sábado, 5 de outubro de 2019

EUA pede a colaboração do Governo Moçambicano na detenção de Armando Guebuza

POLÍTICA

Fim do Armando Guebuza, 

Faltam apenas alguns dias para audições do caso Manuel Chang e EUA pede a colaboração do Governo Moçambicano na detenção de Guebuza, tendo em conta que os Estados Unidos de América afirmou nesta semana que está em paz com Moçambique e doou $20,5 Milhões de dólares
Numa reunião com o embaixador de Moçambique nos Estados Unidos o Governo Americano pediu para que o Governo Moçambicano não fosse hospitaleiro ate o ponto de defender um politico como Manuel Chang, na mesma reunião o Governo Americano pediu também para que facilitassem a prisão de Armando Guebuza para que o grupo G40 fosse neutralizado para que o valor volte aos cofres do Estado Moçambicano.
Em troca o Governo Americano simplesmente pediu que o seu dinheiro voltasse ao seu pais no caso do Governo Moçambicano não colaborasse, de acordo com a firma legal Edward Nathan Sonnenberg, contratada pela Embaixada Americana em Pretória para intervir no caso em seu nome, os Estados Unidos consideram que não podem acrescentar valor ao processo, pois todos os factos e argumentos relevantes parecem já estar perante o Tribunal, e simplesmente o Governo Moçambicano devia permitir a prisao dos restantes credores da Divida.
Numa correspondência enviada para os principais intervenientes do debate judicial à volta da extradição de Manuel Chang, junto do Tribunal Supremo sul-africano (divisão de Gauteng), os Estados Unidos referem que tomaram nota dos mais recentes argumentos da defesa de Manuel Chang, do Fórum de Monitoria do Orçamento e do Governo da República de Moçambique, assim como os documentos consolidados do Ministro da Justiça e Serviços Correcionais da África do Sul.
Desfecho: “EUA não vão intervir no processo. No entanto, isso não deve ser considerado como falta de interesse dos Estados Unidos no resultado do processo ou admissão de qualquer alegação. Os Estados Unidos apoiam a posição do Ministro da Justiça e Serviços Correcionais (que suspendeu a decisão da extradição para Moçambique tomada pelo anterior titular da pasta). Os Estados Unidos também continuam a defender o seu pedido de extradição de Manuel Chang para os EUA e mostrando que Armando Guebuza vai com o ex-ministro”

Sem comentários: