sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Venezuela: um morto e dezenas de feridos em confrontos com o Exército na fronteira


A tensão nas fronteiras da Venezuela com a Colômbia e o Brasil aumenta na véspera do dia que Juan Guaidó indicou para a entrada de ajuda humanitária no país. Governo e oposição organizaram concertos dos dois lados da fronteira.
Foto
Participantes no concerto promovido pela oposição venezuelana no lado colombiano da fronteiraMAURICIO DUENAS CASTANEDA / EPA

MOMENTO-CHAVE

Rangel a caminho de Cúcuta

O eurodeputado Paulo Rangel está a chegar a Cúcuta com uma pequena comitiva do PPE. Publicou no Twitter um vídeo dos passageiros "em apoio à ajuda humanitária". 

MOMENTO-CHAVE

Vai começar o Live Aid-Venezuela

Foto
Carlos Baute e Richard Branson REUTERS
O concerto solidário organizado pelo dono da Virgin, o empresário britânico Richard Branson, vai começar na ponte de Tienditas, que liga a Colômbia à Venezuela junto à povoação de Cúcuta. Branson e o cantor venezuelano Carlos Baute deram uma conferência de imprensa antes do espectáculo se inicar. Não haverá discursos. 
Além de Baute, vão actuar o espanhol Alejandro Sanz, o dominicano Juan Luiz Guerra e o porto-riquenho Luis Fonsi, entre outros.
Está previsto que, a 300 metros e do outro lado da fronteira, comece um outro concerto solidário, este organizado por Nicolás Maduro. Tem como lema "Tirem as mãos da Venezuela". 
 

Duas ambulâncias venezuelanas cruzam fronteira com o Brasil

Duas ambulâncias receberam autorização das autoridades venezuelanas para atravessar a fronteira para o Brasil, com destino a dois hospitais do estado de Roraima, de acordo com o site do grupo Globo, G1. Não foi confirmado, porém, se os veículos transportavam feridos relacionados com o confronto com as Forças Armadas.
Dois deputados da oposição confirmaram o incidente na fronteira com o Brasil, dizendo haver 15 feridos, três dos quais tiveram de ser hospitalizadas, segundo a agência Efe. Da parte do Governo de Caracas ainda não houve qualquer reacção.
Os autocarros com deputados da oposição que se dirigiam nesta sexta-feira à fronteira da Venezuela com a Colômbia foram atacados. O objectivo dos deputados é fazer entrar na Venezuela as toneladas de medicamentos e comida enviadas pelos EUA e que estão do lado colombiano. Ler aqui.

Vítima era uma mulher de 42 anos

A vítima dos confrontos com as Forças Armadas está a ser identificada como Zorayda Rodriguez, de 42 anos, uma vendedora ambulante que pertencia à comunidade indígena. A comunidade de Kumaracupay apoia os esforços da oposição para fazer chegar alimentos e medicamentos à região, diz a Reuters.

Fronteira encerrada

Na quinta-feira, o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou o encerramento da fronteira com o Brasil para travar a passagem de ajuda humanitária e ameaçou fazer o mesmo na fronteira com a Colômbia.

MOMENTO-CHAVE

Confrontos na fronteira com o Brasil fazem um morto

Pelo menos uma pessoa morreu e 15 ficaram feridas depois de militares venezuelanos terem aberto fogo sobre um grupo de indígenas que tentava manter aberta uma parte da fronteira com o Brasil. A informação é avançada pelo Washington Post, que cita testemunhas.

Sem comentários: