As cheias na cidade do Chókwè em imagens
O Director Geral do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), João Ribeiro, disse esta quinta-feira que o número de óbitos reportados em todo o país devido às cheias subiu para 45, contra 40 registados até última terça-feira.
Segundo INGC, mais de 120 mil pessoas foram afectadas pelas inundações em todo o país, sendo a situação mais dramática na província meridional de Gaza, onde mais de 65 mil pessoas foram afectadas.
Para exacerbar a situação, disse Ribeiro, há registo de cinco mil casos de diarreias em todo o país.
Esta situação ocorre numa altura em que o país caminha para o pico da época chuvosa.
Face à gravidade da situação, o governo moçambicano lançou, quinta-feira, um apelo de solidariedade para com as vítimas das inundações que afectam as regiões centro e sul do país, onde milhares de pessoas se encontram desalojadas e despojadas dos seus bens.
O Governo também desenhou um plano de contingência para lidar com situação de cheia no país, no qual prevê um total de 307.491 pessoas afectadas pelas chuvas.
Para mitigar os efeitos das intempéries, o Executivo de Armando Guebuza disponibilizou 120 milhões de meticais (cerca de quatro milhões de dólares ao câmbio corrente) que estão a ser utilizados pelos diversos sectores para a distribuição de alimentos, kits básicos, bem como a criação de outras condições como saneamento do meio para a reposição de infra-estruturas, evitar a eclosão de doenças, entre outras medidas.
(RM/AIM/GFotos de Ferhat Momade)
Sem comentários:
Enviar um comentário