segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Craig Coley esteve preso 39 anos por duplo homicídio e era inocente

HÁ 6 MINUTOS

Craig Coley, veterano de guerra agora com 71 anos, foi condenado em 1978 pelos homicídios de uma ex-namorada de 24 anos e do filho de quatro anos. Conseguiu reabrir o processo e provar inocência.
Craig Coley conseguiu em 2013 que o seu processo fosse reaberto
D.R.
Foram 39 anos atrás das grades por dois homicídios que, afinal, não cometeu. Craig Coley, um veterano de guerra que geria um restaurante na California, Estados Unidos, e que tem agora 71 anos, foi condenado em 1978 pelos homicídios de uma ex-namorada de 24 anos e do filho de quatro, mas nunca se conformou com a sentença. Quase 40 anos depois conseguiu sair em liberdade e vai receber uma indemnização de 21 milhões de dólares, ou seja, de cerca de 18,48 milhões de dólares.
O crime aconteceu numa madrugada de novembro. Rhonda Wicht, de 24 anos, terá sido violada e depois enforcada com uma corda. O filho foi sufocado na própria cama. Na altura as autoridades concluíram que Craig Coley apresentava ferimentos no corpo e, mesmo, no pénis. E que em casa teria uma t’shirt de uma criança e uma toalha com sangue. Juntou-se o depoimento de um vizinha que garantia ter ouvido uma discussão no apartamento da vítima e que depois o viu pegar na sua carrinha e abandonar o local.
Em 2013, Coley conseguiu que o seu caso fosse reaberto. A polícia da cidade de Simi Valley conseguiu encontrar, nos arredores de Los Angeles, algumas das provas que achavam destruídas. O laboratório público onde tinham sido analisadas as amostras biológicas foi comprado por privados que não destruíram as provas do crime, como determinara o tribunal. Novamente analisadas, foi afastando por completo que houvesse vestígios de ADN de Craig Coley nas duas vítimas. Na mulher havia vestígios de sémen e de saliva, mas o perfil não correspondia ao do homem que há mais de três anos cumpria pena de cadeia por duplo homicídio. A polícia também visitou o local do crime e percebeu que o testemunho da vizinha que garantia tê-lo visto não poderia ser validado, porque daquele local não havia visibilidade para isso.
Na altura da acusação, os procuradores pediam mesmo que fosse condenado a uma pena de morte. Esse julgamento acabaria anulado e repetido e o então suspeito acabaria condenado a uma pena de prisão perpétua. No processo agora movido contra a própria cidade de Simi Valley, Craig Coley acabaria por sair igualmente vencedor e ver-lhe fixada uma indemnização ainda mais elevada. Este sábado, como noticiaram vários órgãos de informação, entre eles o The Telegraph e a CNN, foi anunciado o resultado desse processo federal e o pagamento de 21 milhões de dólares. Este valor junta-se aos 2 milhões de dólares que já tinha recebido quando foi libertado em 2017 e aos valores que conseguiu de algumas seguradoras, pelo tempo todo que passou na cadeia injustamente.

Sem comentários: