quarta-feira, 30 de outubro de 2019

FADM entram na guerra de propaganda contra “Al Shabaab”

PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Redação  em 09 Outubro 2019
Share/Save/Bookmark
Foto de ZitamarAs Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) parecem ter entrado esta semana em guerra contra o”Al Shabaab” na Província de Cabo Delgado, pelo menos ao nível de propaganda. Após longo silêncio, inclusivamente da Polícia da República de Moçambique, o Ministério da Defesa Nacional clama ter morto dezenas de “malfeitores” no “cumprimento do Plano Operacional no Teatro Operacional Norte”.
Desde que o terrorismo ganhou visibilidade no Norte de Moçambique, há pouco mais de 2 anos, que os insurgentes, apelidados pelos locais de “Al Shabaab” por serem grupos constituídos por jovens, tem divulgado as suas acções vitoriosas pelas redes sociais e mais recentemente até o grupo Estado Islâmico tem clamado estar a actuar na Província de Cabo Delgado.
A Polícia da República de Moçambique começou por negar mas depois quase aboliu as conferencias de imprensa para não ser questionada pelos ataques que continuam a ceifar vidas de civis.
Contudo esta semana, quiçá depois de terem sido pressionados pelo Comandante em Chefe, Filipe Nyusi, que em pleno Dia da Paz disse que “não vamos deixar com que o povo morra sem protecção”, as FADM não só reforçaram as suas acções combativas em Cabo Delgado como entraram na guerra propagandística.
“Na sequência da visita de Sua Excelência Ministro da Defesa Nacional, Atanásio Salvador M’tumuke, ao Teatro Operacional Norte, para avaliação dos níveis de prontidão das tropas, as Forças de Defesa e Segurança travaram, no último sábado, 05 de Outubro do ano em curso, na Zona de Limala-Nbau, no Distrito de Mocímboa da Praia, Província de Cabo-Delgado, um combate contra malfeitores que resultou no abate de nove (9) deles”, indica um comunicado recebido pelo @Verdade na segunda-feira (07).
Nesta quarta-feira (09) um novo comunicado de imprensa, acompanhado por um vídeo onde se vê um soldado a disparar um lança roquetes, refere que: “No cumprimento do Plano Operacional no Teatro Operacional Norte, na noite de 7 a 8 de Outubro de 2019, as Forças de Defesa e Segurança assestaram um golpe de artilharia contra malfeitores na região de Mbau, entre os rios Messalo e Muera, no distrito de Mocímboa da praia, na Província de Cabo-Delgado, que resultou no aniquilamento de um numero considerável dos malfeitores, destruição do acampamento e fuga desordenada dos mesmos”.

Sem comentários: