quinta-feira, 3 de outubro de 2019

OBRIGADO DR. KOLOMA POR ME TER DETALHADO O SEU ESCLARECIMENTO À QUESTÃO DO MANUEL DE ARAÚJO

Por Gustavo Mavie
*************
‘’Se te deparar com alguma característica ou estupidez… tens que ser cuidadoso e não se incomodar ou angústia-se, mas encarar meramente como mais um conhecimento
adicional e tê-lo como um novo facto a ser considerado
no estudo da realidade ou do carácter humano. A sua atitude perante isso deverá ser como dum mineralogista
que trata de extrair o minério que está incrustado nos
substratos envolventes como sejam as pedras’’, Arthur Schopenhauer, in The Laws of Human Nature, de Robert Greene.
*****************
À medida que lia a reacção, melhor, ESCLARECIMENTO do antigo Alto-Comissário (Embaixador) de Moçambique na Grã-Bretanha, Dr. Eduardo Koloma, em torno do meu artigo sobre ou contra Manuel de Araújo, como se queira, fui-me apercebendo que estava ganhando ‘’um conhecimento adicional a ter em conta’’, como aconselha Arthur Schopenhuer que cito como pre-lead, para conhecer ainda melhor este ‘’membro da RENAMO em segunda via’’, que agora é de novo seu candidato, desta vez para o cargo de Governador da Zambézia.
Com efeito, Manuel de Araújo se desvinculou da RENAMO em 2011, quando se apercebeu que ser seu deputado na Assembleia da Republica era menos lucrativo, e filiou-se ao MDM para poder ser seu candidato à Presidência do Município de Quelimane durante as eleições intercalares do mesmo ano. Antes de se filiar na REANAMO foi da FRELIMO até 2004.
Agora apercebeu-se que ser Edil não é tão lucrativo como ser Governador da Zambézia, e por isso mandou passear aos insultos também o MDM tal como o havia feito contra a FRELIMO entre 2004 e 2009, e atrelou-se de novo agora à mesma RENAMO que havia mandado passear em 2011, para, como disse, poder ser Edil de Quelimane pelo cartão do Galo.
Se trocar de partidos fosse como trocar de homens para uma mulher, Manuel de Araújo seria um ‘’prostituto político’’ por excelência. Mas mesmo assim, poderá um dia cair no descrédito político, porque sempre que abandona um Partido, fala depois porcamente dessa sua anterior formação, como o tem feito agora contra o MDM ou mesmo a FRELIMO a quem acusa os seus dirigentes de todos os pecados, como o fez quando a casa da mãe dele foi incendiada. Ele não esperou pela investigação e acusou logo Filipe Nyusi e toda a FRELIMO, sem, contudo, apresentar provas. Este é o seu Modus Operando. Sempre que tem um novo objectivo político, forja crimes e os atira contra o Partido que para ele se apresenta como aquele que pode ser mas preferido pelo eleitorado como o principal obstáculo à concretização desse seu objectivo. Quando em 2004 deixou a FRELIMO, falou mal e porcamente contra este Partido, e deu hossanas à RENAMO que durante anos rotulou de ‘’de um Partido de bandidos armados e assassinos’’. Mas quando viu que era na RENAMO que podia realizar o seu velho sonho de ocupar um cargo de relevo que não conseguia na Maçaroca, ele filiou-se à mesma PERDIZ de que falava mal. E conseguiu de facto, porque foi um dos seus deputados entre 2005 e 2009, a seguir às eleições gerais do mesmo ano de 2004.
Aliás, em surdina ele tem dito aos que são lhe mais achegados, que o que o move não são ideais ou programas de nenhum partido mas as oportnidades que cada um deles apresenta para a sua ascensão e realização pessoal.
MANUEL DE ARAUJO DIZ EM SURDINA QUE APLICA O TEOREMA
DE MAQUIAVEL QUE DIZ QUE OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS
Ele gaba por isso de se guiar pelo ‘’Manuel Político’’ de Nicolau Maquiavel, em que se preconiza que ‘’os fins justificam os meios’’ . Para Manuel de Araújo, os seus meios são os partidos que lhe dão os cargos que lhe permitem ter acesso ao dinheiro e outras benesses, como o Palácio do Presidente do Município em que vive agora em Quelimane, ou o do Governador que poderá passar a viver caso seja eleito a 15 de Outubro. O resto não lhe interessa. É por isso que ele nunca se deixa pintar pelas cores dos partidos a que se serve deles como seu ‘’Cavalo de Guerra’’. Por isso nunca envergou as roupagens dos três partidos de que foi membro – nomeadamente a FRELIMO, a RENAMO, o MDM e agora de novo a RENAMO em 2.a Via.
Sempre usa a sua mesma a camisa Azul & Riscas com que se tem apresentado em público sempre que está em campanha eleitoral. Mesmo agora usa a mesma camisa que usava quando era e membro e Edil do MDM. Faz isto para que ele seja ele próprio a sua própria e única Marca que está à vendendo ao eleitorado. Alguém escreveu hoje dia 2 de Outubro, nas Redes Sociais, que isto prova que ele é um mafioso.
DR. KOLOMA EXPLICOU-ME AMISTOSAMENTE SUA REACÇÃO AO MEU ARTIGO
Para poder entender melhor a reacção/esclarecimento do Dr. Koloma, tomei a decisão de o contactar hoje dia 2 de Outubro de 2019, via telefónica. Confesso que valeu muito ter tomado essa iniciativa. Decidi contactá-lo, mais para saber se de facto o ESCLARECIMENTO que havia lido nas Redes Sociais era mesmo da sua lavra, ao que ele respondeu-me que ‘’sim, 120% meu.’’
Depois de lhe agradecer a pronta confirmação, expliquei-lhe também em detalhe a razão que me levou a denunciar retroactivamente essa tentativa de Manuel de Araújo se apoderar das doações que estavam sendo dadas naquele ano de 2000 na Grã-Bretanha via Embaixada moçambicana em Londres para as vítimas das devastadoras cheias daquele ano que marcou dramaticamente para muitos moçambicanos, a viragem do Século XX para o inicio do XXI em que estamos agora.
Durante a inteiração que tive com o Dr. Koloma disse-me só tomou conhecimento através do meu artigo de há uma semana de que Manuel de Araújo tentou apoderar-se das doações que em 2000 eram canalizadas pelos britânicos e outros estrangeiros que então viviam na Grã-Bretanha. Disse que reagiu ao meu artigo ‘’não para defender Manuel de Araújo ou para negar que ele tenha tentado se apoderar das doações que estavam sendo canalizadas à Embaixada, mas tão-somente para esclarecer que nem o título pessoal como a entanto que Chefe daquela Missão Diplomática, nunca o autorizou a ser o ‘’PONTO FOCAL e RECEBEDOR’’ dessas doações, e que se ele disse que havia sido nomeado para sê-lo, então faltou à verdade’’.
Disse que é por isso que rotulou as minhas denúncias como sendo uma ‘’AUTÊNTICA REVELAMÇÃO’’, o que equivale a dizer ‘’UMA AUTÊNTICA NOVIDADE’’ e não uma ‘’UMA AUTÊNTICA MENTIRA’’, como alguns mal-entendidos terão insinuado ou deliberadamente interpretado esta expressão do Dr. Koloma, como o fez João Cabrita, se é que de facto é da sua lavra o artigo que li também nas Redes Sociais, em que insinua que eu estaria em conflito diplomático ou colocado uma ‘’batata quente’’ na boca do antigo Embaixador moçambicano.
Durante a conversa afável como sempre tive com o Dr. Koloma, negou categoricamente que tenha autorizado Manuel de Araújo a ser o Ponto Focal e recebedor das doações.
‘’Tanto quanto me recordo, nunca estive com Manuel de Araújo para tratar em especifico seja qual for o assunto ligado à Embaixada. Que me lebre, só encontrei-me com ele umas duas vezes naquelas ocasiões em que nos cruzamos com alguém conhecido, e nos saudamos ou conversámos como acontecia com vários outros moçambicanos que estavam lá na altura’’, disse Koloma em tom brando e suave como é característico dele.
‘’Veja caro Mavie, que não estou a defender Manuel de Araújo e nem estou a dizer que não tenha tentado fazer o que dizes no seu artigo. Estou a dizer que nunca o autorizei como deu a entender na menção que fez ao meu nome no seu artigo, em que associa o meu nome como quem deu esse mandato de ser Ponto Focal e Recebedor das doações que eram canalizadas à Embaixada’’, disse insistentemente, vincando que ‘’o que digo no meu ESCLARECIMENTO é que não o autorizei, e se ele disse que fui eu a dar-lhe essa missão, faltou à verdade’’.
Depois deste depoimento do Dr. Koloma, expliquei-lhe que a menção no meu artigo do nome dele, como quem autorizou Manuel de Araújo, não o fiz de má fé, mas porque no tal e-mail com que ele instruía os doadores a enviarem as suas doações à Missão Diplomática moçambicana ao seu cuidado, dizia que havia sido oficialmente designado pelo Embaixador e ou pela Embaixada, e essa sua revelação foi assumida tanto por mim quanto pelos demais, como expressando a verdadeira verdade, porque não podíamos imaginar que alguém fosse dizer isso num e-mail, sem que tivesse sido autorizado ou designado.
Pelo menos assumi assim, porque sendo um e-mail que eu vi pela lista dos outros receptores, que ele havia enviado a muitas outras pessoas, acreditei que tivesse sido de facto o próprio Embaixador Koloma a autorizar, ou que no mínimo tivesse sido informado pelos seus colegas, já que a estes eu e vários outros moçambicanos os alertamos. Mais do que termos feito esse alerta, como disse no meu primeiro artigo que motivou este ESCLARECIMENTO do Dr. Koloma, solicitamos uma reunião de emergência. E de facto nos reunimos com alguns dos diplomatas e outro pessoal da Embaixada no mesmo dia em que Manuel de Araújo circulou esse seu e-mail nas próprias instalações daquela Missão Diplomática para abortarmos exactamente essa iniciativa envenenada de Manuel de Araújo que agora sei 20 anos depois, que afinal não tinha sido designado ou autorizado!
É que durante a conversa que mantive hoje dia 2 de Outubro deste 2019 com o antigo Embaixador Koloma, admitiu que não leu e nem a saber que um tal e-mail foi circulado pelo Manuel de Araújo nessa altura. Disse também que não soube nem chegou a se dar conta que afinal essa tentativa macabra de Manuel de Araújo de se apoderar das doações foi abortada durante uma reunião que se realizou nas instalações daquela Embaixada em que tomaram parte não só alguns dos seus diplomatas como vários moçambicanos então residentes em Londres, de que eu era um deles. ‘’Como pode imaginar, não era eu sozinho e nem podia ser possível que fosse eu a tratar cada um e todos os problemas da Embaixada. Houve vários problemas que foram resolvidos pelos meus colegas, como é o caso dessa reunião em que não estive’’, disse o Dr. Koloma, vincando sempre que não está a defender Manuel de Araújo, mas apenas a dizer que se fez isso que eu contei no meu artigo, não foi ele a designá-lo.
‘’Não posso negar que o tenha feito, tanto mais que todos nós sabemos qual tem sido a conduta deste nossa compatriota que por coincidência é meu conterrâneo’’, vincou Koloma, adiantando que ‘’o seu erro foi não ter me contactado antes que eu devia ter logo negado que o autorizei’’. Nisto dei a mão à palmatória, mas fiz-lhe ver que de facto tive a intenção de o contactar quando decidi fazer essa denúncia retroactivamente, não para que me confirmasse se o havia ou não dado a Manuel de Araújo essa missão nessa altura, mas para ver se teria algo mais a dizer sobre ele que eu não soubesse, já que nunca me havia passado pela cabeça que não o tinha autorizado como ele dizia no tal seu e-mail.
Ao longo da conversa que tive com o Dr. Koloma, conclui que o Manuel de Araújo terá mentido quando disse no seu e-mail que havia sido autorizado pelo Embaixada a ser o Ponto Focal e Recebedor das doações. Sei que para quem não conhece Manuel de Araújo poderá assumir que não é possível alguém dizer num e-mail que foi outorgado essa missão, mas para os que o conhecem, sabem que ele é muito capaz disso e muitíssimo mais. É um homem destemido e que joga com todos os meios e atrevimento.
É curioso que desde a publicação desse meu artigo que levou o Dr. Koloma a fazer o seu ESCLRECIMENTO, já recebi outras reacções de alguns outros moçambicanos que já não me lembrava de que estiveram na mesma reunião ou que receberam também esse mesmo e-mail isca de Manuel de Araújo. Um deles é Phiri Macuacua que me enviou um Watsaap contando dizendo que o meu artigo espelhava fielmente o que ele fez. Phiri recordou-me que um dos comparsas de Manuel de Araújo, o tal Carlos ou Charles que mencionei no meu artigo anterior a este, ameaçou-me e tentou por me fora do local onde decorria mais uma das noites dançantes de recolha de fundos alegadamente para se canalizarem às vitimas das cheias e que eu estava cobrindo.
MANUEL DE ARAUJO É UM HOMEM SEM ESCRÚPLOS
Um dos episódios que pode provar isto é que foi capaz de engatar abertamente uma menina na presença da sua própria mãe e de muitas outras pessoas durante um convívio organizado pela tal progenitora dessa moça. Obviamente que a mãe não tolerou essa total falta de respeito e de má educação do agora cabeça-de-lista da RENAMO na Zambézia, tendo saído expulso dessa casa para o embaraço de mim que o tinha levado para essa casa por anuência da tal mãe. Confesso este incidente me REVELOU DEFINITIVAMENTE em PONTO GRANDE quão mau é Manuel de Araújo.
Este episódio foi também protagonizado por Manuel de Araújo em Londres, mais concretamente em Hendon Central. Estou contando também isto 20 anos depois quase, para dissipar duma vez por todas o cepticismo expresso por alguns que leram o meu artigo anterior a este. É para que compreendam que não sou contra Manuel de Araújo, mas sim contra os seus actos diabólicos e conduta macabra. Faço estas denúncias retroactivamente, porque noto que não mudou, e porque quero que sejamos governados por pessoas honestas, que abraçam a política para servir os seus compatriotas e não para se servirem do poder ou dos cargos para o seu próprio enriquecerem. é dever dos jornalistas expor os maus políticos.
Conheço-o muito bem porque o conheci no então ISRI, agora Universidade Eduardo Joaquim Alberto Chissano (UJAC), onde ele e eu éramos estudantes. Mas onde de facto conheci a sua ‘’real natureza humana’’ foi em Londres, onde cheguei a hospedá-lo na minha casa por uns dois meses a pedido dele alegando pagamento irregular da sua bolsa de estudo, e donde causou-me grandes prejuízos de que nunca aceitou ressarcir-me. Mesmo assim, o perdoei já que me guio com a lei de Jesus de perdoar os que nos ofendem, e continuei a trat­á-lo como amigo embora sem muita fé nele, só vindo a saber que de amigo não tem nada, quando este ano acusou-me do nada, de ser ‘’um ladrão e maluco’’ durante uma entrevista que deu ao Gilberto Mendes, no seu concorrido Programa CONEXOES. Para os que não o viram pode visualizá-lo no Youtubo. Portanto, não sou eu quem não gosta dele como alega sem uma base João Cabrita. Manuel de Araújo é que não gosta de mim. Mesmo assim, o meu artigo sobre ele ou contra ele como se queira, não é nenhuma vingança fria contra ele, mas apenas para alertar os zambezianos a não elege-lo cheguei à conclusão que é o mesmo que conheci em Londres através do que lá fez e do que foi fazendo como Edil desde 2011. Estou muito convencido que poderá vender a província deles, porque a sua sede de acumulação monetária e material é insaciável.
JOÃO CABRITA E OUTROS SEUS PARES PECAM POR SO VER LADRÕES NA FRELIMO E SÓ SANTOS NA OPOSIÇÂO
Sei que Cabrita é dos que é contra a FRELIMO e que é capaz de se abraçar mesmo ao Diabo desde que também seja contra a mesma FRELIMO, mas sabe que Manuel de Araújo não é santo e nem Pio Matos é diabo. Cabrita & Companhia pecam porque só vêm ladrões na FRELIMO e só santos na Oposição. Isto é grave para quem diz ser académico como se outorga Cabrita. Quando Manuel de Araújo se filiou ao MDM, eu disse ao irmão do Daviz Simango, Lutero Simango, na mesma semana em que o acolheram como seu novo membro, que iriam se arrepender depois. Não fui profeta mas alertei-os porque sabia quem é Manuel de Araújo. O tempo voltará a provar que estava certo quando se provar um dia que ele fez os desvios de que é acusado pelo TA de ter protagonizado no Município de Quelimane.
Um dos desvios detectados pelo TA está detalhado na Edição Número 257, do dia 24 de Setembro deste 2019, do Jornal Makholo, que se publica em Quelimane. Do que li, o TA diz que há 24 milhões de meticais cujo gasto não está devidamente justificado pelo Edil Manuel de Araújo. Por isso, o meu artigo é uma revelação de quem é Manuel de Araújo. Quem avisa amigo é. Que não venham dizer que não vos avisei, porque tenho a certeza de que o que o move e o faz saltar de partido em partido, não é nenhum amor pelos zambezianos, mas sim para ficar cada vez mais rico.
Um dos outros membros seniores do MDM, disse-me na condição de anonimato, após ter lido a minha denuncia sobre o que andou a fazer em Londres, que Manuel de Araújo roubou já muito dinheiro no Município de Quelimane, e que se até agora não sentou no banco dos réus, é que tem usado o mesmo dinheiro que acumulou para sonegar os vários processos de auditoria em que se detectaram várias irregularidades financeiras que na óptica dos auditores, como os do TA, amontam já para desvios de fundos.
Mas eu acredito que um dia sentará no banco dos réus e será julgado, porque como dizia no tal artigo da semana passada, os problemas não apodrecem como também não há nada oculto que não haja de se revelar no decurso do tempo.
Já quase no fim deste meu artigo, cito um dos meus ídolos, Robert Greene, quando no seu livro The Laws of Human Nature ou As Leis da Natureza Humana, diz que ‘’Você gosta de imaginar consigo próprio que está no controlo do seu destino, de planificar conscientemente o curso da sua vida da melhor maneira que podes. Mas estás largamente fora de si sobre quanto as suas emoções dominam você e não você sobre elas. Tais emoções fazem de te estremecer em prol do seu ego. Elas fazem com que vejas as evidências que confirmam o que já queres acreditar. Elas fazem com que vejas o que queres ver, dependendo do seu estado de espírito, e esta desconexão da realidade é a fonte das más decisões e modelos negativos que caçam a sua vida. A racionalidade é a habilidade de conter essas emoções, de pensar e não reagir, de abrir a sua mente para ver a realidade que está acontecendo, como oposto ao que estás sentindo. Isto não vem naturalmente; é um poder que devemos cultivar, mas por assim fazer concretizamos o nosso grandioso potencial’’.
Termino mesmo citando também Napoleão Hill, quando no seu melhor livro Your Right to Be Rich, nos alerta sobre o perigo das emoções, incluindo as amorosas, dizendo que elas nos podem levar ao pior abismo. Um dos que agora jaz na cadeia pelo seu envolvimento no calote das dívidas ocultas dizia-me em 2013 que já não era pobre, porque que lutou sob um grande impulso emocional de deixar de ser pobre, e que estava pré-disposto a fazer ainda tudo para concretizar ainda mais esse seu sonho. Hoje só pode estar a chorar na cadeia. Estou com medo que um dia seja Manuel de Araújo. Não lhe desejo mal, mas acho que ele é um dos que imagina que está sob o domínio do seu destino, mas me parece uma convicção errada.
gustavomavie@gmail.com

Sem comentários: