quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Metical deprecia-se face ao dólar norte-americano e euro

Na primeira quinzena de Janeiro
 
Maputo (Canalmoz) - O Metical depreciou-se na primeira quinzena de 2013, ou seja, nas primeiras duas semanas de Janeiro em curso, face às principais moedas estrangeiras mais transacionadas no mercado cambial nacional, nomeadamente: o dólar norte-americano e o euro.
Segundo o Banco de Moçambique (BM), a moeda nacional depreciou-se em 0,61% em relação ao dólar norte-americano e 1,59% face ao euro.
No fecho da quinzena em análise, de acordo com o banco central, a cotação média do metical face ao dólar norte-americano no Mercado Cambial Interbancário (MCI) foi de 29,69 MT, o correspondente a uma depreciação nominal de 0,61% face à apreciação nominal de 0,37%, da quinzena anterior.
Em termos anuais, o metical depreciou em 9,07%. No mesmo período, a taxa de câmbio praticada pelos bancos comerciais nas suas transações com o público foi de 29,89 MT/USD, equivalente a uma depreciação nominal de 0,54% face à apreciação nominal de 0,22% na quinzena anterior, fazendo com que, em termos anuais, o metical depreciasse em 9,89%.
Com este comportamento, o diferencial entre a taxa de câmbio média praticada pelos bancos comerciais nas suas operações com o público e a das cotações no MCI passou para 0,67% após 0,75% na quinzena anterior, tendo o spread entre as taxas de câmbio médias praticadas pelas casas de câmbio e a dos bancos comerciais passado para 2,57%, após 3,19% na quinzena anterior.
Do cruzamento entre a cotação do dólar norte-americano na praça de Londres com o câmbio desta moeda no mercado doméstico, resultaram para o fecho da quinzena em análise, cotações de 39,54 MT/EUR.
A melhoria do desempenho tanto da economia norte-americana como de alguns países da zona euro, é apontado como a principal causa da depreciação do metical face às referidas duas moedas estrangeiras mais transacionadas no mercado cambial nacional.
Metical apreciou-se face ao rand
No tocante ao rand, outra moeda estrangeira mais transacionada no mercado cambial nacional, a situação foi ao contrário, dado que durante o período em análise a moeda nacional, ou seja, o metical valorizou-se 2,02%.
Com esta apreciação, a taxa de câmbio praticada pelos bancos comerciais nacionais nas suas transações com o público foi de 3,40 meticais por rand.
Depósitos dos bancos comerciais junto do BM registam um incremento
Se a primeira quinzena do ano em curso foi marcada pela desvalorização do metical face ao dólar norte-americano e o euro, a situação foi ao contrário em relação aos depósitos dos bancos comerciais junto do BM que registaram um incremento 868,1 milhões de meticais.
Segundo o Banco de Moçambique, no fecho da primeira quinzena de Janeiro de 2013, o saldo das reservas bancárias foi de 15.709,2 milhões de meticais, equivalente a um aumento de 868,1 milhões de meticais em relação à quinzena anterior, determinado pelo acréscimo simultâneo das componentes em moeda nacional e em moeda estrangeira, em 375,2 milhões de meticais e 493 milhões de meticais, respectivamente.
O incremento das reservas bancárias em moeda nacional resultou dos seguintes factores: depósitos líquidos de numerário efectuados pelas instituições de créditos no valor de 3.421,3 (ii) vencimento líquido de fundos aplicados no valor de 2.592,7milhões de MT e (iii) vencimento líquido de Bilhetes de Tesouro no montante de 1.206,5 milhões de MT.
Este aumento foi, entretanto, amortecido pelas seguintes operações: emissão líquida de reverse no valor de 3.748,7 milhões de MT, vendas líquidas de divisas pelo BM no MCI no valor de 2.958 milhões, absorção de liquidez no âmbito da execução orçamental no valor de 126 milhões de MT, vencimento líquido no valor de 10,94 milhões de MT e diversos movimentos no valor de 1,6 milhão de MT. (Raimundo Moiane)

Sem comentários: