quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Sobre os que criticam a saída de Ossufo Momade para negociar a paz com Filipe Nyusi em Maputo.

Sobre os que criticam a saída de Ossufo Momade para negociar a paz com Filipe Nyusi em Maputo.
São vários os comentário de concidadãos nossos que fazem sérias críticas ao presidente Ossufo Momade por ter-se deslocado da Serra da Gorongosa para Maputo visando tratar assuntos de paz com Filipe Nyusi, chefe do governo de Maputo. Estão a crucifica-lo alegadamente o encontro visa entregar a Renamo de bandeja à Frelimo, ora está a vender o partido, etecetera, etecetera, etecetera.
. As pessoas devem compreender que Ossufo Momade ao aceitar mudar-se ao mato foi porque a comissão política do partido entendeu que ele la devia estar para melhor manter o controlo, a disciplina, atender as preocupações e bem como solidarizar-se com os irmãos militares lá vivem empunhados de armas. Não foi a Serra da Gorongosa para orientar uma guerra. Não!. Foi lá para garantir que os militares não se sentissem sozinhos e abandonado, uma vez que o presidente Afonso Dhlakama havia deixado um enorme vazio com a sua triste morte.
. Ossufo Momade pode sair e entrat na Serra sem qualquer impedimento. Aliás, não é a primeira vez que sai. Já manteve encontro com Nyusi na Beira, só para lembrar.
. Agora com a sua eleição ao posto de presidente, há certos dossiês que lhe obrigam a ter que tratar pessoalmente. Agora, por exemplo, há negociações em curso para o processo de reintegração dos guerrilheiros para as FDS, não acham que há aspectos sensíveis que ele próprio tem que dirigir?. Vamos lá ser sérios. Oque devemos fazer agora é encorajar e apelar ao presidente e sua delegação que negoceiem as coisas concretas e com muita seriedade. QUE NEGOCEIE E NEGOCIEI BEM, envolvendo todas as forças vivas da sociedade e entidades nacionais e internacionais como testemunhas de certos dossiês para permitir que a frelimo não volte a violar os acordos tal como procedeu maquiavelicamente com os Acordos Gerais de Paz de 1992 em Roma. Devemos apelar que entre as partes haja vontade e confiança de cumprir com os acordos que estão a ser alcançados. Que não fiquem apenas nos papéis, isso sim, devemos exigir como povo amante da paz. Criticar tudo e todos a toda hora não é muito bom. Vocês advogam que Moçambique viva de guerras, mortes e destruições?. Não quero acreditar que queiramos isso para nós mesmos.
. Com a confiança, comprometimento sério e engajamento entre as duas partes é possível vivermos em paz como irmãos da mesma terra como acontece em outros países.
. A paz efectiva e reconciliação entre os moçambicanos são necessárias. Com a guerra quem morre são os moçambicanos pobres. Os ricos filhos dos dirigentes da frelimo não descem ao teatro das operações militares, muita atenção essa parte. Oque o presidente Ossufo Momade está a fazer é dar continuidade a aquilo que o saudoso presidente Afonso Dhlakama havia começado. Dhlakama morreu quando já estava a negociar com Filipe Nyusi e era seu desejo restabelecer-se a paz em Moçambique. Quando Dhlakama saísse do mato para cidade para negociar a paz com a frelimo, ninguém o acusava de estar a vender a Renamo. As perguntas agora são: porque é que o novo presidente o acusam de tentativa de vender Renamo quando sai para dialogar sobre a paz com a Frelimo?. O encontro entre Nyusi e Momade foi à portas fechadas entre eles os dois ou estiveram na sala todas as delegações incluindo o chefe do grupo de contactos?. Vamos lá deixar de ser parvos, caros compatriotas. Deixemos Ossufo Momade trabalhar e trazer a paz para Moçambique.
.
. Viva Presidente Ossufo Momade
Viva Renamo Unida.
.
Comentários
  • Maricelia Dias Viana Inocente 😂
  • Blessingi Maposa Ramaposa Mano vc faleste boa coisa bom conselho pra os q tem ovidos e espirito de intender a politica .
  • Joao Jasse Jasse Evitar as tentativas de assassinato é melhor, mas pelo meu ver passa por mudança de comportamento dos que perseguem.
  • Quingue Macuacua Os alertas são sobre a genese da Frelimo que é burladora e ja é conhecida a nivel Mundial que não são serios no que realmente importa.
    São falsos, querem fritar Ossufo para desativar toda a defesa da Renamo antes das eleições e depois vão fazer carnaval em outubro.
  • Superior Samier Bem falado, palavras sábias eu acho k com esta mensagem Muzungo superou nao faltou nada para os k gostam de criticar o presidente sem analisar primeiro, mais uma vez obrigado pelo esclarecimento do assunto.
  • Macade Junior A ESCREVER......................... MAIS TRISTE
  • Benedito Qwartz Muzungu 👏👏👏
  • Muzungu Ndini Apoiemos e exijamos seriedade entre os dois intervenientes.
    1
    • Benedito Qwartz Verdade meu caro verdade
    • Macade Junior A FRELIMO NAO SE CONFIA SAO TODOS BANDIDOS,PODEM ATE NEGOCIAR HOJE SO PARA O AMERCANO VER MAIS NO FUNDO NAO XTAO AI SO ATRAPALHAR
    Escreve uma resposta...

  • Juvenal Gabriel Maposse Nós queremos arsenal.
  • Ferrande Americo Mulavia Muzungu Ndini, continue assim. Essa msg na minha opinião foi muito forte, uma msg de reconciliação entre Moçambicanos. Há indivíduos qui todo momento querem ver RENAMO a fazer guerra. O país é nosso, e precisa de todos nós, parabéns muzungu Ndini.👏

Sem comentários: