domingo, 6 de outubro de 2019

O meu segundo mês de política activa

Como sabem depois de 11 anos na Europa onde me casei e fui funcionário trabalhei com justiça e ganhava ordenado bom pra minha família. Não vim a Moçambique por falta de algo. Mas por paixão. São 10 anos que as diferentes instituições do ensino superior em Moçambique me confiam as direcções da academia e o faço com paixão, etica, honestidade e respeito.
Entrei na política activa por igual paixão que me trouxe de volta ao meu país, com intuito de poder contribuir com conhecimento como todos outros pra nossa democracia. Este Moçambique é nosso.
Nos primeiros dias da vida política activa dei-me conta que África tem tudo pra dar errado. Há razões suficientes pra guerra. Se não há guerra na França, Itália ou Canadá etc. é porque sao de verdade civilizados. Tenho a experiência de viver em dois mundos.
Nós em África e africanos somos selvagens, muito perto da vida de animais que com força bruta obtém o que pretendem. Temos que admitir isso. Não somos e nunca fomos civilizados. Gente que convive no mesmo espaço público com respeito recíproco. Somos contra qualquer traços elementar de ética e de convivência normal entre os homens.
A verdade é que a parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos.
Cresci ouvindo que havia um grupo de bandidos armados, desestabilizadores do Estado moçambicano, matsangaissas como sinônimo de banditismo, um grupo de pessoas delinquentes e instrumentalizados pelas forças exteriores pra o acto de banditismo. Mas nestes dias sinto na pele a raiva. A Renamo é muito mais pacífica que estes verdadeiros delinquentes, selvagens e boçais, novos colonos que escravizam Moçambique.
Hoje sinto que os "bandidos" não foram suficientemente bandidos ao longo dos anos pra responder aos delinquentes comunistas. Hoje senti na carne o prazer de ser um grande bandido talvez o maior bandido deste mundo, um sabotador e se tivesse metralhadora pela fúria que subiu aos limites da paciência insuportável humana faria o uso. Não estamos em paz irmãos. Vamos rezar porque somos religiosos e o povo moçambicano é tolerante e pacífico. O grande dilema é como ser tolerante diante dos intolerantes?
Tudo o que dizem da Paz não passa de grande mentira. O que significa privar outro moçambicano os seus direitos de cidadão? A liberdade de ser, viver e agir? Porque a guerra não é necessariamente empunhar em armas, mas respeito por outro ser humano e conviver pacificamente nos mesmos espaços públicos.
A Frelimo não pretende e nunca pretendeu a Paz. A Frelimo nunca pretendeu a democracia. A Frelimo está desde 1992 simulando a democracia e a paz diante dos moçambicanos e comunidade internacional. Uma organização maquiavélica. O que digo estou agora a viver.
Aqui estão actos de guerra:
1. O presidente da Renamo agendou na sua campanha eleitoral pra a população de Machaze. A aviação disse que não podia aterrar porque a pista está encerrada. Procuraram saber porquê? Responderam que a pista não estava em condições. Naquela pista aterrou o presidente Nyusi a sensivelmente uma semana antes de assinar o negócio de gás com as multinacionais.
2. O presidente da Renamo agendou na sua campanha eleitoral outro comício em Mussurize. A aviacao encerrou a pista e disseram a pista está encerrada.
É exactamente nos aeródromos por onde passou o Presidente Nyusi.
O presidente Ossufo está sendo sabotado e impedido de fazer a sua normal campanha como moçambicano. Foram três distritos da província de Manica sabotados.
3. O programa de Caia não vai ter lugar porque a pista também está encerrada. ontem teve a resposta de que a pista não estava em condições. Sabotagem acima de sabotagem. Quanta e Santa paciência.
4. Estava prevista a conferência de imprensa na sala vip do aeroporto do Chimoio Ossufo com jornalistas. Os homens encarregados encerraram a Sala Vip do aeroporto e foram pra casa. Os agentes de lei e ordem simplesmente responderam não sabemos, o senhor encarregado foi pra casa.
5. Na provincia de Manica a gente vive de terror e obrigados a por camisetas vermelhas com medo de perderem emprego, serem despromovidos, e merecerem todo tipo de perseguição depois de uma onda que assolou raptos e assassinatos dos membros da Renamo e/ou simples simpatia com a Renamo. E incendiaram a delegação provincial do Partido.
6. Um jornalista que não posso dizer o nome e me conhece bem perguntou-me porque deixou a vida cômoda e se meteu nesta confusão? O senhor não tem medo? Depois do silencio respondi que sim. Respondi que tinha medo. Pensei um momento e percebi o medo de milhares de moçambicanos que se avermelham por medo. São muitos vermelhos por medo irmãos. Isso não é paz e não chamem de paz. Este é um regimes nazistas, fascista e comunista que usa todos meios ao seu alcance pra espezinhar o povo, as organizações políticas e sociedade civil. Obriga gente que pra ganhar um pouco de pão devem fazer o que dizem.
Aquele tipo que fechou a sala vip será promovido nos próximos dias como aconteceu com aquela senhora (que todo mundo conhece) que roubou urnas e agora é administradora do distrito.
Do lado de quem tem medo ha quem perdeu a paciência e o medo. Tambem estou deste lado. Entre ter medo e não ter medo. Vivemos o dilema.
Não obstante sabotagens e actos vis, o campo da Soalpo de Chimoio encheu de gente que gritava "fora mbavas".
Comentários
  • Simões António José Força Prof. Eles tem medo, confiam em armas.
    2
  • Crescencio Arao Carlos Parabéns "nós como cristãos e católicos não devemos lavar as mãos como Pilatos, a política é Uma forma de promover a caridade no Mundo e o bem comum"
  • Serrao Fernando Moda Palvaras sabias Domus oikos essa mesagm é para aqueles politicos que nao sabe diferenciar ,estado e politica, bem haja o inportante é contribuir para o desenvolviento do nosso pais pk todos somos moçanbicamos quermos a sua contribuiçao para o desenvolviento da democracia e paz em moçanbique.
  • 1
  • Angélica Paulo Alcidio Chirindja 👏👏👏👏👏👏👏
  • Hélio Saudaçoes Obrigado DR. O povo agradece a sua atitude. É para isso que servem os académicos de verdade. É triste e vergonhosa a situação que descreveu á cima.
    4
  • 2
  • Enio Jorge Malema É por estas brincadeiras que o falecida líder perdia paciência... Triste situação
    4
  • Chimene O Próprio That’s perfect
  • Ani Zita Muita força, a estrada é longa mas é promissora!
    Não devemos nos vergar ✌🏾
  • Linette Olofsson Não conhecem o verdadeiro valor e o verdadeiro sentido do Amor, paixão e da honestidade. Subscrevo na íntegra !
    Pelas mesmas razões a 20 anos regressava com a família de um paraíso na terra jamais por mim sonhado , a minha opção política foi a ren
    amo, fui pintada de diferentes cores, senti na pele e na alma todos tipos de preconceitos pela minha escolha e opção politica, mas isso, não me abalou. Em 1999 entrava eu para o Parlamento em harmonia com a minha consciência. O eleitorado / bases da Renamo foram os meus mestres, mostraram_me no terreno o quanto é bárbara esta frelimo.

    Em 2000, já no terreno, venho provar o quanto a renamo era tolerante para com o inimigo apesar dessas todas barbaridades cometidas.
    Uma tolerância, e diga _se de passagem, cultivada sob a voz do comando do grande Lider Afonso Dlakhama!

    O resto fica por contar num livro.
    Força professor! estamos juntos !
    8
  • Fidélio Tembe Meu caro, não há maior liberdade que se possa gozar, que a liberdade de consciência.
    Eu, sinceramente te digo uma coisa, siga o seu caminho e as suas convicções. O que nos une (a moçambicanidade) nunca se vai romper por termos convicções diferentes.

    O país Moçambique é tão grande e diversificado para não ter diferença de pensamento e de opção.
    O meu respeito e consideração, Domus Oikos!
    Sucessos na tua vida e nos teus ideais!
    3
  • Linette Olofsson Peço a permissão, vou partilhar.
    4
    Escreve uma resposta...

  • Malume Mabjaia Muito profundo Dr. Ferreira, os que conhece a frelixo pela televisào ate pensam que é flor que se cheira.
    7
  • Elvino Dias Muitos parabéns Prof. Estamos consigo e juntos tiraremos esses mbavas do poder
    6
  • Pedro Obra Obra Na verdade vale mais tarde do que nunca obrigado professor!
    1
  • Sergio Buque Muito profundo !
    A Frelimo sabe que está fora do prazo a muito tempo, por isso isso faz de tudo para se manter no poder.
    Irmãos vamos dar um basta nisto.
    1
  • Ernesto Manguele Nhandjir Eles é que tem medo por isso fazem de tudo ate o mais vergonhoso para se sentirem corajosos e sem medo, mas ninguem vai parar o avanco irreversivel rumo a liberdade
    1
  • Henriques Luis Matsenguane Uma Historia que gostaria de partilhar

    Nas primeras semanas da campanha eleitoral Um jovem veio da localidade de Mahubo para visitar um familiar na zona do Bairo Patrice Lumumba em Maputo e o jovem recebeu de alguém uma camisete do partido RENAMO e 
    terminada a visita voltou para Mahubo. O jovem vestiu a camisete com imagem do partido RENAMO e do seu presidente. Girou na zona a informação de que tinha um jovem que punha camisete do partido RENAMO e isto constituiu preocupaçao para um individuo por sinal responsavel e foi ter com o jovem e lhe perguntou qual era o seu problema para por aquela camisete e respondeu o jovem que punha simplesmente por ser roupa e nao via nenhum erro e de imediato lhe propuseram quatro camises da Frelimo e seu candidato mas para ter as quatro camisetes tinha que entregar a camisete da Renamo e o jovem trocou uma camiste por quatro.
    O que nunca se sabe é em quem ira votar.
    1
    Escreve uma resposta...

  • Agostinho Augusto Intolerância política.
    1
  • Maia Anussa Cassimo Abasse Verme de Julião Arnaldo, puxá saco de merda, chegue aqui. Acha justo todas estas atrocidades perpetrada pelos seus comparsas!? Intimidar, proibir por completo, mentir o que não existe, como se justifica que hoje aterra o vosso presidente, amanhã a pista não está Completa disponível. Não sei aonde vamos com isso.
    1
  • Augusto Gildo Buanaissa Profundo. Muito verdade.
    1
  • ZWesley Raphael Cuna Bastante forte essa msg irmao...de facto tambem cresci pensando na existencia dos matsangaissas e de todas vezes que alguem falassem da Renamo dava me raiva. Mas agora sinto mais raiva de quem incutiu isso na minha mente.
    Hoje e agora ja sinto me liberto do verdadeiro colono.
    Viva Renamo
  • Dionisia Dionisia Vergonhoso
    1
  • Timotio Jose Mugaua Dr vc merece a sua contribuiçao é mas valia
  • Félix Esperança Profundissimo!
    2
  • Lito Heliodoro Mundlovo Infelizmente tem sido apanágio da FRELIMO ostracizar que não é "alinhado" e lá vai derrapando o país
  • Salvador O Africano É verdade que precisamos tirar a frelimo do poder mas será que o sr. Acha mesmo que nos africanos não somos e nunca fomos civilizados, que somos um povo sem ética e que ao mesmo tempo o povo moçambicano é tolerante e Pacífico?! Tenho notado que basta um africano ir estudar ou viver fora vem com senso de superioridade diante de outros africanos, talvez isso se deva a educação eurocentrada que recebe na Diáspora, amigo desculpa qualquer coisa, abraço! !!
    Nenhuma descrição de foto disponível.
    Escreve uma resposta...

  • Leonardo Pascoal Comege Viva. A luta continua. É triste como as coisas são feitas em Moçambique
    1
  • Florentino Dick Kassotche A política não pode chegar ao ponto de se dizer que nós os africanos não somos civilizados. Professor doutor, aí errou na sua equação. Não se desqualifique como africano e como doutor. Não, não, não, não insulte o seu povo. Nos africanos não somos o k você pensa.
    1
    • Domus Oikos Infelizmente os factos falam. A filosofia da linguagem ensina que não é só a boca que fala. Entre desejo e acto existe diferença.

Sem comentários: