domingo, 8 de janeiro de 2017

DENUNCIA, DENUNCIA, DENUNCIA

Eduardo Domingos with Unay Cambuma and 15 others.


8/01/2017

"Boa tarde Eng, a noticia que vem da localidade de Cruzamento Macossa no distrito de Barue nao sao das melhoras porque na sexta feira fizeram uma reuniao naquela comunidade realizada na EP1 e 2 de Cruz Macossa probindo as populaçoes a dedicar livremente as actividades domesticas em particular a agricultura onde foram probido pra nao dormir nas machambas e a populaçao pediram por muito pra dormisse caso chouvesse o que tem deparado com o enchente do rio Nfudze mesmo com isto disseram que ninguem poderia dormir caso desobidece as ordens seria punido com a FIR que se encontra ai e tambem é de lamentar que apenas duas escolas que deviam reabirir no caso da EP1 e 2 de Nhamadjiwa e EP1 e 2 de Camwazachenga e no caso da EP1 e 2 de Mademo nao tiveram a mesma sorte de ter dito a mesma coisa de reabirir. E a FIR sediada ai como ja tinham constume de extorquir os camioes e Hiace no tempo da escolta e agora da tregua mudaram da rota esperando os carros e motas que circulam na estrada que faz Cruz Macossa a Macossa e vice versa e a populaçao estao a reclamar porque este tempo nao sao despensado pra sua proveniencia." - Macossa

HOJE PELAS 04 HORAS DA MANHÃ, DIA 06 DE JANEIRO DO LONGÍQUO ANO DE 1928, NASCI EU, NA MINHA BELA, AMADA E DOCE TERRA-MÃE MOÇAMBIQUE. OBRIGADO A TODOS.
JÁ VI MUITOS NATAIS E INÚMEROS CARNAVAIS, POIS COMEMORO E OSTENTO HOJE, 89 LINDAS PRIMAVERAS.
DR VASCO JOAQUIM LEITÃO, SUPREMO COMANDANTE, FUNDADOR E MILI-TANTE NÚMERO “UM” DA RENAMO
A RENAMO TAL QUAL É
NASCI ÀS 04 HORAS, DO DIA 06 DE JANEIRO, DO LONGÍQUO ANO DE 1928.
PRESENTEMENTE OSTENTO 89 ANOS DE IDADE, COM MAIS DE 50 ANOS DE LUTA, CONTRA AS OPRESSÕES COLONIAL E NEOCOLONIAL ACTUAL, NO NOSSO PAÍS.
FUI ATORMENTADO PELA PIDE, QUE VEIO PRENDER-ME EM CASA, SACUDIRAM A MINHA FALECIDA MÃE, NA ALTURA JÁ VELHINHA, QUE CAÍU CONSTERNADA, VERTENDO LÁGRIMAS, CONTEMPLANDO DESCONSOLADAMENTE O SEU MENINO A SER CAPTURADO BRUSCAMENTE, SÓ PORQUE SE LHE ACENDERA NO SEU RACIOCÍNIO, A CHAMA DA LIBERDADE QUE ILUMINAVA O SOFRIMENTO, A OPRESSÃO E ANGÚSTIA, DOS PATRIOTAS MOÇAMBICANOS.
E POR ISSO, CARACTERIZARAM-ME A UM EXTREMISTA, INFLUENCIADO PELOS TERRÍFICOS SOVIÉTICOS.
FUI ENCARCERADO 3 VEZES, NAS MAIS RUINS PRISÕES DA PIDE NO PERÍODO COLONIAL, MUITO MALTRATADO, COM VIGILÂNCIA APERTADA AOS MEUS MOVIMENTOS.
O COVARDE HOMICÍDIO DO DR. EDUARDO CHIVAMBO MONDLANE NA TA NZANIA, INCREMENTOU A MINHA POSTURA DE REVOLTADO, ROBUSTECENDO A MINHA LUTA PESSOAL CONTRA OS ASFIXIANTES, TIRANOS E INVASORES ESTRANGEIROS DO TERRITÓRIO MOÇAMBICANO.
O ESBOÇO DO PROJECTO DA RENAMO, JÁ ANTES DA INDEPENDÊNCIA, ERA UM SONHO MEU E DOUTROS JOVENS URBANOS.
E, CONCOMITANTEMENTE DEBATÍAMOS OS CONCEITOS DOS ESTATUTOS, PARA DESCERRARMOS UM MOVIMENTO, COM CARIZ PROGRESSISTA, LIBERAL E POPULAR, QUE ABRANGESSE TODAS AS ETNIAS DO POVO MOÇAMBICANO AUTÓNOMAMENTE, IGNORANDO RAÇAS, RELIGIÕES E CRENÇAS PÚBLICAS MÚLTIPLAS.
INTEGRALIZANDO A LUTA EM PROL DO POVO, CONTRA O SUBORNO E PERVERSÃO DA AUTENTICIDADE, CUJA ACÇÃO É GLOBALMENTE SINÓNIMO DE CORRUPÇÃO.
SURGIU A INDEPENDÊNCIA NACIONAL EM 25 DE JUNHO DE 1975, EM CONSEQUÊNCIA DO 25 DE ABRIL , EM PORTUGAL CONTINENTAL.
A FRELIMO QUE, LIDERADA PELO PROFESSOR DR EDUARDO CHIVAMBO MONDLANE, BRAVAMENTE INICIOU NAS MATAS DE MOÇAMBIQUE, UMA LUTA ARMADA DE LIBERTAÇÃO TOTAL, FICARA ÓRFÃ, O SUCESSOR SAMORA MOISÉS MACHEL, TORNOU-SE, MAIS TARDE, NO 1º PRESIDENTE DO PAÍS.
SAMORA MOISÉS MACHEL, DECLAROU A DESAGREGAÇÃO DE MOÇAMBIQUE, DO MOSAICO DE POVOS OPRIMIDOS POR PORTUGAL, SEGUINDO O SEU CAMINHO, INTEGRALMENTE INDEPENDENTE, LIVRE E SOBERANO.
A FRELIMO, PELOS SEUS COMPROMISSOS COM AS POTÊNCIAS, QUE LHE MUNICIARAM O BRAÇO ARMADO, OPTOU SEGUIR A ORIENTAÇÃO POLÍTICA MARXISTA-LENINISTA. BASEADA NA DEMOCRACIA CENTRALIZADA, COM PLANOS QUINQUENAIS, EVIDENCIANDO SEMELHANÇAS COM OS SATÉLITES SOVIÉTICOS.
CONSTITUINDO COMPLETO ANTAGONISMO, EM RELAÇÃO À ESTRUTURA ECONÓMICA HERDADA E SECULARMENTE, INTRODUZIDA NO PAÍS.
INICIADO NOVO PERÍODO DE VIDA EM MOÇAMBIQUE, COM DITADURA, VÁRIOS TÉCNICOS, PEQUENOS E MÉDIOS MERCANTILISTAS E A BURGUESIA DA ALTURA NO PAÍS, FICOU DESESTABILIZADA, DESCRENTE E MASSIVAMENTE AUTO SOLUCIONOU A SUA CRISE, ABRAÇANDO O ÉXODO GERAL.
ERA A DEBANDADA E POR VEZES, O CAOS EM SECTORES NEVRÁLGICOS.
A POLÍCIA POLÍTICA MOÇAMBICANA, A SERVIÇO DO GOVERNO, IMPLEMENTOU RIGIDEZ, CONTRA ALGUNS ACTOS BÁSICOS DEMOCRÁTICOS, PROIBINDO TUDO.
NESTAS CIRCUNSTÂNCIAS, EU CONVIDEI, AINDA NA FRELIMO, O SR. ANDRÉ MATADI MATSANGAISSE, PENSAMOS PÔR EM MARCHA E EM PRÁTICA, UMA ACÇÃO DE LUTA DE RESISTÊNCIA, CONTRA O NEOCOLONIALISMO SOVIÉTICO, IMPOSTO PELO PARTIDO ÚNICO.
RECRUTAMOS MUITOS ELEMENTOS PARTICULARES, DA PRÓPRIA FRELIMO, DESCONTENTES.
COMO 1º-FUNDADOR, NOMEARAM-ME COMANDANTE SUPREMO E, ADOPTEI O NOME DE GUERRA, V.LITOS.
DECIDIU-SE TAMBÉM, NOMEAR O SR. ANDRÉ MATADI MATSANGAISSE, OUTRO 2º CO-FUNDADOR, COMO COMANDANTE DAS FORÇASEM TERRA E, 1º GENERAL DA RENAMO – RESISTÊNCIA NACIONAL MOÇAMBICANA - MOVIMENTO, CONTRA O SISTEMA OPRESSIVO DITATORIAL DA FRELIMO.
FUI PRESO 6 VEZES PELA POLÍCIA POLÍTICA DE MOÇAMBIQUE, FRELIMISTA, SOFRI VÁRIAS INVASÕES AO DOMICÍLIO, PERTURBANDO A PAZ DO MEU LAR, ATERRORIZANDO OS MEUS FAMILIARES, DESESTABILIZANDO O NOSSO BEM ESTAR.
MUITOS COMPATRIOTAS PERECERAM NA MATA, CHEGAMOS ÀS PORTAS DA CAPITAL, ALTURA EM QUE PRESIDENTE SAMORA MACHEL PERNOITAVA EM NACALA, ALARMADO PELO NOSSO EMINENTE ASSALTO FINAL A MAPUTO.
A FRELIMO RECUOU, CAPITULOU E APESAR DE GRANDES QUANTIDADES DE ARMAS E TROPAS, COM TODAS AS FACILIDADES NO TERRENO, RODEADOS POR NUMEROSOS CONSELHEIROS, SOVIÉTICOS E CUBANOS, ESTÁVAMOS MAIS FORTES E ABENÇOADOS, PELO SUSPIRO DA ESPERANÇA, DE LIBERDADE E FUTURO DE PAZ, QUE O POVO, LEGÍTIMAMENTE ANSIAVA, ATRAVÉS DA NOSSA ACÇÃO.
SEGUIU-SE O ACORDO DE PAZ EM ROMA, JÁ COM JOAQUIM CHISSANO, COMO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE.
O POVO REJUBILOU, SAÍU À RUA PARA FESTEJAR, ENALTECENDO OS HERÓIS DA LUTA DA MATA, POR ISSO, A FRELIMO ARREPENDEU-SE, RETRAÍU-SE, NÃO CUMPRINDO AO LONGO DESTES ANOS, NENHUMA NORMA ACORDADA EM ROMA, SEGUINDO A PRÁTICA DE CINISMO E AUTORITARISMO, NUM SISTEMA, DITO DE DEMOCRACIA MULTIPARTIDÁRIA.
EXISTIRAM E PERSISTEM, MUITOS INDÍCIOS DE CORRUPÇÃO E GASTOS DESNECESSÁRIOS, DO ERÁRIO PÚBLICO, COM O POVO MOÇAMBICANO DOENTE, POBRE, A FOME, SEM CASA COM ÁGUA CORRENTE E POTÁVEL, SEM ELECTRICIDADE E CONFORTO MÍNIMO, DIGNO DE UM CIDADÃO.
OS 41 ANOS DE TEIMOSIA E DESASTROSA CONDUTA, SÓ DERAM, DEPAUPERAMENTO PARA MUITOS E ESPOLIAÇÃO ENRIQUECEDORA, PARA UMA NINHARIA. ISTO NÃO OBJECTIVA UMA INDEPENDÊNCIA.
ESTA 2ª LUTA DE LIBERTAÇÃO, SÓ FOI POSSÍVEL, DEVIDO À CUMPLICIDADE DA RENAMO, COM O POVO MOÇAMBICANO.
POR TUDO ISTO, ANTES MOÇAMBIQUE, ERA UMA NAÇÃO, QUE OSTENTAVA UMA POPULAÇÃO AMEDRONTADA E DESCRENTE, TENDO COMEÇADO A SENTIR CORAGEM E ESPERANÇA NO FUTURO, GRAÇAS AO CONFLITO ARMADO, QUE IMPUSEMOS AO GOVERNO FRELIMISTA, TRAZENDO-OS À REALIDADE.
A RENAMO NUNCA MATOU NINGUÉM, NEM ASSALTOU COMO LARÁPIOS COMUNS, ELA SERVE UMA CAUSA NOBRE, COM FUNDAMENTOS ALICERÇADOS NO SEIO DAS ÀNSIAS POPULARES, O QUE CONSTITUI UM POÇO INESGOTÁVEL, QUE SACIA A SEDE DE ACÇÃO SERVIL DA RENAMO.
A RENAMO NÃO CAÍU DO CÊU, FOI FRUTO DE MUITO PENSAMENTO, MUITA PERSEVERANÇA, MUITA CONFIANÇA, MUITA LUTA, MUITO SANGUE VERTIDO, MUITA DISCIPLINA, MUITO SACRIFÍCIO DOS FUNDADORES AOS MILITANTES NA MATA, COM MÉTODOS DE GUERRILHA CORAJOSOS E OBJECTIVOS.
O QUE CUSTOU A VIDA DO NOSSO 1º GENERAL E COMANDANTE EM TERRA, GRANDE GUERRILHEIRO, SUA EXCELÊNCIA SR ANDRÉ MATADI MATSANGAISSE, VÍTIMA DA OBRA DE TRAIDORES, INFILTRADOS NO NOSSO PARTIDO, AO SERVIÇO DA FRELIMO.
EU TIVE QUE ME EXILAR, DEVIDO A PERSEGUIÇÕES, POR VÁRIOS ENVIADOS DA POLÍCIA POLÍTICA MOÇAMBICANA, ATÉ NO REINO DA SUAZILÂNDIA E NA AFRICA DO SUL, ME PROCURAVAM.
O OBJECTIVO DELES, ERA O MEU ANIQUILAMENTO E DE TODA A MINHA FAMÍLIA.
NOS PERÍODOS DAS DÉCADAS 80 E 90, A FRELIMO UTILIZOU ABUSIVAMENTE, O MÉTODO DE ASSASSÍNIO, CONSEGUINDO OS SEUS INTENTOS, APAGANDO DIVERSOS MILITANTES E GRANDES QUADROS DA RENAMO, TRAIÇOEIRAMENTE, FILHOS DO POVO.
DURANTE OS 35 ANOS DE LUTA QUE IMPUSEMOS À FRELIMO, ELA ESPALHOU BOATOS, FAZENDO ENTENDER QUE A RENAMO, ERA UM MOVIMENTO CRIADO PELOS COLONOS PORTUGUESES, PARA RECUPERAREM OS SEUS PRÉDIOS, TERRENOS E BENS DEIXADOS EM MOÇAMBIQUE, QUANDO FUGIRAM EM DEBANDADA, E SE REFUGIARAM EM ZIMBABWE E NA ÁFRICA DO SUL.
TENTANDO DENEGRIR A IMAGEM DA RENAMO, A SUA ACÇÃO E MINAR O CONSÓRCIO NATURAL, QUE A RENAMO TINHA E TEM, COM O POVO MOÇAMBICANO.
OS NOSSOS COMPATRIOTAS, DO ROVUMA AO MAPUTO, ESTÃO DO NOSSO LADO, EM 85%, ADERIRAM À NOSSA ACÇÃO, APOIANDO-NOS.
SABEM E ADMITEM ABERTAMENTE, QUE A RENAMO É A SUA ÚLTIMA ESPERANÇA, PARA UM FUTURO EM PAZ, JUSTIÇA E EQUILÍBRIO SOCIAL, ELIMINANDO A ARROGÂNCIA, DAS MENTES TRAVESSAS DOS FRELIMISTAS.
A RENAMO É UM INSTRUMENTO, QUE O POVO UTILIZA EM SUA DEFESA, CONTRA OS TENTÁCULOS DO GRANDE POLVO, EM QUE A FRELIMO SE TRANSFORMOU.
PARA COMPROVAR A NOSSA MOÇAMBICANIDADE, O PANTEÃO DOS HERÓIS QUE A RENAMO IDOLATRA, NÃO SE ENCONTRAM NOS LIVROS DA HISTÓRIA DE PORTUGAL.
OS DESTEMIDOS E ELEITOS, GRANDES ÍDOLOS POPULARES DA RENAMO, NÃO DESEMBARCARAM DE CARAVELAS, MAS SIM, SÃO OS GRANDES VULTOS E GIGANTESCOS DEFENSORES DO SOLO PÁTRIO, QUE TENDO NASCIDO EM MOÇAMBIQUE, REGARAM O PAÍS COM O SEU SANGUE, EM DEFESA CONTRA INVASORES, DERAM AS SUAS VIDAS, SACRIFICARAM O SEU BEM-ESTAR, INSPIRANDO ESTE PACATO, MAS FEROZ MOVIMENTO, QUE É A RENAMO.
CRIADA PARA DEMOCRATIZAR E REFORMAR, AS MENTES PERVERSAS DALGUNS IRMÃOS MOÇAMBICANOS ILUDIDOS, TRAZENDO-OS PARA O TRILHO POPULAR E DE VERDADEIRA LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO, RUMO AO DESENVOLVIMENTO, PARA ANIQUILAR A POBREZA DO SEIO DESTE PAÍS, AINDA ALGEMADO.
A RENAMO INSPIRA-SE EM GUNGUNHANA, GRANDE CHEFE E DESTEMIDO COMBATENTE DE MOÇAMBIQUE, QUE EFECTUAVA EXPEDIÇÕES DE SUL A NORTE, DO ENTÃO TERRITÓRIO MOÇAMBICANO, TRAÇANDO O MAPA ACTUAL. QUANDO OS PORTUGUESES CHEGARAM AO NOSSO PAÍS, CONSTATARAM ISSO.
MAGUIGUANA, AUTENTICO GESTOR E ADMINISTRADOR DAS TRIBOS. JÁ INTERDEPENDENTES, QUE POVOAVAM O NOSSO TERRITÓRIO, TAMBÉM MUITO CORAJOSO E ESTRATEGA MILITAR, QUE DEU UM SHOW DE PRÉ-NACIONALISMO, AOS LUSO-INVASORES, EM CHAIMITE E NOUTRAS LOCALIDADES.
PROFESSOR DR EDUARDO CHIVAMBO MONDLANE, GRANDE CATEDRÁTICO, ESTUDIOSO DO SEU POVO, OBREIRO E PIONEIRO, ESCULTOR DA UNIÃO TERRITORIAL, CRIANDO O CONCEITO DE UMA SÓ TRIBO DE ROVUMA A MAPUTO, A MOÇAMBICANIDADE, ONDE POVOS BANTUS, EUROPEUS, INDIANOS E CHINESES, CONSTITUIRIAM O FUTURO POVO MOÇAMBICANO UNIDO, SEM DESCRIMINAÇÃO RACIAL, RELIGIOSA E DOUTRAS CRENÇAS, APENSADOS POR UMA SÓ CONSTITUIÇÃO, COM LEIS JUSTAS.
SONHADOR DUMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA MULTIPARTIDÁRIA, LIBERAL E DE MERCADO LIVRE, GUIANDO MOÇAMBIQUE À MODERNIDADE, E DESENVOLVIMENTO, INFELIZMENTE, NÃO CONSEGUIU IMPLEMENTAR NADA, VÍTIMA DE TRAIÇÕES MAL-CONTADAS, QUE O FATALIZARAM DESLEALMENTE.
SAMORA MOISÉS MACHEL, FOI 1º PRESIDENTE DE MOÇAMBIQUE E TINHA VIRTUDE DE GRANDE GUIA, O SEU VIGOR INSPIRAVA A JUVENTUDE E ERA GRANDE MOBILIZADOR DAS MASSAS, POSSUIA UMA ENORME PREDISPOSIÇÃO ANTI CORRUPTA, PORÉM, A ORIENTAÇÃO MARXISTA-LENINISTA, FOI O SEU GRANDE ERRO HISTÓRICO, QUE INCULCOU AOS TIRANOS, QUE LEGOU, PARA O POVO MOÇAMBICANO SOFRER HOJE.
ANDRÉ MATADI MATSANGAISSE, FOI O 1º GRANDE GUERRILHEIRO, 1º COMANDANTE DAS FORÇAS ARMADAS EM TERRA, DA RENAMO, OUTRORA MILITANTE E QUADRO DA FRELIMO, PORÉM, COMO ERA VERDADEIRO ADEPTO, DE DESENVOLVIMENTO DO POVO, EM PRIMEIRO LUGAR, CEDO SE APERCEBEU E NÃO HESITOU AO CONVITE QUE LHE FIZ, DE SE TORNAR COMIGO, NO HISTÓRICO 2º CO-FUNDADOR DA RENAMO, TRANSFORMANDO-SE, NO 1º GENERAL E LÍDER, DO BRAÇO ARMADO POPULAR.
PARA DESENVOLVER NA MATA, E EM LUGARES ESTRATÉGICOS, UMA LUTA, DECIDIDAMENTE E SEM VACILAÇÃO, QUE TIROU O SONO AOS FRELIMISTAS.
ATÉ QUE UMA BALA PERDIDA, DE TRAIDORES INFILTRADOS NA RENAMO, À SOLDO DA FRELIMO, PENETROU NO SEU CORPO, APAGANDO A SUA VIDA, EMPOBRECENDO AS FILEIRAS DA RENAMO, MAS ENRIQUECENDO, COM A SUA EXEMPLAR CONDUTA EM VIDA, GRANDE NÚMERO DE MILITANTES, ATÉ HOJE E PARA SEMPRE.
QUANDO PERDEMOS O PRIMEIRO GENERAL DA RENAMO, INSTALOU-SE UMA PEQUENA CRISE, PARA A NOMEAÇÃO DOUTRO LÍDER.
NA PESSOA DE COMANDANTE SUPREMO DO MOVIMENTO, DESDE A PRIMEIRA HORA, NO USO DAS MINHAS COMPETÊNCIAS ESTATUTÁRIAS, CONHECENDO TODA A FAMÍLIA DE AFONSO DHLHAKAMA, FUI BUSCA-LO AO QUARTEL DA FRELIMO, ONDE SE ENCONTRAVA, DEPOIS DA DESMOBILIZAÇÃO DA TROPA COLONIAL PORTUGUESA, CONVIDANDO-O A SUBSTITUIR O NOSSO QUERIDO E MALOGRADO, ANDRÉ MATCHANGAISSE.
O DHLHAKAMA APRENDEU DEPRESSA, TORNANDO-SE NESTE GRANDE CONDUTOR DE HOMENS DISCIPLINADOS, UTILIZADOR DE PENSAMENTOS RÁPIDOS, EM DECISÕES DIFÍCEIS, VISIONÁRIO E INCORPORANDO NELE, VÁRIAS VIRTUDES DOUTROS HERÓIS MOÇAMBICANOS CITADOS, TAIS COMO, PENSAMENTO DE DEMOCRACIA MULTIPARTIDÁRIA, MERCADO LIBERAL, DESENVOLVIMENTO E GUERRA CONTRA A DITADURA E POBREZA.
MUITO DO SEU VIGOR, HOJE EM DIA, INSPIRA A JUVENTUDE MOÇAMBICANA, É GRANDE MOBILIZADOR DE MASSAS, ORADOR INCANSÁVEL, TRANSPORTANDO PARA VÁRIAS E DIFERENTES LOCALIDADES, A CHAMA DA ESPERANÇA PARA O PAÍS, DESTA REALIDADE NEOCOLONIALISTA, ACÇÃO DITATORIAL MARXISTA-LENINISTA, DISFARÇADA DE DEMOCRACIA MULTIPARTIDÁRIA.
ACTUALMENTE, A FRELIMO MUDOU DE PROCESSO E SISTEMATIZOU O USO INDEVIDO, DOS VALORES MON€TÁRIO$ DO ERÁRIO PÚBLICO E TUDO O QUE, MATERIALMENTE, DEVIA SER EMPREGADO PARA O BEM ESTAR DO POVO, É UTILIZADO COMO ARMA DE ALICIAMENTO, DOS DEPUTADOS, ELEMENTOS CHAVES, MILITANTES E QUADROS DA RENAMO, CRIANDO DISSIDENTES, PARA DEBILITAR O PARTIDO DE OPOSIÇÃO, EM UMA PODRE ACÇÃO DE PROSTITUIÇÃO, DA DIGNIDADE DESSES MOÇAMBICANOS.
ESTA ACÇÃO DA FRELIMO, HUMILHOU E TRANSFORMOU EM DISSIDENTES, MUITOS ELEMENTOS, QUE GANHARAM O SEU QUINHÃO PELA TRAIÇÃO E AFASTARAM-SE DA VERDADEIRA LINHA DE LIGAÇÃO COM O POVO, QUE É A RENAMO, FORAM FORMAR OUTROS PARTIDOS E ISSO APENAS SERVIU PARA CRIAREM FRELIMO “B”, NÃO SÃO ORIGINAIS, ESTÃO TELECOMANDADOS, SERÃO PUNIDOS PELO POVO NA ALTURA E DIA CERTOS.
VAMOS DIZER BASTA, A ISTO TUDO.
COM A AUSÊNCIA DE DHLHAKAMA, DESLOCADO PARA O MATO, DEVIDO AO CINISMO DO GOVERNO, E AJUDA DE TRAIDORES INFILTRADOS NA RENAMO, COMO SEMPRE, NA PESSOA DE COMANDANTE SUPREMO DO MOVIMENTO DESDE A PRIMEIRA HORA, NO USO DAS MINHAS COMPETÊNCIAS ESTATUTÁRIAS, AQUI IREI DENUNCIAR, MAIS UMA VEZ, OS ELEMENTOS, QUE PRETENDEM CRIAR OUTRA RENAMO REMODELADA, PARA A TRANSFORMAREM NA FRELIMO “C”.
O PLANO DE FUNCIONAMENTO É, PARA SE DESCARTAREM, DOS MILITANTES QUE SE ENCONTRAM COM O PRESIDENTE DHLHAKAMA NO MATO E ASSIM, LEGITIMANDO O DESAGREGAMENTO DE SUA EXCELÊNCIA, O PRESIDENTE E COMANDANTE EM TERRA DA RENAMO, O GENERALÍSSIMO, SUA EXCELÊNCI SR AFONSO MAKACHO MARCETA DHLHAKAMA, PARA A FRELIMO O ACUSAR DE CRIMINOSO DE GUERRA, DANDO AZO, PARA A EMISSÃO DE UM MANDATO DE CAPTURA NACIONAL E INTERNACIONAL, SILENCIANDO-O E, DE SEGUIDA, COMEÇAREM A TRABALHAR COM OS ELEMENTOS HIPÓCRITAS, QUE UM DIA MUITO BREEMENTE, O POVO TERÁ CONHECIMENTO.

DEPOIS DO PARTIDO MDM, DE DAVIZ SIMANGO, QUE ACEITOU TRANSFORMAR-SE EM FRELIMO “B”, SERIA VEZ DA RENAMO RENOVADA, COMANDADA POR UM DOS TRAIDORES, NO SEIO DO PARTIDO, SEM PODER DISFARÇAR A SUA DESLEALDADE.
DE CONVERTER A RENAMO EM FRELIMO ”C”, COMPLETANDO ASSIM, O LEQUE DE CONSTELAÇÃO DE PARTIDOS “YES MAN”, PARA A FRELIMO REINAR À VONTADE, ACABANDO DE VEZ COM A DEMOCRACIA.
FAZENDO-NOS RECUAR 40 ANOS, QUANDO O ENTÃO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, SAMORA MOISÉS MACHEL, ENCAMINHOU O POVO E O PAIS MOÇAMBICANO, PARA O ABISMO EXPERIMENTAL DO EMPIRISMO COMUNISTA.
VAMOS TODOS DO ROVUMA AO MAPUTO, APOIAR O PRESIDENTE DLHKAMA, NÃO DEIXANDO QUE SE EFECTUE A CESSEÇÃO, DO NOSSO PARTIDO.
A FRELIMO ESTÁ COM EGOÍSMO INDISFARÇÁVEL, COM SANGUE NOS OLHOS.
ESTE CIÚME DA FRELIMO É AO MESMO TEMPO, MUITO MEDO, DA RENAMO, PORQUE JÁ NOTARAM QUE ESTE PARTIDO TRANSFORMOU-SE EM VERDADEIRO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO DE MASSAS.
A ACÇÃO DO PRESIDENTE DHLHAKAMA, TRANSMITIU MUITA ENERGIA, O POVO TEM UMA UNIVERSIDADE ABERTA NOS COMÍCIOS DA RENAMO, ONDE APRENDE O A, B, E C, DA DEMOCRACIA, E NISSO, JÁ ESTÁ ALFABETIZADO.
PRESIDENTE DHLHAKAMA, O GRANDE ORADOR MOÇAMBICANO DA ACTUALIDADE, SEM RIVAL, QUE DEU AUTÉNTICOS SHOWS, DE COMO SE APROXIMAR DO POVO E TRANSFORMAR O SEU MEDO, EM ESPERANÇA NAS MENTES, TERMINANDO OS COMÍCIOS EM AUTÊNTICAS FESTAS POPULARES, ALEGRES COM ESPERANÇA DE MUDANÇA DA VIDA TRISTE E ARRUINADA, QUE A FRELIMO IMPÕE ÀS POPULAÇÕES.
ESTES ELEMENTOS TRAIDORES, VÃO SER ULTRAPASSADOS PELA HISTÓRIA, IGNORAM A SORTE QUE TEEM, AO PERTENCEREM A UM PARTIDO JUSTICEIRO E REMODELADOR POR NATUREZA, DA SOCIEDADE, ESTÃO A DEITAR FORA INCONSCIÊNTEMENTE, AS SUAS POSIÇÕES JUNTO AO POVO, ONDE QUEM ESTÁ É ETERNIZADO, NÃO DO LADO CONTRÁRIO, QUE É O LADO DOS DERROTADOS, QUE POR SEREM FRACOS, IRÃO SER RAPIDAMENTE ESQUECIDOS, PELO DONO DA HISTÓRIA “O POVO”.
A RENAMO REAL, DEVE SER CONSTIUÍDA POR ELEMENTOS LEAIS AO PRESIDENTE DHLAKAMA, QUE NESTE MOMENTO EM MOÇAMBIQUE, NÃO ENCONTRA RIVAL, É UM VERDADEIRO CRAQUE, LEAL AO POVO, TEM CARÁCTER MUITO FORTE, A VOZ ASSUSTA OS CORRUPTOS E ARREPIA ATÉ OS LEÕES DE GORONGOSA, IMPONDO RESPEITO.
É MUITO HONESTO. PODIA FÁCILMENTE TER SIDO COMPRADO PELA FRELIMO, PORÉM, QUANDO O ESCOLHI, TIVE UMA VISÃO DE QUE ERA A PESSOA CERTA PARA O DIFÍCIL LUGAR, DA REPOSIÇÃO DA TRANSPARÊNCIA DEMOCRÁTICA, E JUSTIÇA NO NOSSO PAÍS.
ÀFRICA E O MUNDO, ESTÃO A SEGUIR O NOSSO DIA A DIA. VAMOS MOSTRAR TAMBÉM AO MUNDO QUE, NÃO QUEREMOS A BOKOHARAMIZAÇÃO, NÃO ACEITAMOS A CORRUPÇÃO, DESEJAMOS FRATERNIDADE, PAZ, JUSTIÇA, TRABALHO, QUEREMOS SER O EXEMPLO DE 1ª DEMOCRACIA AFRICANA, NA VERDADEIRA EXCEPÇÃO DA PALAVRA.
MOÇAMBIQUE NASCEU PARA SER LÍDER, ORIGINAL, FORTE, NÃO QUEREMOS DÉBEIS MENTAIS, ESQUIZOFRENIZADOS PELA OBSESSÃO DE ROUBAR, MATAR, PILHAR, MENTIR E VIVER NO ESCURO.
VIVA MOÇAMBIQUE DO ROVUMA AO MAPUTO!
VIVA O POVO MOÇAMBICANO, UM SÓ, UNIDO PELA CONSTITUIÇÃO!
ABAIXO AO DIVISIONISMO DO POVO PELA COR DA PELE, RELIGIÃO, ABUSO DE PODER, PELA CENTRALIZAÇÃO PARTIDÁRIA!
VIVA PRESIDENTE DLHAKAMA, VIVA RENAMO, VITÓRIA É NOSSA!

DR VASCO JOAQUIM LEITÃO, SUPREMO COMANDANTE DA RENAMO, FUNDADOR E MILI-TANTE NÚMERO “UM” DA RENAMO
LikeShow more reactions
Comment
37 Comments
Comments
Cristina Ussene
Cristina Ussene Parabéns pelo seu aniversário.
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo MUITO OBRIGADO E BEM HAJAM TODOS, UM ABRAÇO DO TAMANHO DE MOÇAMBIQUE. ESTAMOS JUNTOS, FORÇA E FOGO NA BAÍA.
Paula Maria Raiova
Write a reply...

Marcus Harris
Marcus Harris Parabéns caro Comandante General Vlitos Renamo
Nando Mais
Nando Mais de parabens meu grande revulucionario
Rancor Dos Indefesos
Rancor Dos Indefesos E bom nao esperar pra perder pra depois valorizar,o snhor fez e ainda muita coisa peLo povo,sempr procurando o bem xtar e d viverem em harmonia os 25milhoes como pexoas normais e nao como seLvagens,d ser um pais com Leis vivas e d ser exempLar na civiLizacao,

fundar a renamo foi uma das coisas boas q ja fez,agora renamo deixou d ser seus pensamentos e se tornou patrimonio d povo,sentimos mto peLos riscos q passaste so por nao ters corupcao nas suas veias,os 25miLhoes te devem mto e por isso se curvam diante d snhor e pedr a deus q te da tdo d bom,
Cremildo Alfredo Mawelele
Cremildo Alfredo Mawelele Deus k te proteja óh querido general
Sergio Maguidja Muhlanga
Sergio Maguidja Muhlanga Parabéns a você está data querido,tenha muita saúde e muitos anos de vida,é 1 é 2 é3,heeeé.
Salimo Luis
Salimo Luis meus parabens comandante
Elias Goonda Elias
Elias Goonda Elias Meus parabens,
+ anos de vida.
Moçambique com sigo e connosco
Silva Cuamba
Silva Cuamba parabens
Jacinto Paulino Blaitone
Jacinto Paulino Blaitone Sr dr,primeiramente vao os meus parabens ao servico feito por muito sacrificio junto do general A.M.M.DH,PARABENIZO MAIS UMA VEZ que DEUS todo poderoso vos cuide e vos de mais anos de vida.BOAS ENTRADADAS NO ANO 2017.e boas contuidades na vossa carreira .Mas veja nos povo seu,somos jovens com primeiras e segundas idade,MAS O NOSSO DEFENSOR o marechal generalissimo e o homem misterio AFONSO MACACHO MARCETAS DHLAKAMA junto DO Dr. v.litos ja estao na terceira,envelhecendo,MAS AINDA nao alcancaram e os vossos sonhos,SONHOS DE LIBERTAREM O VOSSO POVO nas maos desnecessarias ainda nao foi realizado,AJUDEM-SE E CRIEM NOVAS ESTRATEGIAS ANTES QUE SEJA TARDE.nos JOVENS UNIDAS DE MOCAMBIQUE estamos prontos para lutarmos para o nosso bem estar PORQUE queremos os nossos filho nas ESCOLAS,lerem a VERDADEIRA HISTORIA DE LIBERTACAM DO NOSSO PAIS,DIFERENTE A DO GOVERNO DO DIA,E ESTUDAREM A VERDADEIRA DEMOCRACIA INSTAURADA E DESENHADA PELA "renamo'' E PELA "perdiz''.QUANDO CHEGAR O TEMPO DE DANCAR,QUERO QUE EU SEJA BATUQUEIRO
Jacinto Paulino Blaitone
Jacinto Paulino Blaitone Happy Birthday
Tonny Maphosa
Tonny Maphosa Meus parabéns mas anos
Young Cassimo
Young Cassimo Parabéns,Vlitos.
Afzal Said Aly Muhammad
Afzal Said Aly Muhammad Parabens pela luta e aniversario
Macamo Moz
Macamo Moz Meus parabens pelo seu aniversário..
Bizmungo Arape Tuto
Bizmungo Arape Tuto Mais dias de vida.((
Paulo Taimo Paulo
Paulo Taimo Paulo PRIMEIRO QUERO PARABENIZAR ESTE DIA QUE SE REPITA POR MAIS VEZEZ OU ANOS, SENDO COMANDANTE NUMERO UM TENHO CERTESA QUE JA RECEBEU DA JOVENTUDE MUITA INFIRMAÇAO PEDINDO QUE MUDEM DE MODELO PORQUE OS JOVENS QUEREM VER O MARECHAL NO PODER PELO MENOS UNS 5 ANOS PARA MOSTRA COMO SE GOVERNA UM TERRITORIO SEM PERSEGUIÇAO, MATANÇAS ISSO E POSSIVEL, MAIS UMA VEZ QUE ESSE ANO SE REPITA MAIS VEZES, OBRIGADO
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo OBRIGADO AMIGO PAULO, É UM BOM PENSAMENTO E DE GRANDE HIPÓTESE EM ACONTECER, É NORMAL. BEM HAJAM TODOS OS 25 MILHÕES.
Paula Maria Raiova
Write a reply...

Mussa Abubacar
Mussa Abubacar Sempre renamo
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo IMAINADAAA...
Paula Maria Raiova
Write a reply...

Eduardo Rodrigues
Eduardo Rodrigues Parabéns. Tenha muita saúde e felicidades. 
com as palavras sábias ficamos a saber a verdadeira Renamo. Também ficamos ter conhecimento do historial marxista do nosso país. Obrigado
Manuel Nunes Nonua Nunes
Manuel Nunes Nonua Nunes Parabens pelo seu aniversario natalicio desejando-lho mais anos de vida, sempre com a RENAMO.
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo CONCERTEZA, AMIGO MANUEL NUNES, OUTRA COISA NÃO SERIA DE ESPERAR, NÃO SÓ DE MIM, MAS DOS 25 MILHÕES, SEMPRE E ETERNAMENTE COM A RENAMO.
Paula Maria Raiova
Write a reply...

Ana Feliciano Wiliamo
Ana Feliciano Wiliamo parabens, herois como este nao merecem morrer. mto obrigado alguns d nós jovens nao sabiamos como foi formada a renamo.
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo O MEU Nº DE TELM WATSAP É: 00351 917637510, O MEU EMAIL É "5591zaga@gmail.com". se estiver interessado,PODE-ME ESCREVER NO EMAIL, OU LIGAR-ME NO MEU TELM, ASSIM EU POSSO-LHE ENVIAR MAIS DO-CUMENTOS DA RENAMO PRA LER E, DIVULGAR, TENHO MUITA COISA, PARA MOSTRAR AOS 25 MILHÕES.
Ana Feliciano Wiliamo
Ana Feliciano Wiliamo Meu Telefne É Mto Restrito. Eu Sou Homem Apesar Usar Nome D Mulher. Eu Kero Me Candidatar A Renamo.
Like · Reply · 1 hr
Paula Maria Raiova
Write a reply...

Pedro Alfredo
Pedro Alfredo Parabens V.litos, feliz aniversário natalício.
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo MUITO OBRIGADO, AMIGO PEDRO ALFREDO. FIQUE BEM COM A FAMÍLIA E AMIGOS, E BEM HAJAM NESTE ANO NO-VO DE 2017, MUITA SAÚDE E SUCESSOS...
Paula Maria Raiova
Write a reply...

Marques Jose Socovinho
Marques Jose Socovinho Parabens feliz Aniversario Dr .
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo OBRIGADO E BEM HAJA, NESTE NOVO ANO DE 2017...
Paula Maria Raiova
Write a reply...

Mussa Abubacar
Mussa Abubacar Sangue da renamo
Mussa Abubacar
Mussa Abubacar De nada meu compatriota
Alfredo Manhege
Alfredo Manhege Parabens
John Wetela
John Wetela parabéns ca vem uma sua própria historia gratos
Tiago Tivanel
Tiago Tivanel PARABENS
Alsim Maleque Domingos
Alsim Maleque Domingos Muita força meu comandante
Assane Joaquim
Assane Joaquim Parabens pelo seu aniversário e muitos anos de vida
Brainer De Mello
Brainer De Mello Biblioteca com 89 natais!!! Feliz aniversário!
Tino Bee
Tino Bee Parabéns, Dr. Vasco. Feliz aniversário e longos anos de vida.

Ps.: Preciso dialogar consigo por via E-mail. Veja o meu perfil no Google, pesquisando por Latino Ligonha. Pretendo tirar algumas dúvidas para uma obra que estou a escrever e já está quase no fim, com 350 páginas. Envie a resposta para o meu E-mail pessoal: tinobee.moz@gmail.com

Obrigado pela gentileza.
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo BOA TARDE, MUITO PEAZER EM CONHECER-TE, SOU COMO SABE, QUEM FUNDOU A RENAMO, GOSTARIA DE CONVERSAR CONSIGO POR WATSAP, É MELHOR PARA ME EXPLICAR AS SUAS IDEIAS. QUANTO AO RESTO IREMOS CONVERSAR MELHOR POR TEL, UMA VEZ Q SE FOR WATSAP, PODEMOS FALAR SEM...See More
Tino Bee
Tino Bee Enviei-lhe o meu número associado ao whatsapp.
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo ENVIOU AONDE? NO EMAIL? OBRIGADO ASSIM QUE TIVER VOU-LHE LIGAR.
Paula Maria Raiova
Write a reply...

António Mondino
António Mondino Parabéns Dr. Vasco, muita saúde e felicidades, um abraço
Like · Reply · 1 · 19 hrs
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo MUITO OBRIGADO E OUTRO ABRAÇO PARA SI. BOM ANO.
Like · Reply · 1 · 14 hrs
Paula Maria Raiova
Write a reply...

Jofre Mevassi
Jofre Mevassi Mesmo que com atraso, os meus parabens.
Like · Reply · 1 · 19 hrs
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo AMIGO JOFRE, NUNCA É ATRASO, AQUILO QUE SE DESEJA COM O FUNDO DO CORAÇÃO. BEM HAJA, TENHA UM BOM ANO COM AMIGOS E FAMILIARES. UM ABRAÇO.
Like · Reply · 14 hrs
Antonio Jamo Jamo
Antonio Jamo Jamo Parabens plo aniversario muitos anos de Vida boa continuassao da sua luta
Like · Reply · 1 · 12 hrs
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo OBRIGADO E IGUALMENTE E, ESTAMOS JUNTOS, UM GRANDE ABRAÇO.
Like · Reply · 1 hr
Paula Maria Raiova
Write a reply...

Elidio Baco
Elidio Baco Parabéns cota muita força e más anos de vida
Like · Reply · 1 · 10 hrs
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo MUITO OBRIGADO AMIGO ELÍDIO, TAMBÉM LHE DESEJO UM BOM ANO DE 2017, JUNTAMENTE COM A FAMILIA E AMIGOS, TENHA BOAS PERSPECTIVAS E QUE LHE SEJAM FAVORÁVEIS PARA 2017.
Unay Cambuma

TRÉGUA TREMIDA

É inegável o impacto positivo da trégua decretada pelo presidente da Renamo. Sim, a trégua foi inspiração de Afonso Dhlakama e a única coisa que pediu foi a colaboração do presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, no sentido de não violar a trégua e nem criar condições para tal.

Como dizíamos, a trégua está a trazer grandes benefícios. Nas estradas, os automobilistas circulam a vontade, sem serem maltratados e extorquidos pelos militares da Frelimo. As populações já regressaram para as suas zonas de origem e já estao empenhados na produção agrícola. Os comboios da Vale do Rio Doce já estao a trabalhar "febrilmente". Só na última sexta-feira um único comboio transportou 88 vagões cheios de carvão mineral.

No entanto, esta "paz armada precária" já está a ficar comprometida devido a uma série de eventos isolados. A situação de perseguição e assassinato de membros e simpatizantes da Renamo ainda continua a ocorrer, o que significa que a Frelimo continua com a sua agenda assassina.

Na passada quarta-feira houve uma séria escaramuça algures em Mussorize, quando uns 50 militares da Frelimo violaram o "espaço terrestre" dos temíveis rambos da Renamo com o objetivo de roubar cabritos e sobretudo bois. De acordo com a fonte, todo o grupo foi quase na totalidade aniquilado e na prática todas armas foram apreendidas pelos rangers.

Por outro lado, tem se verificado uma febril e assustadora movimentação de autocarros da Nagy repletos supostamente de recrutas para treinos em Montepuez. Só ao longo da semana passada foram vistos 11 autocarros, o que perfaz cerca de mil homens.

Este tipo de acções deixam nos apreensivos. É lamentável estas atitudes da Frelimo e apelamos a ambos os principais actores da tregua maxima contenção e prudência. A Frelimo deve displicinar os seus militares e desmantelar os seus jagunços dos esquadroes da morte.

Se a Frelimo continuar a massacrar os Renamistas, Dhlakama será pressionado a abolir a trégua a qualquer momento. A Frelimo não pode insistir no militarismo, é impossível derrotar uma guerrilha num país tropical como Moçambique.

A estrategia de manter nas matas Dhlakama e seus quadros e membros mais influentes até as vésperas dos proximos pleitos eleitorais que a Frelimo esta a implementar vai trazer resultados desastrosos para a propria Frelimo.

Julgamos que é preciso que haja bom senso por parte da Frelimo para que trabalhe arduamente para a paz efectiva neste país. A trégua deve servir para acelerar o processo negocial com a Renamo e trazer a paz efectiva que todos almejamos e não para preparar novas e inúteis campanhas militares.

Porque contra os experientes, formidáveis e temíveis rangers da Renamo, 1000 homens das forças da Frelimo podem ser postos fora de combate em menos de uma semana. Que o digam os 1750 super comandos de elite estrangeiros na famosa operacao contra a residência de Dhlakama em Mazembe, Sandunjira. Os mercenários foram derrotados em 8 dias e enfrentando apenas
15 rangers. É inacreditável mas é exactamente o que aconteceu.

É incrível e exasperante como alguns moçambicanos não aprendem a lição e insistem em desafiar a Renamo. A Renamo e seguramente a melhor guerrilha do mundo.

Exércitos experientes e com armamento e aviação sofisticados de Samora Machel e de Ian Smith (herdadas por Mugabe), hiper comandos de elite de Fidel Castro e da União Soviética, etc, não conseguiram vencer a Renamo, serão esses mancebos mal treinados e inexperientes do Nyusi que irão conseguir?

Outras coisas. .

Unay Cambuma

A CULPA HUMANA É O TÍTULO DO PRIMEIRO LIVRO DE ZOFIMO MUIUANE
As informações de última hora, indicam que os guardas Penitenciários da Penitenciária central onde ZOFIMO MUIUANE se encontra detido, fizeram uma rotina repentina de vasculha em todas celas com o intuito de recolher todos objectos contundentes proibidos na posse dos detentos, e encontraram na cela de ZOFIMO um amontoado de folhas de almaço escritas com uma autêntica caligrafia de missal. Questionado o ZOFIMO, qual era a finalidade de daquele amontoado de manuscrito, o arguido ZOFIMO respondeu com um sorriso leve e disse: O TEMPO É GRANDE E CHEGA PARA TUDO,EU QUERO FAZER UM LIVRO COM O TÍTULO "A CULPA HUMANA".
Impressionante, um arguido dos autos que ainda não sabe qual será a sua sentença, tenha ideias positivas como essas, de mostrar ao mundo que um indivíduo com liberdade privada, ainda é útil a sociedade e pode salvar o planeta, através dos incentivos do seu livro. Muitos dos seus amigos aconchegados, o encorajam a prosseguir com seu sonho de escrever este livro e terá todo apoio quanto necessário. Restam dúvidas, mesmo que o ZOFIMO termine o livro quem fará o seu prefácio e aonde será publicado este livro. Em Moçambique? Duvido e não vejo editoras Moçambicanas ligadas a Frelimo, autorizar a publicação deste livro mesmo que haja patrocinadores; purque poderá ser o maior escândalo de todos tempos, talvez no estrangeiro. Claro, o livro vir ser publicado na nação Moçambicana, profetizo o mesmo vir atingir o maior número de edições de todos os tempos da literatura Moçambicana.
Europa
Inimigo às portas

Like
Comments
Boko Haram Morre
Boko Haram Morre Mas vce meu irmao me ganha e gosto muito das suas publicaçoes seja palhaçada ou nao mas a verdade è k gosto. viva força ai mano.
Like · 4 · 1 hr · Edited
Melo Antonio Odanene
Melo Antonio Odanene Forças zofimo o povo xta cntigo
Like · 1 hr
Iraliny Blanca Guerra
Iraliny Blanca Guerra Forca Zofimo
Like · 2 · 1 hr
Joao Jordao Jota
Joao Jordao Jota Grande Ahmejed
Like · 1 hr
Jose Valentim Captine Manguel
Jose Valentim Captine Manguel Estamos bem atentos! Somente mentes puras or imaculadas.
Like · 1 hr
Celso Paco
Celso Paco Esperamos por essa obra.
Like · 1 hr
Moiane Telma da Gloria
Moiane Telma da Gloria Mas é simples, você como está na Europa pode ajudar muito bem o arguido a editar e a publicar o livro, Europa é aqui perto, ajude a ele
Like · 2 · 58 mins
Kambane Dzoho
Kambane Dzoho Ja tenho o taco guardado para a compra do mesmo, mas acho impossivel a venda desse livro ou a freli compra todo e fica esgotado como um outro livro que do titulo ja nao me recordo mas falava das atrocidades cometidas pela frelimo ao longo da luta armada, esse livro ficou esgotado e so membros da freli podiam comprarem para ocultar tudo o que o livro carregava.
Like · 47 mins · Edited
Stefan Zweig
Stefan Zweig ou mesmo ir queimar
Candido Gabriel Cinturao
Candido Gabriel Cinturao Sempre na primeira pessoa a nós trazer news
AFONSO DHLAKAMA ENVIA CONDOLÊNCIAS PELA MORTE DE MÁRIO SOARES.

O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, mostrou se preocupado e consentido pela morte do Ex-Estadista português, Mário Soares, e descreve que o malogrado era uma pessoa amiga da frelimo, da renamo e do povo moçambicano, acrescentando que a perda daquela figura é inreparável. Confira o discurso completo de Afonso Dhlakama concedido por telefone, hoje domingo 08/01/2017.
--->>> 
“De facto perdemos um amigo.
Mário Soares era amigo do povo
de Moçambique cuja história de
ligação com Moçambique todos
nós a conhecemos. Mário Soares
esteve envolvido nas negociações
de Lusaka que culminaram com os
Acordos de Lusaka, em 1974.
Conheci-lhe pessoalmente.
Embora em termos ideológicos
fosse socialista, era muito meu
amigo, muito pessoal, ele e a
esposa que faleceu ano passado, a
Doutora Maria Barroso. Trabalhei
com ela porque dirigia uma
organização humanitária que, às
vezes, quando houvesse fome,
distribuía alimentos aqui em
Moçambique, mais concretamente
naquela zona de Namaacha, em
Maputo.
Mas mesmo com ele, na altura em
que já era Presidente, eu chegava
a Portugal e não precisava de
protocolo, recebia-me. Era amigo
pessoal, independentemente de
questões protocolares, era muito
simples.
Mário Soares era amigo de
Moçambique, da Frelimo, da
Renamo e do povo em geral. Um
homem que fazia a ligação com o
povo moçambicano. Perdemos um
dos grandes amigos da Europa,
para além de falar a língua
portuguesa, pela maneira como
compreendia os problemas de
Moçambique e procurava ajudar o
país.
Portanto, posso dizer que
perdemos um grande político
português, um amigo que, do
fundo do coração, compreendia os
problemas do povo de
Moçambique.
Para os jovens é importante
recordar que, nós, seres
humanos, começamos a
identificar-nos como pessoas
verdadeiras quando jovens e
vamos ficando velhos sem
mudarmos o nosso
comportamento que é favorável à
maioria de um país. É isso que
aconteceu Mário Soares”,

Like
Comment
Comments
Zaza Zacarias
Zaza Zacarias Paz a sua alma
Like · Reply · 2 hrs
Armando Pangane
Armando Pangane lider carismatico,homem paz
Like · Reply · 2 hrs
Luis Madjadire
Luis Madjadire paz a sua alma
Like · Reply · 2 hrs
Pedro Cristovao Mawai Jr.
Pedro Cristovao Mawai Jr. DESCANSE EM PAZ.
Like · Reply · 2 hrs
Adilson Joao Luis Campira
Adilson Joao Luis Campira Show lider sempre aparecer
Like · Reply · 2 hrs
Omar António
Omar António Lider dus perdizes como de sempre HOMEM SENTIMEntal
Like · Reply · 2 hrs
Mandinho Luis Daniel
Mandinho Luis Daniel A matar nas estradas? ???
Like · Reply · 2 · 2 hrs
Omar António
Omar António Meu brada, nao seja idiota
Like · Reply · 2 hrs
Paula Maria Raiova
Write a reply...
Ndashaishenhy Inini
Ndashaishenhy Inini Adoro a lingua doce d kota
Like · Reply · 2 hrs
Mandinho Luis Daniel
Mandinho Luis Daniel Kkkkkkkkk de mafia
Like · Reply · 2 hrs
Barcelino Horacio
Like · Reply · 2 hrs
Crispen Bene
Crispen Bene FANTOCHE tanto o inimigo do POVO moçambicano. Dhlakama CHINGWERE
Like · Reply · 2 · 1 hr
Helton Benjamim Singano Singano
Like · Reply · 1 hr · Edited
Carlos Artur
Carlos Artur Paz a sua alma amanha sera eu tambm
Like · Reply · 1 hr
Moçambicano Ahmed
Moçambicano Ahmed Acabei de receber esta noticia muito triste da perca de Alma de um grande homem espero que todos nos conseguimos superar esta perca familiar
Like · Reply · 1 hr
Alberto Constantino
Alberto Constantino rest and eternal Peace!
Like · Reply · 1 hr
Firmina Fernando
Firmina Fernando Paz sua alma
Like · Reply · 1 hr
Minerio de Oliveira
Minerio de Oliveira alma em paz
Like · Reply · 1 hr
Mavuh Kadzombe
Mavuh Kadzombe Por um sentimento humanista paz a sua alma k eu tambem seguirei o mesmo caminho.
Like · Reply · 1 hr · Edited
Beneficio Tivane
Beneficio Tivane Discanse em paz
Like · Reply · 1 hr
Sérgio Fernando Saene Sérgio Tembo
Sérgio Fernando Saene Sérgio Tembo Sempre Deus busca pessoas honestas
Like · Reply · 57 mins
Mussa Abubacar
Mussa Abubacar Afonso Dlakama, grande lider.
Like · Reply · 52 mins
Filipe Mussindo
Filipe Mussindo MOIO WO WATISSIA NGAUZORORE MURUNHARARO
Like · Reply · 52 mins
Amisse Moniz
Amisse Moniz Sua alma descance em paz, do resto xtá dito pelo carismático filho do povo presidente Afonso Dhlakama.
Like · Reply · 24 mins
Rosinha Levessene
Rosinha Levessene Grande lider a dar condolenciaSee Translation
Like · Reply · 22 mins
Rhuko Rheta
Rhuko Rheta Apesar da frelimo estar constantimente a cutuca-lo com vara curta, ele nao perde o espirito humanista que ele sempre teve.
Like · Reply · 17 mins
Comments


Luciano Nhantumbo POSITIVO.
Like · 1 · 7 hrs


Nelsonvictorsozinho Sozinho igiiii,frelimo muito arrogant,parvo..
Like · 3 · 7 hrs


Daniel Joao Sithole Sithole Ante quandos
Like · 2 · 7 hrs


Miles Csliche se conseguimos trazer a democracia;porque nao as autarquias provincias?vamos combater ate a ultima gota de sangue.
Like · 4 · 7 hrs


Estevao Joao Francisco Sem palavras
Like · 1 · 7 hrs


Oscarcristo Samo Samoscar Apenas salientar que uma mosca mata um hipopótamo, nunca messa outro homem com a palma da mão meu caro amigo, oqui devemos fazer como Moçambicanos é rezamos a Deus que a paz venha a ser efectiva e não temporária, por outro pedir aos meus compatriotas para que evitem criar agitação no seio das populações, por último deixo aqui um conselho comum, evitem matarem um do outro, evitem sabotar a perspectiva da paz, evitem criar desmandos nas populações, evitem disparos desnecessários no seio das pessoas(passageiros e outros) e para terminar vamos viver num hambiente de amónia como Mocambicanos.
Like · 7 · 7 hrs


Martins Bila Bem dito Sr. Oscar Cristo vamos apoiar a paz e não a guerra porque ela prejudica até quem manda dar o primeiro tiro
Like · 1 · 7 hrs


Aissa Lacá Ámen. Deus Poderoso Yauêh em Nome de Jesus Cristo AJUDE PODEROSAMENTE Moçambique! Ámen.

Like · 1 · 6 hrs


Aissa Lacá Ámen k Assim Seja Feita a Vontade Divina!
Like · 5 hrs


John Chekwa Apoiado ilustre Oscar
Like · 4 hrs


Oscarcristo Samo Samoscar O meu muito obrigado snr John Chekwa, pelo elogio e tenha um final de domingo feliz.
Like · 2 hrs


Chelton Muchangos Bonito, esse sou vem criar agitação e o que não é bom.
Like · 2 hrs


Oscarcristo Samo Samoscar Recuar para? Termine para melhor percepção.
Like · 7 hrs


Nito Americano certo já é tempo de dizer basta de tatica barata que a frelimo esta trazer em ñ conseder pra que haja uma boa armonia no dialgo rumo ao acordo final da paz. pois é uma aberração pensar em guerra que no nosso entender esta perdida.
Like · 1 · 7 hrs


Chaquiro Selemano Bem as pessoas podem nao concordar comigo,cada um esta livre de ideias.eu quero fazer preceper asociedade no geral sobre a expressao pobre.o pobre nao e aquele k nao tem nada nao.o pobre e aquele k tem muito dinheiro,bens em todo,mas mesmo assim ainda ker mais.este e k e pobre pork e egoista ambicioso arrongante.e no fim tjdo nao vai lhe beneficjar em nada.morre e deixa tudo.e ai onde reside a pobreza no ser humano.este mundo e transitorio.
Like · 2 · 7 hrs


Helder Morgamo Culumba ...o Cristo já derramou o seu sangue por nós; qualquer sangue que derramar em vão, será para perdição e maldição.(...) Haja paz em Moçambique. AMÉM
Like · 1 · 7 hrs


Aissa Lacá Ámen.

Like · 6 hrs


Simon Joaquim a renamo dve reflectir bem suas treguas.pk parece nao ser treguas pois seus homens estao morrer.
Like · 6 hrs


Simon Joaquim eu sempre estou reclamar pk stou sentir na pele as matancas.meu irmao tem 8meses fugitiv dss frelis.
Like · 1 · 6 hrs


Aissa Lacá A Resistência Nacional Moçambicana é Um Partido Político que Existe de Acordo Com a Lei
k Faz Parte do Governo da República de Moçambique

Foi Graças à Denúncia da Renamo k se descobriu o Roubo dos Bilhões de Dólares da parte de alguns elementos da Frelimo

Se a Renamo desistir, a Liberdade, a Paz, Alegria e a Felicidade do Povo Moçambicano
ACABA !
A Pergunta k o Povo Moçambicano Faz é esta:—

Porque Razão a Frelimo não aceita trabalhar ao lado dos seus irmãos da Renamo ?

A resposta é esta: a Frelimo ker ainda continuar no poder mesmo estando a governar há mais de 40 anos ! São arrogantes! 0rgulhosos só porque têm dinheiro roubado E K JÁ ESTÁ A ACABAR, só porque têm armas k vão parar às Mãos da Renamo porque os militares da Frelimo vão atacar injustamente a Renamo

Quando a Sociedade Civil Moçambicana quer Manifestar—se Publicamente Apresentando o Sofrimento do Povo Moçambicano, a Frelimo envia blindados, policias armados com cães A AMEAÇAREM O POVO!

A Frelimo sabe governar, roubar, matar, maltratar o Povo Moçambicano!
Até quando?

A Resistência Nacional Moçambicana é Alegria, Esperança e a Salvação do Povo Moçambicano! QUE NÃO HAJA DÚVIDAS!

A Oração das Crianças Inocentes e Puras Chegou aos Ouvidos Poderosos de DEUS YAUÊH Pai da humanidade em Nome de JESUS CRISTO Salvador dos homens e das mulheres no Mundo Inteiro! Ámen.

DEUS Nosso Criador Conhece nossos pensamentos, Observa Tudo o que fazemos neste Mundo
A JUSTIÇA DE DEUS ESTÁ FEITA:— Salvação, Liberdade, Alegria para o Povo Moçambicano! Ámen. Glória à Deus Pai da humanidade! Ámen.
Like · 2 · 5 hrs · Edited


Mbalamanje Uzende Chanunkha Somente os atrazados e escravos naõ revoltados, continuam com os sonhos de lamber a frelimo.
Like · 1 · 5 hrs


Martins Sulvai Dona Aissa não seria melhor não evocar nome de Deus? Porque as suas contribuições não dizem respeito aos mandamentos e ensinamentos do Poderoso Deus. Deus Criador do Universo te perdoe e também me perdoe se lhe ofendi. Mas pedia que antes de me julgar faça retrospectiva dos seus comentários e compara com ensinamentos bíblicos.
Like · 3 hrs · Edited


Aissa Lacá Martins Sulvai, fui ao seu site aqui no Facebook e verifiquei o seguinte:— GRAÇAS A DEUS PODEROSO YAUÊH, você tem mulher e filhos,

GRAÇAS A DEUS PODEROSO YAUÊH, você tem avós, mãe, pai, irmãos.

GRAÇAS A DEUS PODEROSO YAUÊH, você é filho de Deus.

Martins Sulvai, o Povo Moçambicano é composto por filhos e filhas DE DEUS PODEROSO YAUÊH!

O Povo Moçambicano é composto por nossos irmãos e irmãs em Nome de JESUS CRISTO Salvador da humanidade.

Felizmente conheço os Ensinamentos Bíblicos em que Jesus Cristo disse:—"Amai—vos uns aos outros assim como o Pai do Céu vos Ama."

Eu Amo a DEUS PODEROSO YAUÊH, amo o Povo Moçambicano e Todos os Povos do Mundo meus irmãos e irmãs em Cristo Jesus. Ámen.

Deus Poderoso Yauêh lhe Ajude Martins Sulvai. FIM DE CONVERSA CONSIGO!
Like · 1 hr · Edited


Aissa Lacá

Like · 1 · 6 hrs


Aissa Lacá DEUS PODEROSO em Nome de JESUS CRISTO Salvador da humanidade AJUDE o Povo Moçambicano e a Resistência Nacional Moçambicana! Ámen.
Like · 6 hrs


Cruz Manuel Manuel por me declaria logo quebra de tregue. um punhal da frelimo abusado.suas excelencia prisidente da renamo ja foi santo chega ......
Like · 1 · 6 hrs


Rhuko Rheta Sem comentario
Like · 6 hrs


Mandombe Escapar Ja da para. Percebermos k a paz Esta com um grupo,de pessoas.
Like · 1 · 6 hrs


Momade Chale Abudala Chale Frelimo araxtao u povo parA quera a fir aqui em cuamba monda barigadas na estarada para fazer coborança aque paça de moto isu comantande manda robar s noter a mola e chapada
Like · 1 · 6 hrs


Abdul Hafido Carlos Mecanico Parece que tens uma boa denuncia, mas a sua escrita esta complicar a situacao.
Like · 4 hrs


Abassaly Ramos Foi lido mano UC e mais forcas para os Rangers
Like · 1 · 5 hrs


Nelsynho Buleza Grandes RANGERs..como sabem dar aulas.
Like · 1 · 5 hrs


Mbalamanje Uzende Chanunkha Dhlakama naõ é Ranger, mas os ranges devem se defender em caso de provoções.
Like · 1 · 5 hrs


Hilario Afonso Tomo De-mos intervalo os putos

Like · 2 · 4 hrs


Antonio Raul Mora Ainda a escrever
Like · 4 hrs


Abdul Hafido Carlos Mecanico Mais bombas.
Like · 4 hrs


Quintino Sande Sem dúvida Dhlakama está governar. Olhem só ele mandou parar guerra e todo pararam. Homem de paz.
Like · 1 · 3 hrs


Aissa Lacá Quintino Sande, tem razão! Dhlakama Está a Governar. Olhem Só Ele Mandou Parar a Guerra e Todos Pararam !

DHLAKAMA HOMEM DA PAZ !!!

DEUS PODEROSO YAUÊH AJUDE NOSSO LÍDER DHLAKAMA E OS RESISTENTES ! Ámen.

Em Nome de JESUS CRISTO Salvador da humanidade:— QUE NINGUÉM TENHA A CORAGEM DE ATACAR a Resistência Nacional Moçambicana em Nome de JESUS CRISTO PODEROSO !
Assim Seja Feita a Vontade Divina! Ámen.

GLÓRIA à Deus Yauêh Pai da humanidade inteira! Ámen.

Like · 1 hr · Edited


Merage Adamo Na democracia não são as balas que fazem política e o verbo. O campo da batalha e na Assembleia e não nas matas. Em todo mundo democrático e assim. O general não consegue despir a farda para ser um verdadeiro político.....infelizmente não consegue....não domina a ciência política , só e só a militar para matar seus filhos e irmãos mocambicanos...
Like · 1 · 3 hrs


Jose Muchanga Estou de acordo mas acredito que algo vai mudar e ja se viu que ninguem ta a ganhar esta guerra em termos militares porque a renamo nao consegue governar a forca assim como a frelimo nao consegue liquidar o lider da renamo, da i a mudanca de tactica a comecar pelo discurso da Ivone Soares no encerramento de mais uma seccao da Ar . Ja nao foi o habitual de demonstracao de forca e ainda bem que assim ta cendo
Like · 3 hrs


Merage Adamo Jose Muchanga plenamente de acordo. De uma vez para sempre a Renamo sem pre condições deve desarmar-se, e fizer política. Muitos países democráticos caem os governos sem tiros....concordo com a descentralização das províncias....centro e norte deve desenvolver através duma autonomia financeira da riqueza que possuem...viva a Paz.
Like · 26 mins


Ze Manel Ido Esqueceram se tão sedo companheiros, é bom que tenham memória a longo prazo.Dlakama fazia política na cidade e num país democrático onde qualquer pessoa pode se reunir com qualquer que seja sem k lhe seja impedido.Agora será que vcs não sabem como ele parou nas matas????Emboscada atrás de emboscada assalto a casa dele na Beira, se vc vocês sem nenhuma experiência na política o que fariam??Se esquecem rápido porque?Que santo suportaria tudo que ele passou enquanto existem matas seguras como lá onde está com homens armados pra o proteger???
Like · 12 mins


Afzal Said Aly Muhammad Vai ficar sem azas agora
Like · 3 hrs


Barcelino Horacio Ta mal isto
Like · 2 hrs


Raimundo Matimbe KANIMAMBO KURULA VAKA HINASee Translation
Like · 2 hrs


Assumane Antonio Moçambique é uma rocha.
Like · 2 hrs


Luis Luis Julio Julio Eu Sabia Ki A Frelimo Nao Queru A Paz Qui Todus Nogi Presizamus, A Frelimo Gosta De Robari I Governar Mal So Mas Nada, Mas Para A Paz K Todus Os Mocabimcanos Presiza Nao Quero.
Like · 2 · 1 hr


Outro Gracias Outros eu ate agora nao vejo a hora de terminar com os abusados da frelixo
Like · 1 · 1 hr


Aissa Lacá Outro Gracias Outros, DEUS PODEROSO YAUÊH lhe Oiça e ATender os nossos humildes pedidos:—

PAI DO CÉU YAUÉH em Nome de JESUS CRISTO, por favor:— Perdoa, Protege e Abençoa Vosso Amado POVO MOÇAMBICANO! Ámen. Glória à Deus Pai de Toda a Humanidade! Ámen.
Like · 1 hr · Edited


Sadira Pelembe Pelembe Mancebos mal treinados,e inesperientes tens a certeza?alguma vez esteve ?cuidado ker ser amostrado hao de comecar por ti mexmo
Like · 54 mins


Ze Manel Ido Esquece querida esse nunca vai ser pegue mesmo usando extraterrestre, já usaram ackers vindo da Índia China e coréia e nunca o conseguiram pelo menos saberem onde está então deve descartar essa possibilidade de iniciarem com ele, esse está treinado contra informação e é engenheira em TICs(Tecnologia de Informação e Comunicação) lá longe onde foi formado.
Like · 6 mins


Batista Ndlayani Náo sò de falar,mas é que representa.
estou ouvindi muito falar de novos presidios federais.
Resolver mesmo o problema e ser organizado em boa forma de dialogo.O MOÇAMBIQUE SERIA OUTRO🌄
Like · 41 mins


Antonio Arone Chihau Enquanto falam isto mais aquilo,,, nós estamos a curtir a tregua,,, Unay relaxa por una 2 meses....
Like · 5 mins
Comments








Rosa Maria Triste situacao deve se sanar muito urgente esta situacao


Like · Reply · 1 · 54 mins








Calisto Meque Meque Uma manada quando não tem pastor anda de qualquer forma, entra nas machambas do povo destroem tudo o que lá existe.

Carlos Antonio Si o presidente naincer assim. Eu acho ia lembrar o povo.


Like · Reply · 53 mins

Sem comentários:

Gadget

Este conteúdo ainda não se encontra disponível em ligações encriptadas.