quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Caravana da petrolífera Anadarko atacada na província moçambicana de Cabo Delgado



Mundo

Um grupo desconhecido atacou hoje uma caravana da petrolífera norte-americana Anadarko, tendo ferido quatro pessoas, informou à Lusa fonte ligada à empresa e que integrava a caravana.

O ataque ocorreu por volta das 16:50 (14:50 em Lisboa), quando a caravana seguia para o acampamento da multinacional em Palma, explicou a fonte, que continuava retida no local sob escolta das Forças Armadas de Defesa e Segurança.
O grupo, desconhecido e que integrava cerca de 15 homens, vestidos de preto, disparou contra a caravana, tendo ferido quatro pessoas, e obrigado os carros a seguirem caminhos diferentes, acrescentou a fonte.
"O nosso carro ficou retido na estrada, porque há informações de que eles estão espalhados por aqui. As Forças de Defesa chegaram. Ainda estamos aqui sem saber se vamos para frente ou para trás", explicou a fonte, acrescentando que os feridos estavam a ser assistidos por médicos na ambulância da caravana.
A Lusa contactou o porta-voz da Polícia moçambicana em Cabo Delgado, Augusto Guta, que disse não ter conhecimento sobre o assunto, reservando eventuais declarações para mais tarde.


TÓPICOS:


Insurgentes atacam a caravana da Anadarko num troço entre Mocímboa e Palma.
. Fonte:Marcelo Mosse (Carta).
.
. Uma caravana da Anadarko foi atacada esta tarde entre Mocímboa da Praia e Palma, em Cabo Delgado. O facto ocorreu por volta das 17 horas. De acordo com fontes de “Carta”, uma pessoa ficou ferida. A caravana foi atacada por cerca de 15 homens vestidos de negro. Os homens tinham colocado barricadas na estrada e, quando os 4 carros da caravana pararam, eles começaram a disparar. Presume-se que os mesmos estivessem a atacar uma aldeia nas redondezas. Há indicações de incêndio de casas de populares perto da zona do ataque. O ataque acontece num momento em que a Anadarko acaba de anunciar o fecho de contratos com compradores de gás no mercado asiático, o que lhe oferece condições para poder emitir, dentro em breve, a sua Decisão Final de Investimento (num "timing" favorável para empresas estrangeiras, uma vez que o Governo ainda não aprovou, e nem sabe quando vai aprovar, a Lei sobre Conteúdo Local, instrumento essencial para enquadrar o interesse de empresas nacionais nas tão lucrativas operações). (Carta de Moçambique).
. Meu comentário'
Diziam outrora os porta-vozes da Polícia que em Cabo Delgado estava tudo bem, uma vez que as ações devastadoras da insurgência afetavam apenas os populares e nunca tinham chegado ao extremo de atrapalhar os programas dos mega-projectos. Que as actividades extrativas estavam em pompa e circunstâncias mesmo com os ataques em curso e gente inocente morrendo a cada dia de forma bárbara. Agora com os ataques terroristas a afetar os ricaços da anadarko, em que pé ficamos?. Há efeitos nefastos em Cabo Delgado por causa dos ataques ou não há?.

Sem comentários: