segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Estou realmente muito interessada em saber, conforme um facefriend questionou:

Fatima Mimbire está a sentir-se ferida na alma.
2 h
Estou realmente muito interessada em saber, conforme um facefriend questionou:
Exmo Sr Presidente, "quem mais precisa morrer para se declarar estado de sitio em #CaboDelgado?"
o aryigo 290 da CRM diz que o estado de sítio ou de emergência só podem ser declarados, no todo ou em parte do território, nos casos de agressão afectiva ou eminente, de grave ameaca ou de perturbação da ordem constitucional ou de calamidade pública.
Posto isto, em #CaboDelgado há ou não agressão efectiva de cidadãos moçambicanos, afectando os seus direitos? Quem mais deve morrer para darmos a devida atenção aos assunto?
Não queremos mais luto. Ontem houve três novos ataques. Não queremos mais chorar.
#CaboDelgado @Moçambique
#ReageMoçambique
Comentários
  • Fred Sony Assim vai indo nosso pais do panza, ninguem sente a dor do outro ate que chegue a sua pele, amanha continuaremos com os mesmo erros de escolha mesmo sabendo q o povo é q tem poder o povo é que manda, talvez seja o caso de pedirmos ajudas aos Rengers da Renamo porque A frelimo nao xta dar conta do recargo, Cabo Delgado é Moçanbique.. Que Allah nos ajude nos de a paz que precisamos
    1
    • Simy Simione O povo é simplesmente um inocente , nunca se escolhe guerra e mortes . o que nos importa é 
      Exaltar a pátria e amar a pátria pondo o fim os ataques e mortes de pessoas inocentes em Cabo Delegado
      1
    • Fred Sony Simy Simione Sim exaltemos a patria enquanto outros morrem em cabo delgado, e vce vai pagando a divida
    • João Alberto Alberto Fred Sony , mas do que nós, o presidente da República sente mais, porque ele é natural de Cabo Delgado, tem os seus familiares lá, e vocês só sabem fazer acusações invés de encostar soluções!
    • João Alberto Alberto Simy Simione , bem dito, o país é de todos
    • Fred Sony João Alberto Alberto Exaltemos a patria
    Escreve uma resposta...
  • Kuyengany Produções Je Suis Cabo Delgado
    2
  • Ilidio Pina Eu particularmente nao percebo quando aparecem acadêmicos nos fóruns , televisivos a idolatrarem a figura do PR, e sao academicos de renome, nao entendo mesmo, eu digo sem medo o sr FJN, é o pior PR, que este pais ja teve...
    9
    Escreve uma resposta...
  • Simy Simione Cabo Delegado está dar de falar até então , mas não se faz .
    E está situação é uma prioridade pra todos nos . Como exaltar a pátria se temos moçambicanos a morrer inocentemente ? 
    Mostre o amor a pátria parando essas mortes de pessoas inocentes.
    1
  • Dario Khan Edte País está de mal a Pior... Este presidente é farinha do mesmo saco cheio de tomate podre...
    2
  • Damiao Cuambe O grande problema de ntlhantlha "restos de comida" proferido pelo Dr.A.Nuvunga.
  • Bandeira Matsimbe Cabo delegado tambem é moçambique e os makondes tambem são moçambicanos...
    Queremos paz em cabo delegado
    2
  • Moises Mondlane Se a ferida do seu irmão não te diz nada, a sua doença é pior que a dele. 
    "Mendigos de gravata"
    2
  • Maulana Domingos Maulana Por isso, suspeita-se haver um plano secreto para obrigar as populações a abandonar aquelas terras. 

    Neste caso, esquecerem que podiam receber alguma compensação por estarem ou terem vivido numa área de concessão para Projectos de Gás do Rovuma.
    1
  • -0:08
    3
  • -0:15
    1
  • Joaquim Antonio Manhiçe Bom dia doutora Fátima estamos juntos força irmã
  • Osorio Paulo O governo esta preocupado com a prisao do Manuel Chang.
    Pra o governo a liberdade do Chang lhes vale mais que os ataques e mortes em Cabo delgado
    3
  • Atumane Muenhe Muenhe Imagine se tivessem levado Cabo Delgado com aquela sua riqueza para zona Sul e dela levar uma das províncias para Cabo Delgado, acreditem que aquela guerra não teria proporções alarmente cmo està tendo hjè, não estou a olhar numa situação tribalista mas sim numa situação real, atè porque ja esse tmpo estariamos afalar que existe um contingente militar Sul Africana ajudar os Moçambicanos! Fiquem com isso na vossa cabeça.
  • Lenon Arnaldo Ainda que compreenda a sua indignação, até porque a situação (que na verdade é de todos nós) não é para menos, e espero que seja genuína, não é com declaração de Estado de Sítio/Emeegencia que vai resolver: “a situação dos insurgentes de Cabo Delgado” - o assunto é muito mais complexo que imagina-se. Não se difere de uma guerrilha, que, por mais poderoso seja o exército, dificilmente vence-se.

    Há que compreender primeiro o fenômeno, causas, quem são e, eventualmente, o que reivindica-se.

    Estamos juntos na indignação, repulsa e o pedido que deve ser feito a quem de direito para que o mais rápido possível, encontre uma solução definitiva. Mas, devemos fazê-lo sem emoção ou populismo minha cara Fatima Mimbire!
    4
    Ocultar 11 respostas
    • Fatima Mimbire Lenon Arnaldo fico feliz que reconhecas a gravidade do assunto. nao acha que se está a levar tempo demais para compreender o fenomeno causas, etc etc?

      ps: pare de julgar as intenções das pessoas. ora tens dúvidas se a minha indignação é genuína, ora acusas-me de populismo. eu dispenso os teus juizos de valor. atenha-te ao essencial.
      3
    • Lenon Arnaldo Fatima Mimbire é subjetivo, eventualmente para nos e em particular os que sofrem na pele, é tempo demorado e se calhar, não justificar. Mas, a experiência factual e, de outras paragens do mundo (alguns dos quais com poderio militar e de inteligência melhor que a nossa, prova-nos o contrário.

      Faço voto para que o governo de Moçambique, em especial, as FDS esclareçam o mais rápido possível ou elimine qualquer tentativa de perturbação da ordem e tranquilidade públicas naquela parcela do país.

      PS: Ouvi ontem o MNE a margem da Cimeira da UA a reconhecer a gravidade e, perda de certo controlo da situação. Espero que não próximos dias, haja uma clarificação.
      1
    • Lenon Arnaldo Fatima Mimbire quanto a juízo de valores, quem sou eu para fazê-lo. Cuidado com preconceito🤷‍♂️😜
      1
    • João Alberto Alberto Lenon Arnaldo , muito bem dito e escrito! Parabéns pelo teu sábio fio de pensamento, uns só sabem julgar e condenar, sem sequer terem a mínima noção do que é uma guerrilha, onde os mesmos insurgents não tem marca registada, muitos são filhos desta terra, que por motivos nenhum, decapitam os seus parentes e amigos! 
      A guerrilha é muito complexa porque qualquer um pode matar e queimar, e ficar como se nada tivesse feito! 
      Vamos deixar de criticar e de apontar o dedo aos outros, porque esta terra é nossa e podemos todos encontrar uma solução!
      1
    • Lenon Arnaldo João Alberto Alberto nam mais! Isso custa para certas pessoas (a pretexto de sentir mais que os outros e, como tivessem uma fórmula mágica), por isso, peço para que se evite populismo ou aproveitamentos de outra natureza.

      Indignação e preocupação sim, mas com responsabilidade!
      1
    • João Alberto Alberto Lenon Arnaldo 👏👏👏👏👏👌👌👌👌👌
    • João Alberto Alberto Lenon Arnaldo disseste tudo....Nós tem os o mau hábito de tirar proveito em tudo, até mesmo quando se morre!
    • Fatima Mimbire João Alberto Alberto voce que tem noção, escreve para explicar ao povo. faça como o Lenon Arnaldopublica o teu pensamento e ajude o partidp que defendes a compreender o que se passa porque está tão nas nuvens quanto eu e tantos outros moçambicanos, senão não teriamos frases como: sao criminosos de delito comum. aliás, essa é a grande novidase que o comentário do Lenon traz- não se trata do que o governo diz.
    • Fatima Mimbire Lenon Arnaldo acho que reconhecer a gravidade é um passo importante. todas as vezes que ouvi um dirigente falar foi tipo minimizar.

      estancar, tenho a clareza que leva tempo. o ponto de partida é querer entender e explicar a sociedade com honestidade sobre o que se passa.
    • Arlindo Machava João Alberto Alberto Não tem pensamento próprio ?
    • João Alberto Alberto Fatima Mimbire....Não o governo, mas sim o estado Moçambicano! 
      Os modo operandes desses grupos suscita muitos dúvidas, porque, confunde-se realmente com o delito comum...já assistimos várias vezes situações como essas nos bairros, onde se faziam arras
      tões, catanavam pessoas, roubando e violando-as sexualmente! 
      Até então confunde-se com arrastões....Fatima Mimbir, a situação vai se agravando, porque diariamente são vidas que se vão, mas quem está no terreno tem a noção que não será fácil identificar os membros do grupo, por se tratar de pessoas normais, sem rosto diferente, recrutam-se jovens para cometerem essas atrocidades, e os pais nunca tem a coragem de apontar os dedos para os seus filhos! 
      Criou-se o recolher obrigatório, mas a sociedade civil gritou que o recolher era contra a lei......como combater um crime que tem a mão externa?
    Escreve uma resposta...

  • Cássimo Saidy Saidy Enquanto não morrerem os ditos ricos de Moçambique;
    Enquanto não morrer um político;
    Enquanto não morrer um general; 

    Os acontecimentos em Cabo Delgado estarão controlados. 
    Só Deus para proteger o povo de Cabo Delgado.
    CABO DELGADO, TAMBEM É MOÇAMBIQUE;
    AS VIDAS Que ESTÃO SENDO Dizimadas, TAMBÉM SÃO SÃO IMPORTANTES.
  • Onésio Orlando Nhaduco Arma Vocês mesmos k apoiavam a Renamo em Muchúngue????
    2
    Escreve uma resposta...

  • A imagem pode conter: texto

Sem comentários: