sábado, 23 de fevereiro de 2019

Eurodeputados encontraram-se com Guaidó. Maduro manda fechar fronteira com a Colômbia

Os eurodeputados Paulo Rangel e Esteban Gonzalez Pons conseguiram encontrar-se na sexta-feira com Juan Guaidó na Colômbia.

Paulo Rangel e Esteban Gonzalez Pons, vice-presidentes do Partido Popular Europeu (PPE), que tinham partido na quinta-feira para a Colômbia numa missão política e humanitária - que terminará domingo - com o objetivo de "pressionar o regime de Nicolás Maduro", conseguiram encontrar-se com o autoproclamado presidente interino da Venezuela. Juan Guaidó arrisca-se a ser impedido de entrar no seu país ou até a ser detido, por ter cometido um ato formalmente ilegal, depois de ter violado a proibição do Supremo Tribunal de viajar para fora da Venezuela.
A missão dos eurodeputados foi justificada em comunicado, enviado por Paulo Rangel à imprensa: "Neste momento crucial para a vida de milhões de venezuelanos toda a ajuda e pressão internacional é pouca comparada com o drama que estão a viver milhões de vitimas do regime de Nicolás Maduro. Tudo o que o PPE, o Parlamento Europeu e eu próprio, enquanto dirigente da maior família política da União Europeia, puder fazer para levar novamente a democracia e a prosperidade ao povo venezuelano, farei sem hesitar um segundo."
O governo venezuelano anunciou, entretanto, que vai encerrar parcialmente a fronteira com a Colômbia perante "as ameaças" contra a sua soberania, a poucas horas da esperada entrada de ajuda humanitária internacional através da cidade de Cúcuta.
Numa publicação divulgada na rede social Twitter, na sexta-feira (madrugada de hoje, em Lisboa), a vice-Presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, afirmou que o Governo vai "fechar temporariamente" as pontes Simón Bolívar, Santander e Unión.
A medida surge depois do Presidente, Nicolás Maduro, ter encerrado a fronteira com o Brasil, onde, no mesmo dia, confrontos entre o exército e uma comunidade indígena deixaram pelo menos dois mortos.
A entrada de ajuda humanitária, especialmente os bens fornecidos pelos Estados Unidos, no território venezuelano tem sido um dos temas centrais nos últimos dias do braço-de-ferro entre o autoproclamado Presidente interino, Juan Guaidó, e Nicolás Maduro.
O Governo venezuelano tem insistido em negar a existência de uma crise humanitária no país, afirmação que contradiz os mais recentes dados das Nações Unidas, que estimam que o número atual de refugiados e migrantes da Venezuela em todo o mundo situa-se nos 3,4 milhões.
Maduro encara a entrada desta ajuda humanitária como o início de uma intervenção militar por parte dos norte-americanos e tem justificado a escassez com as sanções aplicadas por Washington.

"Ambiente impressionante"

"O ambiente na fronteira é absolutamente impressionante", descreveu à Lusa Rangel, em declarações via telefone, relatando que se encontrava na zona da Ponte Internacional Simón Bolívar, estrutura que tem testemunhado a passagem, por dia, de 35 mil pessoas oriundas da Venezuela.
"É uma situação do ponto de vista humanitário extremamente difícil. Só ontem [quinta-feira] (...) o tráfego de pessoas chegou aos 50 mil", prossegue o também vice-presidente do grupo parlamentar do Partido Popular Europeu (PPE), que integra uma delegação desta família política do Parlamento Europeu que chegou na quinta-feira à Colômbia.
Com 300 metros de cumprimento, a Ponte Internacional Simón Bolívar é a que tem o maior trânsito de pessoas entre a Colômbia e a Venezuela.
"É uma situação do ponto de vista humanitário extremamente difícil. Só ontem [quinta-feira] (...) o tráfego de pessoas chegou aos 50 mil"
"Está totalmente aberta, mas só dá para passar peões, não é para passar ajuda humanitária", indica o político, observando que as pessoas que atravessam a ponte "normalmente não trazem muitas coisas", levam consigo "pequenos sacos" e "saem em condições muito difíceis".
La Parada, uma das primeiras paragens na Colômbia dos migrantes e refugiados venezuelanos quando atravessam a fronteira, é descrita pelo eurodeputado social-democrata como uma zona de "condições muito deploráveis".
É aí, segundo Paulo Rangel, que estão as organizações não-governamentais (ONG) a fazer "um enorme esforço para dar a primeira comida, os primeiros medicamentos, a primeira assistência".
"Muitas destas pessoas ficam por aqui. A situação é realmente terrível. Há pessoas a vender a cabelo, a prostituição aumentou imenso", prossegue.
"[Nicolás] Maduro condenou o seu povo realmente a uma situação absolutamente degradante. É uma coisa que é evidente nesta zona", lamenta.
"Muitas destas pessoas ficam por aqui. A situação é realmente terrível. Há pessoas a vender a cabelo, a prostituição aumentou imenso"
Antes de chegar à zona de fronteira, Paulo Rangel esteve na capital colombiana, Bogotá, onde manteve contactos políticos, nomeadamente com o Presidente da Colômbia, Iván Duque Márquez.
Ainda hoje, mas já na cidade colombiana de Cúcuta, a cerca de 10 a 15 quilómetros da zona de fronteira, estão previstos novos encontros, designadamente com o Presidente do Chile, Sebastián Piñera. Também existe a possibilidade de um encontro com o Presidente da Argentina, Mauricio Macri.

"Grande aparato militar"

Sobre o ambiente em Cúcuta, onde tem estado armazenada ajuda humanitária internacional (alimentos e medicamentos) que tem sido recusada pelo governo do Presidente Nicolás Maduro, o eurodeputado português descreve uma cidade onde é visível "um grande aparato militar" e percetível uma agitação associada ao concerto solidário promovido hoje pelo milionário e filantropo britânico Richard Branson, mas também associada à preparação das questões logísticas para as ações de sábado.
As atenções estarão concentradas no sábado nesta cidade, uma vez que a oposição venezuelana, liderada pelo presidente da Assembleia Nacional (parlamento) e autoproclamado Presidente interino venezuelano, Juan Guaidó, espera fazer entrar na Venezuela a ajuda humanitária que está armazenada em Cúcuta.
Sobre as posições defendidas por Nícolas Maduro, particularmente a recusa de receber ajuda proveniente dos Estados Unidos, mas aceitar a assistência de outros atores internacionais, como a Rússia, Paulo Rangel frisa que "a ajuda humanitária não tem nacionalidade, nem tem cor".
"Ou é necessária ajuda humanitária ou não é (...) Isso foi uma das coisas que aqui as pessoas mais se queixaram, (...) que de facto não compreendem porque é que seja qual for a cor política, não se aceita ajudar as pessoas", conclui.
A crise política na Venezuela agravou-se em 23 de janeiro, quando Juan Guaidó se autoproclamou Presidente da República interino e declarou que assumia os poderes executivos de Nicolás Maduro.
"Ou é necessária ajuda humanitária ou não é (...) Isso foi uma das coisas que aqui as pessoas mais se queixaram, (...) que de facto não compreendem porque é que seja qual for a cor política, não se aceita ajudar as pessoas"
Guaidó, 35 anos, contou de imediato com o apoio dos Estados Unidos e prometeu formar um governo de transição e organizar eleições livres.
Nicolás Maduro, 56 anos, no poder desde 2013, denunciou a iniciativa do presidente do parlamento como uma tentativa de golpe de Estado liderada pelos Estados Unidos.
A repressão dos protestos antigovernamentais desde 23 de janeiro provocou mais de 40 mortos e cerca de mil detenções, incluindo menores, de acordo com várias organizações não-governamentais e o parlamento venezuelano.
A maioria dos países da União Europeia, entre os quais Portugal, reconheceram Guaidó como Presidente interino encarregado de organizar eleições livres e transparentes.
Na Venezuela residem cerca de 300.000 portugueses ou lusodescendentes.
Os mais recentes dados das Nações Unidas estimam que o número atual de refugiados e migrantes da Venezuela em todo o mundo situa-se nos 3,4 milhões.
Só no ano passado, em média, cerca de 5.000 pessoas terão deixado diariamente a Venezuela para procurar proteção ou melhores condições de vida.

Sem comentários: