sábado, 7 de janeiro de 2017

Mário Soares deixou-nos e deixou-nos tudo

MIGUEL ESTEVES CARDOSO
OPINIÃO

Era um revolucionário burguês. Os burgueses criticaram-no por ser revolucionário e os revolucionários criticaram-no por ser burguês. Era por isso que ele é tão refrescantemente moderno: ainda não nos aproximámos do que ele queria para nós.
7 de Janeiro de 2017, 17:27

Mário Soares não levou nada com ele. Deixou tudo connosco. É essa a maior generosidade que uma pessoa pode ter: querer tudo para os outros e dedicar a vida a lutar por isso — e por nós.

Mário Soares não se importava que não gostassem dele. Ia em frente, achassem o que achassem. É essa a coragem maravilhosa que deixou: serviu de exemplo da liberdade mais importante de todas, que é a liberdade de sermos como somos e acreditarmos no que acreditamos.

Até ao fim da vida, Mário Soares exerceu essa liberdade da maneira mais desobediente, imprevisível e desconcertante. Falava alto quando queríamos que se calasse. Quanto mais queríamos que se calasse, mais alto falava.

Mário Soares foi um rebelde e um inconveniente. Era um grande erro tratá-lo com condescendência ou passar-lhe a mão pelo pêlo. Ele reagia com arrogância não só à arrogância como aos excessos de humildade. Não era nenhum santo, graças a Deus. E nunca nos deixava esquecer isso.

No final de cada batalha — a grande maioria das quais perdeu descaradamennte — Mário Soares parava para dar lugar aos vencedores, saudando-os de igual para igual, como se também tivessem perdido.

Pouco importava na estima dele. Mário Soares era uma pessoa profundamente civilizada e humana. Revia-se nas fraquezas que todos herdamos mas poucos reconhecem. Era mimado mas recusava-se a mimar. Respeitava os outros não porque os outros tinham alguma coisa de especial — mas porque não tinham. Eram seres humanos, cidadãos, compatriotas. E isso chega. Isso deveria sempre chegar se todos nós tivéssemos a ideia generosa de democracia que Mário Soares tinha, pôs em prática e deixou para que nos habituássemos a ela e fôssemos, por nossa vez, libertados por ela.

Mário Soares deixou a pessoa dele nas gerações de camaradas e opositores que ele directa ou indirectamente inspirou. Podemos não reconhecer essa dívida — tanto faz. A liberdade de cada um de nós não cai nem cresce por causa do mal ou do bem que pensamos dela. É essa a única liberdade valiosa: a que não depende da nossa aceitação; a que é
independente da nossa vontade de exercê-la ou reprimi-la.

Pode-se dizer mal de Mário Soares, o mal que se quiser. Não há nada que ele não tivesse ouvido em vida — e verdadeiramente tolerado, não com sobranceira indiferença, mas com o respeito democrático que vem dar ao mesmo. Encolher os ombros faz parte da liberdade. Foi Mário Soares que nos ensinou isso, tanto quando ergueu o punho como quando encolheu os ombros.

Mário Soares era o político que era uma pessoa. Recusou-se sempre a ser um salvador ou uma figura acima da multidão. Ele era o político que era de um partido — o Partido Socialista — e com muita honra. Ele era um laico convicto, capaz de dar tudo pela liberdade religiosa de todos aqueles que têm religiões diferentes da grande maioria. Ele era um republicano honrado que sabia falar com monárquicos, que os monárquicos respeitavam por ter sempre consciência de que tudo depende
sempre do que sente cada um de nós e que as nossas crenças, nunca sólidas ou imutáveis, são tão nossas como a nossa humanidade.

É essa semelhança no que nos distingue que nos dá razão para acreditar na humanidade e em ideais tão antigos e modernos como a liberdade, a fraternidade, a justiça e o progresso económico, social e político.

Mário Soares era um revolucionário burguês. Os burgueses criticaram-no por ser revolucionário e os revolucionários criticaram-no por ser burguês. Era por isso que ele é tão refrescantemente moderno: ainda não nos aproximámos do que ele queria para nós.

Ele deu-nos o desconto, compreendeu a nossa volubilidade e a nossa desconfiança. Compreendeu a nossa tendência ora messiânica, ora depressiva. Nunca se iludiu acerca de nós. Aceitou-nos como nós somos, recusando sempre os papéis providenciais que alguns de nós quiseramos impor-lhe, de pai ou de profeta.

Mário Soares foi sempre intransigentemente humano. Ou seja: transigiu em tudo. Negociou, esperou para ver, mudou de opinião. Foi um político inteligentíssimo que nunca teve paciência para se armar em superior. Sempre soubemos quem ele era e ao que vinha. Parodoxalmente, acabou por se prejudicar mais do que estava disposto a fazer. Foi pena não ter estado mais tempo no poder. Mas o preço disso — fingir ser quem não era, achar-se melhor do que nós — era caro de mais para ele. E ele fez bem em não pagá-lo, por muito jeito que tivesse dado a Portugal.

No dia em que morreu Mário Soares saúdo a liberdade que nos deixou, que está connosco agora, ao ponto de eu poder escrever estas linhas sem sentir o mais pequeno constrangimento ou ter de ceder à mais sensata obrigação.

Ele quis — deu a vida política por isso — que falássemos à vontade e que fôssemos tratados como cidadãos, com respeito pela nossas opiniões e a força do Estado atrás do nosso direito de exprimi-las e lutar por elas.

Ganhávamos muito em aprender com ele — não tanto o que ele nos disse e ensinou, mas a maneira livre e vaidosa, civilizada, egoísta e profundamente humana como ele viveu.

Perdemos uma grande pessoa. Mas aquilo que nos deixou — que só temos de não desperdiçar — é muitíssimo maior. E essa é a grandeza que Mário Soares teve: deixar-nos tudo. Nunca mais haverá um Mário Soares. Mas nunca ninguém nos deixou uma grandeza maior.

Público

Morreu Mário Soares aos 92 anos.


Morreu Mário Soares. Adeus a um português maior
Ex-Presidente da República tinha 92 anos.
publico.pt
Comments

Remove
Nelson Perneta Morreu alguém que, com os seus prós e contras, foi fulcral em alguns pontos para tornar Portugal numa democracia consolidada em vez de um regime comunista e todas as consequências que isso teria para nós enquanto país. Com isso trouxe mais igualdade e oportunidades àqueles que não tinham muito ou mesmo nada. Sejamos pro ou contra as suas ideologias (eu próprio discordei dele em alguns pontos da sua carreira política), há que reconhecer o legado deixado. Um bem haja. Condolências à família.
155 · 1 hrRemove
Hide 22 Replies

Remove
Raul Carvalho Ele nem foi militante do PCP nem nada! Fez muito por nós é verdade! Duas delas foi chamar o FMI duas vezes por declarar banca rota!
28 · 1 hrRemove

Remove
Carlos Rodrigues Alguém que se aproveitou da "democracia" em proveito próprio... enfim, sentimentos à família
19 · 1 hrRemove

Remove
Nelson Perneta Não estou a dizer que ele foi perfeito se bem leu o meu comentário. Se bem se recorda, na oposição ao regime ditatorial em Portugal, devido à sua natureza, só havia o partido comunista como força ideológica antagónica numa fase inicial. Por isso natural que os opositores ao regime se aliassem ao Partido. Isso não quis dizer que depois da revolução, se concordasse com tudo aquilo que o Partido Comunista, sob influência directa da União Soviética, queria para Portugal. Foi nessa fase que Mário Soares foi essencial para a democratização de Portugal.
Quanto aos factores económicos e respectivas intervenções do FMI, sabe tão bem como eu que o Estado Português na altura não teve muitas hipóteses. Foi necessário muito trabalho e muito dinheiro para poder recuperar o atraso de 30 anos que Portugal tinha em relação ao desenvolvimento que a Europa viveu desde a Segunda Guerra mundial enquanto Portugal se manteve atrasado.... entre outros factores. Como disse, não foi perfeito, longe disso, sobretudo nos últimos anos com os seus amigos um tanto ou quanto nada recomendáveis, contudo a alternativa seria tudo menos perfeita também. Por isso reconheço o mérito a quem o tem em determinados momentos.
11 · 1 hrRemove

Remove
José Novo Isso foi parte do exército, este aproveitava a onda, qualquer ela fosse
1 · 1 hrRemove

Remove
Raul Carvalho Nelson Perneta outra que me tinha esquecido! Está pessoa que morreu! Pisou e queimou a bandeira nacional em Inglaterra!!! De mim não merece nada!! Não lhes desejava mal nenhum, sentimentos à família! Mas ele patriota e boa pessoa não era!
9 · 1 hrRemove

Remove
Nelson Perneta O exército era um pilar do regime numa primeira fase, sem o qual o regime não se mantinha. O exército foi fulcral para a revolução claro, contudo depois do regime ter caído pela força, foi necessária muita mediação política. Sabe disso tão bem quanto eu. Claro que depois concordo que se aproveitou em alguns momentos, por isso que digo que não concordei com tudo, não o idolatro. Mas respeito aquilo que ele ajudou a atingir, pois sei, por testemunhos muito próximos, o que foi sofrer nas mãos do regime.
7 · 1 hrRemove

Remove
Thays Cavalcanti foi esse mesmo sernhor junto com alvaro cunhal que planeou a morte de muitos portugueses e que alguns agora o querem elevar a herois
5 · 1 hrRemove

Remove
Pedro Pinheiro Augusto Nelson Perneta, não vale a pena perder-se em discussão com esta gente.
7 · 1 hrRemove

Remove
Iolanda Marques Igualdade? Na frase dele atirei nos aos tubaroes estavam incluidos os meus avos e a minha mae e tio! Incluindo com descontos que foram roubados! Entre outras coisas!
Temos espumante em casa para celebrar!
4 · 1 hrRemove

Remove
João Coelho Raul Carvalho Em 1983, Mário Soares, desta vez à frente do governo do Bloco Central, quase de emergência, com o PPD-PSD de Mota Pinto. Este governo sucedeu a um outro liderado por Pinto Balsemão. Este sim, o causador do pedido. Mas se tiver dúvidas, procure na net e vai ver que não é como diz. Depoi tem outra afirmação falsa. Não pisou a bandeira. Aliás o próprio Mario Soares processou o autor dessa noticias e ganhou a ação. A democracia dá-nos esta possibilidade. FALAR. E ele contribuiu decisivamente para isso. Mais do que nenhum e isso não merece ingratidão....
8 · 1 hrRemove

Remove
Cláudio Poiares Rodrigues Bla bla bla whiskas saquetas
58 minsRemove

Remove
Hélder António Pereira Foi militante do PCP sim senhor
2 · 52 minsRemove

Remove
Nelson Perneta Eu não disse que ele não tinha sido militante do Partido Comunista. Convém ler o que escrevi. Basta se ter um pouco de conhecimento de história para saber que isso aconteceu, precisamente pelas razões que expliquei em cima do regime político vigente na altura.
3 · 40 mins · EditedRemove

Remove
Anna Ludwig comunistas ou socialistas, é tudo a mesma coisa, são todos amiguinhos, até os actuais membros do PS, PSD, CDS, etc, ja fizeram parte do partido comunista...quanto ao velho que morreu, não tenho pena nenhuma dele...nem sequer devia ter nascido...
39 minsRemove

Remove
Ana Cláudia Videira Iolanda Marques vim de lá com 7 meses... a única pessoa da minha família que falava como você foi o meu avó que Deus tem. Pais e outros familiares (a própria filha do meu avô) orgulha-se de ter tido um Presidente como Mário Soares apesar de terem vindo de lá com uma mão á frente e outro atras. Um homem fundamental para a nossa liberdade de expressão e democracia! África não era nossa e nunca o foi! Fizemos por lá coisas boas, mas fizemos outras muito mas! E a educação que a minha família me deu ( meu avo incluído) foi nunca festejar a morte de ninguém. É uma questão de caráter e educação. As declarações que tenho lido de muitos retornados como eu, envergonham-me! África há muito que está no passado! E para o bem ou para o mal, está nas mãos de quem deve estar!
3 · 38 minsRemove

Remove
Ana Susana Dias Raul Carvalho mentira. começam as mentiras... nem na morte dele o poupam a mentiras sobre el... caramba, estudem História, e percebam QUAIS OS MOTIVOS E AS RAZOES para que se tivesse chamado o fmi, e que NUNCA tiveram a ver com a governação dele! poxa!
2 · 29 minsRemove

Remove
Ana Susana Dias Raul Carvalho patriota deve ser o senhor. conte-me lá o que fez por Portugal, incluindo na luta contra o fascismo. estou curiosissima.
2 · 28 minsRemove

Remove
Ana Susana Dias Thays Cavalcanti jure! foram? quando? em que época? o que decidiram? o que fizeram eles? por quantos mortos portugueses são responsaveis? em que circunstancias? e de que maneira? enforcados? fuzilados? conte lá, porque o senhor é o único a saber disso!
26 minsRemove

Remove
Danny Madeira Acho que é o comentário mais pertinente a fazer. Se foi fantoche da CIA e dos EUA do mal o menos, Portugal não virou completamente comunista. Ser o pai da democracia portuguesa safou-lhe hoje de não receber as minhas condolências pára a família ou o tradicional R.I.P., fazendo com que ignore todas as trafulhices e barbaridades que fez/disse em vida. Devido a isso, e só a isso, que descanse em paz.
26 minsRemove

Remove
Ana Susana Dias Iolanda Marques espero que beba muito, muito, muito, muito, muito espumante. talvez depois comece a despertar da ressaca e pense assim: espera lá! em que jornal essa notícia foi publicada? algum jornal sério e de referência? (não) E que misterioso correspondente da Folha de São Paulo era esse, que nunca foi identificado? não é estranho que nunca tenha sido identificado e que o dito jornal a que ele supostamente pertenceria NÃO TENHA PUBLICADO NADA A DIZER ISSO? (é). e, aliás, não é estranhissimo que MAIS NENHUM JORNAL, DE LÁ, DE CÁ, DE ALGUMA PARTE, tenha feito essa notícia? (é) não quererá isto dizer que foi simplesmente uma MENTIRA, NUNCA CONFIRMADA NEM COMPROVADA, PARA MANCHAR A REPUTAÇÃO DE UM GAJO SEM O QUAL VOCÊ NÃO ESTAVA NEM EM PORTUGAL A ESCREVER O QUE LHE APETECIA NEM NA COLÓNIA ONDE VIVEU A SUA FAMILIA, PORQUE A GUERRA ESTARIA SEMPRE PERDIDA E VOCÊS TERIAM SIDO EXPULSOS A PONTAPÉ, SIM, MAS PELOS NEGROS, ALGO QUE O SOARES E OUTROS CONSEGUIRAM EVITAR. (quer)
bom espumante para si. que marca é?
20 minsRemove

Remove
Ana Susana Dias Anna Ludwig gostei muito desse desejo que formulou olhando-se ao espelho
19 minsRemove

Remove
Vítor Pereira Ana Susana Dias, não vale a pena! Está numa luta desigual! Está a utilizar argumentação fundamentada, com quem utiliza o argumento "porque sim". Os comentários deles são por si uma incoerência...
9 minsRemove

Remove
Paulo Henriques Nunca desejei a morte a ninguém mas vou ser verdadeiro este não me deixa nada mas nada triste.
177 · 1 hrRemove
Hide 28 Replies

Remove
Zeca Vieira E não e o unico
15 · 1 hrRemove

Remove
Carmen Raínho Já vai tarde!!
6 · 1 hrRemove

Remove
Maria Isabel Mamede Idem ..
4 · 1 hrRemove

Remove
Fátima Fortuna Idem
2 · 1 hrRemove

Remove
Luis Guimaraes Idem
1 · 1 hrRemove

Remove
Hugo Anjos O Fabio Pinto vai brincar aos legos
Remove

Remove
Americo Ferreira Fabio Pinto. A profissão da sua mãe não é para aqui chamada.
1 · 1 hrRemove

Remove
João Pereira Fabio Pinto, vai la mudar a fralda
1 hrRemove

Remove
Maria De Fátima Casimiro sim Fábio Pinto.....que mal educado...as pessoas tem liberdade"
1 hrRemove

Remove
Gonçalo Conceição Fabio Pinto nho nho nho vai la para o teu PSD
1 hrRemove

Remove
Maria De Fátima Casimiro de dizer o que querem......
1 hrRemove

Remove
Alfttdo Soeiro Soeiro Tu nacestes com taxista desgraçado, nem vistes, os que lutamos pela nossa pátria portuguesa...
1 hrRemove

Remove
Raul Oliveira Gostem ou não cumpriu-se a lei da vida. Dizem que em democracia todos somos iguais perante lei . Grande mentira. Todos somos iguais perante a morte. Uma verdade.
2 · 1 hrRemove

Remove
Miló Rocha Já era 😂😂😂😂
1 hrRemove

Remove
Miguel Barros É só anormais fdx...pode ser que vos aconteça o mesmo cambada de acéfalos respeitem a familia como gostavam que respeitasse a vossa que depois disto também não merece respeito nenhum
5 · 1 hrRemove

Remove
Rui Nogueira Menos um a mamar a conta do estado ja estava na hora
2 · 1 hrRemove

Remove
Carlos Moura Azevedo Nesse caso tenha respeito e abstenha-se de comentar.....
3 · 1 hrRemove

Remove
João Pino Lamentavelmente, nem respeito têm por quem acaba de morrer. No entanto, Mário Soares ficará para a história como alguém que lutou como ninguém pela liberdade e pela democracia, enquanto os que exultam a sua morte, nem uma linha terão na história.
6 · 1 hrRemove

Remove
Alberto Hi-tech Nunca desejaste morte a alguem, mas acabas de desejar. O mesmo jugo com que julgas assim serás julgado.
3 · 1 hrRemove

Remove
Tatão Queiroz Portela O político, homem de cultura a quem a democracia portuguesa deve tudo. O homem verdadeiramente socialista democrata. Morreu um idealista com sentido pragmático.
3 · 1 hrRemove

Remove
Alfttdo Soeiro Soeiro Vai a já com ele, merdas como tu a muinta em Portugal.
1 hrRemove

Remove
Rui Nogueira Segundo vcs dizem ele lutou pela dita liberdade apenas usei a minha para dizer o que penso e que muitos pensam.. mas claro " fulano tal quando era vivo era isto e aquilo.. faleceu ..ai coitado era muito boa pessoa" cinismo nao é a minha praia (nao gostam de opinioes contraditorias as vossas entao a internet nao é para vcs)
2 · 51 minsRemove

Remove
Cristiano Bago Eu tb não, mas também não me importo nada que o teu pai morra. Assim é menos um a mamar se já morreu ainda bem.
1 · 35 minsRemove

Remove
Emanuel Costa Pior .... talvez se nao fosse ele este JP established a cavar batatas
28 minsRemove

Remove
Maria-Alzira Almeida LIBERDADE não é dizer tudo o que se pensa. É dizer o que se pensa, respeitando os que pensam de forma diferente. Lamento os comentários grosseiros aqui expressos. Quem se regozija com a morte de um ser vivo, qualquer que ele seja, desceu ao mais baixo da socialização.
2 · 20 minsRemove

Remove
Ana Susana Dias Rui Nogueira estás a falar de ti? porque tu é que vives a mamar no Estado
17 minsRemove

Remove
Ana Susana Dias Rui Nogueira o mundo é que não é para os ignorantes :) não sei se percebeu....
1 · 16 minsRemove

Remove
Maria Teresa Oliveira Estupido....
5 minsRemove

Remove
Francisco Bento Cá para mim já estava morto antes do final do ano, mas por questões de luto nacional não avançaram com a Notícia e mantiveram-no ligado à maquina por mais uma semana. Portugal vai poupar na fortuna que ainda lhe pagava anualmente! Paz a sua alma, que bem vai precisar!
45 · 1 hrRemove

Remove
Gaby Gabriel Spik assim ainda leva as reformas do mês de janeiro!!!
2 · 1 hrRemove

Remove
Sandra Araújo Esperaram pelos Reis, assim não atrapalharam a festa ao Espanhóis!
2 · 1 hrRemove

Remove
Tânia Mendes Mas é graças a ele que não és presa por este comentário
2 · 1 hrRemove

Remove
Tatão Queiroz Portela O político, homem de cultura a quem a democracia portuguesa deve tudo. O homem verdadeiramente socialista democrata. Morreu um idealista com sentido pragmático.
2 · 1 hrRemove

Remove
Neuza Luis Vezo falam assim e esqueçem-se que essa liberdade de falar devem a ele a álvaro cunhal e outros tantos militantes comunistas e socialistas, pode não ter tido um fim de vida honrado, por vários factores mas se hoje somos um pais livre e dizem essas asneiradas publicamente devem a ele
1 · 43 minsRemove

Remove
Jorge Carvalho Neuza Luis Vezo ... Principalmente a ele e aos MILITANTES comunistas, muitos torturados e outros que pagaram com a vida. Àlvaro Cunhal è outra conversa... queria acabar com a ditadura fascista para ter a dele, a comunista... Soares foi um homem da democracia e da liberdade. Longe de ser perfeito mas nunca as mentiras que passam nas redes sociais sem fundamento que servem para ter muitos likes porque um quer dizer mais mal que o outro
34 mins · EditedRemove

Remove
Ana Estrela Trata-te! Bem se vê que o teu foco de perfil de rafeira, é o capital.
Nada que uma boa dose de afetos não te cure!
31 minsRemove

Remove
Neuza Luis Vezo seja como for esta gente fala assim mas quem andou com os costados nas cadeias, torturados, exilados pela liberdade do Pais não forem eles. Calam-se e vão ler a história de portugal
31 minsRemove

Remove
Pedro Figueira É um Português tão 'maior' quanto a minha avó, que fazia uns sonhos de abóbora no Natal magníficos...
100 · 1 hrRemove

Remove
Carmen Raínho A sua avó era bem "maior" na minha opinião. Sonhos de abóbora são do melhor que há! 😋
19 · 1 hrRemove

Remove
Rodolfo Nascimento Podias ir fazer companhia á tua avó .
1 hrRemove

Remove
João Pereira Rodolfo Nascimento, que bonito desejar a morte a alguem, não é?
3 · 1 hrRemove

Remove
Pedro Figueira Rodolfo Nascimento espero bem que um dia tenha oportunidade de lhe fazer companhia, das pessoas que já foram, é das que gostaria de voltar a 'encontrar'...
para me voltar a fazer os sonhos de abóbora, e voltar a contar-me histórias da verdadeira democracia e dos bons valores que os verdadeiros e 'maiores' Portugueses deveriam ter...
9 · 1 hrRemove

Remove
Martins Filipe Antonio também deves ter uma tatoo da tua avó no rabinho... deves gostar é de rabanadas !
1 hrRemove

Remove
Gaby Gabriel Spik eu nao conheci a sra sua Avó, mas era certamente muito " maior grande"...
1 · 1 hrRemove

Remove
João Coelho Ainda bem que a tua avó já deve ter falecido....pois teria ficado dececionada com o imbecil do neto. A vossa azia toldavos o pensamento.
1 hr · EditedRemove

Remove
Maria Mendes Pinheiro E ignorância não tem medida nem quantidade e do seu tamanho Sr. Pedro figueira
42 minsRemove

Remove
Ana Estrela A jurisdição da sua avó, resumia-se à gastronomia?....
Sendo assim quem somos nós para o desmentir...?!
Por português maior entenda-se não que fosse superior a quem quer que seja até porque a maior de todos sou eu, mas que fez pelo país bem mais do que o cidadão comum, como eu e tu. Assim se legitima a tal expressão que não soube entender.
26 mins · EditedRemove

Remove
Pedro Figueira Ana Estrela era uma das jurisdições que mais tenho saudades... assim como os valores transmitidos.
Valores esses que, o Senhor que faleceu, e que lamento como qualquer falecimento, não foram os que esse ser 'maior' (e que na jurisdição da gastronomia era mesmo de patente elevada) me transmitiu e me sigo na vida.
Não tenho qualquer dúvida que este senhor fez pelo nosso país bem mais do que o cidadão comum, e como reflexo disso, levou uma vida 'maior' e acima (e por cima) de qualquer cidadão comum.
16 minsRemove

Remove
Frank Oliveira Independentemente das falhas do homem, como qualquer um de nós, é um ser humano, tem defeitos e virtudes e sinceramente entristece-me ver como pomos de lado a nossa humanidade para gozar com a morte de alguém. Se fez bem ou mal, que descanse em paz.

Quando olho para a tamanha insensibilidade de alguns comentários percebo porque é que deixo gradualmente de acreditar na dignidade do ser humano que nem num momento destes se sabe abster :/
43 · 1 hrRemove

Remove
Liliana Cunha Não ligue!! A maioria são retornados, que nunca o perdoaram!!
44 minsRemove

Remove
LM Realinho Liliana Cunha...desculpe (lol).
Se não tiver nada mais inteligente pra dizer .
Eu não sou "retornada" mas a sua forma de dizer e o termo empregue é muito xenófoba e a tocar a falta de respeito.
2 · 31 mins · EditedRemove

Remove
Dinis Gonçalves Liliana Cunha E por ser retornado não pose!!!! Só o defende que ......
34 minsRemove

Remove
Luis Man Lm realinho juizo na cabeca
22 minsRemove

Remove
Fábio Revez Lebre com feijão branco

Ingredientes:

1 lebre limpa com aprox 1 kg
1 chouriço
600 g de feijão branco cozido de lata
1 cebola média
4 dentes de alho
150 g de polpa tomate
2 dl de vinho tinto
1 dl de azeite + 1 fio de azeite
1 colher (chá) de colorau
2 folhas de louro
Alecrim q.b.
Sal e pimenta q.b.

Modo de Preparação:

Arranje e corte a lebre em pedaços, deite-os numa tigela, tempere com 2 dentes de alho picados, 1 dl do vinho tinto, o fio de azeite e 1 folha de louro e deixe marinar no frio durante pelo menos 3 horas. Leve um tacho ao lume com o dl de azeite, deixe aquecer, junte a outra folha de louro, a cebola e os restantes alhos picados e deixe refogar até a cebola ficar macia.
Adicione a lebre escorrida, o chouriço cortado em rodelas grossas e o colorau, mexa e deixe cozinhar um pouco até a carne ganhar cor.
Junte a marinada da carne, o restante vinho tinto e a polpa de tomate, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar, em lume brando, até a carne ficar quase macia.
Adicione um raminho de alecrim e o feijão branco cozido e deixe cozinhar até apurar. Rectifique os temperos, retire do lume e sirva decorado a gosto.
29 · 1 hrRemove

Remove
Amelia Fortunato Os argumentos dos não valem nada!
1 · 1 hrRemove

Remove
Ana M Fernandes Já marchava, a lebre com feijão branco! ;)
48 minsRemove

Remove
Ricardo Lebre Não gosto disto
31 minsRemove

Remove
Eliseu Ribeiro E onde arranjar a lebre?
22 minsRemove

Remove
Armanda Esteves Tanta gente ressabiada e com saudades do antigo regime. Gostavam desse tempo, não era?
Temos pena, vão destilando ódio nas redes sociais, que ao que parece é o que conseguem fazer.
Descanse em paz, Dr. Mário Soares.
Graças a si, esta gentalha pode vir para aqui dizer o que lhe apetece!
23 · 1 hr · EditedRemove

Remove
Luís de Campos O que tem o antigo regime a haver com a o ladrão corrupto Só ares??? Desapareça senhor guarda!!! Atirem-nos aos tubarões!!! Pisem bandeiras de Portugal!!! Chulo aldrabão, vaidoso, mal educado, mafioso... mas não é só ele... Temos o Cavaco, Socrates, Guterres, Cherne, Costa e companhia que não falta... LADRÕES!!!
3 · 1 hrRemove

Remove
Carlos Santos http://www.direitapolitica.com/alguns-dos-crimes-de.../



Alguns dos crimes de Mário Soares: traição, instigação ao genocídio,…
OS CRIMES: ALTA TRAIÇÃO; INSTIGAÇÃO AO "GENOCÍDIO"DOS PORTUGUESES BRANCOS EM ANGOLA; CORRUPÇÃO; VENDA E DESTRUIÇÃO DO PATRIMÓNIO DE PORTUGAL; CONTR
direitapolitica.com
1 · 59 minsRemove

Remove
Carlos Santos http://www.direitapolitica.com/os-crimes-de-abril/



Os Crimes de Abril
Vídeo que desmascara as trafulhices do clã de Mário Soares e companhia. A crise não é para…
direitapolitica.com
2 · 58 minsRemove

Remove
Armando Raquel cá para mim tens um belo tacho do novo regime e ficaste hipocritamente triste ahahahah
1 · 41 minsRemove

Remove
Cesario Filipe O problema.é que nos tempos da ditadura ele.náo estava cá,estava no bem bom a viver bem á grande e á francesa
1 · 41 minsRemove

Remove
Luis Man Luis campos es um filho da p#ta que morras tu a seguir
24 mins · EditedRemove

Remove
Armando Raquel Luis Man tu deves saber o que a tua mãe fazia para chamares p*uta à mãe dos outros
2 · 23 minsRemove

Remove
Armando Raquel
1 · 22 minsRemove

Remove
Sergio Mendes Não! 😂 O melhor É MAIOR político português de que há memória! Que descanse em Paz Sr Presidente... uma grande perda para o país, deixou muito trabalho e uma grande obra. Um grande exemplo de democracia e educação!
21 · 1 hr · EditedRemove
Hide 20 Replies

Remove
Pedro Leal Sr. Presidente? Educação? Must be fucking kidding me... https://youtu.be/NcBCp4G1_Ek



Mário Soares - Ó Sr. guarda, desapareça!
Video da presidência aberta de Mário Soares na área metropolitana de Lisboa em 1993. Estava-se na estrada nacional 10 entre Vila franca do Xira e Sacavém, e ...
youtube.com
4 · 1 hrRemove

Remove
Rafael Pereira loool
1 hrRemove

Remove
Helder Fsc Ahahahhahah
1 hrRemove

Remove
Carlos Marques Quais as razões pessoais que o levam a falar assim do Mario Soares?
2 · 1 hrRemove

Remove
Gonçalo Guerreiro Tresanda a militante do PS...
1 · 1 hrRemove

Remove
Sergio Mendes E uma vergonha os vossos comentários, façam favor de apagar e tenham respeito e educação! Se não tivesse sido o esforço democrático deste Grande senhor, hoje em dia não poderiam escrever o que escrevem!
3 · 1 hrRemove

Remove
Hugo Anjos Ahahahah
1 · 1 hrRemove

Remove
Antonio Contreiras Sr Presidente??? O Presidente morreu?????
1 · 1 hrRemove

Remove
Nuno Campos Os fascistas a sair da toca
1 hrRemove

Remove
Sofia Duarte Uma grande perda se me permite a correção. Perca é um peixe!
4 · 1 hrRemove

Remove
David Santos A serio???!!!!
1 hrRemove

Remove
Sónia Brás Presidente? Só se fôr seu
1 hrRemove

Remove
Nuno Silva ahahahah " Um grande exemplo de democracia e educação!"ahahahahahahahahahahahh ahaha ahah ahaha hah
3 · 1 hrRemove

Remove
Carlos Pinto ja bebendo a uma hora dessas
1 · 1 hrRemove

Remove
Carlos Pinto Sergio Mendes se pagou bem pela dita liberdade
1 hrRemove

Remove
Carlos D'almeida És um infeliz nesse teu comentário se merda
1 hrRemove

Remove
Maria F Martins Até tenho vergonha (e não fui eu que os escrevi! ) ao ler certos comentários que por aqui vão... que falta de sensibilidade!!! Foi um ser humano que morreu, deixou filhos e netos que sofrem! Haja o mínimo de respeito!
1 · 40 minsRemove

Remove
Mário Castro Educação... O carro aonde ia atropela uma mulher e não para, atiram-lhe um papel com um número de telemóvel que está desligado... Um exemplo :-)) :-)) :-)) :-))
31 minsRemove

Remove
Carlos Marques Morreu um dos maiores corruptos de Portugal que depois do sucesso se aproveitou do poder para enriquecer á custa do pobre povo português.
Que a sua alma descanse em paz.
Mas que não vai fazer falta, isso não!
18 minsRemove

Remove
Nuno Silva Maria F Martins quanto ao homem, paz à sua alma, e aproveito para deixar os meus sinceros pesâmes à família pela enorme perda.
Mas o meu comentário anterior era sobre o político que de Democrata e Educação pouco ou nada tinha, nem nunca mostrou respeito pelos seus concidadãos!
7 minsRemove

Remove
Joaquim Melo Ribeiro Descanse em paz...e perdoe os comentários de energúmenos que nem respeito tem por si próprios!
49 · 1 hrRemove
Hide 16 Replies

Remove
Miguel Carvalho
1 · 1 hrRemove

Remove
Thays Cavalcanti uma coisa e certa com´o o dinheiro que desviou vai ter um enterro luxuoso
5 · 1 hr · EditedRemove

Remove
João Silva Quem diz mal ainda vai dizer que o cavaco foi um santo qd morrer
1 hrRemove

Remove
Thays Cavalcanti cavaco ao pe do mario soares merece ser canonizado
2 · 1 hrRemove

Remove
Hugo Anjos Sao os dois uma grande merda
1 hrRemove

Remove
Nuno Campos Cavaco??? Thays Cavalcanti, beber faz mal a saúde.
1 hrRemove

Remove
Severa Figueiredo Tenho muito respeito por mim e o que esse homem fez aos meus pais e a mim tb nunca irei perdoar so quem e retornado sabe
2 · 1 hrRemove

Remove
Ricardo Francisco A mama acabou oh senhor Joaquim !!
2 · 1 hrRemove

Remove
Hugo Anjos Milhares de pessoas k trabalharam uma vida e k perderam tudo por causa desse grande monte de merda ja foi tarde
2 · 1 hrRemove

Remove
Ricardo Francisco Nem todos,olha o Sôr Quím parece bem triste e aborrecido com perda do padrinho dele..
1 · 1 hrRemove

Remove
Belem Matos que perdoe mesmo porque esta gente esquece que esse sr tem familia a ler isso
1 hrRemove

Remove
Hugo Anjos Todas as pessoas que ele robou tanbem têm familia
1 hrRemove

Remove
Thays Cavalcanti Nuno Campos aponte alguma fortuna que o cavaco tenha depois de sair do governo, tem uma pensao milionaria trabalhou anos estudou tem varios cursos doutoramentros e mestrados, sr mario soares de onde veio a fortuna ??? um dito advogado que nunca excerceu a profissao se torna um dos homens mais ricos de portugal ? da noite pro dia a custa de muitas familias retornadas das colonias
58 mins · EditedRemove

Remove
Antonio Jorge Maia O sr joaquim devia comer da mesma gamela...
38 minsRemove

Remove
Mário Castro Eu e a minha família estávamos a 1200 km de Luanda no fim da guerra colonial quando chega a informação que o representante dos portugueses disse que os brancos que estavam em Angola podiam ser atirados aos tubarões... Desejo-lhe o mesmo... Duvido é que algum tubarao esteja interessado...
28 minsRemove

Remove
Carlos Cunha mil mortes para esse cao e nao chegam
16 minsRemove

Remove
Ricardo Valente Pereira De facto, Portugal tem uma população bastante mesquinha e cega pelo populismo. Ignorar a obra de uma vida dedicada à democracia e liberdade sem sequer irem ao fundo das questões e perceber realmente o que o ele conquistou para Portugal apenas mostra porque continuamos a ser um país pequenino cheio de pessoas pequeninas......
31 · 1 hrRemove

Remove
Thays Cavalcanti se pagou bem por essa luta,, um dos homens mais ricos de portugal que escondeu o que desviou numa fundacao que ainda era sustentada pelo governo pinocrates sim deixa um grande legado
1 · 1 hrRemove

Remove
Milaia Sequeira Vc deve ter uma memoria muito curta ou então novo de mais para saber o que este senhor fez e como sempre viveu. QUE A TERRA LHE SEJA LEVE COMO O CHUMBO
2 · 1 hrRemove

Remove
Ricardo Valente Pereira De facto, estes comentários apenas comprovam o que disse. As contas da fundação são públicas. Esta tudo lá. A minha tese mantém se. O povo português é e continuará a ser mesquinho enquanto não conseguir ultrapassar a luta e a teimosia do detalhes
2 · 1 hrRemove

Remove
Fabio Portela É sempre giro ver gente a criticar livre de qualquer censura quem que lhes garantiu o direito de o fazer. #ohtheirony
5 · 1 hrRemove

Remove
Paulo Geraldo E ao FMI...
48 minsRemove

Remove
Danny Madeira Ricardo Valente Pereira tenta te meter no lugar dos portugueses que mais tarde muitos se tornariam em retornado s, que Mário Soares publicamente veio dizer que deviam lança-los aos tubarões! Que descanse em paz, mas os retornados teem toda a legitimidade de fazer a festa hoje, como os cubanos de Miami fizeram aquando souberam da morte de Fidel Castro.
16 minsRemove

Remove
Paulo Rocha Meu pai e outros foram obrigados a lutar por uma causa, que não lhe perguntaram se era justa ou injusta, eram obrigados a ir e mais nada, para depois vir este senhor e fazer dela uma causa perdida... Só quem tem ou ainda tem um pai que esteve em Angola ou outros países é que sabe dar o valor... o meu pai e os que lá estiveram foram uns heróis... este senhor foi um palhaço...
1 · 23 minsRemove

Remove
Armando Pinto O meu profinfo redpeito e grstidao por tufo o que fez de bom por Portugal e pela liberdade dos portuguesr.. É uma figura incontornável e marcante ds nossa história democrática. Os meis sentidos pêsames à sua família.
5 · 1 hrRemove

Remove
Cristina Seabra Ferreira Ao menos na morte respeite-se o Homem. Palavras de ódio nunca engrandecem um povo nem honram a memória de um Ser Humano. Foi uma figura incontornável da História da Democracia Portuguesa desde as minhas memórias mais remotas, uma figura pública que marcou Portugal no século XX- e a História o confirmará.
6 · 1 hr · EditedRemove

Remove
Armenio Vilela esta muito longe do assunto no seu falar
1 hrRemove

Remove
João Custódio Respeito o homem como ele respeitou os compatriotas das ex-colónias!
1 · 57 minsRemove

Remove
Carla Santiago Pois... Maior.... Seja como for, condolências à família. Antes de tudo os meus pais deram-me uma educação cristã é uma das obras de misericórdia é enterrar os mortos sejam eles quem forem...
1 · 22 minsRemove

Remove
Ana Lázaro Claro que ele tudo fez para que nós, "os retornados" nunca viéssemos e que até fossemos atirados aos tubarões como aqui já foi mencionado. No crime perfeito não devem haver testemunhas.
23 minsRemove

Remove
Rodrigo Fernandes de Oliveira O mais triste é ver "seres humanos" comemorando a morte do Mario Soares, não merecem nada mais senão desprezo.
18 · 1 hrRemove

Remove
Helena Branco desprezo????? foi um dos maiores ladroes do pais e dos portugueses!!!!
7 · 1 hrRemove

Remove
Alfttdo Soeiro Soeiro Tu desgraçado ad o que ?merda...
1 hrRemove

Remove
Nuno Mascate Vai com ele ...
30 minsRemove

Remove
Paulo Santos Não deixa saudades, nenhumas...
Nunca vi pessoa mais arrogante...
Ao estado é que sai a sorte grande, com o que vai começar a poupar com menos esta pensão!
Já podem aumentar as mínimas em 50 por cento pelo menos!
8 · 1 hrRemove

Remove
João Pino Mário Soares deveria ter direito a muitas reformas, por aquilo que fez pelo país, enquanto pessoas como você, nem uma deveria ter direito, porque não fez nada por este país..
1 hrRemove

Remove
Martins Filipe Antonio arrogante serás tu palhaço
1 hrRemove

Remove
Barbara Dias Mais arrogante que o"nunca tenho dúvidas e raramente me engano"? ;)
46 minsRemove

Remove
Paulo Santos Sr. João Pino, sabe você se fiz alguma coisa ou não?
Sempre paguei os meus impostos, e quando precisei de ajuda, nada!
E se acha que ele merece tanto, dê-lhe a sua!
Se eu estivesse à espera do estado para me amparar na reforma, bem estava tramado!
Só tenho 38 anos, mas já descontei 20, que é mais que muito boa gente com a minha idade!
E o que fez ele pelo país? Endividou-nos por duas vezes? Discriminou os portugueses que vieram das ex-colónias com uma mão à frente e outra atrás, por causa do "excelente" trabalho de descolonização? A falta de respeito que demonstrou sempre pelas autoridades? Os dinheiros que açambarcou para a sua fundação que ainda hoje não se sabe para que serve?
Mas já sei, o sr. é daqueles com discurso gravado, que segue a carneirada.
Divirta-se com as suas ideias
Se hoje tenho alguma coisa, a mim devo, por me ter mexido e não conformado!
2 · 29 minsRemove

Remove
Paulo Santos Sr. Martins Filipe Antonio, posso até ser arrogante em alguns momentos da minha vida, e sim, sou palhaço para os meus amigos e para os meus filhos!
Se queria ofender, deu-se mal!
E sim, esse senhor que faleceu pautou a sua vida por uma arrogância extrema!
Tenha um bom dia!
27 minsRemove

Remove
Paulo Santos Sra. Barbara Dias, esse é outro, de muitos! 😃
Mas estamos aqui a falar deste agora!
Lá virá a oportunidade! :)
26 minsRemove

Remove
João Simas Finalmente terminou a roubalheira....agora o Diabo que se entenda com ele...
22 · 1 hrRemove

Remove
Ivan Tsyganov Não terminou não, ele era um de muitos
2 · 1 hrRemove

Remove
João Simas Ivan Tsyganov ele era pior dos piores.
2 · 1 hrRemove

Remove
Rodolfo Nascimento Ao falar em roubalheira TU ÉS o MAIOR . Continua o teu percurso .
1 hrRemove

Remove
João Simas Rodolfo Nascimento como é que é? Antes de me chamar ladrão olhe para si.
1 hrRemove

Remove
João Pino Roubalheira, mas qual roubalheira. Se há pessoa que nunca se interessou com os bens materiais foi Mário Soares. Nos últimos 100 anos não tivemos ninguém que tivesse lutado tanto por este país como Mário Soares.
1 hrRemove

Remove
João Simas João já ouviste falar no colégio moderno? Da fundação Soares? Dos diamantes de angola? .....
1 · 1 hrRemove

Remove
Martins Filipe Antonio ou és pequenino, ou ignorante ou fascista
58 minsRemove

Remove
Cristiano Bago Deves saber muito tu.....és um palhaço!!!! Contam te uma cenas na mesa do café e pensas que já sabes da missa à verdade....pela profissão que tens meu morcao devias ser mais cauteloso nas palavras que mandas cá para fora. Fica te mal joao João Simas
30 minsRemove

Remove
João Pino João Simas Santa ignorância. Todos nós estamos aqui a escrever em liberdade, alguns a dizer ignomínias, graças à intervenção política de Mário Soares que sempre defendeu a liberdade e a democracia. Vivemos num Portugal tolerante e muito devemos a Mário Soares.
20 minsRemove

Remove
Rogério Neiva Que traiu os portugueses em Angola e Moçambique, que sempre viveu à custa do contribuinte. Lembrem-se do caso de Macau, do acidente do filho, do livro escrito pelo fundador do PS que desapareceu das livrarias (hé ejemplares na internet), das bancarrotas a que levou o país, etc.
7 minsRemove

Remove
Jorge Pinto lol...adeus a um "português maior" ? Mas o que é isto, nós já somos organizados como maiores e menores? Fantástico..Vai de mal a pior. Quando for o Sócrates vai ser "Adeus ao Português Supremo"
8 minsRemove

Remove
Fatima Vieira Grande Homem! Deixou Portugal com menos desemprego, menos pobres, um exemplo a seguir a educação deste País. Ob; e acabou com a efectividade do trabalho, Descansa em paz,,,,
2 · 1 hrRemove

Remove
Carlos Andrade Hitler também fez isso tudo. Lol leia mais os livros de história.
1 · 1 hrRemove

Remove
Fatima Vieira Não esteve nas colónias???? Talvez falasse de maneira diferente.
Ou menos eu não tenho medo de dar a cara.
Agora porque morreu foi o melhor homem de Portugal.
Um bem aja Carlos Andrade.
1 · 59 minsRemove

Remove
Thays Cavalcanti sim e chamou duas vezes a troika, grande homen
1 · 57 minsRemove

Remove
Paulo Geraldo Thays Cavalcanti, nesse tempo não havia pobres... Quando os governos são de esquerda, nunca há pobres...
49 minsRemove

Remove
Deborah R Moura Também com menos dinheiro, tudo a menos para nos e a mais para ele...
45 minsRemove

Remove
António LãBranca voces lembram-se quando morreu Fidel? e so pra lembrar a festa que fizeram,este queria mandar os retornados aos Tubaroes,eu nao me esqueço,pois nao,diz este pasquim morreu um portugues maior media 3 metros de lingua 4 metros de cu,e tnha umas unhas de Condor
11 · 1 hrRemove

Remove
Vasco Mouta Aleluia ....ja foi tarde. Menos uma reforma dourada a pagar.
9 · 1 hrRemove

Remove
Martins Filipe Antonio ou és pequenino, ou ignorante ou fascista... tavez as 3 caracateristicas te sirvam pois andam sempre juntas!
56 minsRemove

Remove
Vasco Mouta Martins Filipe Antonio ....e tu deves ser estupido, ou comunista ou as 2 coisas, pois tb parecem andar sempre juntos Lá sabes o que é o fascismo criança ....Se lhe deves alguma coisa paga-lhe. E depois ainda és mto novo para saberes alguma coisa de historia. Faz um favor e instrui-te.
41 minsRemove

Remove
Nuria Cambalhota Português maior?! Tudo menos isso. Pode ter feito muito coisa, que efectivamente fez! Mas o estatuto de "português maior" é demasiado importante para este sr., que fez muito mais mal do que bem, a este país. Lamento apenas a dor da sua familia.
2 · 1 hrRemove

Remove
Oscar Coutinho Já foi e já foi tarde! Lutou pela democracia? Lutou pelo bolso dele! Que o diabo o mantenha lá quentinho e venha buscar mais alguns compichas dele! Por onde andam os diamantes de sangue de Angola? De que forma procedeu na descolonização? Quem foram os responsáveis do atentado em camarate? De que forma ajudou os emigrantes em França quando lá esteve? De que forma respeitou as forças da autoridade? Quanto ganha de reforma, tachos e fundação? E a família? Tudo boa gente!
9 · 1 hr · EditedRemove

Remove
Martins Filipe Antonio ou és pequenino, ou ignorante ou fascista... tavez as 3 caracateristicas te sirvam pois andam sempre juntas!
56 minsRemove

Remove
João Custódio Deitem-no aos tubarões!
1 · 55 minsRemove

Remove
Oscar Coutinho Filipe Martins quando a gente vive na ignorância acredita em tudo o que nos dizem! Era boa pessoa, lutador pela democracia, como todos os políticos só queriam o bem do país! Mas o país que eles roubam é o meu! Os impostos que roubam são os meus! As pessoas que ele disse para atirar aos tubarões eram portuguesas! A fundação que tem só serve para colocar lá os meus impostos para depois serem distribuídos pelos familiares, amigos e comparsas da política! Colocou 2 vezes cá o FMI! O Salazar era mau? Deixou o país com uma das maiores reservas mundial de ouro! Esse senhor que está a defender é o mesmo que desrespeitou um agente da autoridade e que ainda há pouco ameaçou um juiz! Eu é que sou fascista? Só não gosto de quem come o que não é dele! Porque quem come o pão que não lhe pertence come sempre o pão de alguém! Essa gente não faz cá falta!
2 · 43 mins · EditedRemove

Remove
João Pino É pena é o diabo não vir buscar alguns que por aí andam e que falam e escrevem em liberdade e que nem sequer sabem sabem que devem essa liberdade a Mário Soares.
15 minsRemove

Remove
Paula Rocha Há muitos anos que deixei de me rever nas suas posições e sempre critiquei determinadas acções, mas se o fiz com liberdade de expressão a ele devo também. Por isso merece-me o respeito que devo a quem fez muito mais do que eu alguma vez tive coragem para fazer. Que descanse em paz.
1 · 56 minsRemove

Remove
Vitor Pinto Acabou a crise! Só as reformas que tinha e o que roubava vai fazer que as contas públicas se equilibrem. Não bato palmas de contente pela morte de ninguém.... mas neste caso também não fico triste.
14 minsRemove

Remove
Ana Paula Melo Condolências à família enlutada. Em nome pessoal, obrigada dt Mário Soares por ter sido o obreiro principal da nossa democracia. Vivi em ditadura e ditadura Nunca Mais!!! Viva o nosso Portugal livre!
23 minsRemove

Remove
Luis Madureira Quando a notícia da morte de uma pessoa ( por muitas razões de queixa , infundadas ou não, que tenham) faz alguns felizes e mesmo sabendo que vão ter o mesmo fim, ou pior ...mais palavras para quê... paz à sua alma, condolências à família.
6 · 1 hr · EditedRemove

Remove
João Manuel Mário Soares recebia uma reforma anual perto de 500 mil euros, quando muitos Portugueses passam por dificuldades e possuem reformas vergonhosas.
3 · 1 hrRemove

Remove
Paulo Geraldo O Diário de Notícias também deve ter um título com um alto teor de graxa... Que nojo de jornalismo.... O português da descolonização que vitimou milhares de portugueses, e da vinda da austeridade...
53 minsRemove

Remove
Neuza Luis Vezo Porquê queria continuar a explorar os africanos? ? ? ?
4 minsRemove

Remove
Francisco Domingues Tanto comentário, tanta asneira, tanta ignorância. Ainda assim se pensam donos da "verdade". Pensem um pouco, seria possível emitirem comentários deste calibre se não vivessem em democracia? Respeitem a dor dos outros para serem respeitados.
29 minsRemove

Remove
Nuno Nogueira Amigo, se não houvesse democracia, TODOS os comentários seriam do ponto de vista que expôs agora. Respeite aquilo que apoia
19 minsRemove

Remove
Carlos Alves Puta que pariu, acho engraçado este povo,a democracia e a liberdade devemos aos militares,ele foi apenas um oportunista nada mais que isso 😇
2 · 12 minsRemove

Remove
Janete Gameiro Com a partida de Soares o país fica bem mais rico. Sofre a família e quem dele gostava...isso sim é a única dor que custa e deixo palavras de força! Era Pai, avô e amigo de alguém que hj chora por ele. Tudo o resto não me deixa pena nenhuma...
2 · 1 hrRemove

Remove
Jorge Nepomuceno Um lutador por aquilo que nos permite respirar sem sufocar: a Liberdade. Obrigado
11 · 1 hrRemove

Remove
Fátima Fortuna Qye dois
1 hrRemove

Remove
Thays Cavalcanti essa liberdade ele se pagou bem com as toneladas de ouro que desviou
2 · 1 hrRemove

Remove
Gonçalo Taipa Teixeira Que liberdade?!
3 · 1 hrRemove

Remove
Thays Cavalcanti sera que estado ainda vai ter que pagar o funeral como pagava as multas de transito
56 minsRemove

Remove
Armando Raquel ahahahah liberdade ahahahah
33 minsRemove

Remove
Ana Susana Dias este thays é cá um cromo... coitado
14 minsRemove

Remove
Ana Susana Dias Armando Raquel haver liberdade fá-lo rir? :O
9 minsRemove

Remove
Maria Conde Silva A sua grandeza não tem medida! O principal rosto da liberdade dos portugueses faleceu.
8 · 1 hrRemove

Remove
Sónia Brás
1 hrRemove

Remove
Jorge Rodrigues Malheiro Liberdade de quem??? So se for da conta dele.
1 · 1 hrRemove

Remove
Carla Ferreira
1 hrRemove

Remove
Ana Susana Dias Jorge Rodrigues Malheiro da tua, de escreveres uma porcaria tão desrespeitosa como a que acabaste de escrever. infelizmente, sabes? pessoas como tu não merecem a liberdade pela qual tantos lutaram.
8 minsRemove

Remove
Manuel Ribeiro Devo confessar que nunca gostei de Mário Soares, Se consideramos que o 25 de Novembro, foi mais importante que o 25 de Abril, (que na minha opinião, e de muita gente foi) Então sim podemos dizer com toda a propriedade que Mário Soares, Foi fundamental. Foi ele um dos grandes responsáveis pela queda do governo comunista, sendo então Vasco Gonçalves 1º ministro. O comício realizado em Lisboa, que ficou conhecido como o comício da fonte luminosa, foi o murro na mesa de Mário Soares, contra um governo comunista que se preparava para retalhar Portugal (ainda hoje estamos a pagar os custos desse governo). Se é verdade que não gostava dele, não é menos verdade que hoje sinto que Mário Soares deixou um vazio, que não será fácil compensar. há familia e ao PS os meus sentimentos. que Mário Soares descanse em paz.
1 hrRemove

Remove
Bernardo Casqueira Tinha 2 metros? :O
37 · 1 hr · EditedRemove

Remove
Luís Macedo acho que era maior pelos privilégios que tinha
15 · 1 hr · EditedRemove

Remove
Amelia Fortunato De certeza que era muito maior que você, pelo menos na importância, já que a sua é zero!
1 · 1 hrRemove

Remove
Bernardo Casqueira Amelia Fortunato não se enerve, tenha calma que ainda lhe dá um AVC, tenha calma senhora.....
6 · 1 hrRemove

Remove
Carmen Raínho Era um dos maiores ladrões!!
1 hrRemove

Remove
Amelia Fortunato Não dá não Bernardo Casqueira! Calma é o que tenho mais, caso contrário não era psiquiatra!
1 hrRemove

Remove
Humberto G. Pires tambem andaste a mamar ??? Pai do monstro, seria o título adequado !!! Quanto a ti só mesmo enteada enjeitada !!!
1 hrRemove

Remove
Joao Paulo acho que se referem às bochechas.
1 · 1 hrRemove

Remove
Carla Ferreira
1 hrRemove

Remove
Elsa Machado Gomes Porquê português maior?....
26 · 1 hrRemove
Hide 11 Replies

Remove
Jorge Rosmaninho Porquê será o único a ficar na historia do mundo e será sempre uma referencia.
3 · 1 hrRemove

Remove
Diogo Martins Maior português ladrão de todos
17 · 1 hrRemove

Remove
Paulo Carlos Será uma referência também pelos piores motivos...
8 · 1 hrRemove

Remove
Idalina Marques Maior gatuno, não vejo outra coisa!!!
14 · 1 hrRemove

Remove
Cláudio Poiares Rodrigues Jorge Rosmaninho nao posso... entao e os outros? Oh pah #chateado
2 · 1 hrRemove

Remove
Thays Cavalcanti Jorge Rosmaninho referencia de que ? de como se desvia dinheiro e nunca ser preso :D
3 · 1 hr · EditedRemove

Remove
Rosa Maria Valente Havia o português suave ...
1 · 1 hrRemove

Remove
Jorge Rosmaninho Diogo Martins kmkkkkkkk, coisa de quem não pensa e português dos pequeninos.
1 hrRemove

Remove
Jorge Rosmaninho Paulo Carlos nunca, isso é coisa de medíocres.
1 hrRemove

Remove
Jorge Rodrigues Malheiro Foi o tal que traiu a pátria e mandou matar os brancos.
1 hrRemove

Remove
João Pino É enorme a mesquinhes e a ignorância de muitas pessoas que vivem num país em paz e em liberdade que muito deve a Mário Soares. Esses, que dizem mal dele, deveriam era viver na Síria, para apreciar o que é a liberdade, a paz e a democracia.
1 hrRemove

Remove
Maria Ferreira Gonçalves Mário Soares que para defender as suas ideologias políticas,sofreu,e sacrificou-se.Nada que se compare a estes políticos de laboratório que só vão para o governo chular o povo.Sem nunca terem provado sacrifício nenhum.Para os que não sabem Mário Soares casou-se na cadeia,e olhem que não foi por matar nem roubar ninguém.
1 · 26 minsRemove

Remove
Tiago Silva Chegou a hora do juízo final. Lá em cima o dinheiro e as influencias não apagam os teus pecados.
11 · 1 hrRemove

Remove
Rodolfo Nascimento Será que chegou a tua hora ?
1 hrRemove

Remove
Isabel Sequeira É isso mesmo, grande título: Um português maior. É mesmo o que ele foi, o que ele é! Sentidos pêsames à família. Não são precisas mais palavras.
4 · 1 hrRemove

Remove
Pedro Paiva Quando as pessoas não têm poder, durante a vida são consideradas com os seus defeitos quando póstumas eram muito boas pessoas, Quando são pessoas com puder, enquanto em vida muitos calão e elegem (mandatos em várias categorias), quando póstumas difamam. vai-se lá entender... O problema é que vamos continuar a ser assim!
22 minsRemove

Remove
Eduardo Oliveira Os 8 ou 9milhões de contribuintes são portugueses menores os restantes que roubam os contribuintes já sao portugueses maiores... Fuck logic
11 · 1 hrRemove

Remove
Joao Pires apoiado... não digo mais nada
1 hr · EditedRemove

Remove
Eduardo Oliveira Contribuintes já sao muito menos.
1 hrRemove

Remove
Ana Susana Dias o menino que idade tem?
15 minsRemove

Remove
Hugo Teixeira Francisco A notícia na aplicação móvel está por editar! Que vergonha "Público".
7 · 1 hrRemove

Remove
Cláudio Poiares Rodrigues
1 hrRemove

Remove
Gui Abreu de Lima na TVI 24, está 'em atulização' :D
1 hrRemove

Remove
Ana Teresa Costa João Bergano ainda se aguentou!! Pelo menos este fim de semana está bom tempo para a "pesseata" 😂
Vou tentar ver-te na TV! 😜
Beijinhos
2 · 1 hrRemove

Remove
Ana Susana Dias a senhora está embriagada ou enganou-se na notícia que está a comentar?
8 minsRemove

Remove
Ana Susana Dias Obrigada, Presidente. Um bem-haja por tudo o que fez, na luta contra o fascismo para que pudessemos viver em liberdade e em democracia, e por tudo o que fez pela nossa democracia e pelo nosso país desde o 25 de Abril. É uma figura histórica de relevo, a maior do século XX, e foi coerente com os seus princípios republicanos e democratas até ao fim. As minhas condolências à família e amigos.
30 minsRemove

Remove
Joe Ferreira Pronto, lá se vai a televisão portuguesa este fim de semana...
4 · 1 hrRemove

Remove
Sérgio Pedrosa mas havia televisão Portuguesa de qualquer maneira? LOL
2 · 1 hrRemove

Remove
Joe Ferreira Verdade.
1 · 1 hrRemove

Remove
Maria Ferreira Gonçalves PAZ à sua alma.Homem que lutou para que o seu País mudasse a ele se deve a démocracia com muito sacrifício, prisão,ter que emigrar, frustrações,e maltratos. Homem corajoso servidor da sua Pátria.Que Deus o receba e lhe dê o eterno descanso.Sinceras e sentidas condolências à sua família.
34 minsRemove

Remove
Fernando Fernandes Tal como eu tinha dito antes do ano novo. Ela ja estava morto nessa altura. Mas pelo menos deixaram passar as festas ate aos reis. Otimo parabens antonio costa. Hee. Ficaste bem agora no filme da geringonca!
37 minsRemove

Remove
João Esteves Maior o car!$@&#!!! Já foi tarde...
26 · 1 hrRemove

Remove
Victor Silva Amigos:NADA A MOSTRAR.Curriculum:NADA A MOSTRAR Fotos:NADA A MOSTRAR HabilitaçoesNADA A MOSTRAR SentimentosNADA A MOSTRAR Estupidez Leia-se o comentário e avalie-se.Mas para este gajo que NÃO EXISTE...É cedo!
1 hrRemove

Remove
Hugo Anjos O só bitor calma
1 hrRemove

Remove
João Esteves Ó companheiro, crise de meia idade é tramada...cuide de si, porque esse "amigo" que morreu hoje, nunca pensou em mais ninguém no que nele próprio!!
1 hrRemove

Remove
João Pino Quem faz este tipo de comentários não sabe respeitar ninguém, além de ser mal educado.
55 minsRemove

Remove
João Esteves Para me chamar de mal educado, tinha que me conhecer, como não conhece...
53 minsRemove

Remove
Vanessa Freixo Um português maior??????? Fogo k porcaria de notícia, sim temos portugueses maiores.....este foi o maior a encher os bolsos dele e da família dele.....Jornal Publico......já tiveram melhores dias e notícias!!!!
2 · 1 hrRemove

Remove
Martins Filipe Antonio cala essa boca e lê um livro
57 minsRemove

Remove
Vanessa Freixo Ahadgha calo essa boca porquê?????? Se calhar sou mais instruida que tu, e o tempo da Pide já passou meu caro, opinião todos temos e liberdade para a expressar.....leia você um livro que lhe faz falta....aliás dois.....outro de boas maneiras ...
54 minsRemove

Remove
Celina Schoonbeek Pois é Vanessa, "o tempo da PIDE," já passou mas não terá passado por luta feita por pessoas como tu :P
25 minsRemove

Remove
Miguel Correia Um dia feliz para a pátria lusitana. Morreu um dos seus maiores traidores.
11 · 1 hrRemove
4 Replies · 5 mins

Remove
Gabriela De Albuquerque E parte deste mundo como a ele chegou... Que a terra lhe seja pesada.
2 · 1 hrRemove
2 Replies · 5 mins

Remove
Carla Almeida Um " Português Maior" são todos os que lutam para viver com dignidade com ordenados miseráveis, esses sim são grandes
3 · 48 minsRemove
1 Reply

Remove
Vitor Esteves Goste se ou não, concorde se com a sua ideologia ou não, foi uma figura incontornavel da história recente de Portugal, que descanse em paz, as minhas condolências à sua familia e amigos.
3 · 1 hrRemove

Remove
Fatima Dionisio diabo sao todos ,os q faltao ao respeito,e se nao respeitas ,nao pretendas ser respeitado ..que DEUS le de o eterno descanso , foi un grande sr.a
2 · 1 hrRemove

Remove
Lurdes Alves Peca por já ir tarde. É menos algum que o povo tem que pagar. Boa viajem que por cá não deixas saudades
2 · 1 hrRemove
1 Reply

Remove
Lurdes Aquino Morreu 😜 nunca desejo a morte 💀 de ninguém... mas esta!!! não me deixa nada triste 😭
1 · 1 hrRemove

Remove
Fábio Batista Credo, o mundo vai acabar!! Tristeza. Há pessoas que fazem muito e vocês nem em vida querem saber. E disto vêm chorar.
1 · 1 hrRemove

Remove
Allintoon Isa Adeus a um português maior? Adeus a um português como os outros ou menor! É menos uma reforma milionária que sai dos nossos bolsos!
1 · 53 minsRemove
1 Reply

Remove
Humberto G. Pires Português maior !!!! Que raio de 'jornalismo' da treta !!!! Que tal .... morreu o Pai do monstro ???
6 · 1 hrRemove
2 Replies · 55 mins

Remove
Jose Fernando Sanchez Maior???? Só se foi na ladroagem.
17 · 1 hrRemove
3 Replies · 1 hr

Remove
José Novo Um português menor... aproveitou o timing para se fazer à vida!
2 · 1 hrRemove
4 Replies · 49 mins

Remove
Joaquim Borges Descanse em Paz Dr.Mário Soares....muito grato enquanto ser humano, pelo que fez pelo meu pais e como isso melhorou a minha vida....muito grato
1 hrRemove

Remove
Sofia Fonseca L. Simoes Português maior é um Camões, Vasco da Gama, Afonso Henriques, etc...
1 · 51 minsRemove

Remove
Flavio Sousa Um grande abraço de solidariedade a toda a família Soares, votos de muita força neste momento difícil.
1 · 1 hrRemove

Remove
Flavio Sousa Que Deus abençoe e acolha o Dr. Mário Soares, hoje o nosso terço será inteiramente por sua intenção e sua família.
1 hrRemove
3 Replies · 1 hr

Remove
Fernando Lourenço português maior? só se for a roubar e mandar atirar os outros ao mar, ou então mandar embora os que cumprem a sua função "ó sr guarda, desapareça".... maior? que absurdo
4 · 1 hrRemove
2 Replies · 45 mins

Remove
Miguel Gameiro A fundação com o seu nome também morreu? É que isto é que era importante saber
1 · 1 hrRemove

Remove
Julia Rodrigues que pena eu tenho dele foi-sse mais um parazita da suciedade ja ontem era tarde demais
3 · 1 hrRemove
1 Reply

Remove
Marcus Vinicius Menos uma ENORME pensão (no plural?) que o estado deixa de pagar. Só isso!
1 · 1 hrRemove

Remove
João Carlos Carvalho ... depois de tantos dias, aconteceu o inevitável!
Aproveitou bem a vida...
Que descanse em paz!
1 hrRemove
2 Replies · 36 mins

Remove
Pedro Pereira A sério????....Epá...então e agora o Barata fica sem presidente?...isso é que é preocupante, haver um português sem presidente é triste pá
1 hrRemove

Remove
Vitor F Veiga Ninguém escapa à morte. E não há nada depois da morte. E não se leva nada daqui, nem as fundações.
1 hrRemove

Remove
Alice Alves Que descanse em paz.
À sua família e amigos força para estes difíceis momentos.
A todos muito respeito pela sua Família e amigos, e pela sua luta.
1 · 1 hrRemove

Remove
Luis Sousa Com 92 anos já se esperava ou os mídia queria que ele fosse eterno? Com ou sem dinheiro todos vamos parar ao mesmo sitio mais tarde ou mais cedo, seja quem for.
34 mins · EditedRemove

Remove
Fernando Ferreira Alguém me pode dar uma receita para cozer ovos???? Obrigado.
31 minsRemove
2 Replies · 17 mins

Remove
Antonio Augusto Tinoco Poderia ter alguns defeitos, mas teve muitas boas medidas para os portugueses,que em pás descanse.
1 hrRemove

Remove
António Pinho A Fundação com o seu nome é espelho da 'democracia' que ajudou a criar! Sanguessuga do dinheiro público!! SG!!
37 minsRemove

Remove
Maria Mendes Pinheiro Perdeu-se uma grande político uma grande figura um grande defensor da democracia paz a sua alma
40 minsRemove

Remove
M Ricardo Reis É incrível ver pessoas de diferentes gerações e de diferentes quadrantes da sociedade destilar tanto ódio por uma personalidade incontornável da História do nosso país.
4 · 1 hrRemove
2 Replies · 1 hr

Remove
João Pedro Gostei da receita da lebre... e os sonhos de abóbora? Hein? Onde é que eles andam?
36 minsRemove

Remove
Francisco Silva Ahaha português maior....fim de semana inteiro a mostrar velhos a chorar
1 · 1 hrRemove
1 Reply

Remove
Sofia Nobre De certeza Público? Desta vez é a sério, our foram outra vez "pessoas externas"?
1 hrRemove

Remove
Daniel Campos Oliveira Da Silva Campos Notícia de grande "interesse" público, já agora alguém conhece algum bom produto para remover manchas de esperma dos estofos???
3 · 1 hrRemove
2 Replies · 54 mins

Remove
Jose Manuel Silvestre na realidade somos mesmo menores,a pensarmos assim merecemos tudo pelo que temos passado ultimamente,esta gentalha,a sua maioria ,de que de política só sabe "nada",ainda hão-de crescer muito ,na idade e na mentalidade,por estas e por outras é que já no tempo dos romanos estes nos relatórios que enviavam para Roma diziam que aqui vivia um povo que não se sabia governar nem sabiam bem o que queriam !
1 · 1 hrRemove

Remove
Carlos Agostinho Chegou o tempo dele! Honremos o que de bom fez pelo país! O resto deve ficar na memória das pessoas...
3 minsRemove

Remove
Rui Ramos Terá que prestar contas dos 92 anos que por cá andou !
5 · 1 hrRemove
3 Replies · 1 hr

Remove
Maria Helena Sottomayor Onde será o enterro?Numa Igreja não pois é um ateu deve ser o velório na sua Fundação.será?
2 minsRemove

Remove
Maria Musico Morreu o pai da nossa democracia
5 · 1 hrRemove
1 Reply

Remove
Alvaro Moreira Um Homem com H grande. Descansa em Paz. E se há gente que diga o contrário, perdoa- lhes Senhor, eles não sabem o que dizem!
1 hrRemove

Remove
Vera Santos E Silveira Uma pedra fundamental na nossa democracia. Paz a sua alma
4 · 1 hrRemove

Remove
Edgar Nunes Homme que queima a bandeira do próprio País nunca devia ter sido Presidente da República quanto mais honras sejam elas qual forem...
56 minsRemove

Remove
Mario Martins Um português maior.....
Não é por acaso que vocês vendem vendem cada vez menos.
1 · 1 hrRemove

Remove
Bruno Freixo O inferno espera-te, que é o lugar dos comunistas manhosos.
28 minsRemove

Remove
Cláudio Poiares Rodrigues Adeusinho...
7 · 1 hrRemove
1 Reply

Remove
Narcisa Ramos 3. dias de. luto NACIONAL o português MAIOR os PORTUGUESES. tem memória curta
24 minsRemove

Remove
Domingues Alice Andaram no exílio passaram, tão mal, segundo dizem, mas morrerem maduros que nem um pêro!!!!
1 hrRemove

Remove
Ricardo Magalhães Que heroi é este senhor? Lutou pela liberdade? Fugiu para França e por la ficou. Deixou milhoes de portugueses a sua sorte nas colónias portuguesas. Saudades não deixa.
3 · 1 hrRemove

Remove
Carlos Alves A Democracia portuguesa devesse as comandos portugueses que fizeram frente aos restantes dos militares que eram simpatizantes dos comunistas 😋
9 minsRemove

Remove
Paolo Caruso Condolências! Eu penso que representou un ponto essencial da democracia num momento particular da historia portuguesa. Nada que ver com a posição polìtica de cada um.
1 hrRemove

Remove
Martim Sousa Santos Finalmente!!! Agora só espero que não o coloquem no Panteão Nacional!!! Aí seria a vergonha total e o descrédito total daquele monumento!!!
6 · 1 hrRemove
3 Replies · 35 mins

Remove
Humberto Ferreira O que mais me revolta é um traidor que pisou a Bandeira Nacional ter honras na cionais.
12 minsRemove

Remove
António Nobre Bi Se uma vida dedicada a combater o facismo para implantar a democracia envolve vender o pais desbaratar os fundos publicos em proveito propio entao volta salazar
1 hrRemove

Remove
João Neves Portugues maior?!?!?! Fdx morreu e finalmente o maior chulo q este pais alguma vez conheceu morreu o maior falso morreu o maior monte de esterco... Q nunca tenhas descanso seu porco xupista!!!!
1 hrRemove

Remove
Paulo Rosa Detesto políticos. Este era político. Mas bem ou mal contribuiu para eu poder expressar a minha opinião.
56 minsRemove

Remove
Pedro Dias Este ano começa com desgraças, morreu a princesa Leia e agora é o Jabba the Hutt.
2 · 1 hrRemove
2 Replies · 54 mins

Remove
Eufemia Nunes Só fez mal à minha família e a muitas outras. Não deixa saudades nenhumas... Só espero que encontre Paz...!
51 minsRemove

Remove
Victor Emanuel Cruz Alvura Quem se disse Socialista e governou sempre á direita , não deixa saudades!!
1 · 1 hrRemove

Remove
Elia Moura Já vai tarde.... Ainda recebeu a pensão de dezembro
12 · 1 hrRemove
5 Replies · 1 hr

Remove
Fernando Cardoso A vida é feita de chegadas e partidas. A pesar de me ter divorciado à muito da família socialista, os meus sentimentos à família Soares e socialista..
3 · 1 hrRemove

Remove
Pedro Eugenio Um português "maior" era o Nicolau Brayner e vcs bem que não quizeram saber 2 dias depois
1 · 1 hrRemove

Remove
Helena Gaspar Deus o tenha muitos anos sem nós ! E que venha a público tudo mas tudo o que fez. De bom e de mau!
1 hrRemove

Remove
Patrícia Rente Descanse em paz, agr ja n temos de continuar a pagar do nosso bolso motoristas....... Se fosse um ze povinho como eu e tantas outras pessoas q ao tempo q tinhamos levado um pontape no cu com alta prq n pudiamos estar ocupar uma cama.
38 minsRemove

Remove
Pedro Pinheiro Augusto Com proveitos e defeitos, é um gigante político e um estadista que partiu. Condolências à família.
1 hrRemove

Remove
Isabel Romero Ja nem durmo menos um ladrao...........ficou o papurso do filho para continuar ahahahahahah
1 hrRemove
2 Replies · 50 mins

Remove
João Catuna Este patife já só recebe até dia 6.
8 · 1 hrRemove

Remove
Elisabete Lameiro Como um ser humano á que ter respeito pelos que partem do mundo dos vivos, mas como pessoa em si não deixa saudades .
2 · 1 hrRemove

Remove
Aquiles Pélida Foi lançado aos tubarões? Não? realmente era um acepipe um bocado gorduroso
1 hrRemove

Remove
Ilidio Valente Pita Pelo o menos, uma reforma que saia dos bolso dos portugueses a menos !
1 · 52 minsRemove

Remove
Paulo Sarmento A um português maior? Fds... Que descanse em paz... Mas esse gajo foi um português do mais fdp que houve..
57 minsRemove

Remove
Marysky Sicarva De maiorm só se fosse no tamanho! Há muita gente com amnésia! !!
1 hrRemove

Remove
Nuno Pereira "Adeus a um português com a reforma maior que alguma vez outra pessoa terá"
54 minsRemove

Remove
Vanda Maio Já vai tarde
8 · 1 hrRemove
3 Replies · 31 mins

Remove
Jorge Hernandez menos um chulo , este foi-se e não disse o que fez a treceira maior reserva de ouro que o salasar juntou com a fome e a miseria que deu amalta
1 hrRemove

Remove
Miguel Vania Leal Navega Aleluia!!!...
5 · 1 hrRemove
2 Replies · 52 mins

Remove
Moisés Vasconcelos Português maior ??
Depois nao querem que venham para insultar o homem......
Português maior para quem ? Para os seus comparsas da maçonaria ou para os que regressaram de África ?
1 · 38 minsRemove

Remove
Armando Raquel Morreu o demónio que leva nas costas a desgraça de milhares de portugueses e a morte de muitos por causa deste cabrão Don Corleone morreu viva ! hip hip Hurray vou abrir a garrafa de espumante! se tivesse foguetes atirava-os finalmente o mandante do regime morreu
48 mins · EditedRemove

Remove
Luís Mira Menos um a roubar
11 · 1 hrRemove
1 Reply

Remove
Hélder António Pereira Paz à sua alma, para o mal e para o bem eternamente ligado à história de Portugal
51 minsRemove

Remove
Madalena Fonseca Desliguem as televisões
3 · 1 hrRemove
1 Reply

Remove
Ana Maria Batista Vou lembrar como um homem que lutou pela liberdade e só isso! Que descanse em paz.
33 minsRemove

Remove
Jorge Ramos AOS, volta. O país precisa de ti, que nasceste pobre e morreste pobre.
26 minsRemove

Remove
Maria Odete Bica É muito triste chegar à conclusão que existe tanta gente sem caráter que se regozija com a morte de uma pessoa, quer se goste muito, pouco ou mesmo nada é vergonhoso
1 hrRemove

Remove
Virginia Martins E o meu avô também morreu e ganhava 280 euros de reforma e nunca roubou nada um herói
5 · 1 hrRemove

Remove
Alfttdo Soeiro Soeiro Nuca fui político, mas graças a este é Álvaro cunhal, ATC. Lutarão pela democracia e a pás a sua alma.
1 hrRemove
2 Replies · 1 hr

Remove
Alfttdo Soeiro Soeiro Meos passamos a família, murreo de idade, e como contribuir para nossa democracia...
1 hrRemove
3 Replies · 1 hr

Remove
José Nunes Já vai tarde o bandido que entregou Angola a troco de diamantes e marfim e que um dia disse, "Atira-los aos tubarões", se referindo aos portugueses nas ex colônias.
Que arda no inferno !!!!
1 · 53 minsRemove

Remove
Amelia Costa-Pereira Se foi assim tão grande, então segunda e terça são feriados nacionais, não?
1 · 1 hrRemove
1 Reply

Remove
Elsa Pereira Maior kkkkk isso e para rir roubou o povo e depois pedio azilio politico maior ele era muito pequinino
1 · 1 hrRemove

Remove
Joao Silva Pedro Já estou à espera do próximo, por favor não morram nos feriados 😂
1 hrRemove

Remove
Paulo A. Palminha Com todo o respeito pela pessoa q foi, pelo democrata q foi, porém não foi o melhor politico, tem mta culpa no q ainda hj acontece em Portugal.
1 hrRemove

Remove
José Valadas Paz a sua alma, obrigado pela liberdade que ajudou a criar.
3 · 1 hrRemove

Remove
Abilio Santos Foi ele que pós Portugal no mapa da Europa! Que descanse em paz
1 · 1 hrRemove
1 Reply

Remove
Miguel Santos Direitalhos aziados, mal educados, sem escrúpulos como Passos Coelho em 3,2,1....
2 · 1 hrRemove
1 Reply

Remove
Nuno Rato O maior fdp do sec xx
3 · 1 hrRemove

Remove
Joao Carlos Alves Ferreira Que descanse em paz este grande homem!!! Cabo Verde perdeu um bom amigo!!!!
4 minsRemove

Remove
Joao Filipe Traquina Ferreira Obrigado Sr Mario Soares , RIP
1 · 1 hrRemove

Remove
João Coelho A vossa estupidez cega-vos....
1 · 1 hrRemove
2 Replies · 1 hr

Remove
Luis Pereira ... "maior" ??? ... ah sim, MAIOR CHULO !!!
3 · 1 hrRemove
2 Replies · 1 hr

Remove
Paulo Vieira Maior?
1 · 1 hrRemove
2 Replies · 1 hr

Remove
Paul LaVigne Finalmente !! Menos um para dar de comer !! 😁😁😁
2 · 1 hrRemove

Remove
José Leal RIP ao bochechas...
1 · 1 hrRemove

Remove
Anete Claudia Alves Condolências. Nosso herói socialista!
19 minsRemove

Remove
Serafim Cortizo Obrigado Mário Soares. Até sempre
35 minsRemove

Remove
Ana Reis Fernandes Paz à sua alma! 😔
2 · 1 hrRemove

Remove
Ricardo Resende Publico já pode começar a ordenhar a vaca :V
1 · 1 hrRemove

Remove
Carlos Chilao Maior ?
1 hrRemove

Remove
Rosario Machado Vieira Paz à sua alma!
1 hrRemove

Remove
LM Realinho D. Armanda Esteves.as vezes fica calada é o melhor. A sra nem diz o que sabe nem sabe o que diz
34 minsRemove

Remove
João Silva Só um grande Homem gera tanta controvérsia.
Rip
21 minsRemove

Remove
Nelson Lourenço Dos Santos Quem é que ficou com os diamantes!??????
1 hrRemove

Remove
Gonçalo Taipa Teixeira Pronto. Já vem aí mais circo.
3 · 1 hrRemove
1 Reply

Remove
Marta Pratas Sandro Arez já vai na rodada 2017! Falta saber da rainha
1 · 1 hrRemove
1 Reply

Remove
Queba Balde
1 hrRemove

Remove
Nuno Cova Menos uma pensão vitalícia.
1 · 32 minsRemove

Remove
Carlos Chilao Jft
1 hrRemove

Remove
Neusa Sol Maior..... HahHaha
23 minsRemove

Remove
Alda Maria grande democrata
1 hrRemove

Remove
WCordeiro Cordeiro Maior salafrário. Colocou Portugal 2 vezes nos braços da troika.
26 minsRemove

Remove
António Cerqueira O país ficou mais pobre!
1 hrRemove

Remove
Mila Coelho São todos bons depois de mortos🤔
1 hrRemove

Remove
Vanessa Pedro Um verdadeiro chulo da sociedade
3 · 1 hrRemove
2 Replies · 47 mins

Remove
Diogo Farinha Era tão bom que nem a terra o queria!
1 · 1 hrRemove

Remove
Emilio Santos Pinto
1 hrRemove

Remove
JoséFabio Gonçalves Da Silva Menos um, so faz falta quen ca ta!!!!!
45 minsRemove

Remove
Nuno Mascate Já vais tarde .
30 minsRemove

Remove
Marilia Laura Silva Paz sua Alma!
55 minsRemove

Remove
Victor Moura Miguel Maior na chulice!
1 hrRemove

Remove
Gonçalo Botelho Tá tudo doido
1 hrRemove

Remove
Tiagovski Telo Vilela Um português maior?! Só se for o maior ladrão corrupto!!
59 minsRemove

Remove
Iko Melo Já foste tarde
1 hrRemove

Remove
Luisa Almeida Paz a sua alma
1 · 1 hrRemove

Remove
João Sequeira Não faz falta nenhuma! Menos um bandido...!
38 minsRemove

Remove
Henrique Jorge Peixoto Seguindo as tendências da moda.....👏👏👏👏👏👏
33 minsRemove

Remove
Fatima Areias Bem haja
32 minsRemove

Remove
Domingues AL um grande portugues
52 minsRemove

Remove
Anabela Rego Sim o salário era maior que a maioria dos portugueses!
1 hrRemove

Remove
Bi Leal Adeus,.
52 minsRemove

Remove
Alberto Vieira Até que enfim
4 minsRemove

Remove
Adelino Marques So na idade. ?
1 hrRemove

Remove
Pedro Franco Ja ontem era tarde!
2 · 1 hrRemove

Remove
Nuno Rocha Lá vai os comtribuites pagar este funeral!!!!!
44 minsRemove
1 Reply

Remove
Conceição Norte Vida de rei...
1 · 1 hrRemove

Remove
Jorge Vale "...português maior." maior merda!!!!!
26 minsRemove

Remove
Dostoievski Mohamed Adeus português.
1 hrRemove

Remove
António Martins Descanse em Paz
1 hrRemove

Remove
Amadeu Martins R.I.P.
42 minsRemove

Remove
João Ricardo Melo Carvalho Agora sim Público!
1 hrRemove
202 of 340

Sem comentários: