sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Ensaio sobre Demagogia

  • Estava aqui a ler o artigo do jornalista Gustavo Mavie, director da Agência de Informação de Moçambique (AIM), intitulado “Ensaio sobre Demagogia: Elísio Macamo tem razão quando diz que há demagogia na condenação à festa do 70º aniversário de Guebuza”. No referido artigo, o jornalista diz, dentre outras coisas, o seguinte e passo já a citar:

    1. “A excepção dos indivíduos que possam estar a criticar aquela festa porque estão mal informados (...) acredito que há efectivamente os que fazem essas críticas por mera e deliberada demagogia, convencidos que, com isso, irão ganhar o poder político, ou então ajudar os partidos que defendem a conquistar o poder que há 38 anos está nas mãos da Frelimo de Guebuza.”

    2. “Eu por acaso fui uma das pessoas que, juntamente com alguns colegas jornalistas participamos no evento, e não me pareceu uma festa cara quando comparada com aquilo que o aniversariante fez para nós seus compatriotas.”

    3. “A festa do aniversário de Guebuza foi na essência um simples almoço. Os pratos consistiam na sua maioria de arroz, feijoada, matapa, cacana, chiguinha, mukapata, nhangana, carril de amendoim, algum camarão, carne de vaca, de porco e de galinha e algumas saladas e frutas da terra, ou seja aquilo que nos como cidadãos comuns comemos todos os dias.”
    4. “Quanto a mim, Guebuza, bem como todos os vivos e mortos que nos resgataram da trágica noite colonial e racista, merecem de nós mais e abundantes festas e homenagens, porque são uma das formas de os agradecermos. [...] Merecem porque sem eles, poderíamos estar ainda na cova da morte comum em que os nossos multiplicados inimigos nos tinham atirado passavam 500 longos anos.”

    5. “É demagogia considerar Guebuza de insensível, quando a sua sensibilidade ficou mais do que comprovada ainda muito jovem, quando deixou tudo e enfrentou todos os riscos e até prisões, e caminhou muitas vezes a pé, até conseguir ir juntar-se à Frelimo em Dar-es-Salaam em 1963, para lutar contra o colonialismo.”

    6. “É demagogia acusar Guebuza quando foi ele que uma vez mais, viria a aceitar, 16 anos após voltar da luta pela independência, deixou de novo tudo e ir fixar-se em Roma, onde negociou com a sua sabedoria, durante mais de dois anos, a Paz de que desfrutamos agora há mais de 20 anos.”

    Depois de eu me fartar de rir (ri-me mesmo, heheheheheheheheh), fiquei aqui a conversar com os meus próprios botões concretamente sobre estes 6 pontos que citei e saiu-me isto, seguindo a mesma ordem do autor:

    1. Se, para Gustavo Mavie, os que criticaram o BANQUETE DOS INSENSÍVEIS estão mal informados, o que é que ele fez para os informar, antes ou depois do mesmo se realizar? Em nenhum momento ele informa sobre o CUSTO da festa, sobre a PERTINÊNCIA DA TVM A TER TRANSFORMADO EM ASSUNTO DE INTERESSE NACIONAL e sobre a ORIGEM DOS FUNDOS que financiaram a festa e a transmissão da mesma em directo, em canal público e durante quase todo o dia (sim, disse apenas que algumas hortaliças e cereais foram doados, tendo o resto sido adquirido no “mercado do Xipamanine” e num valor que merecia o “estatuto do Grande Líder”). Mais ainda, Gustavo Mavie diz que outros cidadãos criticaram os comeretes e beberetes na Ponta Vermelha porque estão desesperados em ocupar o lugar de Guebuza na Presidência e da Frelimo no poder. Do estilo eu, Edgar Barroso, indignei-me pública e abertamente contra aquele INSULTO PÚBLICO porque quero ser Presidente da República! E que os milhares de cidadãos que repudiaram o veementemente querem ser deputados, ministros e directores da AIM! Kakakakakakakakakakakakakakakakakakkakakakakakakah...

    2. Para o Gustavo Mavie, o BANQUETE DOS INSENSÍVEIS não foi nada faustoso porque Guebuza lutou contra o colonialismo português. Os seus gastos pessoais de HOJE devem ser custeados pelos nossos impostos HOJE, sem que pestanejemos, zurremos ou miemos, pura e simplesmente porque Guebuza esteve em Nhachingweia ONTEM! Francamente... Só dos nossos impostos, quanto é que ele recebe como Presidente da República? Quanto é que ele recebe como Antigo-Combatente? Quanto é que ele tem como fortuna pessoal fruto do seu “empreendedorismo de sucesso”?! Para onde é que vai esse dinheiro? Tem mesmo ainda de ser sustentado pelos impostos daquelas mamanas e vendedores ambulantes que, volta e meia, os seus agentes repressores os escorraçam das ruas? Tem mesmo de ter os seus caprichos pessoais sustentados pelos impostos que eu pessoalmente pago, de forma regular e devida?! Poupe-nos...

    3. O Gustavo Mavie diz que os mil “donos do país” que estiveram no BANQUETE DOS INSENSÍVEIS comeram e beberam tudo o que CIDADÃOS COMUNS consomem, no seu dia-a-dia. Ah, é? Pode, um dia desses, o Gustavo Mavie acompanhar-me lá para o bairro de Tsalala onde vivo e mostrar-me com os seus próprios dedos os CIDADÃOS COMUNS que lá comem “algum camarão” no seu dia-a-dia? E o que tem a dizer sobre os WHISKIES DA MINHA IDADE (ou muito mais velhos) que estiveram lá nas mesas da festa do Guebas? Há também disponíveis lá no Contentor Amarelo do meu bairro, para todo e qualquer bolso do CIDADÃO COMUM?! Tsk.

    4. O ilustre Gustavo Mavie diz que Guebuza e os “donos do país” merecem TODAS AS FESTAS, REGALIAS E LUXÚRIAS DE MOÇAMBIQUE porque, sem eles, ainda estaríamos colonizados... Diz juro?! Estaríamos como quem, a Palestina? Todo o cidadão com a 8ª Classe feita (pelo menos os da minha geração ou das anteriores) sabe que processo de descolonização em África era irreversível, naquela altura, e que se não tivessem sido os “donos do país” a zarpar para a Tanzania outros o seriam, indubitavelmente. Deu com os burros n´água aqui... E mais ainda, será que só por terem nos libertado do colonialismo (oportunisticamente ou não), estarão eles no direito inalienável de EXPLORAR O POVO QUE LIBERTARAM POR TEMPO INDETERMINADO?! Sob todo e qualquer pretexto?

    5. Diz o Gustavo Mavie que é demagogia dizer que Guebuza é insensível ao sofrimento do povo porque ele deu a juventude e andou à pé pelo povo! KAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAH... É muita ingenuidade para um homem da sua idade, ilustre compatriota! Então o Edgar de hoje não pode ser assaltante à mão armada porque ia à catequese e foi baptizado quando moço?!

    6. Diz o Gustavo Mavie que ninguém em Moçambique tem legitimidade para criticar os excessos, a ostentação e a insensibilidade de Guebuza porque ele ficou 2 anos em Roma a negociar os Acordos Gerais de Paz... À sério?! Aposto que também não temos legitimidade de questionar a sua COMPETÊNCIA na direcção da Agência de Informação de Moçambique porque já tem décadas e décadas de jornalismo, MESMO MOSTRANDO E DEMONSTRANDO PENSAR COMO O MEU IRMÃO MAIS NOVO (yah, o meu irmão mais novo tem 13 anos).

    Demitam esse senhor.

    Ericino de Salema, Bayano Valy, Rui Lamarques, Egidio Guilherme Vaz Raposo, Matias De Jesus Júnior, Emidio Beula, Elisio Macamo, Amosse Macamo, Jorge Matine, Zenaida Machado
    2Like · ·
    • Kamal Badrú Gustavo Mavie esta perdido!
    • Neju Tinga ttsc/... nada a declarar... as cheias de chokwe sera q ele nao ve isso?
    • Azarias Lumbela estas perdoado Gustavo Mavie , estas a lutar pelo teu pao com a lingua. tens razao preferes ter dinheiro no bolso, ser director quem sabe ministro.
    • Tony Ndzawana Ya, ya, ya...granda resposta! E ainda, esse mavie sozinho é que foi colonizado durante 500 anos, o povo do actual mocambique conheceu a efectiva colonizacao a partir de 1895, altura em que os portugueses, de pagadores de imposto passaram a cobra-los. Um grupo informado de mocambicanos notou que a fruta ia cair, uma vez madura e, para nao ir ao chão, foram logo encaixar, fazendo tropessar os outros nessa corrida. Hi wississe!
    • Egidio Cardoso Nhamutocue o presidente e um funcionario publico como um qualquer func entao e do direito do povo exigir dele para fazer as coisas certas como acontece com o resto dos func.nao devemos dar aliberdade dele fazer oque entende razao pela qual o pais ta lixado. muita forca para o edgar e companhia voces sao intelectos visionarios
    • Estevao Manhice "Porque não te calas Mavie"..."Porque não te calas"...esse devia ser o título do teu artigo... não digas babuzeiras...tlha...
    • Milton Machel Barroso, eu é que encimei o texto com o ENSAIO SOBRE DEMAGOGIA, tudo o resto é originalmente dele, tal e qualmente...
    • Antonio Zefanias Zefanias Ainda tem moral para escrever?
    • Malhazine Mahlazine Edgar Kamikaze Barroso és incrível!!? Realmente é de despertar insegurança de alguns insensiveis e oportunistas. Ja imagino te na corrida plas presidencias....
      Ha ha ha, sinceramente GUSTAVO MAVIE.
    • Carlos Mafumachino Esse Gustavo Mavie (Gugu, é assim como é infatilizado na AIM e nos meandros do Jornalismo) por pouco seria escorraçado da AIM no ano passado por gestão danosa e privatização da instituição. Está com certeza a lamber o cú do "big boss"
    • Rui Lamarques Edgar Kamikaze Barroso o teu irmão mais novo pode não gostar dessa comparação
    • Edgar Kamikaze Barroso Milton, yah... Tive acesso ao artigo dele através do teu post.

      Demitam mesmo esse senhor.
    • Tomás Queface Hoje, concordo com tudo que escreveste.
    • Osh Macamo Calma, Kamikaze, acalme-se... Mavie sabe o que diz e porquê o diz... não disse ele mesmo que esteve na festança? Então? O camarão de Guebuza foi preço suficiente para o comprar... aliás, a AIM é administrada por lambe-botas e Mavie está apenas a cumprir a missão que lhe foi incumbida pelo "sistema" ...
    • Kátia De Morais Há quem não tem consciência mesmo!, mas como diz o Azarias, há que garantir a mola nos bolsos e praticar o lambebotismo! Gente assim, não tem noção de que pode viver de esforço próprio! VIVER, não MENDIGAR! Acordem POOORRRRR....!
    • Paulo Dos Anjos Decididamente o meu amigo Edgar estah na OPOSICAO, as vezes fico sem entender alguns "porqueh" de certas criticas como esta que Nao tem razao de ser... Digo que se Nao vivermos enquanto vivos nunca viveremos Qdo mortos, assim o Boss Guebas como Qualquer cidadao do mundo podendo como Nao, tem o direito de festejar o seu aniversario com ou sem pompas dependendo do seu bolso, e neste caso concreto do anniversario do Big Boss Nao Vejo como Nao haveriam pompas visto que "escovinhas" ha de sobra pra apoiar em ailmentos, bebida e outros, de modo a que a festa se torne linda como foi... Alias, o Boss tem AMIGOS, comaradas e salario sufficiente para dar as fEstas que quiser sem tocar em nenhum tostao do errario publico, mesmo que hajam clausulas em lei alguma que assim o permitem... Convenhamos, as calamidades naturais sao inevitaveis e aposto que o Boss esta a sofrer com o seu povo da mesma responsabilidade que Qualquer pai de familia estah sofrendo por causa das inundacoes... Uma coisa eh OPOSICAO por opor e outra eh OPOSICAO pra construir melhor, o que Nao Vejo em algumas das provocancias politicas do meu amigo Edgar,... Mas hi ta ku hine ? Cada homem respira o seu ar.
    • Livre Pensador Livre expressao, e o que me compete dizer perante este Premio Pulitzer da Estupidez. De qualquer modo, nao e a primeira vez que escribas palermas recebem premios nacionais e internacionais por escreverem disparates em Mocambique. Quem sabe se nao chegou a vez do "camarada" Mavie? Sinto saudades do MC Roger...
    • Arlindo Francisco Podemos ver claramente que o Senhor Gustavo Mavie elaborou este artigo com seis pontos mostrando claramente aos moçambicanos mais outra faceta menos digna para uma figura ilustre e sénior da AIM, ao nos dizer que os libertadores da pátria têm todo direito de hipotecar a nossa pátria amada. Moçambique pertence aos Moçambicanos que fique bem claro. Todos merecem serem tratados com dignidade e respeito, deixemos de andar a exercer excovismo.
    • Nelson Chibaiela sem duvidas eu subscrevo ao patriotismo de Barroso... abaixo as justificativas infundadas para defraudar o estado e os nossos impostos...
    • Danilo Mouzinho N. Tiago Nada me surpreendem as declaracoes de Mavie
    • Milagre Cumbe Cumbe Edgar meu caro, concordo plenamente ctgo, a frelimo e muito abusada, tem tido comentarios e justificacoes q nem criancas, a frelimo ja imaginou se um dia pegarmos nas armas para nos libertar da msma! Pensava eu q a frelimo tivesse lutado por nos + enganei me segundo o trexo q acabei de ler. E de tipo salve quem puder, tenho de lamentar e deixar um apelo para os q se consideram donos do pais ' o dia chegaram, ninguem dura para sempre'
    • Danilo Mouzinho N. Tiago Depois dos emails que vieram a publico que denunciam o jornalismo parcial a favor do boss so podia vir com este discurso pra tentar lavar a sua imagem de modo a renovar a sua cadeira na AIM. essa cultura de defesa do pao em Mocambique nos torna cegos ate em situacoes de verdades nuas e cruas tentamos a todo custo tapar o sol com peneira. Sabera de que se alimenta o povo de Gomba, no longiquo posto administrativo em Mecula, Niassa o sr Mavie? Ora bolas pah. Isso de pensarmos que Mocambique se cinge apenas na cidade e provincia de Maputo é triste, arrepiante quando tal pensamento vem de pessoas cultas e informadas
    • Richad Vali quer dizer, sua majestade pk andou alguns km na sua juventude, sente-se no direito de forcar o mesmo a gente idosa q vejo qse todos dias a dar o litro pela vida, gracias a este modelo bussal de economia q o nosso salvador adoptou, esse Mavie merecia uma capada nas "fussas", ou um cuspe na cara, o tipo mente com todos os dedos, coitado.
    • Milagre Cumbe Cumbe Esse tipo c nome paulo dos anjos, n tem culhoes no lugar, Paulo quem lhe disse q ter visao e percepcao das coisas e' ser da oposicao, tas a comportar se como um moinho de vento
    • Jerry Revelador Fonseca Paulo dos Anjos, e com direito à cobertura em tv pública? O presidente, o Mavie e o director da tvm mostraram e mostram muita insensibilidade.
    • Leonel Sarmento O Mavie quando fala, cheira a chole' de tanto lamber os pes de Guebuza....
    • Langa La MaKhosi Esse GM me parece assalariado de tanto escovinha ser. Pode ser ministro dentro em breve tsc
    • Nancy Andrea Cortês Escrevi tanto mas depois desisti. Creio que o meu QUE NOJO chegara mais ou menos ao q sinto c tamanha atrocidade vinda deste senhor. Ceus, para vcs os fins justificam mesmo os meios. Pouca vergonha!
    • Jjoseta Jjoseta Antonio coisas da minha terra. + nos podemos ainda mudar este cenario actual, ainda vamos a tempo.
    • Will Tomo Escovismo ao mais alto nivel...
    • Sofia Carimo Esse já nos deixou... Muito triste um jornalista ter uma visão tão pequena!
    • Lourino Ernesto Pelembe meus senhores isso já ultrapassou do escovismo e agora atingiu o culambismo doentio e estúpido. Esse tal Mavie pensa k xtamos ainda no tempo do viva viva a frelimo? Tretas
    • Chazia Chassafari Este Sr. não só eh beija-mão como também eh um mal informado....para mim deixa muito a desejar como Director da AIM..um dia em plena TV afirmou k Sofala e Zambézia era região norte do país.....
    • Pedro de Sousa Pork n paramox todox nós (cmpatriotax) cm esse bla-bla e resolvemox o prblema de uma vez pra sempre em 2013 e 2014?
    • Francisco Rodrigues Tavares E' nao acredito nos lambebotas
    • Geny Impissa Lambebotismo a ceu aberto!
    • Khelvon de Araújo Bom post mano Edgar Kamikaze Barroso. É chato saber que nem lambe-botas astutos o nosso presidente tem. Tem estes seguidores medievais desprovidos de qualquer tipo coerência e tacto. Estes lambe-botas estão sim a sujar as botas do boss com essa saliva turva e desidratada de bom-senso. Prostituição de almas.
    • Carlos Mafumachino Demagogia? Bom, só posso acreditar k essa tenha sido a conclusão mais acessível ao cérebro de galinha k este senhor possui. Mas cmo é possível k esse senhor seja director da AIM? Concluo afirmando k a sua inteligência só tem a profundidade d um pires.
    • Joaquim Joao Correia ainda hoje vejo antigos combatentes que estavam em frentes de combate,muitos deles como o Farncisco Manyanga,que bem conheci...seus familiares na maior desgraca........cade o seu direito de libertador da patria ? minha sogra,do destacamento femenino,ao lado da Maria Da Luzem nachingwea ,continua com aquele magro salario de Sargento...Hoje ele e' filho querido??? e os outros??? quem sao???
    • Alberto Nhaumbe Vaisson talvez seja a forma mais simples encontrada pelo sr. mavie para agradecer o convite que recebeu do aniversariante.
    • Joaquim Joao Correia Esse Gustavo e' uum dos lambes...b...
    • Elísio Freitas Hahahahahahahaha... Este é o Edgar Kamikaze Barroso a quem eu ensinei História de Moçambique na Manyanga!!! Same old guy. De Barros, just keep climbing and banging, climbing and banging brother!!! Tivessemos mais Barrosos por aí e não estavamos no estado que estamos...
    • Joaquim Joao Correia Manyanga!!!!!!!! meu heroi......sabem de seu nome verdadeiro ????
    • Ditinho Bertolino :)))) puxa-sacos e capim ruins tem em todo lugar, esse jornalista é um deles. Deve estar ganhando bem pra viver na elite do poder.
    • Ditinho Bertolino ... li agora o cidadão Paulo dos Anjos. Vou parafrasea-lo: "Cada homem respira seu ar" pois bem, o "ar" de um chefe de Estado tem/deve que ser o povo que o elegeu, afinal ele TEM que se posicionar como SERVIÇAL das aspirações patrióticas do povo que representa.
    •  

1 comentário:

Jorge Ramiro disse...

Eu tenho um amigo que mora lá e também tem cães. Eu também tenho cachorros, tenho seis cães. E eu compro Total Alimentos para todos, porque essa é a comida que eles mais gostam.