segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

destino de Chang é Moçambique

Sisulo disse claro e directo: destino de Chang é Moçambique
Ontem falei com Peter Fabricius, o jornalista do Daily Maverick que escreveu a peça onde Lindiwe Sisulo é citada a dizer que Manuel Chang vai ser extraditado para Moçambique. Fabricius, que ja foi durante muitos anos editor diplomático do "Star" (ele escreve sobre relações internacionais) disse que, após uma colectiva de imprensa com Sisulo na semana passada, a Ministra sul-africana das Relações internacionais recebeu-o no seu gabinete e falou-lhe em exclusivo durante 25 minutos. "Ela disse taxativamente o que escrevi. A intenção do Governo sul-africano é a de mandar Chang para Moçambique. Os tribunais vão fazer o seu trabalho mas o poder politico, de acordo com o Extradiction Act, tem a última palavra", disse Fabricius. Mas qual é o qui pro quo? O editor do Daily Maverick, um jornal digital de investigação altamente reputado na RAS, não conseguiu apurar. Mas na RAS começam a emergir especulações segundo as quais a visita recente de Cyril Ramaphosa a Maputo foi decisiva para a definição do sentido de decisão do Governo sul-africano nesta matéria. E depois a Sasol...os seus desmandos em Moçambique e dívidas fiscais ao nosso Estado podem ter entrado em jogo. A ideia de que, em troca da vinda de Chang para Moçambique, o Governo vai continuar a fazer vista grossa à arrogância da Sasol.
Na foto: Peter Fabricius.
Comentários
  • Mário Paiva Eu tb conheci o PF e acredito na versão dele. De resto já existiam suficientes indícios ....
    1
  • Da Cruz Mais nada.
    1
  • Linette Olofsson 2 coisas distintas ! Poder politico e poder judicial. Não há que misturar as coisas nem misturar os interesses entre Estados, justiça é justiça meus senhores . Africa ... lideres africanos são os culpados pelo atraso do Continente 😬. Ele deve ser julgado nos EUA.
    5
    • Da Cruz Não está em causa isso. Cada sector tem a sua vez. Convido a ler sobre a figura da esxtradição e é assim em todo mundo . A última palavra é do político. Há casos pelo mundo que se guiaram assim mesmo.
      1
    • Amós Nhama Linette Olofsson eu entendo da sua indignação que também é minha, mas entendamos o Chang deveria de ser julgado em Moçambique , condenado e devolver tudo e mais pouco que tirou do povo, porque nisso os mais lesados somos nós " Moçambicanos " não EUA, o interesse que o povo têm em ver o Chang julgado fora de Moçambique Surgi na sequência da descridilidadae da nossa Justiça . Pelo que li do texto do Marcelo veio apenas organizar a ideia que eu vinha construindo que vinda do presidente sul africano, daria novos rumos ao destino de Chang. Certamente haveria uma negociação política. Queira queiramos ou não o poder político em África sobre Põe o poder Judicial.
      1
    • Da Cruz Não é isso que está em causa. Mas sim interesses políticos em ele voltar pra moçambique. Não tem a ver com justiça em si.
      5
    • Aurélio Madzibaba Bull Amós Nhama, nem o Chang nem os outros indiciados neste calote devem o povo moçambicano. Eles devem o estrangeiro(bancos internacionais). Por isso, eles devem ser julgados lá onde eles devem. 

      O povo apenas é penalizado por ter sido obrigado(através da AR) pagar a dívida que eles contraíram. 


      Digo:
      -que deixemos de pagar as dívidas e que eles sejam julgados onde contraíram as mesmas
      5
    • Maximo Bonifacio Bonifacio Mas o s crimes de que Chag é acusado NS EUA não são os mesmos de ele é acusado cá em Moçambique, até um deles nem é tipificado em Moçambique
    Escreve uma resposta...

  • Falume Chabane Justiça qual justiça, tanto em África como no resto do mundo, pior lá no Ocidente e nas Américas. O poder de decisão de um Estado não é algo fragmentado, segue uma orientação clara e lógica e quem traça são os regimes do dia. Porque Manuel Chang tem de ser julgado nos EUA se em Moçambique temos Tribunais aos quais nós os cidadãos moçambicanos contribuímos para o seu funcionamento. Ademais, o prejuízo decorrente das infracções cometidas por Manuel Chang é maior em Moçambique comparativamente aos EUA.
    5
    • Mario Fernando Jamaldine Fumo Falume Chabane de que tribunal falas? Quem vai julgar o Chang??
      2
    • Falume Chabane Sinceramente. Sendo assim vamos apelar para o encerramento desses tribunais. Mesmo lá nos EUA, onde não são tontos, como a maioria aqui, sabe-se k os tribunais são seletivos. De contrário, Bush e companhia já teriam sido julgados. Eles querem o Chang e companhia lá para capturarem os seus activos e o k nós ganhamos com isso. Vamos abrir olhos irmãos. O Chang é Moçambicano, cometeu crimes para os moçambicanos e tem de ser julgado por eles
      2
    • Joaquim Gove Falume Chabane, uma percepção como a sua precisa ter uma visão para além do sentimento de ódio.
      1
    • Aurélio Madzibaba Bull Falume Chabane, nem o Chang nem os outros indiciados neste calote devem o povo moçambicano. Eles devem o estrangeiro(bancos internacionais). Por isso, eles devem ser julgados lá onde eles devem. 

      O povo apenas é penalizado por ter sido obrigado(através da AR) pagar a dívida que eles contraíram. 


      Digo:
      -que deixemos de pagar as dívidas e que eles sejam julgados onde contraíram as dividas.
      1
    Escreve uma resposta...

  • Gervasio Alberto Timbe Informação e poder.
  • Domus Oikos Eu acredito que Chang vem em Moçambique. Outros gatunos o trarão.
    8
    Escreve uma resposta...

  • Jr Chauque A ideia do Estado fazer vista grossa aos desmandos da sasol como objecto da troca faz sentido... esse pensamento É OURO POR OURO... E quem sairia a ganhar é RSA
    1
  • Simon Machaieie Se isto é assim, então temos dirigentes a trair o seu próprio país.
    1
    Escreve uma resposta...

  • Arnaldo Mendes Eu que sou um leigo, já tinha dito aqui que os americanos ja deram o susto que pretendiam ao nosso governo, ja não precisam de fazer mais nada, eles já estão cá dentro, a detenção do Chang foi determinante, o resto eles orientaram ao Cyril Ramaphosa que veio tramsmitir aqui ao nosso PR, se vai ou não vai, não é determinante para o verdadeiro interesse dos americanos
    3
  • Elvino Dias Não estrague o meu Domingo chefe
    7
  • Anacleto Machava Mas será que o Chang está interessado em regressar para Moçambique?
    2
    Escreve uma resposta...

  • Flávio Matsimbe Também acredito que as declarações da ministra sul africana, tinha como objectivo preparar psicológicamente ao Moçambicanos a aceitar decisão já construída.
  • Sam Barnes Let’s see what happens .
  • Solomone Manyike aguardemos!
  • Ivan Do Carmo Lameque Marcelo Mosse, deverias, como parece que tens contact facilitado com o jornalista que tera avançado a informação, se já aconteceu um caso, na Africa do Sul, em que a justiça tenha dicidido num sentido, e, no final, governo tenha decido noutro sentido.
    4
  • Gildo Uaisse Espero que os Moçambicanos usem o seu poder em Outubro para corrigir certas coisas..
    3
  • Laurindo Machado O Chang vem para Moçambique provavelmente para ser abatido.
    9
  • Falume Chabane Ivan, a Justiça sul africana ainda não decidiu, por outra ainda não tornou oficial a sua decisão, pois até pode já ter decidido. As instituições de qualquer estado funcionam alinhadas a ideologia do regime. K fique claro
    1
    • Abdul Magide Sidi Hassam Falume Chabane será bem assim? Linha política, no comando?
    • Ivan Do Carmo Lameque Falume. Claro que não decidiu. Eu estou curioso num "case study". Aqui só se lança vontades. Não vejo nada de substâncial nas vontades que se augura: que o ex-ministro será extraditado para Moçambique! Que tragam um exemplo, os que circulam nos corredores de informações, um caso para servir de suporte.
  • Abdul Magide Sidi Hassam " Vista Grossa"? O que será isto de vista tão larga às arrogâncias da Sasol? A política no comando da Justiça.
    1
  • Francey Zeúte Está dito e dito está! Podemos zangar, espernear mas está dito. A política é forte. E seria interessante de todo o Governo moçambicano não mover palha alguma, significaria sua inexistência.
    2
    Escreve uma resposta...

  • Marrengula Janu País do pandza vai do mal ao pior" um ambicioso é capaz de tudo vender a pátria....... só seus interesses" dizia o saudoso Samora Machel" já não tenho pátria se um dia me perguntarem qual é a naturalidade direi bolada
    3
    • Joaquim Gove Não achas que o verdadeiro mal seria se o Governo deixasse impavidamente que outro Estado julgasse e condenasse o seu cidadão, quem um dia traiu o Estado (endividando-lhe em conluio com outros nacionais e estrangeiros)??

      Para mim, mal a pior vamos nós que parecemos tão estranhos e esquisitos.
      1
    • Elson Guila "... o verdadeiro mal seria ..." se a nossa justiça funcionasse. Não é por gostar dos EUA que desejamos a ida do Chang para lá.
      1
  • Abdul Magide Sidi Hassam Falume Chabane. Ok Tudo bem. E tá me expli a porque a nossa justiça acordou depous destes anos todos? Por razões políticas, certamente me vai dizer. É a dívida? Para quem se está a preparar o endosso?
  • Preta Marley Matusse Esse voltará e "diabetes" o mandará descansa no harém.
  • Ivan Mussungo O que mais me entristece é a qualidade da nossa oposição. É praticamente inexistente... Para resolvermos isto, só com levantamentos populares!
    3
  • Emìlio Daùsse A oposição devia andar pelos bairros e quarteirões fumegar ao povo essa manobra por de trás da extradição do ladrao á Moz. 
    O Estado Moçambicano está a investir muito no resgate do lesa pátria,roubou nos ainda gastamos por ele mais dinheiro.
  • Aurélio Madzibaba Bull Mandar o Chang para Moçambique é cutucar leão com uma vara. 

    Os republicanos gostam muito de confusão. E contrariar o pedido(extradição do Chang para os EUA) deles é atrair a intervenção dos Estados Unidos aos problemas locais. Até uma intervenção m
    ilitar é possível. 

    Temos eleições neste ano. A frelimo naturalmente não irá querer entregar o poder e a renamo como de sempre irá reclamar e sendo este um partido armado, o americano pode usar o mesmo e nesta ocasião para derrubar a frelimo. 

    Espero que eu esteja a fazer uma falsa profecia.
    6
    • Constantino Diogo Ubisse Acho que devo concordar com vc. Sera que Africa do Sul a nivel politico está preparado a trair um acordo de extradição celebrado com os EUA para beneficiar ladroes Moçambicanos? Qual sera o relacionamento da AS com EUA ao desviar o interesse Americano a favor de Mozambique? Como fica a Frelimo aos olhos de americanos e a comunidade internacional? Nao consigo responder estas inquientacoes mas prontos esperemos para ver
    • Aurélio Madzibaba Bull Acredito que políticos africanos são desavergonhados e sem amor ao povo. 
      O que a comunidade internacional pode ou não pode pensar para eles não faz diferença. O interesse deles é maior que a reputação. Podemos aprender com o Zimbabwe. 


      O interesse do Mugabe e a sua corja penalizou o povo zimbabweano. E eles sabiam de antemão o que iria acontecer, aliás, apelos vendo de intelectuais não faltou. Um dos visionários que sempre aconselhou o regime do Mugabe a não cutucar o leão ocidental com vara foi o economista Simba Makoni. 

      Neste nosso caso, a frelimo sabe das consequências que hão-de vir se optar por trazer o Chang para o país contrariando a vontade do Americano porém ela, está nê aí porque acha que as consequências irão pesar mais para o povo que para ela(os chefões)
      1
  • Nuno Pires A Máfia da África Austral em movimento. Pobre Povo.
    2
  • Nanthula Nanthula Hs E o povo vai decidir em outubro...ai, vai se vêr como o governo da frel vai ficar. Onde ja se viu oferecer riqueza de mocambique pra defender interesses particulares...
  • José Luís Ao se efetivar será um duro golpe contra o pacato, maravilhoso, sofredor e humilhado povo...isso tera consequências no dia 15.10.19...
  • Maximo Bonifacio Bonifacio Caro Marcelo, reconheço a sua grandeza investigativa mas porque 26 de FEV é depois de amanhã e dada a sensibilidade do assunto, não acha bom deixar isso para a sentença final do tribunal? A não ser que essas antecipação sejam coisas do jornalismo.
  • Carlos E. Nazareth Ribeiro Politiquices e Politiqueiros, todos eles, todas elas! E nós vamos dando guarida a esses jogos de interesses sub-reptícios, anti-éticos, interesseiros...
  • Joefarman Manjate Ainda há quem dúvida que o país está desde a morte do Samora Machel nas mãos de CRIMINOSOS ?
    1
  • Ismael Chutumia Tanta parra pouca uva. Tsc!
  • Maximo Bonifacio Bonifacio Caro Marcelo, a mesma capacidade que tens de entrevistar esse tipo de jornalistas, também não podes fazer com os magistrados do caso? Assim na terça não teríamos de ler outras fontes de informação.
    2
  • Jojo Joao Manuel A volta do Chang vai ser sentenca de morte para ele . Melhor seguir para States e aguentar mais uns anos com possiblidade de Escrever Livro com titulo SER UM SER DO CALOTE ENVENENADO
  • Eliha Bukeni Meus caros, o pedido de extradicao dos EUA foi assinado pelo sr Mike Pompeo, o Secretario de Estado dos EUA, que praticamente e a terceira figura do governo, depois do Vice-Presidente. Os EUA ja negociaram discretamente essa extradiccao ha muito tempo. Acham mesmo que Ramaphosa que anda a procura de 100 bilioes de USD de investimento estrangeiro para a RSA, haveria de deitar tudo abaixo por conta de um pais cujo PIB e 25 vezes inferior ao do seu pais. Ate em coisas banais como a historia de nos da visto de 3 meses os sul-africanos enganaram o nosso PR. Came on!
    2
  • Munguambe Nietzsche O poder político acima do poder judiciário
    1
  • Soares Chichava So e só.
    1
  • Cristyna Matola Sendo assim porque ainda gastar recursos com julgamentos , audiencias q já se conhecem as decisoes?
    3
  • Gito Katawala A última vez que o poder político tentou interferir no poder judicial o ANC deu-se mal, os Guptas foram desmascarados e o Jacob Zuma virou a vergonha do país, bom, já era com aquela cena do chuveiro.. Hehehe
    3
  • Ercilio Sobral Jogadas sujas como sempre. Isso tem dias contados!!!
  • Noel Matsinha Sere que na RSA o poder político sobrepõe se ao poder judicial? Volta volta volta? Iremos bolar mais uma bolada desta vez será nosso segredo...
  • Pedro Martins O caso Chang precipitou a PGR a iniciar um processo que já levava 2 anos e que agora ten que ter desfecho. Pode levar anos. A justiça Americana não precisa da presença de Chang para tomar a sua decisão e sentença. Sua presença só iria acelerar o processo. Voltando ou não Chang vai enfrentar a fúria do sistema e cabe a ele dicidir o destino das sua ações. Nunca é tarde para fazer o bem. Todos cometemos erros é a forma como aprendemos.
  • Mauro Jesus Moçambicano é azarado
  • Inácio Ernesto Nzonga Porque os moçambicanos viverem em especulação? Ele ou ela estava a confirmar a visita do seu presidente em Maputo,o tribunal sul africano ainda não nos brindou com as especulações sobre o assunto da extradição do Chang para Moçambique 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂uns vai contraindo tromboses por assinatura em causo Chang 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣em amanhã dia 25/02/019 ou se estiver errado fica para dia seguinte que será 26/02/019
    1
  • Celio Ismael Mesmo que mandem. O libanes que esta la e os outros dois britanicos que aguardam extradicao, vao falar o que se quer ouvir.
  • Lazaro Filimone Pene Rola taco nesse Game.
  • Linette Olofsson Amós Nhama não tenho confiança nesta justiça e muito menos na PGR instituição que deveria ser o garante da legalidade. Devemos dar graças aos EUA que hoje estamos a "saborear" o sentido da justiça, senão, estaríamos às escuras. Desde 2015 quase 3 anos a falar com as paredes, gastar saliva. A Procuradora BUCHILA fechada em copas, depois não sabes o que lhe pode acontecer se ele for extraditado para moz , podem-lhe silenciar para complicar ainda mais o processo.
  • Nicolau Macarrala Foi fácil enganar EUA tipo tirar rebuçado na boca de uma criança, já fizemos isso pelo Mohamed Bachir
  • Gracio Abdula Uma das grandes fragilidades dos regimes democraticos reside no facto de o poder executivo possuir mais músculos que os outros poderes: Legislativo e judicial.
    Porém a história tem demonstrado que às vezes o poder judicial vai ao ginásio ganha músculos e dá um ko/soco no poder executivo. Não se fiem tanto no que a Sisulo disse...
  • Cremildo Jossias Sasol está a sacar o gás em Inhambane, mas os feitos para a província de Inhambane =0, só Deus poderá socorrer pobre povo, não estou a ver alguém com tomates no lugar para reverter esta situação.
  • Virgílio Da Carlinda Ernesto O poder politico Sul africano nao se sobre poe ao poder judicial esta noticia sobe pode ser falacias para intreter a opiniao publica.Fuk news
  • Manuel Coelho Este patife vai para Moçambique graças ás elites racistas africanas.Estas elites dão a maior crueldade a pessoas que muitas vezes até estão enocentes:Os grande ladrões corruptos ,são defendidos a todo o vapor:por quém?pela quadrilha que detem o poder!!!!Tritêza......"..........
  • Ricardo Mário Os americanos são avançados tecnologicamente,já tem todas provas documentais,e escutas telefonicas,que provam o envolvimento de A mais B nesta fraude.A presença ou não de quem quer que seja nos EUA,não vai interferir na verdade sobre esse assunto. E todos um dia serão presos e vão a força cumprir as penas nos EUA.O que nós apelamos como moçambicanos é a imparcialidade, da nossa justiça e que sejem punidos severamente os envolvidos sem a intervenção politica no assunto.
  • André Berns E bem possível business e business!

Sem comentários: