer o que é do pobre
Gilberto Muenhi Ilunga Ilunga
Já no início começam assim, e quando ter a mais d dois anos como vai ser
Antonio Afonso Diakuako ·
Mas sete hectares ela como pastora e camponesa encontrou a onde?
Paulo Damião ·
Se deus existe para salvar o ser humano que neste momento na divisão de viana esta senhora inocente e queima este dirigente e gatuno do MPLA duma vez para nunca mais roubar outra pessoa
Leonardo Maya ·
A grande Mentira do Século XXI é sem dúvidas PR Jlo...Tudo é uma falsa meus irmãos,os tribunais nunca são independentes,estes são órgãos Auxiliares do MPLA...
Edu Levito Tungo ·
Se percebemos bem, estes homem têm terrenos a sobrar e ainda querem tirar o pouco da senhora. Não confiem nesses prometedores
Lopes Francisco ·
Nós os Bacongos os nossos mais velhos dizem assim. oyandy PR, yawaosono fwadi yé bala - é o presidente e todos eles são farinha do mesmo saco,
Luisantonio Faria
Como o presidente estáetido neste assunto?
Responder2 dia(s)
Albino Chikete Rei Tana ·
maldito o homem que maltrata a sua mãe ,libertam asenhora e devolvem aparcela de terreno que ela é dona e este suposto comandante deve ser responsabilizado criminalmente ou lhe tiram a farda otempo dos chefes se sentirem donos de angola ja acabou sujuo limpa angola é de todos os angolanos ja não de meia duzia de pessoas e os pobres são considerado como estrangeiro. é ai onde da praver se o estado protege os seus cidadão antes de tudo esta apessoa humana que é aprimeira riquesa.voce hoje em vida lutas por um terreno grande ,amanha morto onde vão te enterar so sao 1metro e meio aterra é de Deus nao do homem ganancioso
Luisantonio Faria
Calma aí há algo que não está claro.

.
Responder2 dia(s)
Eduardo Saraiva Carvalho Fonseca ·
ALGUNS DESSES COMANDANTES , E NAO SO . PUSERAM A D. CATARINA A FRENTE . JA VENDERAM GRANDE PARTE DO QUE NAO LHES PERTENCIA . COM AJUDA DE DOCUMENTAÇÃO FALSA . PASSADO POR FUNCIONARIOS DO BIOLA . DA ADMINISTRAÇÃO . PARA INVADIREM O ESPAÇO . AGORA . QUEM FEZ QUEIXA FORAM OS DONOS DO ESPAÇO. JA A QUINTA ESTAVA SEMI INVADIDA . VENDIDA POR ESSA D . CATARINA . VEM AQUI PEDIR OPINIÃO PUBLICA . TEM RAZÃO . PELO FACTO DOS IRMÃOS SEREM FUNCIONARIOS DO GOVERNO . INFORME-SE SOBRE O IDÔNIEDADE DOS MESMOS .
Responder2 dia(s)
Feliciano Tchamba Ndala ·
Mas uma autentica absurdo violento
Mas q Guvernantes são esses?
Aonde q o cidadão é oprimida humilhada ãos seus direito
Eduardo Saraiva Carvalho Fonseca ·
DIREITO DE ROUBAR . ESSE É O NOSSO DIREITO ...
Responder2 dia(s)
José Manuel Fortes Eduardo ·
Angola é ditadura da corrupção e impunidade..
Eduardo Saraiva Carvalho Fonseca ·
NESSE CASO . . . D. CATARINA , E TESTA DE FERRO DE GRUPOS DE VENDA DE TERRENOS . DONOS DO BIOLA EM ANGOLA . TODO MUNDO QUER GANHAR DINHEIRO DE QUALQUER MANEIRA . VAI TRATAR UM DOCUMENTO . SE NAO TIVERES LA DENTRO , OU PAGARES A SUCAPA . O TEU DOCUMENTO SAI . QUEM DEFENDE A COITADA DA DONA CATARINA . ELA ??? O ZE DU . QUEM . SE O TERRENO FOSSE MESMO DELA ACHA QUE DOIS IRMÃOS . SUPERIORES DO ESTADO . SE ESPUNHAM NUMA POUCA VERGONHA DESTAS . VOCE SE ESPUNHAM ...
Responder2 dia(s)
Emílio José Victoriano ·
Até quando viveremos mais com as leis simbólicas?
Cecilia Silva
Deus ajude essa senhora.
Eduardo Saraiva Carvalho Fonseca ·
A SER HONESTA . . . E UMA POBRE COITADA MANOBRADA PELOS CANDONGUEIROS DOS TERRENOS . PENSAVA QUE IA GANHAR DINHEIRO . JA VENDEU ALGUMAS PARCELAS DO QUE NAO LHE PERTENCIA. COM AJUDA DE FUNCIONARIOS DO GOVERNO PROVINCIAL . AGORA AGUENTA . VAI DEVOLVER O DINHEIRO A , ALGUEM ...
Responder2 dia(s)
Elizabeth Manuel Beth Manuel ·
Trabalha na Empresa Ministério da Educação - MEC
Não vou comentar nada pra não apanhar Avc
Noemia Diogo
LeoTon Geologist parece que esse espirito continua
Tito da Costa ·
Trabalha na Empresa Não tenho emprego ainda
Muito mal!!!?
José Manuel Braz
Está linda a vida em Angola...
Eduardo Saraiva Carvalho Fonseca ·
NAO SEI SE VIVE EM ANGOLA . DEIXE AS SAPATILHAS A SECAR . VEM A DONA CATARINA DIZ QUE E DELA . VOCÊ DIZ QUE NAO . PRONTO , VOCE E BRANCO ELA É NEGRA . ESTAS A ROUBAR O POVO . PERCEBEU ...
Responder2 dia(s)
Ardjey Kissanga ·
Trabalha na Empresa NRSA(nossosuper)
Isto é revoltante😡
Marcos Samugospel ·
Trabalha na Empresa Eu sei
Assim vamos esperar só já daqui a 5 anos e pensar bem.
Silvia Massoxi Pereira ·
Lhes atira ,uma praga
Eduardo Saraiva Carvalho Fonseca ·
O PIOR E SE VOLTA PARA TRAS . . .
Responder2 dia(s)
Touro Bandido Seth Dela Fuente ·
CADETE na empresa MGA
Cenário triste
Victor Moutinho ·
Continua tudo na mêsma.
Palmira Fernado Afeny
Estamos paiado para sempre
Tia Catarina Deus vai fazer justiça
Anderson Silva ·
Asim vai o regime do MPLA em angola.
Manuel Passos ·
SÒ DEUS PRA NOS LIBERTAR DESSE MAL...
Bemjamim Luemba Luemba ·
Angola,com mpla nunca vai mudar pk os vicios de ma governacao andam no sangue
Luisantonio Faria
Ok.primeiro analisa bem o que está escrito.Isto é uma armadilha , para nos levar a luta entre nós.Estes estão bem de viva e bem apoiados.
Responder2 dia(s)
José Stuyng
Ñ pensem k há democracia, por isso ñ se iludam!
Razao Garcia Antonio Garcia Antonio ·
É assim que querem que se confie a justiça Angolana?
Sonia Guvulo ·
Trabalha na Empresa Ministério da Educação - MEC
Que presidente? JLo?
José Tiago Dos Santos ·
Advogado na empresa Zpmc
Quem votou nesses malandros, coragem!
Florinda Djamila Flora ·
Trabalha na Empresa Por conta própria
Bem feito nem me dao pena
Eduardo Antunes
e ainda falam do colonialismo são piores
Luis Diogo Pedro ·
Trabalha na Empresa Ministério da Educação - MEC
so trocaram a garrafa o liquido e o mesmo
Alfredo Valório Valório
Confiar em alguém que

Sem comentários: