sábado, 24 de fevereiro de 2018

ADRIANO NUVUNGA (PhD) É UM EXEMPLO A SER SEGUIDO:



ADRIANO NUVUNGA (PhD) É UM EXEMPLO A SER SEGUIDO: Afinal, é possível em Moçambique, gerir uma organização que recebe milhões de dólares de parceiros, sair limpo, sem escândalos (ser integro) e deixar o cargo ainda a faltar mais um mandato por cumprir!
Estando num país e num continente em que a corrupção, o apego ao poder e aos cargos de direcção constituem regra e não uma excepção, onde a ganância não tem limites, fiquei bastante surpreso quando li, o documento a baixo, escrito pelo professor Nuvunga aos membros da Assembleia Geral do Centro Integridade Pública (CIP), através do qual, Adriano Nuvunga (actual Director do CIP) informa que vai deixar o cargo de director do CIP porque já não tem ideias novas para implementar na organização, e que tudo quanto ele que podia fazer em frente do CIP, já o fez. Isso é extraordinário, é simplesmente espectacular e fora do normal. Há dirigentes e gestores que com ou sem ideias, continuam na liderança de instituições apenas para melhor tirarem proveitos pessoais dos cargos que ocupam em prejuízo do interesse público. Há dirigentes que tiveram um bom início mas que depois se desviaram do caminho certo e muitos também há que desejam ser vitalícios nos cargos de chefia/direcção. É por isso, que não pude acreditar nesta decisão do professor Nuvunga. Apesar de, o conhecer há anos como um homem brilhante e íntegro, fico satisfeito pelo facto dele não se deixar corromper pela cultura de corrupção dominante neste país (e pelo mundo fora). Não é comum, não é normal, mas é cada vez mais raro ouvir que um gestor em Moçambique, consiga ser e permanecer íntegro, estando a gerir uma organização que recebe milhões de dólares (USD) dos parceiros, deixe o cargo, sem problemas, com ficha limpa e com a possibilidade de ficar por mais um mandato. É um acontecimento raro entre nós porque a corrupção está em todo lado. Obrigado professor Nuvunga pelo seu exemplo e pelo seu muito notável trabalho (de equipe) na liderança do Centro de Integridade Pública. Adriano Nuvunga (PhD) está a dar à sociedade moçambicana um grande exemplo de integridade, ética e coerência em relação aos princípios éticos e democráticos pelos quais tens lutado. Ele não se limita a exigir dos outros, dos governantes, gestores públicos e privados mas também segue os tais princípios. Existem no país inúmeros casos flagrantes de incoerência e discrepância entre aquilo que se prega, que se se fala (o discurso) e aquilo que se faz (a prática).
Péricles Maquiavel 24/02/2018
14 Comments
Comments
Carlos Moçambique Macuacua É raro! Mas muito louvável.
Ele encontrou, se calhar a melhor forma de demonstrar na práticao significado de PROFESSOR. A ESSÊNCIA DA CARREIRA. Mais que palavras, pauta pela prática.

Tornou mais claro que tem sabedoria, que nao vive do cip, que cip nao é seu oxigenio.
Estão aí dirigindo ate esgotarem as ultimas fraçoes de segundos de seus mandatos e saem c epítetos de assassinos via lixo, uma nódoa infernal eterna.

É c muita pena: ninguem vê nem ouve. Dai, ninguem vai copiar.
Sao transladados de ministros p PCA's de empresas públicas das quais nao entendem patavinas. Apenas p mamar sem produzir e nem mandar produzir
Manage
Reply16h
Francisco Cumbi Eu admiro este aenhor! Inteligente, patriota e corajoso!
Manage
Reply15h
Carlos Moçambique Macuacua O texto azul do Dr adriano è comovente. Pica ao fundo. Ele é mocambicano, nascido criado e ensinado c sangue deste pais. Volto a dmira-lo. Antes era pelo trabalho mas desta, pela inteligência, honestidade
Manage
Reply15h
Carlos E. Nazareth Ribeiro Na realidade, Pericles Maquiavel, é TODA a EQUIPA exemplar, há anos e anos, no Centro de Integridade Pública. Khanimambo, por este post!
Manage
Reply15h
Pericles Maquiavel Realmente, o CIP tem uma equipe de excelentes profissionais, Baltazar Fael, Fatima Mimbire, Borges Nhamire e outros.
Manage
Reply14hEdited
O Caminheiro Muidumbe É um exemplo de louvar. Mostrar com actos a integridade, transparência e boa gestão.
Manage
Reply14h
Rudolfo Cossa Um exemplo raríssimo no seio, mas que, recomenda se! Parabéns sr, Novunga por ser o que é, e por mostrar a outros timoneiro o que é ser profissional íntegro e dedicado a causa de todos.
Manage
Reply14h
Jose Solomone Salut. Espero que nao sujem a imagem os inimigos da honestidade.
Manage
Reply11h
Inácio Ernesto Nzonga Temos pretos com a Cultura de ser e servir o seu estar; temos pretos que vê de fome roe tudo até os meios de transportes ficam em casa dele para se fazer de que está a mandarem outros pretos e enzigem o relatório de trabalho sem meio de!!!@ pessoas vindo duma família pobres termos sempre quererem mostrar eu sou para pobrecer os pretos! em de louvor um africanos para lhe copiar o seu estar
Manage
Reply11h
Luis Alfandiga Vénia para Adriano Nuvunga!!
Manage
Reply10h
Cinthia Costa Parabéns Prof. Dr. Adriano Nuvunga pela honestidade, és um exemplo a seguir.
Manage
Reply10h
Sarmento Abel Sande Prof. Adriano Alfredo Nuvunga nada mais, nada menos fez aquilo que a sua consciência o mandou e está de parabéns. Em outros casos, haveríamos de ver os timoneiro a proporem emendas estatutária para sair em dali directo ao encontro com o Criador Divino. Parabéns ilustre amigo Prof. Doutor Adriano Alfredo Nuvunga. Abraços.

3 comentários:

Unknown disse...

Assim é que é, parabens por mais homens com essa coragem....

Unknown disse...

Um grande homem, com princípios morais!!!

Unknown disse...

Eu lhe admiro bastante pela frontalidade e mostrar boas atitudes que motivam e desperta todos jovens.