O terceiro maior partido moçambicano já escolheu 52 dos 53 candidatos às eleições municipais de Moçambique que se vão realizar em outubro. Maioria dos candidatos é a mesma que concorreu em 2013.
O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceiro maior partido do país, já escolheu 52 dos 53 candidatos às eleições municipais de 10 de outubro, faltando apenas designar o concorrente a autarca da capital, anunciou aquela força política.
Luís Boavida, porta-voz da II Sessão Ordinária da Comissão Política do MDM, afirmou que os candidatos serão os cabeças-de-lista do MDM nos 53 municípios, tal como impõe a revisão da Constituição da República aprovada pela Assembleia da República em maio.
Boavida adiantou que a maioria dos candidatos do MDM a autarcas dos 53 municípios do país é a mesma que concorreu nas eleições municipais de 2013. O partido ainda não escolheu o nome do cabeça-de-lista de candidatura ao município de Maputo, depois de Venâncio Mondlane, deputado do MDM na Assembleia da República, ter declinado a proposta de se recandidatar, após ter concorrido e sido derrotado em 2013.
O presidente do MDM e autarca da Beira, segunda principal cidade moçambicana, Daviz Simango, será novamente candidato. Manuel de Araújo, autarca de Quelimane pelo MDM, foi igualmente designado para se recandidatar ao município, indicou Luís Boavida.
No município de Gurué, o MDM voltou a escolher Manuel Janeiro como candidato, depois de ter ganhado em 2013. A Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, e a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição, ainda não indicaram os cabeças-de-lista de candidatura às eleições municipais de 10 de outubro.