sábado, 10 de dezembro de 2016

Ex foragido da justiça para PCA da Sociedade Do Notícias



Egidio Vaz adicionou 2 fotos novas.


Peço aos cidadãos do Mundo para lerem os dois documentos. Se não quiserem ou não poderem por razões de tempo, eis o resumo.

1. O antigo embaixador de Moçambique na República de Angola é agora PCA da Sociedade de Noticias.
2. Recentemente, o Primeiro-ministro visitou aquela organização e teceu duras críticas ao modelo de gestão, tendo na altura recomendado vivamente uma revolução nos modelos de gestão daquela sociedade.
3. Numa assembleia-geral, a Sociedade de Notícias elegeu o antigo embaixador de Moçambique, o senhor Motonse para PCA.
4. O Senhor Matonse, até bem pouco tempo, vivia em parte incerta e, aparentemente fugitivo da justica, conforme a foto em anexo.


Conclusão: A sociedade de Sociedade Do Notícias, em cumprimento da orientação do Primeiro-ministro Carlos Agostinho do Rosário, elege um foragido da justiça para PCA.
Isso não é justiça. É INJUSTIÇA.


Comentários


Egidio Vaz PS: Os dois anuncios vêm publicitados no mesmo jornal.

Kaldır
Felito Julio Tawala O mesmo jornal que será, doravante, por ele presidido. Kaldır
Lenon Arnaldo E o jornal de maior circulação no país.
Kaldır
Lúcio Langaa Um publicado em Fevereiro 2016....
Kaldır
Mauricio Guiamba Este é o país de faz de contas.
Kaldır
Luciano Mapanga Trabalho facilitado para as autoridades da justiça. Já sabem onde encotra-lo.
Kaldır
Moniz S. Walunga So' que bandidos nao prendem bandidos!
2 · 5 saatKaldır

Kaldır
Luciano Mapanga Eh eh eh
Kaldır
Jr Chauque Qual justiça? Justiça é para ladrões de celulares e carregadores
Kaldır
Tesoura Júlio Tuboi Idiotisse é o que míngua neste país.
Kaldır
Euclides Da Flora país igual ao meu existe...
Kaldır
Neves Nhavene Obrigado Vaz por seres um cidadão atento e por nos manter actualizados.
Kaldır
Lhuvanhane Ticatica Uma vergonha autêntica crimes dessa elite é organizada
Kaldır
André Adelino Cossa Pouca brincadeira
Kaldır
Lenon Arnaldo Não vejo nada conflitualidade ilustre Egidio Vaz nos anúncios acima e a função que ele passará a exercer. HA menos tenha conhecimento de algo que não partilhou conosco neste post.

Em Fevereiro era notificação para responder certos quesitos do inquérito que corriam contra ele. Acredito que foi apresentar-se e respondeu ao chamamento. Sabe de alguma condenação ou processo a correr contra ele em tribunais nacionais - que saiba, ao nível do tribunal administrativo as penalizacoes são de carácter administrativo..Deixemos de especular e criar assuntos onde não os existem sff.

Kaldır
Danilo Tiago A ser especulacao o que o mate Egidio Vaz aqui partilhou como queres fazer parecer Lenon Arnaldo, tu tambem nao estas isento dessa tal especulacao. Ora vejamos e se bem entendi: 1. Afirmas categorigamente que "Em Fevereiro era notificacao para responder certos quesitos", ate aqui tudo bem, as notificacoes servem para isso e mais alguma coisa. So que te esqueces que ali aparece "se encontra em parte incerta", nao deixa de ter razao o ilustre Egidio Vaz, o "Camarada" Matonse estava sim foragido, pois essa forma de notificacao so se faz em ultima instancia quando o citando torna dificil a sua comparencia. 2. Afirmas ainda categoricamente que "Acredito que foi apresentar - se e respondeu ao chamamento", ora bolas, como sabes? Nao estas tu aqui tambem a especular? Ou Estas mais uma vez movido por esse espirito de "bom samaritano" e defensor ferrenho dos "oprimidos pela opiniao publica" a defender o Cda Matonse? 3. Apelas que nao se especule, mas tu es o primeiro a alinhar nisso quando tentas defender o indefensavel. 4. Sinto saudades daquele Arnaldo Bento da faculdade de direito da UEM, este do facebook nao me traz saudades so decepcoes.
Kaldır
Lenon Arnaldo Danilo Tiago dentro das duas especulações ha uma que faz mais sentido: a de acreditar que ele depois de estar supostamente em parte incerta, foi-se apresentar. Aliás, essa minha convicção é agora reforçada pelo comentário de Paul Fauvet que diz entre outras coisas " que o visado é funcionário do MNE e sempre esteve no país". Aliás, sendo tu alguém da área da administração da justiça sabes mais que eu que, os oficiais de justiça quando querem meter-te um pepino ou, quando há guerra entre as elites políticas fazem esse trabalho - queima política, ou vais dizer que não.

PS: lei com atenção o meu comentário Danilo Tiago: julho ter sido muito claro no meu comente, se a base do comentário do EV ser os anúncios acima então perdeu a Viagem - há menos tenha outra informação que certamente vai partilhar connosco.
Kaldır
Danilo Tiago Lenon Arnaldo "meter pepino" numa situacao destas? Nao creio.
Kaldır
Nico Voabil Eu fico com #Egídio Vaz, tal que nos documentos acima anexados em nenhum espaço aparece que o visado foi se apresentar e assim foi ouvido, a tentativa de presumir que tal evento teve lugar não afasta a possibilidade de ser especulação. Logo: ambos especulam. Porem o #Egídio Vaz leva vantagem por aprentar a prova de que foi mesmo notificado e se encontrava foragido das autoridades.
Kaldır
Lenon Arnaldo Danilo Tiago não respondeste à questão de fundo - de que tu conheces e vocês todos os dias. É possível ou não.

Já vimos dirigentes que por menos já foram parar na cadeia civil ou central. Tens dúvidas disso.
Kaldır
Danilo Tiago Lenon Arnaldo Leste o comentario do Milton Machel? Concordo com ele. Se Paul Fauvet afirma que Matonse e' funcionario do MNE porque e' que o TA nao teve o cuidado suficiente de se certificar que o domicilio profissional de Matonse e' no MNE e facilmente podiam notificar la? Porque fazer passar por esta vergonha? Chamar por editos e ainda escrever "que se encontra em parte incerta" num dos jornais de maior circulacao no pais e' humilhante Lenon Arnaldo. Sem querer especular mas na minha humilde opiniao penso que o Cda esteve mesmo em parte incerta
Kaldır
Alexandre Fernando Lenon Arnaldo, que tal trazeres alguns documentos para sustentar a tua posição?
É que estás a rebater factos provados com suposições. Não pode ser.
Kaldır
Lenon Arnaldo Nico Voabil com que então quando se faz um anúncio judicial ou não, a convocar X ou Y - assim que a pessoa for apresentar-se o mesmo Jornal ou a pessoa tem que vir a terreiro informar que já foi localizado.

De facto, morremos aprendendo.
Kaldır
Lenon Arnaldo Danilo Tiago então concordas e descordas kkkkkkkkk assim fica complicado kkk
Kaldır
Lenon Arnaldo Alexandre Fernando o que os tais factos provam. Ainda é cedo sff
Kaldır
Danilo Tiago Lenon Arnaldo estas a interpretar como te convem os meus comentarios. Perceba o seguinte, se o TA notifica o visado com base em editos e' que nao foi possivel encontrar o homem em tempo util. Os Tribunais sao por excelencia orgaos de soberania, nao podiam cometer tamanho lapso de publicar no jornal de maior circulacao no pais que o visado esta em parte incerta sabendo que o seu domicilio profissional e' no MNE. Amigo interpreta bem o que comento. Nao mudei de opiniao
Kaldır
Debe Paúa Peça por condenar o Egidio Vaz com crenças e não factos provados. Não se pode provar a falsidade de um argumento com "creio que...".
Kaldır
Lenon Arnaldo Danilo Tiago já viste, quando dizia que isso pode ter sido um frete. Até posso dizer mais: uma cabala política kkkkkkkkk
Kaldır
Danilo Tiago Lenon Arnaldo nao ha nada de cabala ai, nao te esquecas que foste tu quem apelou que nos abstivessemos de entrar no campo da especulacao. Assim estas a ir contra o teu apelo. Irmao, o Cda nao esteve nessa epoca, o TA nao pode cometer tamanho lapso.
Kaldır
Lenon Arnaldo Danilo Tiago vc que tem paciência explica lá esses aí essa coisa de "PROVA" bla bla bla
Kaldır
Nico Voabil Ó Lenon Arnaldo. Tu e eu bem sabemos que não era necessariamente que o homem em destaque aparecesse nos brindar com o documento que prova a sua comparecia, porém aquele qual veio chamar #Egidio de especulador sim, porque no mínimo o Egídio foi formal
Kaldır
Otilio Beijo Defendendo o indefensavel. Fazer oque! Essa moda ja pegou.
Kaldır
Paul Fauvet Egidio Vaz tentou falar com Antonio Matonse antes de o difamar? Ele trabalha no Ministerio de Negocios Estrangeiros e posso garantir que e' facil falar com Matonse no telefone. Ele nao vive "em parte incerta", mas vive em Maputo, e com um minimo de esforco os funcionarios do Tribunal Adminstrativo pode pedir o seu endereco atraves do Ministerio. Essa notificacao do Tribunal vem de Fevereiro, e desde aquela data e' possivel que o assunto foi resolvido. E talvez nao foi. Mas Egidio Vaz nao tem o direito de chamar um cidadao "foragido" no base de um documento escrito ha dez meses! Sobre a sociedade "Noticias", acho altamente positivo que dois jornalistas vao chefiar o Conselho de Administracao. Talvez vao conseguir fechar o jornal "Domingo", que quase ninguem compra, e transformar o jornal "Noticias" num jornal interessante em vez de um chatice cinzento e burocratico.
Kaldır
Lenon Arnaldo Ainda que na referida data do anúncio fosse foragido ou estivesse em parte incerta, o que lhe garante que até então não foi se apresentar.

Se perguntar não ofende: o que incomoda ao Egidio Vaz é pelo facto do Antonio Matonse ser foragindo ou a sua nomeação ter sido por indicação do Primeiro Ministro.
Kaldır
Egidio Vaz Paul, os dois documentos são oficiais. Apenas coloqui-os à disposição do público. O que está a dizer não é relevante. Abraços meu ídolo do jornalismo
Kaldır
Franscisco Tivane Estou de acordos com as palvras do paul fauvet, isso e perguissa de pagar otelefone fazer chamadas para conseguir localizar .
Kaldır
Eduardo Paulo Sengo Egidio Egidio Vaz, acredito mais na hipótese de assassínio político do que da parte incerta!
Kaldır
Lenon Arnaldo Não estará o Egidio Vaz a seguir o mesmo caminho
6 saatKaldır

Kaldır
Ricardino Jorge Ricardo Por enquanto vou lendo os comentários. Isso parece vai animar.
Kaldır
Salvador Agostinho Mulumbua Este filme vai ter um fim muito triste. O bandido e artista vão morrer. Calmem
Kaldır
Nelson Aminosse Egidio Vaz, lembra se daquilo que disse ontem o Prof. Lumumba. "We allow theif to be our leader, in order to protect him."
Kaldır
Edson Chichongue Que ameaça oh Nelsoncarlos Tamele? A prática de idiotice é isso mesmo que fazes.
Kaldır
Gabriel Muthisse Egidio Vaz, sabes o que é responder QUISITOS resultantes de uma AUDITORIA no TRIBUNAL ADMINISTRATIVO?

Em primeiro lugar, responder a QUISITOS de um relatório preliminar de auditoria é diferente de responder a um processo crime.

Em segundo lugar, um tribunal administrativo não dirime matérias criminais, que essas sim poderiam inabilitar Matonse de exercer cargos de gestão. Tribunal Administrativo dirime situações de irregularidades administrativas.

Em terceiro lugar, pode ser que Matonse já tenha esclarecido o assunto junto da instância que o chamou.

Em quarto lugar, desde que regressou de Angola, Matonse não somente era perfeitamente localizável, mas trabalhava como Assessor do MINEC. Nunca esteve em parte incerta.Por último, Matonse é um prestigiado jornalista..Este post é difamatório..

Kaldır
Egidio Vaz Mais velho, sabe o que é viver em parte incerta para um estado?.

Kaldır
Egidio Vaz O Estado em teoria sabe onde cada cidadão vive. Pior, quando é um seu servidor. Quando um antigo embaixador vive em parte incerta é o fim da picada. Não ensine essa lição meu mestre que tanto admiro. Não me ensine por favor.

Kaldır
Iris Maria Monteiro O post ou os factos ?.

Kaldır
Gabriel Muthisse Quando um tribunal diz que alguém vive em parte incerta está simplesmente a dizer que não consegue localizar o "declarante", a "testemunha" ou o "réu". Não está a dizer que essa pessoa é foragida. Eu já mudei de casa mais de 5 vezes. Pode ser que as autoridades me procurem numa das que já deixei. Não me localizando lá, as autoridades vão dizer que estou em parte incerta, não que estou foragido..

Kaldır
Egidio Vaz Papa Gabriel Muthisse, peço para parar de defender o indefessavel. Acha que o partido Frelimo não consegue lhe localizar nesta República mesmo mudando de casa a cada final de semana? Quanto mais a justiça que localiza e prende criminosos foragidos! Eu sinceramente quero beber a sua custa hoje. Esta a ser muito barato. Perdão por tudo, mas deve me pagar cerveja..

Kaldır
Iris Maria Monteiro Hum eu tenho endereço dos meus pais em Moçambique até hoje nuit banca bi passaporte instituições sempre usaram o que me quer dizer Gabriel e que o tribunal é difamador boateiro inimigo do povo vamos iluminar esse tipo de ação por parte dos nossos órgãos legislativos.

Kaldır
Gabriel Muthisse Egidio, as autoridades judiciais são muito formais. O oficial de diligências lavra uma notificação com o meu endereço da Coop, que é aquela que consta no processo. Não me localizando lá, porque mudei de endereço, e se ninguém comunicar onde vivo agora, o tribunal pode dizer que estou em parte incerta. Não foragido. São termos diferentes, com consequências jurídicas diferentes. Isso é elementar, Egidio Vaz.
Kaldır
Juma Mussagy Abdul Mutualibo Eu não vejo nest post nenhum acto difamatório. Não compreendo os porquês de tantos advogados. Deixem as pessoas exercerem a cidadania..

Kaldır
Gabriel Muthisse Juma Mussagy Abdul Mutualibo, se eu lhe ver a lutar no seu bairro, e vir aqui correr para postar que estava a ser sovado por ter violado uma menor, estarei a exercer a minha cidadania? Cuidado com esse tipo de cidadania. Algumas vezes pode afectar-lhe a si também!.

Kaldır
Juma Mussagy Abdul Mutualibo Kikikiki,Conta outra meu irmão. Esse exemplo está distante da realidade do post. Repare que alguns internautas na tentativa de defender o nosso ilustre PCA proferiram ameaças o que constitui limitação ao exercício da cidadania. Eu aceito reparos desde que tais estejam carregados de ciência ou mesmo matéria.Em fim vamos debater na PAZ..

Kaldır
Xavier Antonio Este é um Estado falido, se fosse um camião podia se ver parado, enferrujado com todos pneus vazios. Precisa de uma reparação profunda..

Kaldır
Milton Machel ha ex-"foragidos" da justica que sao muito bons gestores empresariais...hä muitos excelentes gestores empresariais em contas com a justica. por outro lado, ca por mim o TA tinha como ir ao Ministerio dos Negocios Estrangeiros, em Fevereiro, pra confabular com o entao assessor de imprensa e diplomata de carreira...no minimo foi ma fe esse anuncio/edital, ou manifesta falta de "tomates" para o confrontarem pra uma acareacao, entao optaram por uma afronta destas...os zelotes, oops, zelosos burocratas do TA, tipo mostrar servico.

Kaldır
Lenon Arnaldo Nem mais. E, estranhamente, o Egidio Vaz decididamente entrou nesse frete.

Com toda respeito, entrou no mato. Querendo fazer este post tinha que armar-se de mais ou outros elementos..

Kaldır
Júlio Mutisse Um dos poucos intervalos lúcidos do Machel. Até as 19 seu pirata.

Kaldır
Amilcar Joaquim Inguane Parece que Milton hoje olhou com os olhos de ver de verdade.....espero estar apto tb para essa hora Júlio.

Kaldır
Constantino Joao Eu surpreso não estou, o nosso Estado está infestado de gente de má conduta..

Kaldır
Jasmin Rodrigues A minha questao e: como e que um indivíduo que ate a pouco tempo estava em
Processos de esclarecimento de gestao de fubdos de uma Embaixada vai agora ser nomeado para PCA de uma outra instituição???? Ou os resultados ja nao importam??? Se amanha sou acusada de desvios e depois esclareco os (a minha maneira claro!) sou elegivel a outro cargo que exige de mim espirito de isencao e competencias maiores???
Estamos neste nível Moçambique???
A este ritmo temos o NINI
A candidatar se como PR de novo!!! Sim porque o "record" ja nao conta assim como também factores como RESULTADOS!!!.

Kaldır
Lenon Arnaldo Que exemplos tão deslocados - NINI foi condenado à pena maior ou máxima.

Quanto a AM foi notificado para ser citado de uma sindicância que corria na Embaixada de que ele era Embaixador. Mesmo que fosse apurada a sua responsabilização o TA podia concluir que as infrações por ele cometidas a sua penalizacao e de caris administrativa sem prejuízo de havendo matéria de pratica de crime, encaminhar o relatório dessa sindicância a PGR.

No caso em apreço, até ver, não nos parece tenha ocorrido uma nem outra coisa. Porque cargAs de águas ele seria inibido de ser nomeado a cargos públicos..

Kaldır
Egidio Vaz Nini para PGR, já. .

Kaldır
Jasmin Rodrigues E porque cargas de Agua outro qualquer jovem, capacitado, energetico e com vontade e espirito de FAZER nao pode ser nomeado!!! O facto aqui e andamos as voltas e circulos com indivíduos que tiveram mais do que uma oportunidade e NADA mostram em termos de resultados.... entretanto existem outros que podem e merecem tal confiança!!!! Por isso e que o Pais nao anda!!! Ja nao conta resultados??? E preciso sangue novo! E urgente tanbem que estes que andam em círculos comecem a deixar um "rasto" de RESULTADOS de sucesso comprovados por onde passam!!! Ai nem precisam de Lenon Arnaldos para os defender ou apoiar! Percebe???.

Kaldır
Lenon Arnaldo Jasmin Rodrigues kkkkkkkkkkkkk ainda que concorde consigo quanto ao ponto que levanta. E outro departamento que nada tem a ver com o post do vaz.

PS: Lenon Arnaldo até ver não está busy em cargos públicos, está bem na sombra a fazer ou melhor, tentar fazer o pouco que pensa saber lkk.

Kaldır
Jasmin Rodrigues Oh caro Arnaldo... concorda em parte, ainda bem! Porem nao o sabia professor e neste caso avaliador de comentários para que avalie ate que ponto o meu esta ou nao alinhado ao post do Vaz. E preciso ir para alem do obvio. Cada um fala o portugues com dotaque diferente! Pegar o exemplo do Nini e o mesmo que pegar no do Chang ou outro qualquer- a ideia era mesmo essa extremos (mesmo!) para demonstrar o quao fútil esta o processo actual de nomeações etc. Eu pessoalmente nao espero ter um agebte C, um Chang, um Nini ou mesmo um Guebuza em nenhum cargo senior de gestao e ate mais.. com espaco para opinar sobre qualquer coisa que afecte a minha vida como cidada deste pais!
2- Se esta ou nao busy em cargos publicos essa nao e a questao... esclareco lhe que na minha perspectiva qualquer cargo ou responsabilidade deve ser associada a resultados! Mesmo onde esta hoje....

Kaldır
Moniz S. Walunga Egidio Vaz, mais uma vez, parabens por este post! E' por causa destas trafulhices muitos de nos somos pessimistas em acreditar que algo util para o Pais e sociedade pode vir deste sistema!! Olha, se continuarmos a vasculhar um pouquinho cada pessoa colocada a dirigir cada uma das instituicoes publicas certamente que vamos encontrar cenas horriveis que consubstaciam crime organizado! Nisto tudo, o Partido Frelimo, mesmo que tivesse nobres intencoes para este Pais, e' usado por criminosos para outros fins. E de forma descarada para todo o Povo sentir na carne e na pele que o crime compensa! Neste caso que relatas, a PGR esta' quietinha....

Kaldır
Gabriel Muthisse Quando alguém é chamado para esclarecer quesitos de uma Auditoria não significa que essa pessoa cometeu irregularidades.

Eu já fui gestor de empresas. E, nessa condição, já tive que prestar esclarecimentos a auditorias.

O assunto passa a problema, que pode ser criminal, quando a Auditoria, depois dos esclarecimentos que dei, conclui que houve roubo.

Dos dados aqui presentes, só com muita má fé se pode concluir que Matonse cometeu crime. O Tribunal Administrativo não diz isso.

Muitas vezes, com os nossos posts apressados, assassinamos o carácter de pessoas decentes e honestas.

Egidio Vaz, os teus seguidores já concluíram que Matonse é um ladrão. Está ferramenta é muito perigosa, meu irmão, principalmente se usada com pressa..

Kaldır
Moniz S. Walunga Gabriel Muthisse, acreditando no que dizes, no entanto tenho uma pergunta: uma vez publicado aquele anuncio do jornal noticias para "quisitos" ao Matonse, e findo o processo de esclarecimentos, etc., etc., porque ele, o Matonse, sendo um servidor publico que poderia ser afectado, ou o TA nao colocaram outro anuncio a limpar a ma' impressao publica que o anuncio anterior causou?! De facto, um anuncio desses no jornal indica dificuldades que as autoridades t^em em localizar a pessoa para prestar declaracoes e nisso o Post do Egidio Vaz tem merito em despoletar este assunto, a bem do proprio Matonse porque vai limpar sua imagem se nao estiver em conflito com a Lei!

Outrossim, se o visado se baldou, entao e' sinonimo de ja ser um pessimo gestor que ate' nao consegue gerir a sua propria imagem a bem dele proprio.....

Kaldır
Nelson Junior Senhor Muthisse, nao o conheco, mas far-nos- ia um grande favor, se fosse menos frelimista e mais mocambicano....o que o Sr. Egidio quer nos dizer eh simples:...que sao sempre as mesmas "pedras" do xadrez nas instituicoes do Estado..pedras essas, queiramos ou nao com indicios de sujidade....nao vale a pena fazermos debates filosoficos ou politicos a verdade eh simples: Mocambique eh um dos paises mais corruptos do Mundo....senhores, que critiquem o Sr.Egidio, que o insultem mas, saibais uma facto real: A Frelimo sujou a imagem dos Mocambicanos e de Mocambique...,Period!.

Kaldır
Gabriel Muthisse Moniz S. Walunga, o essencial a reter aqui é que:
(i) ser chamado para esclarecer uma Auditoria é diferente de ser chamado para responder a um processo crime;

(ii) quando um tribunal diz que alguém está em parte incerta, é diferente de dizer que essa pessoa é foragida. As consequências legais dos dois factos são diferentes.

(iii) Matonse nunca fugiu, trabalhou, pelo menos na altura dos factos, como Assessor do MINEC;

(iv) é má fé e é uma forma de assassinato de carácter passar a mensagem, para um público ignorante, de que responder a uma Auditoria equivale a responder a um processo crime;

(v) é maior má fé ainda, querer passar a ideia, como Egidio Vaz faz, de que quando alguém é convocado para esclarecer os termos de uma Auditoria fica inabilitado de exercer cargos de gestão empresarial.

Kaldır
Moniz S. Walunga Gabriel Muthisse, como disse, eu ate' concordo com seu esclarecimento. No entanto, tens que separar o formalismo legal altamente desacreditado no Pais por culpa propria, com a percepcao popular de momento sobre o Pais! Se concordas comigo, seria bom para ele Matonse vir a publico limpar essa mancha (na interpretacao popular) publicada pelo jornal que o mesmo agora e' PCA! Acredito eu que muitos dos funcionarios do Jornal ate' hoje nao percebem como um individuo que eles mesmo colocaram aquele anuncio do jornal pode lhes dirigir sem saberem o desfecho daquele imbroglio com o TA! Estamos a falar da percepcao popular, que nos dias que correm conta muito! Nao dos aspectos legais!.

Kaldır
Paul Fauvet Nelson Junior porque esta a partidarizar o assunto? O Tribunal Administrativo disse que nao conseguiu localizar um cidadao. Se o cidadao e' membro da Frelimo ou de qualquer outro partido e' completamente irrelevante. Na realidade esse cidadao e' bem conhecido, e trabalha num Minsterio, e nao ha justificacao nenhuma de o chamar "foragido". Os membros da Frelimo sao protegidos? Aparantemente nao, porque ha indicios de crimes cometidos por dois ex-embaixadores (em Moscovo e em Washington), e os dois sao ex-membros do secretariado do Comite Central do Partido Frelimo. Mas o Gabinete Central do combate a Corrupcao nao olhou para esse facto irrelevante e abriu processos contra os dois..

Kaldır
Lionel Magul Em suma, nada obsta que após de a auditoria termine e claro já havendo matéria relacionada com o crime a PGR possa agir. Tem gente intocavel no meu país. Ariiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii....

Kaldır
Gabriel Muthisse Nesse aspecto concordo contigo,Moniz S. Walunga. Só que o que tu dizes, é diferente desta postagem do meu irmão Egidio Vaz, que lança e adensa essa percepção de que Matonse é um fora da lei.

Se este post tivesse sido feito por uma das pessoas que aqui comentam e assassinam o carácter do Matonse eu nem me preocuparia. Mas não me posso calar quando é Egidio que faz isso, pois: (i) ele é meu amigo, muito próximo; (ii) é uma pessoa inteligente; (iii) conheço-o como pessoa de bom carácter; e (iv) esse post, que lincha um cidadão que se presume honesto, não é digno dele...
Nelson Junior Caro Senhor Paul, Bom Dia!...com todo respeito nao entremos em contradicoes futeis-limitemo-nos simplesmente nos factos...falou-me do tal gabinete central de combate a Corrupcao....o senhor faz-me rir r chorar ao mesmo tempo...rir, por que esse dito gabinete do combate a corrupcao eh algo que so e so se dedica ao ladrao das galinhas...chorar por que, as instituicoes do estado que deveriao proteger ou beneficiar o simples cidadao, so e so protege a mesma classe: a elite da frelimo...nao sou que digo isto-todas as embaixadas do Ocidente em Maputo afirmam o mesmo...eu nao sou politico, e nem me entendo com politicas, especialmente as do terceiro mundo, mas eh estranho de que a dita classe intelectual e academica sempre ou quase sempre defenda um Partido excessivamente corrupto- ao dizer isto, nao quero dizer de que todo o militante ou simpatizante da frelimo sejs sujo ou corrupto, porem e porem a maioria da lideranca da frelimo eh corrupta e suja...por isso que voces estao a ter problemas com o FMI, Banco Mundial e o Ocidente...eh o partido que esta "morbido".....

Kaldır
Nelson Junior Caro meu, nao quero ser rude e nem mal educado consigo mas permita-me dizer algo que ferve no meu coracao- e nao me interprete mal:...se, esta frelimo de hoje perdeu os seus valores, em parte a culpa eh sua: pois individuos como o senhor, foram a Mocambique como cooperantes mas, dado que voces eram individuos academicamente bem preparados, "inculcaram" ou mentalizaram as vossas ideias de comunistas extrmistas aos lideres negros analfabetos: e a consequencia eh esta que estamos a ver hoje...individuos como o senhor tem muita muits muita culpa em ter transformado a frelimo...enfim, eh a historia.

Kaldır
Jorge Carlos Cavele A quantas andam os tais processos? Algo esta acontecendo?.

Kaldır
Nelson Junior Ha algo que eh extremamente irritante e arrepiante: desde 1975, de que um certo um grupo de individuos pensou e ainda hoje pensa de que criticar a Frelimo eh ser anti- patriotico e anti- mocambicano...com o andar do tempo este grupo vem tentando convencer aos mocambicanos que o povo eh frelimo ou vice- versa-este benedito ou maldito grupo acha-se de que eh o unico a pronunciar-se e a decidir tudo relacionado a mocambique e aos mocambicanos...a este grupo direi: o vosso tempo ja passou!...fizeram ou desfizaram o que queriam ao ponto de transformar Mocambique nesta vergonha de hoje-ja sois riquissimos, mas Mocambique nao eh so vosso: eh de todos e pra todos....tudo o que tem um um principio tem um fim: estes malabarismos de fazer negocios, estas atitudes mafiosas, esta prepotencia e arrogancia, vao ter um fim- vos juro.

Kaldır
Moniz S. Walunga Nelson Junior , bem pensado.

Kaldır
Moniz S. Walunga Nelson Junior , kkkkkkk..., estas em chamas bro?.

Kaldır
Lenon Arnaldo Moniz S. Walunga não parece-me seja a via mais adequada (ainda que nada o impeça de fazer) - o que adianta se o juiz popular já julgou e sentenciou.

A ter que fazer ou reagir a essa difamação e inverdades, querendo, pode internar a competente ação judicial e pedir uma boa indemnização ao estado moçambicano. O estado por via dos seus agentes não devem brincarem com vida das pessoas, e é tempo de começar-se exigir responsabilidade a quem não executa corretamente a sua tarefa.

Kaldır
Nelson Junior Carissimo, as verdadeirasverdades devem ser ditas e nao as verdades deles...por anos e anos essa gente vem se aproveitando da bondade e da paciencia do povo pra terem uma vida de luxo, fazerem orgias, etc etc etc!...estamos cansados deste cheiro.

Kaldır
Nelson Junior Ps...e acrescento: esses ditos cooperantes que hoje sao mocambicanos tem tendencia de querem ser mais mocambicanos do que o mocambicano genuino...nas terras deles de origem, um negro por mais que tenha a naturalizacao, eh visto como cidadao da segunda classe...mas, eles em Africa sao reis e rainhas...isto doi!..mas, no fundo esses ditos novos mocambicanos nao tem culpa, os culpados sao os lideres negros...enfim
Kaldır
Paul Fauvet Nelson Junior quem sao esses "lideres negros analfabetos" que eu supostamente injectei com as minhas ideias comunistas? Samora Machel? Joaquim Chissano? Marcelino dos Santos? Jorge Rebelo? Essa alegacao e' francamente absurda.
Kaldır
Paul Fauvet Nelson Junior nao estou a inventar nada. E' um facto que o Gabinete Central de Combate a Corrupcao abriu processos contra os ex-embaixadores em Moscovo (Berardo Xerinda) e em Washington (Amelia Sumbana). Os dois tambem ocupavam posicoes no passado no Secretariado do Comite Central da Frelimo. Acho que eles nao sao "ladroes de galinha". O Sr. Nelson ignora isso porque nao quer saber coisas que nao concordam com a sua paradigma ideologica.
Kaldır
Moniz S. Walunga Lenon Arnaldo , ah, pela 1a vez oico de ti um pensamento valido: "O estado por via dos seus agentes não devem brincarem com vida das pessoas, e é tempo de começar-se exigir responsabilidade a quem não executa corretamente a sua tarefa". Acho que aqui estamos TODOS de acordo; queremos um sistema justo que defenda a todos e nao apenas a "personalidades" com imagem beliscada! A zanga de muitos mocambicanos como eu contra o actual sistema e' mesmo para termos um sistema de governacao insuspeito, transparente para todos. Apoio que o ofendido responsabilize o seu proprio Estado, no qual ele proprio contribuiu de uma ou doutra maneira para este estado de coisas! Concordas, meu amigo Lenon?.

Kaldır
Nelson Junior Sem lhe ofender:,os factos pod si...nao vou entrar em discussoes sobre factos que vivi...eu poderia detalhadamente, ponto por ponto falar desses Samoras, Chissanos, Rebelos, Santos...mas eu nao vou faze- lo..,talvez seja absurdo pra si, pois nao nasceu em Mocambique e viveu numa "boa" no Mocambique da frelimo...e direi mais: a unica coisa positiva que esses Samoras, Chissanos, Rebelos, etc etc etc fizeram de bon foi de terem libertado o Pais do regime colonial: como governantes todo eles so cometaram asneiras...eh so dar-lhe um exemplo:...apesar de tanta demagogia, esses ditos herois nao conseguiram acabar com a fome e a miseria- porem, porem eles sao milionarios: nao me venha ca cantar as mesmas cancoes do outra: so veja como os distritos vivem...nao eram esses Samoras, Chissanos, Rebelos, Santos que diziam que era uma injustica social ter escolas e clinicas privadas?...nao eram eles?...e hoje?...hoje, os netos dessa gente frequentam escolas privadas e sao tratados na Africa do Sul ou nas clinicas privadas...por favor por favor por favor: nao entremos em analises politicamente "tendenciosas"...francamente absurdo???...claro que pra si eh tudo absurdo pois nunca viveu com o pobre mocambicano-sempre rodeou-se de gente de elite...o que eu esperava de si?...esses Chissanos, Samoras, Rebelos, como lideres trairam os objectivos da luta de libertacao....O principal objectivo da luta de libertacao era, se nao sabe, o da justica social e da distribuicao justa da riqueza...,e hoje???...so eles e so eles com familia e amigos vivem como seres humanos-o campones do distrito sobrevive com uma refeicao diaria...nao venha ca com cantigas futeis: veja o povo, a realidade...Mocambique nao eh so Maputo.

Kaldır
Nelson Junior Senhor, eu nao sou politico....limito-me simplesmente a ver como o povo vive....talvez, seria hora, de o senhor como politico fazer uma honesta auto- critica e reconhcer que construiram dois Mocambiques: um, que eh seu e a elite e o outro que eh a maioria que passa dias e dias sem agua potavel e energia.

Kaldır
Nelson Junior Por favor, quer falar seriamente?...nao ve que as vezes o Partido " sacrifica" um ou dois dos seus pra dar uma imagem enquanto a realidade eh outra?...try to see the big picture"...quantos milhoes de dolares estes embaixadores roubaram comparando aos dos grandes tubaroes?...sejamos serios e coerebtes.

Kaldır
Ascensao Chauchane Afinal o quê acontece mesmo neste País? As coisas anormais passam para o normal e vice-versa. Me parece que estamos a ser governados por uma facção.
Kaldır
Tonny Yaayoo Pais de Pandza como diz o cantor rapPER Slim Nigga, Lot Monjana

Kaldır
Sonia Silva Deus nos acuda...
Kaldır
Eugenio Abilio Abibo Basta amanhecer,talves depois destes senhores desaparecer da face da terra teremos justixa,quem rouba galinha vai preso e verdadeiros lesa patria continuam impunes.muito dificil entender.
Kaldır
Edson Chichongue No mundo há mais idiotas que gente lúcida. As vezes não culpo o Egidio Vaz, para manter os likes aceita ser arrastado para escrever o que os idiotas querem ouvir.

Meu caro, a integridade e respeito são dignas a um sujeito que pauta pela verdade nas suas intervenções.

Se também não tem a verdade, o melhor é não escrever. Para os idiotas (que são a maioria) a primeira informação que passa, é a verdadeira.

Particularmente, em Julho estive com dr. Matonse no MINEC,ele era assessor do dr. Baloi e chegou a me dar os seus contactos telefônicos.

Independentemente das informações que Vaz tenha, não acha que esse tipo de publicações apenas difamam um pai de família como Matonse.

Meu caro, cuidado sepultar a sua imagem, por conta de querer responder o vício dos idiotas, o sensacionalismo.
Kaldır
Ascensao Chauchane Na maioria dos comentários aqui estão sempre com aneacas como forma de silenciar a verdade.
Kaldır
Egidio Vaz Edson, estas ao serviço de valores questionáveis. Para além de ser mais velho que tu, sou mais sábio que tu também. Cuidado tu. Estas no mato grosso
Kaldır
Nelsoncarlos Tamele Yuuuu! Ja estao a ameacar o #Egidio #Vaz? Que autentica vergonha! Basta saber pouco ja e suficiente para chamar os outros de idiotas? Que autentica vergonha!
Kaldır
Moniz S. Walunga Um maior idiota a escrever idiotices sem dizer absolutamente NADA!!
Kaldır
Juma Mussagy Abdul Mutualibo Edson Chichongue meu irmão,vai agradar aos chefes doutras formas. E pare de ameaçar e tentar limitar as nossas liberdades. Esse seu comentário além de inoportuno é infeliz. O que nós o Povo queremos é que se nomeiam governantes sérios,honestos e competentes
Kaldır
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Edson, um gatuno de confianca e de boa conduta. Brother, abra olho para ver o certo e o errado.
Kaldır
Oscar Mauai Achei bastante grave a afirmação de o mundo ter mais idiotas, é um insulto aos demais e está subjacente que o autor faz apenad parte de gente lúcida.
É muito penoso, quanto a mim, quando publicamente um lúcido este tipo de pronunciamentos.
Não concordando com o post colocado, os lúcidos, devem de forma didáctica chamar atenção e mostrar o caminho sem ofender os outros.
Para terminar, a lucidez não é um produto acabado, é obra em contínua lapidação e com todas falhas inimagináveis.
Kaldır
Nelsoncarlos Tamele #Oscar #Mauai falou e bem meu caro! Ha quem pensa que so de ter uma "licenciaturzinha" e suficiente para se considerar gente de lucidez extrema, de competencias inigualaveis! Gente com intelecto nobre. De ideias absolutamente in (correctas), que nao abrem espaco para oposicao! Sad sad sad!
Kaldır
Inês Miambo Miambo Não, não reclamem porque quando chegar a hora da verdade vocês fazem tudo ao contrário.
Enquanto o poder estiver nas mãos erradas, vai ser sempre assim. E nem pensem vocês que basta desaparecerem esses cotas, voltará tudo a normaldade,"mintira",sempre fica a descendência, que pelos vistos ja vem com a sementinha modificada!
Kaldır
Otilio Beijo Nunca vi uma cobardia tao assumida como a que consta nesse comentario. Edison, diga com quem andas, diremos como eles sao.
3 saatKaldır

Kaldır
Osvaldo Macksen Dizia M. Ghandi passo a citar " O que me preocupa não é o grito dos violentos, mas sim o silêncio dos bons". Ainda bem que Dr. Egidio Vaz não anda silencioso! Bem haja!!
2 saatKaldır

Kaldır
Euclides Flavio "Edson, estas ao serviço de valores questionáveis. Para além de ser mais velho que tu, sou mais sábio que tu também. Cuidado tu. Estas no mato grosso" Egidio Vaz, 2016.

Caro Vaz, #Edson Chichongue goza de inocência no mundo dos sábios. Acho que devia sentir pena do jovem. Quanto a ameaça que faz, vejo isso como denúncia da limitação argumentativa. Algumas pessoas quando esgotam palavras razoáveis pautam pela ameaça.
Kaldır
Abdul Gafur Monteiro Idiotas???? Estes senhores arrumados em advogados são capazes até de nos insultar para defender alguém! O post está aí e cada um interpreta da sua forma, idiota é você que não consegue respeitar a diferença!
Kaldır
Xandu Inguane Tudo bolada, estes senhores ja nao tem vergonha na cara
Kaldır
Francisco Domingos Langa Penso que não devia ser nomeado presidente dessa sociedade enquanto corre esse processo. E mais, não se sabe o seu paradeiro. Complicado isso.
Kaldır
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Pela imagem que o noticias tem, merece um gatuno cadastrado como o Matonse = Matugi.
Kaldır
Camal Achimo Meragy Ascensao Chauchane lê melhor. Encontrei esclarecimentos administrativos e jurídicos., para além de investigação mais apurada junto ao visado. Quem ameaçou a quem? Não sejamos iguais aos " demais ".
Kaldır
Camal Achimo Meragy É sempre bom comentar ouvidas as partes. A isso chamo isenção.
Kaldır
Filipe Nhalungo Gostaria de convidar a todos interessados no bem deste pais, sobretudo os pliticos a visitar para este caso em concreto o artigo 421 do Codigo Comercial, que elenca os impedimentos para o cargo de Administracao em sociedades comerciais.
Kaldır
Moniz S. Walunga Filipe Nhalungo, da'-la um cheirinho desse artigo 421...., somente um "outline" ja ajudaria...
Kaldır
Lenon Arnaldo Estou curioso. Quero ver a interpretação dos experts


Kaldır
Mia Mahumane tendo em conta o artigo em referencia nao a algum impedimento. alias, o edital em causa e de Fevereiro. de la ate ca pode se ter aferido que ele esta isento de alguma culpa.
Kaldır
Lenon Arnaldo Insisto: o ilustre Filipe Nhalungo citou o artigo 421 Código Comercial, queira por favor iluminar-nos qual era ou é a sua interpretação. Ou que viagem quer nos sugerir. Estamos consigo irmao.

Aguardo serenamente. Basta de fretes pah
Kaldır
Fauzio Mussagy Fernandes Perderam vergonha GOVERNO DE PARVOS
Kaldır
Lionel Magul Tem craques em furtarem-se dos orgãos de justiça...
Kaldır
Miguel Estevão Chibete Governo de Gestão, Parvos, Parvos que ate quem dirige o Barco já não tem o Norte. Um dia a justiça vira.
Kaldır
Arlindo Costa Rosario Caro Egidio, eh preciso termos cautela com o que publicamos, sob pena de difamarmos a terceiros e perdermos a credibilidade junto de quem nos segue.
Kaldır
Fernando Costa Apenas uma pergunta que não consigo calar e talvez nunca tenha resposta.
- Num inquérito conduzido pelo TA é necessário ouvir um embaixador. Os oficiais de justiça não conseguem notificar o embaixador apesar de metade da classe política e empresarial da cidade de Maputo o conhecer, estimar e saber onde mora. Decorridos muitos meses de busca e captura infrutíferas decide-se estampar o nome do Sr no jornal dando-o como desaparecido e deitando na lama a sua idoneidade e integridade.
E agora a pergunta: Não acontece nada a ninguém, dentro do templo das vacas sagradas da Justiça?
Kaldır
Fernando Striker A citação-edital foi feita em Fevereiro porque o Tribunal Administrativo não sabia onde morava o citado.
Todavia, de Fevereiro a esta parte ( Dezembro de 2016) a qualidade de réu pode ter se extinguida por diversas razões.
A citação ao ex-embaixador não o qualidade como um "out law", pode se dar o caso de a citação dele ser para efeitos de meros pedidos de esclarecimentos que obstavam que o tribunal procedessem com clareza a auditoria e não porque o citado tenha tido mão invisível na má gestão dos dinheiros públicos.
Ou pode ser o contrário. Que tenhamos provas, então!
Convenhamos, mbuya Egidio!
Queremos descansar das notícias ruins!
Já o FIPAG nos basta por não nos fornecer água suficiente para combatermos o calor dentro das nossas casas.
Kaldır
Benny Matchole Khossa A citação relacionada com assunto funcional (como é o caso, é feita no local de trabalho). Não creio que o TA tenha ido ao MINEC e não tenha conseguido obter o endereço dele. E o conteúdo do relatório Preliminar é também interessante...
Kaldır
Fernando Striker Pois é, colosso Benny!
Eu me ative no conteúdo da citação edital que nos termos residuais, subsidiários de que o Processo Civil é em relação ao Processo Administrativo Contencioso, que esta modalidade da citação é feita quando o réu se encontra em parte incerta (pode ser em Sathunjira ou qualquer lugar em que esteja fora do alcance dos radares do Tribunal (Administrativo) ou quando sejam incertas as pessoas a citar ( o que não é o caso) e neste caso a lei manda publicar tal citação na porta do tribunal, da última residência conhecida, se é que não tenha alienado a mesma, na sede do bairro, do distrito onde mora ou preferencialmente, por ser mais eficaz e eficiente, num jornal mais lido da localidade em tenha sido a sua última residência, por aí fora.
Quero acreditar que o TA tenha ido AO MINEC e lá tenha lhe sido entregue o endereço da última residência e talvez tenha percebido que não esteja mais lá o réu (😂😂😂😂😂😂)...
Em todo caso, prefiro me ater na objectividade que a lei prescreveu nos casos deste tipo de citação.
Kaldır
Balate O Desgraxado Sera que um dia podemos ter um tsunami a arasar cidade de Maputo ate as bandas de magude!pra ver se os k ficarem terao as mentes purificadas?Ja nao se fala de entretenimentos,nem de amor,so acusacoes e refutacoes,roubo em Angola,ora pca noticias,onde e k o desgracado entra? Vao ao centro cultural universitario e se apontem la pelos dedos como acontece no nosso parlamento,deixem os nossos tlmoveis livre p a gente ver outras coisas,o desgracado quer saber se havera 13o p comprar peixe seco e farinha e ver o ano novo so.
Kaldır
Ilidio Malunguisse Este é o grande Balas!
3 saatKaldır

Kaldır
Constantino Joao No Moro da Macaca quem manda é a Facção. ..
3 saatKaldır

Kaldır
Mikaeel Mikaeel Haja vergonha no mínimo!!!!!!!
Kaldır
Milton Machel Amilcar Joaquim Inguane, voce me conhece de onde?
Kaldır
Hobety Luys Muhamby Estamos em Moçambique
Kaldır
Ivone Jamisse Isso é gravíssimo!
Kaldır
Apolito Duarte Jaieia Adérito Jaieia Nando Ubisse Nguenha
3 saatKaldır

Kaldır
Hélio Simango nos tempos de hoje, nao pocas vezes mas vale apena deixar os bufalos se desdentarem entre eles. a mim o que me importa é ser digno e mesmo na incerteza levar o pao e a papa aos meus... a unica coisa de que estou certo é de que entre os maus, mal sempre prevalece. deixem nos viver a nossa vidinha dura que nos contenta.
3 saatKaldır

Kaldır
Emidio Guila Foi por descuido se calhar.
1 · 3 saatKaldır

Kaldır
Schauque Spirou Quando ser mau da fita compensa. ..
3 saatKaldır

Kaldır
Felix Guambe Guambe Estão a nós sabotar estes senhores.
2 saatKaldır

Kaldır
Dalida Pascoal Não é o PM, isto é uma rede...
2 saatKaldır

Kaldır
Edson Flavio Isto é mesmo coisa da pérola do indico onde indivíduos de conduta duvidosa ocupam cargos de relevante importância pra empilhar mais
2 saatKaldır

Kaldır
Yussuf Adam Onde e que Matonse foi condenado Egidio Vaz Como jornalista e como diplomata Matonse e uma pessoa competente.... Quem escolhe o PCA de uma empresa sao os donos da empresa...
2 · 2 saatKaldır

Kaldır
Egidio Vaz Basta dizer isso? E quem são os donos da Sociedade de Notícias professor?
1 · 2 saat · DüzenlendiKaldır

Kaldır
Justino Jose Filipe Esses camaradas estão na verdade tontos não sabem o que fazem isto é aberração fazem tudo por tudo para atribuírem puderes a todo custo.
2 saatKaldır

Kaldır
Jeronimo Matsolo A resposta para isso é a aula dada ontem pelo Professor Lumumba in Africa we love thieves
1 · 2 saatKaldır

Kaldır
Abel Vilanculos Alguém pode explicar o que é isto!!!? Que Deus nos Abençoe.
1 saatKaldır

Kaldır
Daniel Costa Toda cautela era necessária para não chamarmos alguém a assumir cargos enquanto um processo judicial corre contra ele.
1 saatKaldır

Kaldır
Clayton Johnam Caro Egidio Vaz compreendo que com este post tenha querido trazer a discussão a questão da transparência na eleição de gestores para liderança das empresas públicas, bem como decalcar a idoneidade e integridade destes para o exercício efectivo das funções para os quais foram eleitos. Mas, com todo respeito acho que, fazes uma clara confusão entre os dois factos. Primeiro, em termos estritamente legais não há nenhum elemento na notificação edital através do jornal que nos faça concluir que o agora PCA da sociedade do Notícias estava foragido. A citação ou notificação edital nos termos das leis processuais em Moçambique, não pressupõem para sua respectiva aplicação a presunção de qualquer fuga do citado ou notificado. O uso desta medida extraordinária tão somente se verifica pela dificuldade de localizar a pessoa que nas condições normais em que a prática do acto se faria se fosse possível localizar a pessoa a ser citada ou notificada. Segundo, a notificação fala de uma citação para tomada do conhecimento de um relatório de auditoria de contas, não de uma acusação formal contra o citado pelo cometimento de alguma irregularidade ou algum ilícito, porque se assim fosse não seria citado nestes termos e provavelmente se-lo-ia por uma outra instituição, neste caso o Ministério Público. Terceiro, ainda que por mera hipótese académica admitíssimos que ao citado lhe é imputado alguma coisa, o edital que juntas neste teu post, não nos ajuda a descurtinar esse facto, era necessário que tivesses cruzado mais elementos, a título ilustrativo e de mera sugestão, devias no mínimo ter perseguido o processo para saber do que se tratava, se o relatório continha irregularidades detectadas e se estas foram de alguma forma imputadas ao visado e o que foi feito até agora, ou se corre algum processo contra ele nas instituições competentes ou se foi julgado e condenado.
Fora deste exercício, caímos no campo da especulação com consequências nefastas para o bom nome das pessoas. Atenção, não quero com isto dizer que não possa eventualmente haver algo de errado nesta situação toda, mas o que parece é que os elementos que nos trazes ainda são muito parcos. A primeira vista da que pensar, mas ao se fazer um melhor crivo, vemos que não passa de puro sensacionalismo. Egidio, tu consegues ser melhor nas tuas análises, mas desta vez foste infeliz.
2 · 43 dk. · DüzenlendiKaldır

Kaldır
Gildo Afonso Kkkkk
1 saatKaldır

Kaldır
Antonio Muxlhanga mesmo assim, nao deixa de ser um individuo de conduta duvidosa................ ultimamente o meu tipano anda cansado de defensores de atitudes nocivas que acometem a nossa sociedade, usando expresoes como: ' meras especulacoes, as instituicoes competentes estao a trabalhar, etc. quem mais confia as tais instituicoes competentes neste pais?
2 · 1 saatKaldır

Kaldır
Manuel Juliao Vilanculo 

Kaldır
Jose Adriano Fernandes De facto, no mínimo, é estranho se extrapolar a partir de um edital do T.A. que um cidadão é "foragido da justiça"... Cada vez mais se divulgam "noticias" sem qualquer investigação prévia. Pior quando isso parte de académicos que conhecem as "ferramentas" de pesquisa. A 1a pergunta seria: será que o T.A. esgotou todos os meios possíveis para localizar um cidadão que fez parte dos quadros do MINEC, antes de publicitar o edital? Ou simplesmente seguiu a lei do menor esforço?
Concordo, pois, com os posts do sr. A.C. Rosário e com o meu amigo prof. Adam.
PS.: Não conheço sequer o sr. Matonse, nem este me pediu para o defender.


Kaldır
Linette Olofsson Contra factos não há argumentos, perguntar não ofende! Não vejo nenhum mal no questionamento.

Sem comentários: