sábado, 26 de janeiro de 2013

A grande festa na miséria no Informal

Por Fernando Manuel

 
As chuvas que caíram nos vários pontos do país causaram e ainda causam situações difíceis a vários compatriotas nossos. Na cidade capital, a chuva mostrou que não são os pobres que têm sido afectados quando a mesma cai. Sabemos que quem sempre sofre são as populações que vivem em zonas vulneráveis.
Aqui na cidade de Maputo, existem famílias que perderam tudo. Noutros pontos do país também muitos compatriotas se encontram em situações difíceis. Desta vez a chuva atingiu casas dos ricos. Os que achavam que nunca seriam afectados pela força das águas. A chuva mostrou que quando quer faz das suas.
É triste saber e ver pessoas que perderam as suas casas com todos os haveres que se encontravam no interior. A chuva mostrou mais uma vez que o trabalho feito com vista a maximizar o escoamento das águas pluviais não resultou. É preciso que se faça um trabalho sério com muita durabilidade.
A conversa do dia é o problema que a chuva está a causar em vários pontos do país.
Agora com a abertura das comportas de algumas barragens dos países vizinhos a situação tende a piorar. Ouvimos a situação que está a acontecer na província de Gaza. A situação de Chókwè piora cada dia que passa. Parece que se vai repetir a triste situação das cheias do ano 2000.
No meio desta situação triste em que uma parte da população moçambicana passa por causa dos danos causados pelas chuvas, recentemente o Presidente da República, Armando Guebuza, deu uma festa de arromba para comemorar os seus 70 anos.
Num ambiente festivo será que há cabeça para se pensar em coisas tristes?
António Matonse, ex-embaixador de Moçambique em Angola e agora adido de imprensa no ministério dos Negócios Estrangeiros e o ex-Governador de Gaza, Eugénio Numaio, trocam impressões sobre qualquer assunto, espero que estejam preocupados com o assunto do dia. A triste situação que uma parte do nosso povo está a passar. Não me parece, porque com certeza a esposa de António Matonse não desviava o seu olhar para o outro lado. Estão a falar de outras coisas.
Agora o Vice-Ministro das Obras Públicas, Francisco Pereira, não duvido que esteja preocupado com a situação das chuvas que estão a destruir, entre várias coisas, as estradas do país. Ter que repensar em Orçamentos para reabilitar e construir novas estradas faz com que ouça com atenção o que José Moreira, Administrador da empresa Cervejas de Moçambique, está a dizer. Será que o administrador da CDM está preocupado com cortes de estradas e o facto disso concorrer para a não distribuição da cerveja para outros pontos do país? O povo precisa de comida agora. Cerveja fica para depois. Quando a situação melhorar.
Os defensores do povo, os deputados também tinham de estar preocupados com a situação que se encontra alguma parte da população nacional. Nesta imagem não parece que a conversa seja séria. Pelo semblante do deputado, Francisco Mucanheia, da Frelimo e Tarciso Buana Hage, assessor do Primeiro-Ministro parece que nada na vida lhes preocupa. Nem a desgraça alheia. Estão a curtir a festa.
Quando vejo António Maló vem-me à mente o cenário do caso do julgamento do Carlos Cardoso. Agora aparece numa de tirar fotos das cenas da festa do Guebas.
O que será que está a interessar ao António Maló para registar na sua máquina?
Duvido que esteja a tirar uma foto a Isadora Ataíde, nossa colega e o Luís Sá, delegado da Lusa em Moçambique, que se casaram recentemente. Parabéns! E para o meu povo que foi afectado pelas águas vai um forte abraço de carinho e que espero superar a situação em que vive com muita força e coragem e que encontre a ajuda necessária por parte das entidades competentes. Estes que saibam cumprir com seu dever com zelo. Este povo merece.
SAVANA – 25.01.2013

Sem comentários: