domingo, 8 de janeiro de 2017

Carta Aberta ao Presidente do Municipio de Pemba


Faida Saide with Abdulmarque Binji Binji Assamo and 22 others.
Yesterday at 8:35am ·

Sr. Tagir Cassimo

Senhor Presidente, faço voto que tenha passado da melhor forma a transição de Ano. Que este ano seja, sobremaneira de muito trabalho e devoção as causas que ditaram a sua eleição para o cargo que ocupa nesta Urbe.

Senhor Presidente, escrevo-lhe na qualidade de um Municipe atento e que almeja ver a sua bela cidade a crescer e a se desenvolver de forma sustentavel e apreciavel de se ver.
E, porque ainda não consigo ver algo notavel que o Senhor Presidente e o seu Elenco Bajulador fez, volvido 4 anos desde o ano em que foi eleito. Afinal, o que ‘e feito do Municipio de Pemba, Senhor Presidente?

O Senhor tão jovem que é, nós tinhamos esperança de si em dinamizar os projectos estruturantes da nossa cidade e projecta-la para niveis elevados jamais vistos. Aliás a cidade é linda por natureza, julgavamos que em pouco tempo, por ser jovem traria uma visão clara de desenvolvimento e isso virava um dos melhores destino do Pais, e quiça do continente e do Mundo.

A nossa esperança em si se desmoronou!
O senhor Presidente vive rodeado de bajuladores, talvés isso não lhe permite inxergar melhor o estado lastimavél em que a cidade esta a ficar. Já agora qual é o Plano que o Municipio de Pemba tem com relaçao a zona Baixa da Cidade? Continuará abandonada a sua própria sorte para sempre? Com estradas esburacadas, deficiência no abastacimento de água, Assim mesmo?

O lixo está a tomar conta da cidade, o transporte urbano é o mais caro de todo o País, custa independentemente da distância 10 Meticais, as estradas estão esburacadas, zonas existem que nunca foram asfaltadas (ex. Rua 13, mesmo ao lado da Residencia Oficial da Governadora), e outras apenas o COLONO deve saber dizer quando as asfaltou. Afinal o que é que o Municipio de Pemba faz mesmo, e que nós os cidadão não conseguimos ver?

Senhor Presidente, quando não se sabe, ao menos a pessoa deve emitar ou copiar os que sabem…O senhor tem vaijado bastante, mesmo aqui perto em Nampula não consegue ver o que esta a acontecer? Ou tem vergonha de perguntar os outros como fazem para manter a cidade limpa, o transporte urbano disciplinado e de fácil acesso as populações, as ruas pavimentadas, as estradas asfaltadas, zonas reabilitadas em fim, o Senhor Presidente é autentica decepção, me desculpe!

O Senhor Presidente apenas sabe promover eventos e festivais para adolescentes, algumas delas nem tem enquatramento cultural nativo nenhum... já agora, o que significa Carnaval? É a facidade de ver suas netas, filhas e sobrinhas NUAS desfilando nas ruas? é isso que o Senhor Presidente deseja que os Adolescentes e Jovens desta cidade se transformem? Ao invés de orienta-los e proporcionar-lhes condições condigna para um crescimento saudável. Porque não investir em zonas de recreação, cinema e desporto. Prefere interte-los para que não tenham tempo para ver o que o Senhor devia fazer, mas que não faz? Isso é jogo sujo Senhor Presidente.

Senhor Presidente liberta-se dos Bajuladores, alguns deles lhe Bajulam tanto ao ponto de deixar duvidas sobre as suas crenças e porem em causa a sua religiosidade! Mas tudo isso para lhe destrair e não trazer resultados concretos. Aprenderam a fácil estratejama para ascender ao Poder...Lambendo a SUA BOTA ou mesmo CHINELO.

Senhor Presidente a cidade esta a crescer e com ela as mentes das pessoas estão a evoluir, as pessoas viajam para outras cidadess, outros Municipios, dentro e fora do Pais e conseguem ver o que acontece lá, mas não acontece cá. É preciso mudar a forma de Ser e Estar do Municipio de Pemba, caso não consiga fazer isso, por favor demita-se, sai enquanto há tempo e oportunidade de o fazer, isso irá ajudar a si e o próprio Municipio de Pemba.

É bastante penoso ver o Estado em que se enconta a cidade baixa, e algumas ruas da cidade : Rua 13, na Rua de Escola Secundária 16 de Junho, zona frontal do Hospital Provincial e do Proprio Municipio, Zona do Instituto Comercial de Pemba, entre outras... tudo esburacado!

Qual é o Plano que o Municipio tem para a zona de Expansão?
Ficaram quase meio ano, alegadamente a fazer obras na zona em frente ao Hotel Rafael, tais obras são aquelas mesmas? Para colocar saibro precisava tanto tempo. Haja vergonha, com um lindo hotel daques não havia algo melhor que saibro Senhor Presidente!

Para terminar veja se pode aumentar frotas de chapas e abrir novas rotas (Ex: da marginal) para permitir aqueles que lhe colocaram nesse cargo o acesso de transporte público. Ë triste ver pessoas a caminhar longas distancias para pegar Chapa numa zona onde ha estradas e que poderiam circular chapas.
Votos de um bom inicio de Ano e espeo que a promessa dos contentores se cumpra!

Não é intensão minha ofende-lo Senhor Presidente
Faida Saide

Comments


Muniro Abdulgani Burgraff Acredito que a SMS chegou
Princë Nazir Aiuba
Mahomed Galibo
Cristina Cristiano
Amurane Nampula
Like · Reply · 2 · Yesterday at 10:21am


Jussub Abdul Rachide Jussub Janfar Abdulai
Like · Reply · 3 · 23 hrs


Janfar Abdulai Eish
Like · Reply · 16 hrs


Janfar Abdulai Muito serio..muito obrigado
Like · Reply · 1 · 16 hrs


Write a reply...





Princë Nazir Aiuba Tagir Carimo deve ter lido isso antes, faltou um sequer comentário!
Like · Reply · 1 · 23 hrs


Tagir Carimo Li e respondi. Como sempre
Like · Reply · 1 · 23 hrs


Write a reply...





Tagir Carimo La mesmo no post original. Kakak
Like · Reply · 23 hrs


Tagir Carimo Caro mano e amigo Faida. Acredito que o que quer de mim nao é resposta verbal mas sim acçoes e aqui peço ao meu irmao a humildade suficiente pra nao ler apenas uma pagina do livro e dai fazer o seu julgamento. Entao vamos em partes. Certo?
1. Paquitequete-Contrucao da Escola, Sede do.Bairro e estrada do Ruela ate na Ponte.
2. Cimento-Reabilitaçao da Rua 12, Rua da Casa Mortuaria, Colegio e em frente da Praça Samora Machel.
3. Ingonane-Construcao.da vala de drenagem da Mcel ate na Marginal, construcao da sede do Bairro e valas de drenagem na zona denominada de casa de professores.
Alto Gingone-Reabilitacao da fonte de Agua da Ceramica e abastece cerca de 4.500 pessoas, reparacao geral da avenida Chipande que parte do portao do wimbe ate nautilus(mano esteve ca quando.aquilo tudo.tava arrebentado?), conclusao do.centro de saude na unidade D
4. Muxara-construcao da escola samora machel, apetrechamento de cadeiras escolares em.todas salas de aulas
5. Cariaco-Reabilitacao total da via marginal com maior incidencia na zona denominada por francesa(mano viu como aquilo tava depois das chuvas?)
6. Chuiba-Construcao.de salas dd aulas pra tirar do.chao cerca de 650 crianças e adultos que por ali estudam. Nao vou falar da atraçao do investimento privado porque isso alguns manos acham veio do nada e nao houve trabalho pra isso. Entao mano, acredito que o que quer ou espera de.mim nao é essa simples resposta mad sim a soluçao das inquietaçoes que me apresenttou dentre elas os buracos da baixa e noutros lugares, transporte urbano, gestao de lixo e por ai em diante. Entao juntemos as forças pra desenvolvermos a nossa Cidade. Tem mais ideias? Use karimo1973@gmail.com e quero que fique claro que nao me senti ofendido em nenhum momento, mas sim encorajado. O caminho é longo e precisamos de.todos soldados nessa batalha de colocar Pemba no sitio onde ele merece. Temos ainda um tempinho, juntemos as forças cada um.com o seu saber e entremos na guerra. Lembre-se do nosso lema: COM PEMBA, POR PEMBA E PARA PEMBA, VAMOS JUNTOS CONSTRUIR A NOSSA.CIDADE. Até ja mano e muito obrigado pelo apoio.


um.com
UM.COM

Like · Reply · 6 · 22 hrs


Rango Rama Califa Meu reconhecimento Sr presidente
Like · Reply · 15 hrs


Pupy De Pemba Força mano Tagir Carimo as realizações no Municipio Pemba são visiveis e de louvar, no entanto ha pequenos detalhes que precisa-se rever, por ex a taxa de transporte praticada actualmente é elevada e está a pesar no bolso do cidadão que depende do chapa para se deslocar ao posto de trabalho e encaminhar os filhos a escola, eu sugiro que se aplique taxas em função dos km e nao fixar-se taxa única para distancias bem diferentes ou seja n faz muito sentido e nem tem lógica que utentes k partem da ANE para IFP ou portão do wimbe tenham k pagar o equivalente a distancia wimbe HPP! E tambem precisamos reeducar os chaperos a importancia de cumprir com a rota independentimente da hora, tenho observado que no período nocturno o chapas ja nao se fazem ao HPP limitando-se a contornar a rotunda para emulação isso prejudica a muitos doentes k precisam chegar ao hospital ou mesmo voltar a casa! A pergunta k fica é: Será k há duas rotas uma diurna e outra nocturna, onde estão os policias municipais ou fiscais nessa h do desmando!

Juntos por Pemba
Like · Reply · 3 · 15 hrs · Edited


Tagir Carimo Bem visto meu mano e obrigado pelo apelo e conselho
Like · Reply · 1 · 15 hrs


Aly Issa

Like · Reply · 9 hrs


Jossias Ramos No que tange ao cumprimento de rotas, a nossa falta de colaboracao com as autoridades e/ou 'facilitacao aos chapeiros' facilita a indisciplina dos operadores. Por exemplo, num chapa BAIXA- EXPANSAO (VIA HPP), chegado ao Semaaforo da Mcel, ee comum ouvi...See More
Like · Reply · 1 · 5 hrs


Mauricio Limodo Xpero ñ ser conotado cmo bajulador ao reconhecer as realizações no Municipio Pemba ñ obstante a existência de muitos outros desafios. Xta de parabéns o presidente Tagir Carimo mas o caminho é longo. E é pk sentimos firmeza em ti na resolução dos problemas k nos inquietam k solicitamos a sua intervenção na taxa cobrada para ter acesso as instalacoes do aeroporto. Isso mesmo. Ficamos sem saber se se cobra o parqueamento ou acesso as instalacoes. Por vezs o automobilista leva menos de 5' e nem desce da viatura(estacionamento) mas é obrigado a pagar 20mts... numa fase de recessão económica esse valor faz mta diferença. Antes, louvar essa acessibilidade k nos granjeas de poder vir neste espaco (facebook) interagir cm os municipes. Gesto impensável noutros tempo
Like · Reply · 3 · 3 hrs


Write a reply...





Shika Shika Sheba Força aí gente
Like · Reply · 1 · 22 hrs


Angelina De Melissa Gostei da carta....
Like · Reply · 1 · 20 hrs · Edited


Jossias Ramos Falando da zona baixa votada ao abandono, seraa que vii bem, ainda esta semana, Casa Suleimane (Baby Shop) com sucursais(?) na zona da Mcel e do Embondeiro? Pareceu-me que, resistiu, e jaa nao aguenta mais. Entao, vai abandonando pouco a pouco a zona baixa da cidade de Pemba.
Unlike · Reply · 4 · 12 hrs · Edited


Faida Saide Talver o Sr. Tagir Carimo diga algo. Deve ter um Plano (para extincao?) da cidade baixa...!
Like · Reply · 2 · 12 hrs


Write a reply...





Jossias Ramos Eu identifico-me com a sus carta, mano. Agora, a reacao de S. Excia o Presidente do MunicipioPemba, aqui neste post, ee apenas poliitica. Em Didactica chamariamos de 'nao resposta'. Portanto, se S.Excia estivesse a reagir a um enunciado/teste, o resultado seria nada mais, nada menos que ZERO. Pois, se lii bem, nao respondeu as questoes patentes na carta. Apenas veio com um roll das suas realizacoes, talvez para 'por areia nos olhos' dos internautas/municipes aavidos em ter respostas/esperanca sobre a carta. Contudo, tenho dito, na cidade de Pemba, maior parte dos jovens nao nos entregamos, muito menos apresentamos projetos de cidadania.
Os jovens ee que tomam dianteira em operacoes para mudancas. Em Pemba nao noto nada de relevo nesse sentido.
1. Como se explica que, numa cidade onde, haa mais de 10 anos, leciona-se e gradua-se 'LICENCIADOS EM DIREITO', a circulacao de pessoas e bens ('AQUELES MEUS PRIMOS RECEM-CHEGADOS DE CHIURE, METORO &CIA') seja mais dificil que Muxungwe antes das treguas, devido a accoes de EXTORSAO LEVADAS A CABO PELOS VULGOS 'CINZENTINHOS', alegadamente, porque nao teem BI. Quem disse que nao portar BI ee crime? Isto ee uma flagrante violacao aos direitos fundamentais.
a) Com quase todas as Instituicoes do Ensino Superior baseadas nesta cidade, lecionando Direito, nao sei qual ee ganho para o pacato Muniicipe.
b) Em outras paragens (aqui mesmo no paiis), as Faculdades de Direito teem Institutos/Centros/Nucleos dos Direitos Humanos ou outros afins que promovem, dentre outros, a defesa e consciencializacao do cidadao mais comum sobre os seus Direitos(deveres, incluidos), num Estado de Direito que se quer Democratico. Na UCM-Pemba, na Mussa Bin Bique, Isctac, existem? O que fazem?
C) Onde andam os tais 'doutores'? O que fazem pela Cidade, Provincia, ou mesmo pelo paiis?
Like · Reply · 1 · 12 hrs


Jossias Ramos 2. Ontem, em minhas conversas do Bar, perguntava eu (aos meus amigos): Onde estao e o que fazem os vaarios graduados em Gestao de Turismo na UCM-Pemba, por Pemba, pelo grande potencial turiistico existente no Bairro do Paquite, so para dar um exemplo?
Like · Reply · 1 · 12 hrs


Jossias Ramos 3. Ainda laa no Bar, continuei: Onde andam os 'graduados em (qualquer coisa) Ambiental (ou de Ambiente)? Quais sao os projetos que estao a desenvolver em prol da nossa cidade?
a) Nao demorou que, um dos meus amigos, chamou um jovem que estava numa outra mesa. Apresentou-me como sendo um dos graduados em aareas afins do Ambiente e que tinha desenhado um projeto de 'Operacao Caco' para cidade de Pemba.
Reagindo, o jovem disse-me que, viabilizou o seu projeto, embora com muitas dificuldades, pois a partir da casa dele, ele ee visto como um maluco, por estar engajado num projeto de limpeza a cidade sem fins lucrativos. Cadee a nossa cidadania?
d) Caros compatriotas, vaamos laa, nos juntar para limpeza, e pelo bem estar na nossa cidade. Vamos mostrar aos poliiticos que, estao a caminhar para direcao errada, com accoes!
PS.: Aceito convites para campanhas de limpeza, nos fins-de-semana, embora tenha todos os devidos Impostos regularizados.

Juntos pela nossa cidade.
Like · Reply · 1 · 4 hrs · Edited


Aly Issa Povo de Pemba uluma só!!! laaa.

Sem comentários: