sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

As tréguas de Dhlakama!

Momade Assife Abdul Satar adicionou 9 fotos novas.

Em Dezembro último, o líder da Renamo anunciou uma trégua de uma semana para os moçambicanos passarem condignamente as festas. Foi ovacionado. Na terça-feira passada, anunciou novamente que o prazo estender-se-ia por mais dois meses. É louvável.


Pois bem, esta é a lufada de ar fresco que os moçambicanos precisavam. Com esta trégua, creiam, a economia moçambicana ficará animada, dinamizada. As trocas comerciais entre o Norte, Centro e Sul do país poderão ser feitas normalmente. Não precisamos mais de escoltas (com cheiro à extorsão) para percorrermos o pais de lés-a-lés. Moçambique é nosso!

E Dhlakama tem palavra. De todas as vezes que anunciou uma trégua ou cessação das hostilidades tal foi cumprido. Recentemente, durante a trégua, foi assassinado um membro da Renamo (talvez pelos vulgos esquadrões da morte), mas Dhlakama não suspendeu a trégua.

Em Roma, no dia que assinou os Acordos Gerais de Paz, a guerra parou em Moçambique durante 21 anos.

Quem fica a ganhar com a paz são os moçambicanos. Já não teremos os nossos irmãos a morrerem como cães, vítimas de emboscadas nas estradas. Creio eu que há muitas pessoas refugiadas em Maputo, ou noutros centros urbanos, que poderão regressar para o campo. Poderão cultivar a sua batata, o milho, a couve, sem medo das Kalashnikovs.

Alguns vendiam vondues junto às estradas moçambicanas. Deixaram de caçar estes animais para garantirem o seu sustento devido à guerra. Com a guerra não se vai longe. Não se produz, não se estuda, a economia não desenvolve. Quantas escolas foram fechadas no Centro do país devido à guerra. Quantos deslocados a guerra fez?

A guerra nunca foi um caminho viável para a resolução das diferenças. Diálogo permanente é que funciona. E apelo ao Presidente Nyusi para que durante os dois meses de tréguas não fique à sombra da bananeira. Esta trégua precisa de ser consolidada para que abra os caminhos da paz efectiva. Precisamos de paz.

Podem crer, só com o anúncio da trégua, Moçambique é notícia em todo mundo, pela positiva. Viva Dhlakama…viva Nyusi, mas viva, sobretudo, o povo moçambicano que sabe aguentar com todas as adversidades. Paz, paz, paz!!!!

Nini Satar

+5



Vlitos Renamo

HOJE PELAS 04 HORAS DA MANHÃ, DIA 06 DE JANEIRO DO LONGÍQUO ANO DE 1928, NASCI EU, NA MINHA BELA, AMADA E DOCE TERRA-MÃE MOÇAMBIQUE. OBRIGADO A TODOS.

JÁ VI MUITOS NATAIS E INÚMEROS CARNAVAIS, POIS COMEMORO E OSTENTO HOJE, 89 LINDAS PRIMAVERAS.

DR VASCO JOAQUIM LEITÃO, SUPREMO COMANDANTE, FUNDADOR E MILI-TANTE NÚMERO “UM” DA RENAMO

A RENAMO TAL QUAL É

NASCI ÀS 04 HORAS, DO DIA 06 DE JANEIRO, DO LONGÍQUO ANO DE 1928.

PRESENTEMENTE OSTENTO 89 ANOS DE IDADE, COM MAIS DE 50 ANOS DE LUTA, CONTRA AS OPRESSÕES COLONIAL E NEOCOLONIAL ACTUAL, NO NOSSO PAÍS.

FUI ATORMENTADO PELA PIDE, QUE VEIO PRENDER-ME EM CASA, SACUDIRAM A MINHA FALECIDA MÃE, NA ALTURA JÁ VELHINHA, QUE CAÍU CONSTERNADA, VERTENDO LÁGRIMAS, CONTEMPLANDO DESCONSOLADAMENTE O SEU MENINO A SER CAPTURADO BRUSCAMENTE, SÓ PORQUE SE LHE ACENDERA NO SEU RACIOCÍNIO, A CHAMA DA LIBERDADE QUE ILUMINAVA O SOFRIMENTO, A OPRESSÃO E ANGÚSTIA, DOS PATRIOTAS MOÇAMBICANOS.

E POR ISSO, CARACTERIZARAM-ME A UM EXTREMISTA, INFLUENCIADO PELOS TERRÍFICOS SOVIÉTICOS.

FUI ENCARCERADO 3 VEZES, NAS MAIS RUINS PRISÕES DA PIDE NO PERÍODO COLONIAL, MUITO MALTRATADO, COM VIGILÂNCIA APERTADA AOS MEUS MOVIMENTOS.

O COVARDE HOMICÍDIO DO DR. EDUARDO CHIVAMBO MONDLANE NA TA NZANIA, INCREMENTOU A MINHA POSTURA DE REVOLTADO, ROBUSTECENDO A MINHA LUTA PESSOAL CONTRA OS ASFIXIANTES, TIRANOS E INVASORES ESTRANGEIROS DO TERRITÓRIO MOÇAMBICANO.

O ESBOÇO DO PROJECTO DA RENAMO, JÁ ANTES DA INDEPENDÊNCIA, ERA UM SONHO MEU E DOUTROS JOVENS URBANOS.

E, CONCOMITANTEMENTE DEBATÍAMOS OS CONCEITOS DOS ESTATUTOS, PARA DESCERRARMOS UM MOVIMENTO, COM CARIZ PROGRESSISTA, LIBERAL E POPULAR, QUE ABRANGESSE TODAS AS ETNIAS DO POVO MOÇAMBICANO AUTÓNOMAMENTE, IGNORANDO RAÇAS, RELIGIÕES E CRENÇAS PÚBLICAS MÚLTIPLAS.

INTEGRALIZANDO A LUTA EM PROL DO POVO, CONTRA O SUBORNO E PERVERSÃO DA AUTENTICIDADE, CUJA ACÇÃO É GLOBALMENTE SINÓNIMO DE CORRUPÇÃO.

SURGIU A INDEPENDÊNCIA NACIONAL EM 25 DE JUNHO DE 1975, EM CONSEQUÊNCIA DO 25 DE ABRIL , EM PORTUGAL CONTINENTAL.

A FRELIMO QUE, LIDERADA PELO PROFESSOR DR EDUARDO CHIVAMBO MONDLANE, BRAVAMENTE INICIOU NAS MATAS DE MOÇAMBIQUE, UMA LUTA ARMADA DE LIBERTAÇÃO TOTAL, FICARA ÓRFÃ, O SUCESSOR SAMORA MOISÉS MACHEL, TORNOU-SE, MAIS TARDE, NO 1º PRESIDENTE DO PAÍS.

SAMORA MOISÉS MACHEL, DECLAROU A DESAGREGAÇÃO DE MOÇAMBIQUE, DO MOSAICO DE POVOS OPRIMIDOS POR PORTUGAL, SEGUINDO O SEU CAMINHO, INTEGRALMENTE INDEPENDENTE, LIVRE E SOBERANO.

A FRELIMO, PELOS SEUS COMPROMISSOS COM AS POTÊNCIAS, QUE LHE MUNICIARAM O BRAÇO ARMADO, OPTOU SEGUIR A ORIENTAÇÃO POLÍTICA MARXISTA-LENINISTA. BASEADA NA DEMOCRACIA CENTRALIZADA, COM PLANOS QUINQUENAIS, EVIDENCIANDO SEMELHANÇAS COM OS SATÉLITES SOVIÉTICOS.

CONSTITUINDO COMPLETO ANTAGONISMO, EM RELAÇÃO À ESTRUTURA ECONÓMICA HERDADA E SECULARMENTE, INTRODUZIDA NO PAÍS.

INICIADO NOVO PERÍODO DE VIDA EM MOÇAMBIQUE, COM DITADURA, VÁRIOS TÉCNICOS, PEQUENOS E MÉDIOS MERCANTILISTAS E A BURGUESIA DA ALTURA NO PAÍS, FICOU DESESTABILIZADA, DESCRENTE E MASSIVAMENTE AUTO SOLUCIONOU A SUA CRISE, ABRAÇANDO O ÉXODO GERAL.

ERA A DEBANDADA E POR VEZES, O CAOS EM SECTORES NEVRÁLGICOS.

A POLÍCIA POLÍTICA MOÇAMBICANA, A SERVIÇO DO GOVERNO, IMPLEMENTOU RIGIDEZ, CONTRA ALGUNS ACTOS BÁSICOS DEMOCRÁTICOS, PROIBINDO TUDO.

NESTAS CIRCUNSTÂNCIAS, EU CONVIDEI, AINDA NA FRELIMO, O SR. ANDRÉ MATADI MATSANGAISSE, PENSAMOS PÔR EM MARCHA E EM PRÁTICA, UMA ACÇÃO DE LUTA DE RESISTÊNCIA, CONTRA O NEOCOLONIALISMO SOVIÉTICO, IMPOSTO PELO PARTIDO ÚNICO.

RECRUTAMOS MUITOS ELEMENTOS PARTICULARES, DA PRÓPRIA FRELIMO, DESCONTENTES.

COMO 1º-FUNDADOR, NOMEARAM-ME COMANDANTE SUPREMO E, ADOPTEI O NOME DE GUERRA, V.LITOS.

DECIDIU-SE TAMBÉM, NOMEAR O SR. ANDRÉ MATADI MATSANGAISSE, OUTRO 2º CO-FUNDADOR, COMO COMANDANTE DAS FORÇASEM TERRA E, 1º GENERAL DA RENAMO – RESISTÊNCIA NACIONAL MOÇAMBICANA - MOVIMENTO, CONTRA O SISTEMA OPRESSIVO DITATORIAL DA FRELIMO.

FUI PRESO 6 VEZES PELA POLÍCIA POLÍTICA DE MOÇAMBIQUE, FRELIMISTA, SOFRI VÁRIAS INVASÕES AO DOMICÍLIO, PERTURBANDO A PAZ DO MEU LAR, ATERRORIZANDO OS MEUS FAMILIARES, DESESTABILIZANDO O NOSSO BEM ESTAR.

MUITOS COMPATRIOTAS PERECERAM NA MATA, CHEGAMOS ÀS PORTAS DA CAPITAL, ALTURA EM QUE PRESIDENTE SAMORA MACHEL PERNOITAVA EM NACALA, ALARMADO PELO NOSSO EMINENTE ASSALTO FINAL A MAPUTO.

A FRELIMO RECUOU, CAPITULOU E APESAR DE GRANDES QUANTIDADES DE ARMAS E TROPAS, COM TODAS AS FACILIDADES NO TERRENO, RODEADOS POR NUMEROSOS CONSELHEIROS, SOVIÉTICOS E CUBANOS, ESTÁVAMOS MAIS FORTES E ABENÇOADOS, PELO SUSPIRO DA ESPERANÇA, DE LIBERDADE E FUTURO DE PAZ, QUE O POVO, LEGÍTIMAMENTE ANSIAVA, ATRAVÉS DA NOSSA ACÇÃO.

SEGUIU-SE O ACORDO DE PAZ EM ROMA, JÁ COM JOAQUIM CHISSANO, COMO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE.

O POVO REJUBILOU, SAÍU À RUA PARA FESTEJAR, ENALTECENDO OS HERÓIS DA LUTA DA MATA, POR ISSO, A FRELIMO ARREPENDEU-SE, RETRAÍU-SE, NÃO CUMPRINDO AO LONGO DESTES ANOS, NENHUMA NORMA ACORDADA EM ROMA, SEGUINDO A PRÁTICA DE CINISMO E AUTORITARISMO, NUM SISTEMA, DITO DE DEMOCRACIA MULTIPARTIDÁRIA.

EXISTIRAM E PERSISTEM, MUITOS INDÍCIOS DE CORRUPÇÃO E GASTOS DESNECESSÁRIOS, DO ERÁRIO PÚBLICO, COM O POVO MOÇAMBICANO DOENTE, POBRE, A FOME, SEM CASA COM ÁGUA CORRENTE E POTÁVEL, SEM ELECTRICIDADE E CONFORTO MÍNIMO, DIGNO DE UM CIDADÃO.

OS 41 ANOS DE TEIMOSIA E DESASTROSA CONDUTA, SÓ DERAM, DEPAUPERAMENTO PARA MUITOS E ESPOLIAÇÃO ENRIQUECEDORA, PARA UMA NINHARIA. ISTO NÃO OBJECTIVA UMA INDEPENDÊNCIA.

ESTA 2ª LUTA DE LIBERTAÇÃO, SÓ FOI POSSÍVEL, DEVIDO À CUMPLICIDADE DA RENAMO, COM O POVO MOÇAMBICANO.

POR TUDO ISTO, ANTES MOÇAMBIQUE, ERA UMA NAÇÃO, QUE OSTENTAVA UMA POPULAÇÃO AMEDRONTADA E DESCRENTE, TENDO COMEÇADO A SENTIR CORAGEM E ESPERANÇA NO FUTURO, GRAÇAS AO CONFLITO ARMADO, QUE IMPUSEMOS AO GOVERNO FRELIMISTA, TRAZENDO-OS À REALIDADE.

A RENAMO NUNCA MATOU NINGUÉM, NEM ASSALTOU COMO LARÁPIOS COMUNS, ELA SERVE UMA CAUSA NOBRE, COM FUNDAMENTOS ALICERÇADOS NO SEIO DAS ÀNSIAS POPULARES, O QUE CONSTITUI UM POÇO INESGOTÁVEL, QUE SACIA A SEDE DE ACÇÃO SERVIL DA RENAMO.

A RENAMO NÃO CAÍU DO CÊU, FOI FRUTO DE MUITO PENSAMENTO, MUITA PERSEVERANÇA, MUITA CONFIANÇA, MUITA LUTA, MUITO SANGUE VERTIDO, MUITA DISCIPLINA, MUITO SACRIFÍCIO DOS FUNDADORES AOS MILITANTES NA MATA, COM MÉTODOS DE GUERRILHA CORAJOSOS E OBJECTIVOS.

O QUE CUSTOU A VIDA DO NOSSO 1º GENERAL E COMANDANTE EM TERRA, GRANDE GUERRILHEIRO, SUA EXCELÊNCIA SR ANDRÉ MATADI MATSANGAISSE, VÍTIMA DA OBRA DE TRAIDORES, INFILTRADOS NO NOSSO PARTIDO, AO SERVIÇO DA FRELIMO.

EU TIVE QUE ME EXILAR, DEVIDO A PERSEGUIÇÕES, POR VÁRIOS ENVIADOS DA POLÍCIA POLÍTICA MOÇAMBICANA, ATÉ NO REINO DA SUAZILÂNDIA E NA AFRICA DO SUL, ME PROCURAVAM.

O OBJECTIVO DELES, ERA O MEU ANIQUILAMENTO E DE TODA A MINHA FAMÍLIA.

NOS PERÍODOS DAS DÉCADAS 80 E 90, A FRELIMO UTILIZOU ABUSIVAMENTE, O MÉTODO DE ASSASSÍNIO, CONSEGUINDO OS SEUS INTENTOS, APAGANDO DIVERSOS MILITANTES E GRANDES QUADROS DA RENAMO, TRAIÇOEIRAMENTE, FILHOS DO POVO.

DURANTE OS 35 ANOS DE LUTA QUE IMPUSEMOS À FRELIMO, ELA ESPALHOU BOATOS, FAZENDO ENTENDER QUE A RENAMO, ERA UM MOVIMENTO CRIADO PELOS COLONOS PORTUGUESES, PARA RECUPERAREM OS SEUS PRÉDIOS, TERRENOS E BENS DEIXADOS EM MOÇAMBIQUE, QUANDO FUGIRAM EM DEBANDADA, E SE REFUGIARAM EM ZIMBABWE E NA ÁFRICA DO SUL.

TENTANDO DENEGRIR A IMAGEM DA RENAMO, A SUA ACÇÃO E MINAR O CONSÓRCIO NATURAL, QUE A RENAMO TINHA E TEM, COM O POVO MOÇAMBICANO.

OS NOSSOS COMPATRIOTAS, DO ROVUMA AO MAPUTO, ESTÃO DO NOSSO LADO, EM 85%, ADERIRAM À NOSSA ACÇÃO, APOIANDO-NOS.

SABEM E ADMITEM ABERTAMENTE, QUE A RENAMO É A SUA ÚLTIMA ESPERANÇA, PARA UM FUTURO EM PAZ, JUSTIÇA E EQUILÍBRIO SOCIAL, ELIMINANDO A ARROGÂNCIA, DAS MENTES TRAVESSAS DOS FRELIMISTAS.

A RENAMO É UM INSTRUMENTO, QUE O POVO UTILIZA EM SUA DEFESA, CONTRA OS TENTÁCULOS DO GRANDE POLVO, EM QUE A FRELIMO SE TRANSFORMOU.


PARA COMPROVAR A NOSSA MOÇAMBICANIDADE, O PANTEÃO DOS HERÓIS QUE A RENAMO IDOLATRA, NÃO SE ENCONTRAM NOS LIVROS DA HISTÓRIA DE PORTUGAL.

OS DESTEMIDOS E ELEITOS, GRANDES ÍDOLOS POPULARES DA RENAMO, NÃO DESEMBARCARAM DE CARAVELAS, MAS SIM, SÃO OS GRANDES VULTOS E GIGANTESCOS DEFENSORES DO SOLO PÁTRIO, QUE TENDO NASCIDO EM MOÇAMBIQUE, REGARAM O PAÍS COM O SEU SANGUE, EM DEFESA CONTRA INVASORES, DERAM AS SUAS VIDAS, SACRIFICARAM O SEU BEM-ESTAR, INSPIRANDO ESTE PACATO, MAS FEROZ MOVIMENTO, QUE É A RENAMO.

CRIADA PARA DEMOCRATIZAR E REFORMAR, AS MENTES PERVERSAS DALGUNS IRMÃOS MOÇAMBICANOS ILUDIDOS, TRAZENDO-OS PARA O TRILHO POPULAR E DE VERDADEIRA LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO, RUMO AO DESENVOLVIMENTO, PARA ANIQUILAR A POBREZA DO SEIO DESTE PAÍS, AINDA ALGEMADO.

A RENAMO INSPIRA-SE EM GUNGUNHANA, GRANDE CHEFE E DESTEMIDO COMBATENTE DE MOÇAMBIQUE, QUE EFECTUAVA EXPEDIÇÕES DE SUL A NORTE, DO ENTÃO TERRITÓRIO MOÇAMBICANO, TRAÇANDO O MAPA ACTUAL. QUANDO OS PORTUGUESES CHEGARAM AO NOSSO PAÍS, CONSTATARAM ISSO.

MAGUIGUANA, AUTENTICO GESTOR E ADMINISTRADOR DAS TRIBOS. JÁ INTERDEPENDENTES, QUE POVOAVAM O NOSSO TERRITÓRIO, TAMBÉM MUITO CORAJOSO E ESTRATEGA MILITAR, QUE DEU UM SHOW DE PRÉ-NACIONALISMO, AOS LUSO-INVASORES, EM CHAIMITE E NOUTRAS LOCALIDADES.

PROFESSOR DR EDUARDO CHIVAMBO MONDLANE, GRANDE CATEDRÁTICO, ESTUDIOSO DO SEU POVO, OBREIRO E PIONEIRO, ESCULTOR DA UNIÃO TERRITORIAL, CRIANDO O CONCEITO DE UMA SÓ TRIBO DE ROVUMA A MAPUTO, A MOÇAMBICANIDADE, ONDE POVOS BANTUS, EUROPEUS, INDIANOS E CHINESES, CONSTITUIRIAM O FUTURO POVO MOÇAMBICANO UNIDO, SEM DESCRIMINAÇÃO RACIAL, RELIGIOSA E DOUTRAS CRENÇAS, APENSADOS POR UMA SÓ CONSTITUIÇÃO, COM LEIS JUSTAS.

SONHADOR DUMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA MULTIPARTIDÁRIA, LIBERAL E DE MERCADO LIVRE, GUIANDO MOÇAMBIQUE À MODERNIDADE, E DESENVOLVIMENTO, INFELIZMENTE, NÃO CONSEGUIU IMPLEMENTAR NADA, VÍTIMA DE TRAIÇÕES MAL-CONTADAS, QUE O FATALIZARAM DESLEALMENTE.

SAMORA MOISÉS MACHEL, FOI 1º PRESIDENTE DE MOÇAMBIQUE E TINHA VIRTUDE DE GRANDE GUIA, O SEU VIGOR INSPIRAVA A JUVENTUDE E ERA GRANDE MOBILIZADOR DAS MASSAS, POSSUIA UMA ENORME PREDISPOSIÇÃO ANTI CORRUPTA, PORÉM, A ORIENTAÇÃO MARXISTA-LENINISTA, FOI O SEU GRANDE ERRO HISTÓRICO, QUE INCULCOU AOS TIRANOS, QUE LEGOU, PARA O POVO MOÇAMBICANO SOFRER HOJE.

ANDRÉ MATADI MATSANGAISSE, FOI O 1º GRANDE GUERRILHEIRO, 1º COMANDANTE DAS FORÇAS ARMADAS EM TERRA, DA RENAMO, OUTRORA MILITANTE E QUADRO DA FRELIMO, PORÉM, COMO ERA VERDADEIRO ADEPTO, DE DESENVOLVIMENTO DO POVO, EM PRIMEIRO LUGAR, CEDO SE APERCEBEU E NÃO HESITOU AO CONVITE QUE LHE FIZ, DE SE TORNAR COMIGO, NO HISTÓRICO 2º CO-FUNDADOR DA RENAMO, TRANSFORMANDO-SE, NO 1º GENERAL E LÍDER, DO BRAÇO ARMADO POPULAR.

PARA DESENVOLVER NA MATA, E EM LUGARES ESTRATÉGICOS, UMA LUTA, DECIDIDAMENTE E SEM VACILAÇÃO, QUE TIROU O SONO AOS FRELIMISTAS.

ATÉ QUE UMA BALA PERDIDA, DE TRAIDORES INFILTRADOS NA RENAMO, À SOLDO DA FRELIMO, PENETROU NO SEU CORPO, APAGANDO A SUA VIDA, EMPOBRECENDO AS FILEIRAS DA RENAMO, MAS ENRIQUECENDO, COM A SUA EXEMPLAR CONDUTA EM VIDA, GRANDE NÚMERO DE MILITANTES, ATÉ HOJE E PARA SEMPRE.

QUANDO PERDEMOS O PRIMEIRO GENERAL DA RENAMO, INSTALOU-SE UMA PEQUENA CRISE, PARA A NOMEAÇÃO DOUTRO LÍDER.

NA PESSOA DE COMANDANTE SUPREMO DO MOVIMENTO, DESDE A PRIMEIRA HORA, NO USO DAS MINHAS COMPETÊNCIAS ESTATUTÁRIAS, CONHECENDO TODA A FAMÍLIA DE AFONSO DHLHAKAMA, FUI BUSCA-LO AO QUARTEL DA FRELIMO, ONDE SE ENCONTRAVA, DEPOIS DA DESMOBILIZAÇÃO DA TROPA COLONIAL PORTUGUESA, CONVIDANDO-O A SUBSTITUIR O NOSSO QUERIDO E MALOGRADO, ANDRÉ MATCHANGAISSE.

O DHLHAKAMA APRENDEU DEPRESSA, TORNANDO-SE NESTE GRANDE CONDUTOR DE HOMENS DISCIPLINADOS, UTILIZADOR DE PENSAMENTOS RÁPIDOS, EM DECISÕES DIFÍCEIS, VISIONÁRIO E INCORPORANDO NELE, VÁRIAS VIRTUDES DOUTROS HERÓIS MOÇAMBICANOS CITADOS, TAIS COMO, PENSAMENTO DE DEMOCRACIA MULTIPARTIDÁRIA, MERCADO LIBERAL, DESENVOLVIMENTO E GUERRA CONTRA A DITADURA E POBREZA.

MUITO DO SEU VIGOR, HOJE EM DIA, INSPIRA A JUVENTUDE MOÇAMBICANA, É GRANDE MOBILIZADOR DE MASSAS, ORADOR INCANSÁVEL, TRANSPORTANDO PARA VÁRIAS E DIFERENTES LOCALIDADES, A CHAMA DA ESPERANÇA PARA O PAÍS, DESTA REALIDADE NEOCOLONIALISTA, ACÇÃO DITATORIAL MARXISTA-LENINISTA, DISFARÇADA DE DEMOCRACIA MULTIPARTIDÁRIA.

ACTUALMENTE, A FRELIMO MUDOU DE PROCESSO E SISTEMATIZOU O USO INDEVIDO, DOS VALORES MON€TÁRIO$ DO ERÁRIO PÚBLICO E TUDO O QUE, MATERIALMENTE, DEVIA SER EMPREGADO PARA O BEM ESTAR DO POVO, É UTILIZADO COMO ARMA DE ALICIAMENTO, DOS DEPUTADOS, ELEMENTOS CHAVES, MILITANTES E QUADROS DA RENAMO, CRIANDO DISSIDENTES, PARA DEBILITAR O PARTIDO DE OPOSIÇÃO, EM UMA PODRE ACÇÃO DE PROSTITUIÇÃO, DA DIGNIDADE DESSES MOÇAMBICANOS.

ESTA ACÇÃO DA FRELIMO, HUMILHOU E TRANSFORMOU EM DISSIDENTES, MUITOS ELEMENTOS, QUE GANHARAM O SEU QUINHÃO PELA TRAIÇÃO E AFASTARAM-SE DA VERDADEIRA LINHA DE LIGAÇÃO COM O POVO, QUE É A RENAMO, FORAM FORMAR OUTROS PARTIDOS E ISSO APENAS SERVIU PARA CRIAREM FRELIMO “B”, NÃO SÃO ORIGINAIS, ESTÃO TELECOMANDADOS, SERÃO PUNIDOS PELO POVO NA ALTURA E DIA CERTOS.

VAMOS DIZER BASTA, A ISTO TUDO.

COM A AUSÊNCIA DE DHLHAKAMA, DESLOCADO PARA O MATO, DEVIDO AO CINISMO DO GOVERNO, E AJUDA DE TRAIDORES INFILTRADOS NA RENAMO, COMO SEMPRE, NA PESSOA DE COMANDANTE SUPREMO DO MOVIMENTO DESDE A PRIMEIRA HORA, NO USO DAS MINHAS COMPETÊNCIAS ESTATUTÁRIAS, AQUI IREI DENUNCIAR, MAIS UMA VEZ, OS ELEMENTOS, QUE PRETENDEM CRIAR OUTRA RENAMO REMODELADA, PARA A TRANSFORMAREM NA FRELIMO “C”.

O PLANO DE FUNCIONAMENTO É, PARA SE DESCARTAREM, DOS MILITANTES QUE SE ENCONTRAM COM O PRESIDENTE DHLHAKAMA NO MATO E ASSIM, LEGITIMANDO O DESAGREGAMENTO DE SUA EXCELÊNCIA, O PRESIDENTE E COMANDANTE EM TERRA DA RENAMO, O GENERALÍSSIMO, SUA EXCELÊNCI SR AFONSO MAKACHO MARCETA DHLHAKAMA, PARA A FRELIMO O ACUSAR DE CRIMINOSO DE GUERRA, DANDO AZO, PARA A EMISSÃO DE UM MANDATO DE CAPTURA NACIONAL E INTERNACIONAL, SILENCIANDO-O E, DE SEGUIDA, COMEÇAREM A TRABALHAR COM OS ELEMENTOS HIPÓCRITAS, QUE UM DIA MUITO BREEMENTE, O POVO TERÁ CONHECIMENTO.

DEPOIS DO PARTIDO MDM, DE DAVIZ SIMANGO, QUE ACEITOU TRANSFORMAR-SE EM FRELIMO “B”, SERIA VEZ DA RENAMO RENOVADA, COMANDADA POR UM DOS TRAIDORES, NO SEIO DO PARTIDO, SEM PODER DISFARÇAR A SUA DESLEALDADE.

DE CONVERTER A RENAMO EM FRELIMO ”C”, COMPLETANDO ASSIM, O LEQUE DE CONSTELAÇÃO DE PARTIDOS “YES MAN”, PARA A FRELIMO REINAR À VONTADE, ACABANDO DE VEZ COM A DEMOCRACIA.

FAZENDO-NOS RECUAR 40 ANOS, QUANDO O ENTÃO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, SAMORA MOISÉS MACHEL, ENCAMINHOU O POVO E O PAIS MOÇAMBICANO, PARA O ABISMO EXPERIMENTAL DO EMPIRISMO COMUNISTA.

VAMOS TODOS DO ROVUMA AO MAPUTO, APOIAR O PRESIDENTE DLHKAMA, NÃO DEIXANDO QUE SE EFECTUE A CESSEÇÃO, DO NOSSO PARTIDO.

A FRELIMO ESTÁ COM EGOÍSMO INDISFARÇÁVEL, COM SANGUE NOS OLHOS.

ESTE CIÚME DA FRELIMO É AO MESMO TEMPO, MUITO MEDO, DA RENAMO, PORQUE JÁ NOTARAM QUE ESTE PARTIDO TRANSFORMOU-SE EM VERDADEIRO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO DE MASSAS.

A ACÇÃO DO PRESIDENTE DHLHAKAMA, TRANSMITIU MUITA ENERGIA, O POVO TEM UMA UNIVERSIDADE ABERTA NOS COMÍCIOS DA RENAMO, ONDE APRENDE O A, B, E C, DA DEMOCRACIA, E NISSO, JÁ ESTÁ ALFABETIZADO.

PRESIDENTE DHLHAKAMA, O GRANDE ORADOR MOÇAMBICANO DA ACTUALIDADE, SEM RIVAL, QUE DEU AUTÉNTICOS SHOWS, DE COMO SE APROXIMAR DO POVO E TRANSFORMAR O SEU MEDO, EM ESPERANÇA NAS MENTES, TERMINANDO OS COMÍCIOS EM AUTÊNTICAS FESTAS POPULARES, ALEGRES COM ESPERANÇA DE MUDANÇA DA VIDA TRISTE E ARRUINADA, QUE A FRELIMO IMPÕE ÀS POPULAÇÕES.

ESTES ELEMENTOS TRAIDORES, VÃO SER ULTRAPASSADOS PELA HISTÓRIA, IGNORAM A SORTE QUE TEEM, AO PERTENCEREM A UM PARTIDO JUSTICEIRO E REMODELADOR POR NATUREZA, DA SOCIEDADE, ESTÃO A DEITAR FORA INCONSCIÊNTEMENTE, AS SUAS POSIÇÕES JUNTO AO POVO, ONDE QUEM ESTÁ É ETERNIZADO, NÃO DO LADO CONTRÁRIO, QUE É O LADO DOS DERROTADOS, QUE POR SEREM FRACOS, IRÃO SER RAPIDAMENTE ESQUECIDOS, PELO DONO DA HISTÓRIA “O POVO”.

A RENAMO REAL, DEVE SER CONSTIUÍDA POR ELEMENTOS LEAIS AO PRESIDENTE DHLAKAMA, QUE NESTE MOMENTO EM MOÇAMBIQUE, NÃO ENCONTRA RIVAL, É UM VERDADEIRO CRAQUE, LEAL AO POVO, TEM CARÁCTER MUITO FORTE, A VOZ ASSUSTA OS CORRUPTOS E ARREPIA ATÉ OS LEÕES DE GORONGOSA, IMPONDO RESPEITO.

É MUITO HONESTO. PODIA FÁCILMENTE TER SIDO COMPRADO PELA FRELIMO, PORÉM, QUANDO O ESCOLHI, TIVE UMA VISÃO DE QUE ERA A PESSOA CERTA PARA O DIFÍCIL LUGAR, DA REPOSIÇÃO DA TRANSPARÊNCIA DEMOCRÁTICA, E JUSTIÇA NO NOSSO PAÍS.

ÀFRICA E O MUNDO, ESTÃO A SEGUIR O NOSSO DIA A DIA. VAMOS MOSTRAR TAMBÉM AO MUNDO QUE, NÃO QUEREMOS A BOKOHARAMIZAÇÃO, NÃO ACEITAMOS A CORRUPÇÃO, DESEJAMOS FRATERNIDADE, PAZ, JUSTIÇA, TRABALHO, QUEREMOS SER O EXEMPLO DE 1ª DEMOCRACIA AFRICANA, NA VERDADEIRA EXCEPÇÃO DA PALAVRA.

MOÇAMBIQUE NASCEU PARA SER LÍDER, ORIGINAL, FORTE, NÃO QUEREMOS DÉBEIS MENTAIS, ESQUIZOFRENIZADOS PELA OBSESSÃO DE ROUBAR, MATAR, PILHAR, MENTIR E VIVER NO ESCURO.

VIVA MOÇAMBIQUE DO ROVUMA AO MAPUTO!

VIVA O POVO MOÇAMBICANO, UM SÓ, UNIDO PELA CONSTITUIÇÃO!

ABAIXO AO DIVISIONISMO DO POVO PELA COR DA PELE, RELIGIÃO, ABUSO DE PODER, PELA CENTRALIZAÇÃO PARTIDÁRIA!

VIVA PRESIDENTE DLHAKAMA, VIVA RENAMO, VITÓRIA É NOSSA!

DR VASCO JOAQUIM LEITÃO, SUPREMO COMANDANTE DA RENAMO, FUNDADOR E MILI-TANTE NÚMERO “UM” DA RENAMO

 



Cristina Ussene Parabéns pelo seu aniversário.
Gosto · Responder · 1 · 8 h


Vlitos Renamo MUITO OBRIGADO E BEM HAJAM TODOS, UM ABRAÇO DO TAMANHO DE MOÇAMBIQUE. ESTAMOS JUNTOS, FORÇA E FOGO NA BAÍA.


Marcus Harris Parabéns caro Comandante General Vlitos Renamo
Gosto · Responder · 8 h


Nando Mais de parabens meu grande revulucionario
Gosto · Responder · 1 · 8 h


Rancor Dos Indefesos E bom nao esperar pra perder pra depois valorizar,o snhor fez e ainda muita coisa peLo povo,sempr procurando o bem xtar e d viverem em harmonia os 25milhoes como pexoas normais e nao como seLvagens,d ser um pais com Leis vivas e d ser exempLar na civiLizacao,

fundar a renamo foi uma das coisas boas q ja fez,agora renamo deixou d ser seus pensamentos e se tornou patrimonio d povo,sentimos mto peLos riscos q passaste so por nao ters corupcao nas suas veias,os 25miLhoes te devem mto e por isso se curvam diante d snhor e pedr a deus q te da tdo d bom,
Gosto · Responder · 1 · 8 h


Cremildo Alfredo Mawelele Deus k te proteja óh querido general
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Sergio Maguidja Muhlanga Parabéns a você está data querido,tenha muita saúde e muitos anos de vida,é 1 é 2 é3,heeeé.
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Salimo Luis meus parabens comandante
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Elias Goonda Elias Meus parabens,
+ anos de vida.
Moçambique com sigo e connosco
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Silva Cuamba parabens
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Jacinto Paulino Blaitone Sr dr,primeiramente vao os meus parabens ao servico feito por muito sacrificio junto do general A.M.M.DH,PARABENIZO MAIS UMA VEZ que DEUS todo poderoso vos cuide e vos de mais anos de vida.BOAS ENTRADADAS NO ANO 2017.e boas contuidades na vossa carreira .Mas veja nos povo seu,somos jovens com primeiras e segundas idade,MAS O NOSSO DEFENSOR o marechal generalissimo e o homem misterio AFONSO MACACHO MARCETAS DHLAKAMA junto DO Dr. v.litos ja estao na terceira,envelhecendo,MAS AINDA nao alcancaram e os vossos sonhos,SONHOS DE LIBERTAREM O VOSSO POVO nas maos desnecessarias ainda nao foi realizado,AJUDEM-SE E CRIEM NOVAS ESTRATEGIAS ANTES QUE SEJA TARDE.nos JOVENS UNIDAS DE MOCAMBIQUE estamos prontos para lutarmos para o nosso bem estar PORQUE queremos os nossos filho nas ESCOLAS,lerem a VERDADEIRA HISTORIA DE LIBERTACAM DO NOSSO PAIS,DIFERENTE A DO GOVERNO DO DIA,E ESTUDAREM A VERDADEIRA DEMOCRACIA INSTAURADA E DESENHADA PELA "renamo'' E PELA "perdiz''.QUANDO CHEGAR O TEMPO DE DANCAR,QUERO QUE EU SEJA BATUQUEIRO
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Jacinto Paulino Blaitone
Traduzido do Inglês
Feliz aniversárioVer Original
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Tonny Maphosa Meus parabéns mas anos
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Young Cassimo Parabéns,Vlitos.
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Afzal Said Aly Muhammad Parabens pela luta e aniversario
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Macamo Moz Meus parabens pelo seu aniversário..
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Bizmungo Arape Tuto Mais dias de vida.((
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Paulo Taimo Paulo PRIMEIRO QUERO PARABENIZAR ESTE DIA QUE SE REPITA POR MAIS VEZEZ OU ANOS, SENDO COMANDANTE NUMERO UM TENHO CERTESA QUE JA RECEBEU DA JOVENTUDE MUITA INFIRMAÇAO PEDINDO QUE MUDEM DE MODELO PORQUE OS JOVENS QUEREM VER O MARECHAL NO PODER PELO MENOS UNS 5 ANOS PARA MOSTRA COMO SE GOVERNA UM TERRITORIO SEM PERSEGUIÇAO, MATANÇAS ISSO E POSSIVEL, MAIS UMA VEZ QUE ESSE ANO SE REPITA MAIS VEZES, OBRIGADO
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Mussa Abubacar Sempre renamo
Gosto · Responder · 1 h


Eduardo Rodrigues Parabéns. Tenha muita saúde e felicidades.
com as palavras sábias ficamos a saber a verdadeira Renamo. Também ficamos ter conhecimento do historial marxista do nosso país. Obrigado
Gosto · Responder · 1 h


Manuel Nunes Nonua Nunes Parabens pelo seu aniversario natalicio desejando-lho mais anos de vida, sempre com a RENAMO.
Gosto · Responder · 54 min


Wiz Magrelo O que Dhlakama faz por nós...
NYUSSI faz para os Filhos....
Não custa nada dar-mos um voto de confiança....
Gosto · Responder · 4 · 2 h


Jorge Jaime Magaia Apoiado
Gosto · Responder · 1 · 59 min


Escreve uma resposta...





Iris Inacio Flour Nini bom dia é mesmo você que está desse lado? N me interprete mal é apenas uma dúvida
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Osman Mozfashion Tas juntos tamos nessa Nini, mais um vez o líder da Renamo mostrou-me que tem palavra em Moçambique.

Um amigo meu que recentemente viajou via terrestre do norte a sul do país disse-me o seguinte" as armas calaram meu irmão, viajamos muito bem como se nada tivesse acontecido antes nas estradas"
pra mim Dhlakama é um líder que deve ser acarinhado, devem no mínimo fazer aquilo que ele pede pra que essa paz prevaleça, recordo-me quando ele assinou os Acordos Gerais de Paz as armas automaticamente calaram em Moçambique, no mundo Jamais existirá um líder igual a ele.

Ele é um líder carismático, eu Admiro Dhlakama, admiro como ele consegue fazer com que os seus homens parassem de atacar, não porque ele arrancou as armas aos seus homens mas simplesmente ordenou e hoje temos essa paz probatória de 2 meses.

NAo estou aqui a dizer que Dhlakama é um santo porque mesmo os que estão no poder não são santos de certa maneira.

Viva a paz pra os moçambicanas viva a paz pra Dhlakama e Nyusi que este 2017 seja um ano de prosperidade pra todos Moçambicanos.
Gosto · Responder · 7 · 3 h


Naine Mondlane Bem dito @Nini!

Meus sinceros parabéns pelo post incorajador. Paz para todos nos!
Gosto · Responder · 2 · 5 h


Curai Victorino Curai Parabéns pelos postes que nos ajudam a reflectir sobre os factos que têm acontecido no nosso país. Com a paz, não é o presidente da República de Moçambique e o presidente da Renamo quem saem vitoriosos mas sim o Moçambique todo.
Gosto · Responder · 2 · 5 h


Zeze Wesley Cunah Haja a paz efectiva...a iniciativa foi boa e louvável, concerteza muitos países apreciam esta política. Os meus parabéns vao ao Líder da Renamo que provou ao povo moçambicano que também importa-se com todos, e incetivar o PR para que faça desta tregua uma chance pra trazer uma paz efetiva aos Moçambicanos....paz paz paz!!! Abraços
Gosto · Responder · 2 · 4 h · Editado


Manuel Fungate Tá claro que há uma parte dos beligerantes que não vê com bons olhos a paz, daqui a nada vamos ouvir provocações e de novo BOOOOMMMM. Guerra de novo. QUE A PAZ DURE PARA SEMPRE.
Gosto · Responder · 4 · 4 h


Elton Chiule Bem falado.pena que ja se perdeu muitas vidas em muchungue.afinal com uma simples chamada so, um "call" so, teria se evitado essa mortes, dialogo politico para ca, dialogo politico para la, mediadores, apagado esse esforco todo por uma simples chamada...tsk
Gosto · Responder · 2 h


Deny Félx Mabunda Respeito muito este senhor d nome Nini Satar,homem forte frontal e direito .parabéns compatriota
Gosto · Responder · 2 · 3 h


Sergio de Nascimento Grande Niny, gostaríamos que um dia as suas opiniões fossem ao encontro directo da maioria dos moçambicanos através das rádios e debates televisivos...abraços.
Gosto · Responder · 2 h


Zito Magaço Nini Satar é um grande homem. Cada dia que reflecte sobre um assunto converte muita gente pra o lado bom.espero k todos nos moçambicanos sejamos como este grande homem Nini Satar com uma imparcialidade típica de quem quer ver o pais em progresso.
Força Nini Satar.O senhor é a minha fonte de inspiração.
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Vasco Lebre Malate Gosto de saber que ainda existem pessoas com optimismo neste pais. Viva NiNi
Gosto · Responder · 2 · 4 h


Abdul Raimo Ibraimo Paz pah sempre nao andar a contar nos filmes ya....entao o dito dialgo politico nao resolve nada??? Porque estas dicisoes nao sao tomadas no dialgo politico?? Bando d lambe potas ya
Gosto · Responder · 6 h


Manuel Foks Botas Nao "potas"
Gosto · Responder · 3 h


Abdul Raimo Ibraimo Hehehehehehehehe foi uma falha tecnikah okay
Gosto · Responder · 3 h


Calu Bahar Jani Calu Talvez qizesse dizer "lambe potes"kkk
Gosto · Responder · 2 h


Abdul Raimo Ibraimo Kkkkk
Gosto · Responder · 1 h


Escreve uma resposta...





Salvador Matavele Salvador Matavele É uma reflexão k deve se levar a sério. Compatriotas ñ devemo nos cansarem em bater na mesma tecla, paz,paz,paz e sempre Paaaaz!
Gosto · Responder · 2 h


Carlos de Melo Nos os Moçambicano clamamos pela paz efectiva e infinita.
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Mary da Silva So um lider tem esta capacidade.
Gosto · Responder · 5 · 6 h


Zacarias Tandique Se os frelos deixarem de serem aldrabões, mafiosos tudo pode andar bem
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Aruna Babuna O djakas eh k manda em moz...
Gosto · Responder · 3 · 5 h


Iris Inacio Flour Sábias palavras
Gosto · Responder · 1 h


Artur Jordao Matope Mufume Parabéns pela trégua.
Gosto · Responder · 5 h


Ernestino Candido Albino Viva o lider DA renamo
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Nica Manheche Queremos a paz definitiva e não com limites..
Gosto · Responder · 6 h · Editado


Golden Boy Diamond Parabéns Nini satar
Gosto · Responder · 4 h


Catequista Isac Juliana Ele é escrevo da sua palavra
Gosto · Responder · 6 h


Victor Malombe viva paz e deve ser uma paz efetiva e duradoura.
Gosto · Responder · 2 h


Faizal Amina Omar Muito extranho
Gosto · Responder · 3 h


Davide Jasse Este e o post mais plausíveil do ano sem espaço para criticas! falou tudo Moçambique real em tempo real! Parabéns "Nini Satar"
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Acris Crisanto Nini Satar,
Moçambique precisa mais de homens como você,
Sabias palavras
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Soares Francisco Ja é um bom caminho traçado pelos 2 adversarios k acabam beneficiando serca d 25 milhoes d habitnts. Moçambique pra todos.
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Catarina Macucule Mocambicanos louvam bastante pela tregua e ki a mesma traga resultados posetivos, e nao ser um algo bom ki tragam resultads negativos e de novo sangue no país,
Gosto · Responder · 3 h


Eduardo Alexandre Vilanculo Moçambique precisa de paz não de guerra. Viva Dhlakama e Nyusi pela trégua mas nós precisamos de paz duradoura.
Gosto · Responder · 36 min


Samussone Luís O meu apelo vai para o PR que não seja agitado por alguns graúdos do comité central para não planejar mais emboscadas ao líder da RENAMO porque oque nos importa nós cidadãos singulares é a paz maia nada
Gosto · Responder · 1 h


Elias Valente Langa Frelimo e renamo é mesma coisa . Tão a ficar milionários a custam de mortes dos nossos filhos e irmãos.
Gosto · Responder · 59 min


Márcio Correia Este tipo traz nos sempre estes comentários como um bom samaritano. ..mas a maioria dos moçambicanos está na pobreza mesmo com as tréguas temporárias. .e o Nini a viver numa das cidades mais caras do Mundo (Londres) a comprar jóias e a curtir hotéis e Shopping luxuosos, gastando milhares de dólares. ..Mas alguns moçambicanos gostam de ler esses post que é só para transmitir a imagem de alguém que não existe... Quanto a paz efectiva só acreditarem quando assinarem o papel e colocarem tudo na prática. ..o resto é conversa para bom inglês ver..😡😳🍺🍺🍺🍺👹😡
Gosto · Responder · 1 h


Jorge Xavier Uamusse Parece me que os comentários referem se a uma paz efetiva e definitiva.
Economia de um pais não cresce nem se estabiliza em dois meses.
Atribuam os adjectivos que acharem , ele é o mandão, superior, mas peçam uma paz definitiva.
Não podemos dançar música ao gosto do loctor
Gosto · Responder · 5 h


Isaias Nyamunda “A guerra é o maior dos crimes, mas não existe agressor que não disfarce seu crime com o pretexto de justiça”. Voltaire.
Gosto · Responder · 5 h


Isaias Nyamunda “Uma grande guerra deixa o país com três exércitos: um exército de aleijados, um de pranteadores e um último de ladrões”. Anônimo.
Gosto · Responder · 5 h


Herminio Manuel Zefanias Sabias palavras... nao ha outro caminho para a paz, a paz e o caminho, e ela comeca no seio de cada um de nos... viva a paz, viva Mocambique.
Gosto · Responder · 2 h


Calton Basilio Parabens cota djaka. Voce é o unico e verdadeiro herroi Moçambicano.
Gosto · Responder · 4 h


Jose Roberto Baloi Mas afinal num pais cm um governo quem tem direito d marcar a tregua ? Nao e o governo ? Entao pk o president d Renamo ?
Gosto · Responder · 4 h


Iglesias Rassul Tu só falou merdas logo cedo. Vá escovar os dentes aí...
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Jorge Nhamussua Nhamussua vamos t insultr Jose
Gosto · Responder · 3 h


Escreve uma resposta...





Amade Faquira A minha inquietação é do nosso chefe de estado não vir na imprensa tranquilizar nos de todas as vezes lança batata quente ao líder em como de nada ele soubesse.
Gosto · Responder · 3 h


Eric Raimundo Nhacuco Muito bem falado mano..vc é moçambicano mesmo 100% até conhece vondue..parabéns mano
Gosto · Responder · 3 h


Guibo Charfudine Muito bom teu poster,não tem conteúdo inflamatório é disso que precisamos.Continue assim Nini..
Gosto · Responder · 2 h


Marlon Uache O KingdoBoda O homem de palavra. Admiro bastante o Sr Dhjakama pelo carisma com que seus homens o tratam. Um viera ser reconhecido este herói
Gosto · Responder · 3 h


Cabral Nhampule Chega de PAZ medida em doses, queremos PAZ efectiva e plena.
Gosto · Responder · 6 h


Lamerci Aurelio Assane Por mim não tenho nada a admirar por alguém que cumpre o seu projecto. Sem dúvida as minhas esperiencias provao-me que tudo estava numa das questões da agenda política deles. Por isso não se admira, é mais uma disconcentraçao do povo. É tudo mentira! !!! O povo moçambicano está entregue à sua sorte. E a pergunta fica! : tanta gente morta com essa situação chamada tenção desde no tempo do patrão quebuza e até à data, e quantos já foram ouvidos? Será que morreram incectos? Afinal ainda existem internautas que ajudam os outros a marcar mais um passo para a trás? Nini, deixa a gente assim, essas coisas não tem que ser um público jovem como tu a comentar. Vamos apenas esperar os patrões das nossas vidas dicidirem.

QUER dizer. ..........

Quando se falar e não se intenderem as coisas vão continuar o seu normal. O povo moçambicano vai ser morto como ave e as suas casas serão queimadas, mais estorçao nas temíveis colunas, camponeses abatidos à tiros nas suas lavras, agressões as palhotas nas aldeias, mais caça ao homem, mais sequestros, assaltos a mão armada, tráfico de droga, seres humanos e mais altas hondas de crime?

MOÇAMBIQUE ESTÁ CHEIO DE VONTADE POLÍTICA
Gosto · Responder · 2 h · Editado


Xivezara Chombo Haleluya ámen bem escrito quem tem ouvido e vistas.waita hako basa
Gosto · Responder · 4 h


Djicaze Dzovo Dzovo Uma paz aos copitos não é uma paz de verdade. Porque é k no nosso país só podemos ter paz quando duas pessoas assim o entendem? Queremos uma PAZ duradoira.
Gosto · Responder · 3 h · Editado


Custodio Sadina A paz e o bem muito precioso, portanto vamos todos orar para que essa paz seja eterna.
Gosto · Responder · 5 h


Celso Need Beatz Nobre Espero que nao haja exitacao para que as kalashnikovs,nem AK47 voltem as ruas,paz e mais paz.
Gosto · Responder · 5 h


Hag Papy Isso e uma realidade, nesse preciso momento estou a fazer Inchope a Caia. Tudo numa Wella.
Gosto · Responder · 4 h


Luis Safuli Um bom jornalista ou escritor sem medo de morrer iria assim escrever parabéns Nini Satar
Gosto · Responder · 2 h


Arnaldo Antonio Arnantonio Bem dito meu caro Satar! Esse Nyusi merece puxao de orelhas...
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Wallas Wallas Acima de tudo não valapena negar estamos juntos muito obrigado um abraço do fundo do coração obrigado

Gosto · Responder · 5 h


Fielde Linda Vondwe... boa carne 🍖
Gosto · Responder · 2 · 4 h


Clara Vilanculos
Gosto · Responder · 5 h


Borge Machisso Sabe Nini tens talento pra ser um jornalista ou escritor
Gosto · Responder · 3 h


Manuel Maleve O povo agradece pelo bem precioso que esses dois líderes nos ofreceram.
Gosto · Responder · 4 h


Samussone Luís Obrigado pelo encorajamento mano Nini
Gosto · Responder · 1 h


Fato Albino
Gosto · Responder · 2 h


Leckson Alekss Paz para todos mocambicanos
Bem dito Boss Nini.
Sempre Nini Satar
Gosto · Responder · 4 h


Genito Francisco Auonauaia
Gosto · Responder · 2 h


Filipe Tovela Creio q as bricadeiras do tchotchotcho ja ta xegar ao fim
Gosto · Responder · 1 h


Jf Dias Ninguém elogia nhusy isso é discriminação
Gosto · Responder · 1 h


Roberto Lamba A logo logo teremos a paz efectiva
Gosto · Responder · 6 h


Alexandre Raposo Sem palavras!!! Ufiiii...
Gosto · Responder · 47 min


Sergio Chirrime Viva viva
Gosto · Responder · 4 h


Pinto Paulo Comolo Palavras de reflexao meu irmao......... louvavel
Gosto · Responder · 3 h


James Caldeira Paz ,paz,paz para todos nos.
Gosto · Responder · 4 h


Hilario Simbine Paz paz paz!!!!
Gosto · Responder · 22 min


Adriano Oquisso Oquisso Parabens Momade assife abdul satar
Gosto · Responder · 4 min


Jose Chirruco Que seja para sempre.
Gosto · Responder · 5 h


Rondão Mário Rondão Muito bem dito.
Gosto · Responder · 1 h


Xavito Magaia Que haja efectiva e ficamos com a crise
Gosto · Responder · 3 h


Mano Killas DEVIA SER UMA PAZ DURADOIRA E PARA SEMPRE AI POSSO COMPARTILHAR.
Gosto · Responder · 4 h


Sergio Cossa Cossa Pedra a pedra podemos costruir moc
Gosto · Responder · 3 h


Hassan Nordin Nordin Enginheiro NINI ESSE É O MELHOR POST QUE FIZESTE
Gosto · Responder · 1 h


Juma Sinhalo Bem haja a paz
Gosto · Responder · 6 h


Rui Mauricio pontos
Gosto · Responder · 1 h


Armando Lopes Valeu cota
Gosto · Responder · 5 h


Armando Mausse Haja paz paz pra sempre
Gosto · Responder · 3 h


Aderito Rosario Novele parabéns Dhlakama...
Gosto · Responder · 6 h


Admiro Macicame este sim e o lider serio
Gosto · Responder · 6 h


Janeta Clemente Opa
Gosto · Responder · 2 h


Fernando Seda Viva
Gosto · Responder · 4 h


Americo Gabriel Mutlhave Viva
Gosto · Responder · 5 h


Jaime Antonio Maxlhaule Goste de ete
Gosto · Responder · 56 min


Victor Helder Matsinhe Muabsa QUEREMOS PAZ DEFINITIVA NAO EM BIP.
Gosto · Responder · 2 h


Jaime Income Income

Sem comentários:

Gadget

Este conteúdo ainda não se encontra disponível em ligações encriptadas.