AVIAÇÃO
Um avião líbio com 118 pessoas a bordo foi sequestrado e desviado para Malta. Atacante tem granada e ameaça explodir o aparelho se não foram cumpridas as exigências.
Um avião líbio, com 118 pessoas a bordo, foi sequestrado esta manhã por um atacante pró-Kadafi e acabou por ser desviado para Malta, segundo a imprensa do país. A informação foi inicialmente avançada pelo primeiro-ministro maltês, Joseph Muscat. No Twitter, Muscat escreveu que foi “informado de uma potencial situação de hijack de um voo interno da Líbia, que foi desviado para Malta”.
Informed of potential hijack situation of a #Libya internal flight diverted to #Malta. Security and emergency operations standing by -JM— Joseph Muscat (@JosephMuscat_JM) December 23, 2016
Segundo a imprensa de Malta, o atacante que desviou o avião tem uma granada na sua posse e ameaça explodir a aeronave se não forem cumpridas as suas exigências — ainda desconhecidas. O atacante é apresentado pela imprensa como apoiante de Muamar Kadafi, antigo ditador da Líbia, que morreu em 2011.
O governante de Malta acrescentou ainda que há “operações de segurança e emergência” prontas a serem ativadas. O jornal Malta Todayescreve que o avião, um Airbus A320, aterrou em malta esta manhã, às 11h32 locais. O voo partiu esta manhã de Sabha, no sul da Libía, e tinha como destino Tripoli, a capital do país.
Neste momento, as forças de segurança do aeroporto já foram enviadas para junto do avião.