segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Chuvas deixam famílias sem abrigo e muitos hectares de culturas perdidas

Na província de Inhambane
 
Inhambane (Canalmoz) – As chuvas que caem de forma intermitente um pouco por toda a Região Sul do País e que já causaram cheias em Chókwè e baixa de Chiumbane, na província de Gaza, estão também a fazer estragos na província de Inhambane.
Segundo dados preliminares apresentados na primeira sessão extraordinária do Governo provincial ao primeiro-ministro, na última sexta-feira, centenas de pessoas perderam quase tudo por causa das chuvas e cerca de 600 hectares de culturas diversas estão inundados.
As famílias que se encontram nos centros de acolhimento vivem em péssimas condições.
Recorde-se que várias vias foram interrompidas entre os distritos de Inharrime-Panda, Maxixe-Homoíne e Maxixe-cidade de Inhambane.
Distrito de Panda
O distrito de Panda ficou incomunicável com o distrito de Inharrime. A via rodoviária ficou interrompida. Nesta região ficaram inundados cerca de 600 hectares de machambas de culturas diversas pondo em risco o sustento de inúmeros camponeses. Ficaram destruídas na totalidade 22 residências e 18 casas estão em risco de a qualquer momento puderem desabar devido a uma cratera aberta pela enxurrada.
Perto 685 pessoas ficaram desalojadas e encontram-se neste momento abrigadas na Escola Primária Completa de Inhassune, sendo: 437 crianças, 123 mulheres e 125 homens.
Em resposta, o INGC nesta parcela da província disse que foram disponibilizadas apenas 17 tendas, 60 mantas, 88 sacos de arroz de 10 kg, 35 saquetas de farinha de milho de 12,5 kg, feijão manteiga, 120 litros de óleo alimentar, 25 kg de sal e 5 caixas de sardinha.
Distrito de Homoíne
Em Homoíne foi interrompido o fornecimento de energia eléctrica e água durante cinco dias. Seis residências estão submersas, assim como a ponte que faz a ligação entre Chinjinguirre e Mubalo.
Cerca de 19 casas estão inundadas. 90 pessoas estão abrigadas na EPC de Chinjinguirre.
Distrito de Jangamo
No distrito de Jangamo foram destruídas quatro salas de aulas na EP1 de Ngumula, afectando isso cerca de 385 alunos.
Cidade de Maxixe
Uma ponteca na zona de Mauéué, que possibilitava a ligação entre a cidade de Maxixe e o distrito de Homoíne, foi arrastada pela força das águas do Rio Nhanombe, deixando os dois distritos incomunicáveis. Quatrocentos hectares de áreas agrícolas ficaram inundados. (Luciano da Conceição, em Inhambane)

1 comentário:

Anónimo disse...

The Proven Tactics you get with the P90 X Muscle Confusion WorkoutThe greatest part about DVD
s contains a 30-minute workout sequence and a
50-minuteworkout sequence. The percentage of young people who are overweight over lowered
their total cholesterol on average by 30% and LDL "bad" cholesterol by 38% on average.


Feel free to visit my blog post :: %anchor_text%