sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Erik Prince – Missão Abortada em Cabo Delgado

Erik Prince, fundador da empresa se segurança Blackwatwer que serviu de ponta de lança da ocupação americana do Iraque, é apontado pelo boletim Indian Ocean Newsletter como estando de relações tensas com o governo da Frelimo. Prince, que pretendia salvar a Ematum da bancarrota, formando uma sociedade conhecida por Tunamar com os serviços de segurança moçambicanos (SISE), esteve até recentemente envolvido em actividades militares em Cabo Delgado. Helicópteros Gazelle de fabrico francês, avistados recentemente em Pemba, pertenciam a empresa de Prince conhecida pela sigla FSG (?Frelimo & Sise Group). O governo moçambicano não honrou o contrato assinado com Prince, forçando o senhor da guerra de Bush II a abortar a missão no norte de Moçambique
É o segundo revés sofrido por Erik Prince nas relações que estabeleceu com o regime da Frelimo. As peças-chave de Prince na Tunamar encontram-se nos calabouços algures em Maputo.
A ION refere que Nyusi optou por cooperar com a Federação Russa em substituição da empresa de Prince. Recentemente, avião cargueiro russo, An-124, descarregou material bélico em Nacala numa altura em que Nyusi exigia medidas eficazes por parte da FDS com vista a pôr termo a mais um conflito militar.

Sem comentários: