quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Separatistas de Cabinda reivindicam novos confrontos com tropas governamentais

Angola -

Listen to this post. Powered by iSpeech.org
Cabinda_flecA Frente de Libertação do Estado de Cabinda (FLEC) reivindicou a morte de seis soldados do exército angolano, em confrontos com as Forças Armadas Cabindesas (FAC), lançando avisos aos estrangeiros no território.
A Frente de Libertação do Estado de Cabinda (FLEC) reivindicou, nesta quinta-feira (8), a morte de seis soldados do exército angolano, em confrontos com as Forças Armadas Cabindesas (FAC), lançando avisos aos estrangeiros no território, informa a agência portuguesa Lusa.
Num "comunicado de guerra" do autodenominado Estado-Maior da FLEC-FAC refere-se que o confronto com os militares das Forças Armadas Angolanas (FAA) aconteceu na segunda-feira, na povoação de Mbongozi-Muno, a 15 quilómetros de Buco-Zau, no enclave de Cabinda, a norte de Angola.
"Uma patrulha do exército angolano deu de caras com as FAC. Seis mortos nas fileiras das FAA, bem como mais três feridos graves", lê-se no comunicado.
A FLEC/FAC afirma que o governo angolano deixou "perfeitamente clara a sua intenção de prosseguir as operações militares" em Cabinda e de "recusar conversações", pelo que pretende "intensificar as atividades da guerrilha contra o regime angolano e seus aliados" naquele território.
Além disso, refere o comunicado, como as autoridades angolanas "não reconhecem a existência de instabilidade e de combates com a FLEC-FAC", devem "ser responsáveis pela segurança dos estrangeiros".
No 'offshore' e 'onshore' de Cabinda garante-se a maior da produção angolana de petróleo, país que por sua vez é atualmente o segundo maior de África, com mais de 1,7 milhões de barris de crude.
"O Estado-Maior General das FAC adverte todos os estrangeiros residentes ou de passagem em Cabinda para tomarem todas as suas precauções, dado que o território está em estado de guerra, declarada pelo regime do MPLA", lê-se no comunicado.
A FLEC/FAC reivindicou a 28 de novembro a morte de outros nove operacionais das FAA, em dois ataques em Cabinda. A 19 de setembro, a organização anunciou a morte de mais 18 operacionais angolanos.
O ministro do Interior de Angola afirmou em outubro que a situação em Cabinda é estável, negando as informações das FAC, que só entre agosto e setembro tinham reivindicado a morte de mais de 50 militares angolanos em ataques naquele enclave.
"Em Cabinda, o clima de segurança é estável, é uma província normal, apesar de algumas especulações e notícias infundadas sobre pseudo-ações militares que se têm realizado", afirmou o ministro Ângelo da Veiga Tavares.
Aquela organização separatista afirma que "a guerra existe em Cabinda e que os confrontos vão continuar" até que o Governo angolano "se comprometa" em negociar com "uma solução pacífica e uma paz duradoura".
O chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas também desmentiu em agosto, em Luanda, a ocorrência dos sucessivos ataques reivindicados pela FLEC/FAC, com dezenas de mortos entre os soldados angolanos na província de Cabinda.
O general Geraldo Sachipengo Nunda disse então que a situação em Cabinda é de completa tranquilidade, negando qualquer ação da FLEC/FAC, afirmando que aqueles guerrilheiros "estão a sonhar".
A FLEC luta pela independência de Cabinda, alegando que o enclave, de onde provém a maior parte do petróleo angolano, era um protetorado português, tal como ficou estabelecido no Tratado de Simulambuco, assinado em 1885, e não parte do território angolano.
Criada em 1963, a organização independentista dividiu-se em diferentes fações, efémeras, com a FLEC/FAC a manter-se como o único movimento de resistência armada contra a administração de Luanda.
AFRICA21 – 08.12.2016

Sem comentários: