quinta-feira, 14 de junho de 2018

Comissão Política do partido Frelimo ataca “manipuladores da opinião pública” e “oportunistas”


Terrorismo em Cabo Delgado 

O Presidente da República, Filipe Nyusi, continua calado em relação ao terror que se vive em Cabo Delgado que já vitimou cerca de vinte pessoas, que foram vítimas de decapitação. Além disso, foram incendiadas centenas de casas, e a população de aldeias inteiras foi refugiar-se noutros locais. 
Na quarta-feira, Filipe Nyusi, orientou a 14.ª Sessão Ordinária da Comissão Política do partido, a Frelimo, de Segundo um comunicado distribuído à imprensa, nessa reunião foi avaliada a situação de instabilidade prevalecente nos distritos de Palma, Mocímboa da Praia, Nangade e Macomia, na província de Cabo Delgado. O que mais sobressai no comunicado do partido Frelimo é um ataque deste partido a supostos oportunistas e manipuladores da opinião pública que, alegadamente, querem criar pânico. Não estão identificados os tais manipuladores nem criadores de pânico. 
“A Comissão Política condena veementemente os ataques dos malfeitores e os actos de oportunismo que, usando vários meios, manipulam a opinião pública com objectivo de criar pânico e exorta as populações a se manterem serenas e a agudizarem a vigilância”, lê-se no comunicado. Mas o certo é que não há nenhuma manipulação para criar pânico. O pânico está a ser causado pela incursão dos malfeitores, que decapitam pessoas e queimam aldeias inteiras, sem que o Governo ou o Presidente da República se pronunciem, uma actuação que se confunde com a indiferença perante o caos que se está a viver. 
No seu comunicado, a Comissão Política do partido Frelimo saúda as populações afectadas, pela sua colaboração com as Forças de Defesa e Segurança para fazer face aos ataques criminosos dos malfeitores, o que segundo o partido Frelimo, demonstra “alto sentido patriótico”. “A Comissão Política enaltece a acção enérgica e combativa das Forças de Defesa e Segurança pelo reforço de acções com vista a perseguir, desmantelar e responsabilizar os malfeitores”, refere o comunicado. 
Na terça-feira, a Diocese de Pemba emitiu um comunicado de repúdio contra os ataques em Cabo Delgado. No comunicado, a Igreja Católica lamenta o mutismo do Governo sobre o assunto.
CANALMOZ – 14.06.2018_COMISSÃO POLÍTICA_
_COMUNICADO DE IMPRENSA_
Sob Direcção do Camarada *FILIPE JACINTO NYUSI*, Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, a Comissão 
Política, reunida na sua 14ª Sessão Ordinária, a 12 de Junho de 2018, na Sede Nacional, analisou a situação política, económica e
social do país e do mundo.
1. A Comissão Politica avaliou a situação de instabilidade prevalecente nos distritos de Palma, Mocimboa da Praia, Nangade e Macomia, na província de Cabo Delgado e manifesta a sua solidariedade às famílias enlutadas desejando rápidas melhoras aos enfermos.
2. A Comissão Política saúda as populações afectadas pela colaboração com as Forças de Defesa e Segurança para fazer face aos ataques criminosos dos malfeitores demonstrando alto sentido patriótico.
3. A Comissão Política condena veementemente os ataques dos malfeitores e os actos de oportunismo que, usando vários meios, manipulam a opinão pública com objectivo de criar pânico e exorta as populações a se manterem serenas e a agudizarem a vigilância,
4. A Comissão Política enaltece a acção enérgica e combativa das Forças de Defesa e Segurança pelo reforço de acções com vista a perseguir, desmantelar e responsabilizar os malfeitores.
A Comissão Política saúda:
5. Ao Camarada Presidente *FILIPE JACINTO NYUSI*, pelo seu compromisso de prosseguir uma governação aberta, inclusiva e
participativa, testemunhado na sua recente visita a Cidade de Maputo, em particular o seu diálogo com a população, buscando conselhos e inspiração na liderança dos destinos na
Nação moçambicana.
6. Ao Povo moçambicano pelo seu engajamento no aumento da produção e da produtividade, sobretudo na agricultura, aumentando a disponibilidade de produtos e a segurança alimentar e nutricional.
7. Ao Governo que, sob Direcção do Camarada Presidente FILIPE JACINTO NYUSI, tem se mostrado determinado na execução do
seu Programa Quinquenal cujos resultados são notáveis nos diversos sectores de actividades, sendo de destacar a recente
realização da Conferência Internacional sobre Turismo Baseado na Natureza.
8. A Comissão Política considera este tipo de iniciativas viáveis na medida em que para além de projectar o nosso país além fronteiras, buscando caminhos para a preservação ambiental, promoção do turismo e atracção de investimento nas diferentes áreas.
9. A Comissão Politica foi informada do decurso do trabalho do Gabinete Central de Preparação de Eleições Autárquicas e avalia
positivamente o trabalho até aqui realizado, tendo orientado para maior celeridade nos processos organizativos.
10. A Comissão Política foi igualmente informada sobre os preparativos da Sessão Extraordinária da Assembleia da República e encoraja a Bancada da FRELIMO a prosseguir firme na busca de consensos para a viabilização da revisão do pacote legislativo sobre a descentralização com vista ao alcance da Paz efectiva e duradoura.
UNIDADE
PAZ E DESENVOLVIMENTO
FRELIMO A FORÇA DA MUDANÇA
_Maputo, 13 de junho de 2018_

Sem comentários: