segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Margarida Talapa admite que continua administradora da Mcel

Lei de Probidade Pública em vigor continua ignorada
 
A chefe da bancada da Frelimo – que votou favoravelmente a lei que entretanto já foi promulgada pelo presidente da República Armando Guebuza, que é simultaneamente chefe do Governo e presidente do Partido Frelimo – diz que ela e seus pares (que continuam a receber salários nas empresas públicas ou participadas pelo Estado e simultaneamente no parlamento) vão respeitar a Lei depois da entrada em funcionamento da Comissão de Ética Pública. Mas até aqui não se sabe quando é que a Comissão de Ética terá regulamento para funcionamento. Também ainda só parte dos membros foram eleitos em Dezembro último.
2013 01 14 003

Maputo (Canalmoz) – Mesmo depois de ter sido aprovada a Lei de Probidade Pública, que entre outras incompatibilidades proíbe que um deputado seja cumulativamente funcionário de empresa pública e/ou participada pelo Estado, ainda há deputados que continuam em situação ilegal.
Todos os deputados que se encontram em situações de conflito de interesse são da bancada parlamentar da Frelimo que tem maioria qualificada no Parlamento e votou favoravelmente a Lei da Probidade Pública.


O cumprimento desta Lei continua a ser ignorado pelos deputados que a aprovaram e exercem simultaneamente cargos que os colocam em contravenção com os termos da própria lei.
A Lei já está em vigor depois de aprovada pelo Presidente da República, Armando Guebuza, que é simultaneamente chefe do Governo e presidente do Partido Frelimo, mas o País está a assistir ao absurdo de ver aqueles mesmos que a aprovaram a não cumprirem com os termos da lei. Assiste-se à ridicularização das próprias autoridades que tem o dever constitucional de fazer cumprir as leis.
Recorde-se que no Conselho de Ministros o presidente da República já fez saber que foi com os votos do partido a que pertencem os membros do Governo e os deputados em contravenção com a lei, que a Lei da Probidade Pública foi aprovada.
Recorde-se também que se por um lado os deputados são inamovíveis, o mesmo não acontece que os cargos que ocupam em instituições que os colocam em contravenção com os termos da Lei da Probidade Pública. Para os cargos em que se encontram nas instituições públicas, os deputados que estão a violar a Lei da Probidade Pública foram nomeados pelo Primeiro-Ministro a quem compete fazê-lo. O PM deveria já ter agido para por termo às violações flagrantes da Lei mas ainda não o fez, colocando o Governo a ridicularizar-se a si próprio.
A própria Procuradoria Geral da República que já veio a público dizer que a lei é para ser cumprida, está também a ser desautorizada, tal como o próprio presidente da República, perante a recusa dos deputados abrangidos tomarem uma atitude para deixarem de violar os termos da lei.
Margarida Talapa, chefe da bancada da Frelimo, um dos exemplos de conflito de interesse, admite que continua administradora da Mcel (empresa pública de telefonia móvel) e não dá garantias sobre quando deixará de receber dois salários no Estado, um da Mcel e outro do Parlamento. Apenas diz que vai cumprir a Lei e está a organizar o processo.
Em grande entrevista à Televisão de Moçambique (TVM) a chefe da bancada dos “camaradas” desenhou o provável roteiro de quando deixará de ser administradora da Mcel e ao mesmo tempo deputada da Assembleia da República.
“Neste momento estamos a criar condições para que tenhamos a Comissão de Ética Pública (entidade que vai observar incompatibilidades). Depois de aprovado o regulamento do seu funcionamento, todos que estamos nesta situação, não há dúvidas, respeitaremos a Lei que aprovámos”, disse Margarida Talapa uma das improbas.
A Comissão Central de Ética Pública terá 09 membros. A Assembleia da República já elegeu os três membros da comissão que lhe compete de indicar. Dois são da Frelimo e um é da Renamo. O MDM foi excluído de pertencer à Comissão embora também tenha bancada na Assembleia da República.
O Governo vai indicar também três membros para a Comissão Central de Ética Pública. Os restantes três virão, respectivamente, do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público, Conselho Superior da Magistratura Administrativa e do Conselho Superior da Magistratura Judicial.
Não se sabe quando é que o Governo assim como os três Conselhos Superiores de Magistratura vão nomear os restantes membros para a referida comissão.
Não se sabe também quando é que estará pronto o regulamento do funcionamento da própria comissão de ética.
Feitas as contas não há garantias de quando, efectivamente, os deputados da Frelimo deixarão de receber dois salários no Estado.
Só há deputados da Frelimo a infringir a Lei. (Redacção)

7 comentários:

Anónimo disse...

Hi there! I'm at work surfing around your blog from my new iphone! Just wanted to say I love reading your blog and look forward to all your posts! Keep up the fantastic work!

my web page :: sex facebook

Anónimo disse...

Hi to every body, it's my first go to see of this webpage; this website includes awesome and in fact excellent data for visitors.

Here is my webpage :: cellulite treatment cream

Anónimo disse...

I like what you guys are up also. Such smart work and reporting!
Carry on the excellent works guys I have incorporated you guys to my blogroll.
I think it'll improve the value of my site :)

Here is my blog; sex search - alumni.smcsmankapur.org -

Anónimo disse...

What i do not realize is actually how you are not really much more well-liked than you may
be right now. You are so intelligent. You realize thus considerably relating to this
subject, produced me personally consider it from so many varied angles.
Its like men and women aren't fascinated unless it is one thing to accomplish with Lady gaga! Your own stuffs nice. Always maintain it up!

Also visit my web-site ... facebook of sex

Anónimo disse...

I�m impressed, I have to say. Really not often do I encounter a blog that�s
both educative and entertaining, and let me let you know, you might have hit the nail on the head.
Your thought is excellent; the problem is one thing that not enough persons are speaking intelligently about.
I am very pleased that I stumbled across this in my seek for one thing referring to this.


Feel free to visit my web-site; adult personals (ktmet.com)

Anónimo disse...

I have viewed that wise real estate agents all over the place
are starting to warm up to FSBO Advertising.
They are realizing that it's more than merely placing a sign in the front yard. It's really concerning building human relationships with these
traders who one of these days will become customers.

So, if you give your time and efforts to helping
these retailers go it alone : the "Law regarding Reciprocity" kicks in.
Great blog post.

My web blog facebook of sex

Anónimo disse...

Superb blog! Do you have any tips for aspiring writers?
I'm planning to start my own blog soon but I'm a little lost on everything.
Would you advise starting with a free platform like
Wordpress or go for a paid option? There are so
many options out there that I'm completely confused ..
Any recommendations? Appreciate it!

my web site facebook of sex