segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Guaidó não descarta intervenção militar estrangeira na Venezuela



16
O autoproclamado Presidente invoca a Constituição venezuelana para um possível pedido de intervenção de militares estrangeiros, dizendo no Facebook que todas as opções estão abertas.
NUNO VEIGA/LUSA
Juan Guaidó admite não descartar uma possível intervenção militar de países estrangeiros na Venezuela, diz a Folha de São Paulo. O líder da principal fação opositora do regime de Nicolás Maduro pode não ter, por enquanto, o apoio de grande parte dos militares venezuelanos, mas, diz Guaidó, tem o suporte abonatório da Constituição do país para pedir uma intervenção militar externa.
No passado sábado, Guaidó tinha escrito na rede social Facebook que os confrontos nas fronteiras da Venezuela o obrigavam a tomar uma decisão e pensar em alternativas: “Devemos sugerir à comunidade internacional de maneira formal que devemos ter abertas todas as opções para conseguir a libertação desta pátria que luta e que continuará a lutar”, disse o líder da oposição.
Em entrevista pelo telefone ao jornal brasileiro, Guaidó confirmou depois aquilo que se podia prever nas entrelinhas do seu post: está aberto a pedir uma possível intervenção militar estrangeira. “Foi mesmo isso que eu quis dizer. Temos de considerar todas as opções”, disse o líder da oposição a Maduro, acrescentando ainda que “a Constituição venezuelana dá o direito à Assembleia Nacional de solicitar apoio internacional. Não é aquilo que estamos à procura em primeira instância, mas é uma possibilidade que, responsavelmente, não podemos descartar”.
Juan Guaidó encontra-se agora em Bogotá, capital da Colômbia, para reunir esta segunda-feira com o Grupo de Lima, grupo de 12 países sul-americanos criado em 2017 para resolver e tomar medidas quanto à situação da Venezuela.
Comentários
Escreve um comentário...

  • Horácio Oliveira Comporta-se como um agente da CIA. Não convocou eleições, (nem sequer tentou) poderia ter solicitado a colaboração da Cruz Vermelha Internacional, para credibilizar a dita "ajuda humanitária".Preferiu provocar desordem, agitação e arruaça e agora apela à guerra contra o seu próprio país.Onde esteve o milhão de voluntários que tinha mobilizado? Triste figura fez um tal Rangel ao andar agarradinho a este tipo
    5
  • Antonio Manuel Saramago Como é possível alguém que se auto-proclamou presidente por em causa a vida dos seus concidadãos? É este individuo que o ocidente apoia? Um ilustre desconhecido de extrema-direita!?
    7
    • Fatima Ferreira Antonio Manuel Saramago e o que nicolas maduro está a fazer é certo?????
    • Nuno Castro Fatima Ferreira intervenção militar estrangeira? Você apoia? Leve para lá os seus filhos quando essa intervenção militar estrangeira começar!
    • Miguel Vassallo Santa ignorância!
    • Antonio Manuel Saramago Compete aos venezuelanos decidirem não a nós. Ele, mal ou bem, é o Presidente eleito. Se os venezuelanos não o querem que promovam a sua destituição e façam novas eleições.
    • Rodrigo Scheuer Brum Escreveu "Autoproclamado" já sei que vai na onda da imprensa e não entendeu nada.
      1
    • Rodrigo Scheuer Brum E o segundo comentário foi ainda pior que o primeiro. 😨
    • Gustavo Henrique Ruffo Guaidó pertence à Internacional Socialista. Curioso saber que eles são de extrema-direita...
    Escreve uma resposta...

  • Susana Almeida O Maduro foi eleito. O Guaido é lacaio dos Estados Unidos, que não se importa que morrem muitos conterrâneos para chegar ao poder. É ambição individual de certos seres, que se dizem humanos, não tem limites.
    4
  • A imagem pode conter: texto
    6
    Escreve uma resposta...

  • Renato Martins Claro que ele quer invadir, já que ficou do lado de fora. 😂😂😂
    2
  • Antonio Manuel Saramago Boa Rogério!
    1
  • Sandro Salazar Auto proclamar se... é uma atitude ditatorial.. ele e o Maduro na mesma cela é o que lhes desejo..
    6
    Ocultar 13 respostas
    • Luciano Ferreira Sandro Salazar a constituição garante ele o direito de inclusive solicitar novas eleições, é o que ele está fazendo! Procure se informar
      3
    • Adriano Costa Sandro Salazar melhor deixar um povo sendo morto e escravizado
      1
    • Lurdes Colaço Luciano Ferreira Santa ignorância
      1
    • Sandro Salazar Luciano Ferreira solicitem eleições e pronto.
    • Pedro Tiago Santos O prazo para este suposto presidente interino convocar eleições terminou ontem! Auto proclamou se, exigiu, deu a conhecer os "seus" apoios internacionais, mas esqueceu se do mais importante e relevante: fazer cumprir a constituição, nomeadamente a q ele próprio utilizou como argumento para se auto proclamar! Agora fala numa possível invasão armada!?!?!? Belo democrata q tão bem defende os interesses do seu povo!
      6
    • Sandro Salazar Pedro Tiago Santos muito bem dito,é isso que falo, parece mais um enviado especial do que outra coisa..
      2
    • Renato Martins Luciano Ferreira ele quem? Um monarca? Procure saber onde ele está agora. Ele? Quem é ele?
      1
    • Sandro Salazar Renato Martins ainda está na Colômbia?? Fecharam lhe a porta? 🤣🤣🤣🤣
      1
    • Luciano Ferreira Lurdes Colaço será? É tudo que sabe discorrer?kkkkk
    • Luciano Ferreira Bando de imbecis a democracia que se sobrepõe a liberdade do povo já não é mais democracia, procurem se informar o que acontece aqui na América do Sul kkkk
    • Horácio Oliveira Comporta-se como um agente da CIA. Não convocou eleições, (nem sequer tentou) poderia ter solicitado a colaboração da Cruz Vermelha Internacional, para credibilizar a dita "ajuda humanitária".Preferiu provocar desordem e agitação e arruaça e agora apela à guerra contra o seu próprio país.Onde esteve o milhão de voluntários que tinha mobilizado.Triste figura fez um tal Rangel ao andar agarradinho a este tipo
      3
    • Rui Fernandes Seria divertido se não fosse trágico. No caso da Venezuela, assistimos a uma catástrofe humanitária de proporções cada vez maiores. Em quatro estados do país, a desnutrição infantil já atinge 30% das crianças com menos de cinco anos. O país tem a segunda maior taxa de homicídios do mundo. O índice de assassinatos em Caracas é 15 vezes maior que o de São Paulo e, para cada 100 assassinatos, apenas nove suspeitos são presos. A inflação está acima do 1 milhão por cento!! E os 3 milhões de venezuelanos esfomeados que já abandonaram o país? Depois de duas décadas no poder, é este o legado que o chavismo deixa para a Venezuela: fome, pobreza extrema, desespero e morte. Para se manter no poder, é evidente que a única opção de Maduro consta na força bruta e, para que essa tarefa não caiba exclusivamente à Polícia e ao Exército, o regime patrocina com armas e dinheiro gangues de bairros pobres, aumentando ainda mais a violência e o caos.
    • Pedro Tiago Santos Rui Fernandes... Pesquise tb índices nos EUA, entre obesidade mórbida infantil, ausência de cuidados de saúde primários gratuitos, taxa de criminalidade, crimes raciais e afins...! Recordo lhe q o "presidente" Guaido foi desafiado no canal público de TV venezuelano por Maduro a convocar eleições, sendo q Maduro as aceitaria! Algum órgão de com social mencionou isso? Viu algo relacionado cm isto na TV! O Sr limita se a enumerar as consequências...mas não sabe quais as causas!
    Escreve uma resposta...

  • Francisco Vilaça Não sei o que a comunidade internacional está à espera....
    1
  • Gustavo Henrique Ruffo Autoproclamado, Observador? É a Constituição da Venezuela que determina que, na vacância, o presidente da Assembleia Nacional assuma. Guaidó fez apenas o que manda a lei. Uma eleição ilegal não gera um presidente. Maduro é apenas um ditador.

    https://law.stanford.edu/.../guaido-not-maduro-is-the-de.../
  • Samy Pereira Já ontem era tarde. Esta a dar uma hipótese grande de Maduro se defender.
  • Fatima Ferreira Já avia de ter sido ,vai morrer gente mas só assim vão conseguir.
  • Manuel Lourenço Quer é guerra,pode ser que morras antes.
    1
  • José Fernandes Ja devia tar
  • Antonio Almeida Não há outra forma! Os dictadores não saiem às boas!

Venezuela. Grupo de Lima reúne-se esta segunda-feira para avaliar medidas contra o regime

4
Juan Guaidó tem encontro marcado com o vice-presidente dos EUA enquanto o secretário de Estado norte-americano admite "todas as opções". Já Portugal, alinhado com a UE, recusa intervenção externa.
A reunião realiza-se após um fim de semana de violência nas fronteiras da Venezuela com a Colômbia e o Brasil, com um saldo de pelo menos quatro mortos e centenas de feridos
MAURICIO DUENAS CASTANEDA/EPA
Autor
  • Agência Lusa
O Grupo de Lima reúne-se esta segunda-feira, em Bogotá, para discutir a crise na Venezuela, num encontro que contará com o líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, que se reunirá também com o vice-presidente norte-americano, Mike Pence.
Portugal participa na reunião do Grupo de Lima como observador, sendo representado pela embaixadora em Bogotá, Gabriela Soares de Albergaria, disse à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
O Grupo de Lima é formado pelos chefes da diplomacia da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru e Santa Lúcia.
A reunião realiza-se após um fim de semana de violência nas fronteiras da Venezuela com a Colômbia e o Brasil, com um saldo de pelo menos quatro mortos e centenas de feridos, quando a oposição ao regime do Presidente de facto venezuelano, Nicolás Maduro, tentou fazer entrar no país ajuda humanitária.
Maduro justifica a recusa da ajuda humanitária por considerar que se trata de uma ação de propaganda política da oposição e um primeiro passo para uma invasão estrangeira.
No rescaldo da violência, Juan Guaidó anunciou que irá pedir formalmente à comunidade internacional que mantenha “abertas todas as opções para conseguir a libertação” da Venezuela.
Também o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmou que “todas as opções estão sobre a mesa” para “garantir que a democracia prevalece” na Venezuela e avisou que Washington “vai tomar medidas” após os distúrbios no sábado.
Em reação, o ministro dos Negócios Estrangeiros venezuelano, Jorge Arreaza, disse que Mike Pompeo está “desesperado” em busca de um “pretexto para a guerra”. Portugal e Espanha disseram no domingo, pelos respetivos chefes da diplomacia, que se opõem a uma intervenção militar na Venezuela.
“Para nós, a solução política de que a Venezuela carece não se obtém através de uma intervenção externa. Essa intervenção só agravaria ainda mais o problema. Há países que têm dito que todas as soluções estão em cima da mesa. Não é essa a posição da União Europeia. Nós achamos que a solução por via de uma confrontação interna não é solução, e a solução por via de uma solução externa também não é solução”, declarou o ministro português Augusto Santos Silva à Lusa.
O Presidente da Colômbia, Iván Duque, que esteve com Juan Guaidó na fronteira com a Venezuela, disse que o Grupo de Lima deverá apertar o cerco diplomático ao regime de Caracas, sem se deixar levar por “discursos belicistas”. O cerco diplomático, disse Duque, permitiu que “um grupo muito importante de países já reconheçam Juan Guaidó”.
O presidente do parlamento da Venezuela, Juan Guaidó, autoproclamou-se Presidente da República interino há um mês, com a promessa de convocar eleições, e reuniu o apoio de meia centena de países, incluindo de Portugal e da maioria dos Estados-membros da União Europeia.

MNE. Solução para Venezuela passa por pressão internacional e não intervenção militar

O ministro dos Negócios Estrangeiros português segue na mesma linha. Augusto Santos Silva defendeu esta segunda-feira que a solução política para a Venezuela passa pela pressão política e diplomática internacional e não por confrontação interna, nem por uma intervenção militar externa.
Para nós, a solução política de que a Venezuela carece não se obtém através de uma intervenção [militar] externa. Essa intervenção só agravaria ainda mais o problema. Há países que têm dito que todas as soluções estão em cima da mesa. Não é essa a posição da União Europeia. Nós achamos que a solução por via de uma confrontação interna não é solução, e a solução por via de uma solução externa também não é solução”, vincou Augusto Santos Silva, em declarações à agência Lusa
Para o MNE português, o caminho passa pela pressão internacional a vários níveis, nomeadamente através da União europeia (UE).
“Manter e intensificar a pressão político diplomática que vimos exercendo, e ao mesmo tempo trabalhar no sentido de se poder favorecer uma solução. Nós temos um grupo de contacto internacional constituído, que reúne oito países europeus, a própria União Europeia e quatro países latino-americanos”, indicou o governante.
Manuel Vaz
21 m
Resumo completo da novela "hands on venezuela" em 3 minutos!!!

Trump Admitted Venezuela Intervention Is To Jack Oil
https://www.youtube.com/watch?v=vez1BrmY_9E
Manuel VazManuel Vaz
20 m
infelizmente o nível intelectual das pessoas em geral é muito baixo...

não aprenderam nada com as armas de destruição maciça no iraque! NADA!!! incrível como a mente humana pode ser tão fraca... 
Manuel VazManuel Vaz
19 m
só para terem noção da palhaçada que isto é... ouçam as palavras de alguém muito crítico do maduro...

https://truthout.org/video/a-maduro-critic-in-venezuela-slams-us-plan-to-push-regime-change/
joao tavares
1 h
Ao Contrário do que certos Canalhas e Bandidos de Esquerda berram, porque lhes convém, o Conflito na Venezuela não é entre a Venezuela e os EUA. O Conflito na Venezuela é entre o Regime Socialista Ditatorial Venezuelano, que Oprime há anos o Povo Venezuelano, e a Esmagadora Maioria do Povo Venezuelano, que foi condenado à Fome, à Doença e à Miséria pelo Regime Socialista de Nicolás Maduro, apoiado pela Rússia, China, Irão Turquia e Síria, todos países em que os mais básicos Direitos Humanos são espezinhados diariamente.
Carlos Fariajoao tavares
1 h
Na era da internet, uma mentira repetida muitas vezes já não passa a ser verdade, como dizia o ministro da propaganda de Hitler.
José Santosjoao tavares
33 m
Ambas as coisas são verdade, Maduro é um canalha e um bandido, para mais incompetente, o chavismo é uma desgraça quer em termos económicos, quer em matéria de liberdades, e não tenho a mínima simpatia por tal regime, contudo, também conheço o longo historial dos EUA de se meterem na América Latina patrocinando grupos e regimes violentos desde que lhes ofereçam o quinhão. Como já disse, tenho pena dos Venezuelanos, peças no meio de interesses que não são os deles, mas tenho-me apercebido nestas últimas semanas que a situação ali não é nada simples. Nem Maduro é bom, nem a intrusão americana.  
Diego MaradonaJosé Santos
agora
Não sei muito sobre o chavismo, sei que vários indicadores melhoraram no país, literacia, saúde, pobreza, desigualdade social.
Provavelmente há corrupção e outros problemas.
Sei também que as sanções económicas e o preço do petróleo a baixar complicam a vida dos venezuelanos, quando o país baseia a sua economia no mesmo.
A "Ajuda" americana só piora a situação.
... Ler mais
joao tavares
1 h
Ao contrário do que certa Esquerda berra....
joao tavares
1 h
Ao Contrário do que certa Esquerda berra, porque lhe convém, o Conflito na Venezuela não é entre a Venezuela e os EUA. O Conflito na Venezuela é entre o Regime Socialista Ditatorial Venezuelano, que Oprime há anos o Povo Venezuelano, e a Esmagadora Maioria do Povo Venezuelano, que foi condenado à Fome, à Doença e à Miséria pelo Regime Socialista de Nicolás Maduro, apoiado pela Rússia, China, Irão Turquia e Síria, todos países em que os mais básicos Direitos Humanos são Espezinhados diariamente.
José Santos
2 h
Por muito mau que seja Maduro, há algo que nunca deve estar em circunstância alguma em cima da mesa, Guaidó tem o direito e o dever de tentar ganhar os militares para a sua causa, nunca de pedir a forças estrangeiras que ataquem o seu país. Tenho pena dos Venezuelanos, entre a frigideira e o fogo.
Carlos FariaJosé Santos
1 h
nunca de pedir a forças estrangeiras que ataquem o seu país

Afortunadamente, ainda restam homens bons.

Organizações de ajuda independentes como a Cruz Vermelha recusaram participar numa provocação tão flagrante.

A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho declarou na sua conta no Twitter que observou "algumas pessoas não-filiadas à Cruz Vermelha da Colômbia e à Cruz Vermelha venezuelana a usarem os seus símbolos nas fronteiras Colômbia-Venezuela e Brasil-Venezuela."

A Cruz Vermelha Internacional pediu que essas pessoas "párem de fazer isso. Elas podem ter uma boa intenção, mas comprometem a nossa neutralidade, imparcialidade e independência."

O fundador da Cruz Vermelha, Henry Dunant, criou inicialmente a Comissao Internacional da Cruz Vermelha (CICV) na Suíça em 1863 para oferecer assistência e protecção neutras e independentes às vítimas da guerra.
José SantosCarlos Faria
17 m
Volto a sublinhar que considero Maduro uma figura abjecta, ele e o seu regime, e desejo que seja derrubado, contudo, não a qualquer custo, e vão existir consequências terríveis se o fizerem pela força militar americana. 
- Vão dar razão à retórica do inimigo externo, abusivamente utilizada por Maduro para justificar os seus insucessos (passa a ter razão)
- Vão causar vítimas ás mãos de uma força estrangeira impopular, provocando ressentimentos ainda maiores na população Venezuelana.
- Vão criar uma aura de "malinchismo" em redor de Guaidó e apoiantes que passam a ser vistos até por moderados como gente que vendeu vidas Venezuelanas aos estrangeiros para chegar ao poder, criando fracturas que vão durar décadas naqueles país.

Diego Maradona
3 h
Olhem ele a pedir uma guerra para o seu país.
Aqui está uma pessoa que gosta tanto dos venezuelanos que até bombas lhes quer dar.
E ainda há gente que apoia este homem.
Carlos FariaDiego Maradona
2 h
Não esqueça, nem olvide o estimado co-comentador:

«Guerra é paz. Liberdade é escravidão. Ignorância é força.» 
(George Orwell, in 1984.)
joao tavaresDiego Maradona
1 h
Guerra anda Maduro a fazer ao seu Povo há anos. Você é conivente com o Crime.
Diego Maradonajoao tavares
51 m
Não seja ignorante.
Carlos FariaDiego Maradona
19 m
joao tavares não é ignorante. Regurgita deliberadamente a Doutrina Monroe, neo-colonialista, que defende «a América para os americanos!».

Sem comentários: