quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

OJM intensifica acções de solidariedade

Politica

Vítimas das enxurradas:


MAIS de 2000 voluntários foram mobilizados pela Organização da Juventude Moçambicana (OJM) em todo o país para prestarem assistência directa às vítimas das inundações. Um comunicado recebido na nossa redacção indica que o secretário-geral da agremiação, Basílio Muhate, trabalhou há dias na província de Gaza, onde se inteirou da situação no terreno, que assola mais de 50 mil pessoas só no Distrito de Chókwè.
Maputo, Quinta-Feira, 31 de Janeiro de 2013:: Notícias
Basílio Muhate visitou três centros de reassentamento existentes no Distrito de Bilene, na vila sede e em Mazivila, e ainda o centro de Chihaquelane, onde testemunhou o cenário em que vivem milhares de famílias. Nestes locais, o líder da juventude do partido Frelimo dialogou com as populações afectadas, manifestando solidariedade da OJM e sensibilizando-as sobre a necessidade de manterem uma boa saúde e coesão, devendo estarem atentas aos apelos e orientações do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC).
Exortou aos jovens que se encontram nos centros de reassentamento para que ajudem na orientação de crianças e idosos. Basílio Muhate juntou-se ao grupo de voluntários da organizacao que procederam à entrega de diverso material para a construção de latrinas, assim como de redes mosquiteiras.
“Foi uma visita para nos inteirarmos da real situação no terreno e dialogar com as autoridades e algumas pessoas para sabermos como melhor contribuirmos nesta campanha de solidariedade, mas também não podíamos dialogar e ficar de braços cruzados. Por isso, compartilhamos o pouco que tínhamos”, lê-se no comunicado.
Na província de Gaza, a OJM apoiou no resgate de mais de 5000 pessoas em Chókwè, Chibuto e Xai-Xai, estando neste momento a desempenhar um papel importante no saneamento do meio nas zonas de reassentamento, assim como na sensibilização das populações sobre os cuidados de saúde que devem ser observados nos centros.
Na Cidade de Maputo, as acções de solidariedade da organização continuam, no âmbito das quais foram entregues às autoridades cerca de mil pares de chinelos, 2500 peças de vestuário, 300 quites de material escolar completo, mil redes mosquiteiras, 20 chapas de zinco e vens alimentícios diversos.

Sem comentários: