quinta-feira, 14 de junho de 2018

Deterioração das condições de segurança em Cabo Delgado


Ordem dos Advogados também condena e repudia 
- Mesmo com alguma intensificação da presença policial, os insurgentes continuam a fazer das suas, tendo na madrugada de terça incendiado casas em Nathuco
A Ordem dos Advogados de Moçambique irá falar, na tarde desta quinta-feira, em conferência de imprensa, sobre o crescente cenário de violação de direitos humanos no norte de Cabo Delgado, isto no âmbito dos ataques protagonizados por radicais de inspiração islâmica. 
Na sessão, a Ordem dos Advogados de Moçambique deverá juntar a sua voz ao coro crítico contra a barbárie e o consequente medo que se instalou na província de Cabo Delgado, particularmente na parte norte e mais, recentemente, na região central da província. 
Em relação a este mesmo assunto, os bispos católicos e outras entidades já se pronunciaram, condenando e exigindo uma postura mais arrojada e séria por parte do poder estatuído. É pois, por causadisso, que muito questionamento continua a ser colocado em relação à forma como o governo está a lidar com o assunto, incluindo o facto de, até hoje, o Presidente da República não se ter pronunciado de forma directa e contundente em relação ao assunto. 
Até porque é o Comandante em Chefe das Forças de Defesa e Segurança. Enquanto isso, apesar de as Forças de Defesa e Segurança procurarem intensificar a sua presença nos locais já visitados pelo bando, o facto é que os insurgentes continuam a semear pânico e terror em Cabo Delgado. 
Depois de terem voltado, na segunda-feira, a atacar e a matar em Nangade, na madrugada da terça, o grupo incendiou casas da população em Nathuco, zona litoral do distrito de Macomia.(I. Bata)
MEDIA FAX – 14.06.2018

Sem comentários: