sábado, 3 de fevereiro de 2018

Reportagem da CNN denuncia actividade norte-coreana em Moçambique

Coreia do Norte contorna sanções das Nações Unidas em Moçambique


Susana1_susane2Reportagem da CNN denuncia actividade norte-coreana em Moçambique
A Coreia do Norte continua a realizar actividades que violam as sanções das Nações Unidas em Moçambique, através de acordos de pescas e outros, revelou uma reportagem divulgada neste sábado, 3, pela rede americana de televisão CNN.
“Numa investigação que durou um mês, a CNN descobriu uma rede secreta de empresas de fachada, cooperação militar e acordos de preparação de forças de elite entre a Coreia do Norte e Moçambique, que violam as sanções internacionais, de acordo com investigadores das Nações Unidas”, dizem os repórteres daquela cadeia que analisou documentos que “revelam que “a cooperação é selada com contratos ilegais no valor de milhões de dólares”.
O dinheiro é canalizado através de diplomatas norte-coreanos na região para Pyongyang.
A CNN obteve acesso a comunicações oficiais entre responsáveis militares moçambicanos e norte-coreanos, que indicam que, em 2015, funcionários moçambicanos convidaram técnicos militares norte-coreanos para o país.
Duas fontes militares moçambicanas disseram àquela rede americana que “os norte-coreanos treinaram as forças de elite numa base em Maputo há pelo menos dois anos” e, diz a reportagem, “isto tem um preço”.
Director impreciso
Álvaro O´da Silva, director do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, disse à CNN que o seu Governo respeita as sanções impostas à Coreia do Norte pelas Nações Unidas.

"Neste momento, estamos a implementar todas as sanções que as Nações Unidas declararam contra a Coreia do Norte", afirmou num primeiro momento Silva que, de acordo com a reportagem, “mais tarde, voltou atrás e disse que não tinha ´informações detalhadas´ sobre sanções”.
Aquele resposável adiantou que os norte-coreanos estão legitimamente envolvidos em campos "sociais e técnicos" e que essas actividades não violam as sanções da ONU.
Relacionamento com Washington
Os Estados Unidos têm sido um dos principais impulsionadores das sanções internacionais contra a Coreia do Norte devido à sua política nuclear.
Questionado, o director do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique comentou as relações entre Maputo e Washington.
"Eu acho que temos todos os motivos para acreditar que o nosso relacionamento com os Estados Unidos é óptimo", garantiu Alvaro O'da Silva, diretor do Ministério das Relações Exteriores de Moçambique.
“Mas com base nas investigações da CNN, a evidência de violações de sanções é clara”, diz a reportagem da cadeia com sede em Atlanta.
Os repórteres começam por dizer que não há nada suspeito à superfície do “adormecido Porto de Pesca de Maputo”.
Mas escondidos e encurralados entre os outros barcos, estão os “enferrujados” Susan 1 e Susan 2.
“Eles não são navios de pesca comuns”, afirma a reportagem que diz violarem as sanções por serem operados por tripulações da Coréia do Norte.
Os barcos Susan 1 e Susan 2 estavam registados sob a bandeira norte-coreana, mas agora usam a bandeira da Namíbia, cujo Governo não respondeu às perguntas da CNN.
Os pescadores norte-coreanos continuam nos seus barcos.
À noite, eles passeiam às vezes pela cidade e fazem compras, imperturbáveis às implicações geopolíticas de sua presença.
Acusações dos peritos da ONU
A CNN refere-se ainda ao painel da ONU que publica relatórios semestrais sobre os países e instituições que violam sanções e que indicou anteriormente alegadas ligações militares norte-coreanas a Moçambique no valor de pelo menos seis milhões de dólares.
O documento afirma que os norte-coreanos reforçaram a tecnologia e as capacidades da era soviética de Moçambique, usadas na guerra contra a Renamo.
Um relatório divulgado pela ONU em 2017 revelou as ligações militares entre Moçambique e a Coreia do Norte, mas a cooperação entre os dois países é mais substancial do que se pensava.
Funcionários do Ministério da Defesa de Moçambique recusaram falar em câmera com CNN, nem responderam a questões específicas sobre as relações militares entre os dois países.
Haegeumgang, empresa de fachada
Uma empresa de fachada chamada Haegeumgang foi usada para executar a operação.
Através de correspondências entre funcionários militares moçambicanos e representantes norte-coreanos, a CNN também descobriu um prédio de dois andares no centro de Maputo, onde Haegeumgang ter-se-ia instalado.
A casa “cor de pêssego” fica na avenida Mao Tse-tung, em Maputo, mas neste momento está vazia.
“Alguns asiáticos viviam e trabalhavam aqui, mas eles deixaram a casa há três ou quatro meses", disse à CNN um agente encarregue de mostrar o imóvel a potenciais clientes, acrescentando que eles partiram porque não podiam pagar o aluguer.
Há algum tempo, funcionários do Governo americano indicaram que o dinheiro de empreendimentos como este em Moçambique vai directamente para o famoso fundo do programa nuclear do líder norte-coreano Kim Jong Un, conhecido como Office 39.
VOAAA – 03.02.2018
Quando estávamos a lutar contra o colonialismo estavam aonde? Só hoje é que querem escolher amigos para nós? Nthla! Fiquem aí, porque nos não dissemos para deixarem de ser amigos do ISIS.
Haja lata!
Nhanisse!
The United States is stepping up pressure on African states to cut long-standing military and diplomatic ties with North Korea to try to limit international funding to the Asian…
CLUBOFMOZAMBIQUE.COM
GostoMostrar mais reações
Comentários
Sic Spirou Do u have got the balls ?! Kkkkkkkkk
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 dia(s)
Ceríaco Levi Carneiro Dear US, go and fu@#$& your self.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 dia(s)
Angela Maria Serras Pires Deves estar a defender os Norte coreanos hahaha que bom
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 dia(s)
Lyndo A. Mondlane Aqui estou contigo Americo Matavele
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 dia(s)
Sic Spirou Vc está sempre ali... na zona complicada. Já agora pegaram o Puidgemont aí vocês ou estão a celebrar os 50 anos do Felipe!? Srsrsrsr
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 dia(s)
Cremildo Bahule Sic, nao faz isso com o rapaz.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 dia(s)
Sic Spirou Até a tua Andaluzia está ao lado dos catalãs. Eheheheh
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 dia(s)
Cremildo Bahule ...sou galego, eu.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 dia(s)
Sic Spirou Vcs são muitos...ok
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 dia(s)
Lyndo A. Mondlane Ne gosto desses reis..kkk
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 dia(s)
GostoMostrar mais reações
4 dia(s)
Sic Spirou Mas apoias a decisão dele de massacrar a liberdade e democracia por aí srsrsrsrsrsr
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 dia(s)
Lyndo A. Mondlane Decisao do parlamento.. ele nao.manda nada nesse asaunto..
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 dia(s)
Angela Maria Serras Pires Sim ainda bem porque assim os gringos destroem a frelimo
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 dia(s)
Lyndo A. Mondlane Os gringos nao devem.se.meter mos asssuntos internos de outros paises, la eles com.os problemas q tem com.os coreianos.. nos entramos onde ai???
Mz, ja foi la aconselhar amizades aos EUA???
Nos dexem so
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 dia(s)
Homer Wolf Tens toda razão Jah! ... 
Mesmo Dr. Chivambo Mondlane, o pai da moçambicanidade e arquitecto da unidade nacional formou-se, trabalhou e buscou apoios lá em Pyongyang... Quem são esses yanks para só agora virem numa de chicos-espertos? Estavam aonde mesmo, enquanto lutávamos?
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)Editado
Esaúú Cossa Homer Wolf epa, o que dizer depois da tua mensagem. "Be careful who you love"... Billie Jane - Michael Jackson.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 dia(s)
Muhamad Yassine Ha ha ha ha tufa
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 dia(s)
Angela Maria Serras Pires MONDLANE casado com uma americana e estudou nos USA ???
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 dia(s)
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)
Jah Yahwah Matavele O que tem a ver a formação de Mondlane e a luta armada? Mondlane foi se formar para fazer a luta armada? Haja conhecimento da história. Quando Moçambique lutou pela independência, quem deu armas não foram os americanos. Aqui falo da luta armada. Ntsem!
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)
Esaúú Cossa Jah Yahwah Matavele "Hoje foi o Governo de Moçambique, a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, a Visão Mundial World Vision USA e o Fundo Global The Global Fund to Fight AIDS, Tuberculosis and Malaria, reafirmaram a sua parceria assinando cinco novas subvenções no valor de US$374 milhões para apoiar a luta contra o HIV, a tuberculose e a malária.

O Governo dos Estados Unidos da América como o maior financiador do Fundo Global é um parceiro orgulhoso dos investimentos do Fundo Global em Moçambique. Assim o Encarregado de Negócios dos Estados Unidos da América U.S. Embassy Maputo, Mark Cassayre, e o Director da USAID - US Agency for International Development em Moçambique, Alex Dickie, estiveram presentes neste evento no Ministério da Saúde em Maputo.
"Estamos comprometidos em certificar que o investimento do Governo dos Estados Unidos da América no sector de saúde é bem coordenado com os investimentos do Fundo Global para que possamos em conjunto apoiar Moçambique a melhorar o estado de saúde da sua população."
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)
Esaúú Cossa Jah Yahwah Matavele uma pergunta que não quer calar, já agora, qual é a ajuda que a Coreia do Norte dá a Moçambique? Nada de voltarmos a 1962, Guerra-Fria, vamos aos factos actuais, desde 1975 até hoje, vamos comparar o que E.U.A e a Coreia do Norte fez por Moçambique, quem ajuda quem afinal?
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)Editado
Marcelo Machava Na verdade e em verdade vos digo que se os EEUU retirarem todo o apoio que fazem a Moçambique luto haveria e bastante.
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)
Angela Maria Serras Pires Pois falas mas o
MONDLANE formou se e era fiel aos gringos por isso Samora o mandou matar porque Samora sim era pro China e pro Coreia do Norte e vê bem a bosta que nos meteu até hoje
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)
Homer Wolf Aqui (e agora) sim: precisamos de ti com urgencia 🚒🚒🚒
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)
Vasco Dos Santos Mauelele Quem fala sabe!
Eu pergunto certos compatriotas !
1- Muitos ,( chamados ) moçambicanos, depois de governo de transição e independência fugiram e, não eram moçambicanos.

Hoje muitos dos fugitivos, estão de regresso, com o nome de que são moçambicanos. 
2- Todos sabemos e, conhecemos a razão.
3 -Há os que sabem escolher quem deve ser amigo de, e, os que sabem escolher o inimigo de !
4 - Aqui vêm os nomes dos grandes filhos que deram suas vidas ao país.
5- Para alguns, alguns desses filhos de pátria, para não exagerar, não são bem visto, por alguns são heróis nacionais.
6 - Não quero ser sabe tudo, mas só para recordar alguns compatriotas .
a) verdade : Mondlane estudou , trabalhou e casou com uma Americana.
b) mas o que quero recordar há muitos é : Mondlane uniu os três movimentos e, dessa união nasceu a FRELIMO.
c) Não terá Mondlane, segundo a opinião Americana, pedido o apoio Militar para a libertação de Moçambique? 
d) Foi falta de respeito aos Americanos, depois que se casou com uma das suas filhas, sair e, ir pedir as armas aos Russos e Chineses?
Ou foi a não disponibilidade dos Americanos nesse sentido?
Por ultimo, digo que desde 1992_ tenho verificado o aumento de moçambicanos que, durante os anos de derramamento de sangue, não se identificavam com Moçambique.
Não sei se, muitos têm tido essa observação e, principalmente quando se pronúncia o nome FRELIMO!
Muitos vão dizer que não é verdade, e aceito . Os Moçambicanos, pediram a independência pacificamente, mas isso não foi possível, até ao ponto de pegar em armas para a independência. Isso foi mal visto por certas pessoas, e o reflexo, se vê em não querer ouvir falar ou pronunciar o nome FRELIMO.
Muitos até hoje, regressaram com a mesma mentalidade, embora camuflado em sorriso.
Direi vestidos com pele de ovelhas, quando dentro dos seus corações, são hienas.
Um abraço a todos todos os compatriotas independentemente da cor, religião e sexo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)
Dilman Mutisse Prefiro que o meu pais continue a ser de "merda" segundo certo presidente do que o mesmo seja uma marionete...

Fogo man...
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 dia(s)
Angela Maria Serras Pires Ainda bem porque assim os gringos vem e limpam a merda que neste caso e a frelimo
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 dia(s)
A-xikunda Materula UNITED SNAKES OF AMERDA E A SUA DITADURA E DPS DIZEM K LIDERES AFRICANOS SÃO DITADORES...
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 dia(s)
GostoMostrar mais reações
4 dia(s)
Angela Maria Serras Pires Ivone Soares eu acho óptimo que todos os Frelos e todos os pro China defendam a Coreia do Norte porque assim e mais fácil os gringos apoiarem a Renamo Resistência Nacional Moçambicana
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 dia(s)
Jossias Ramos Eu também gostaria de fazer a sua questão, mano Jah Yahwah Matavele.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 dia(s)
Maria João Marques Acho que na altura , eles andavam entretidos com a guerra fria
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 dia(s)
Maria Paula Meneses O problema maria joão, é que nós fomos o lado quente da guerra fria.
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)
Danilo da Silva Gente inocente...🙄🙄🙄 geopolítica não só tem haver com o passado mas também com o futuro que se quer ter e como queremos nos posicionar no concerto das nações... o que se ganha, e o que se perde como nação é que está em jogo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)
Jah Yahwah Matavele Mas... o que já ganhamos com os EUA? Qual é a infraestrutura construída pelos EUA para além de promessas e ameaças?
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)
Danilo da Silva Vai rever a cooperação Moçambique EUA neste período de 40 anos... um pequeno exemplo, Nacala está beber água de uma Albufeira construída com dinheiro americano. Alguns dos teus chefes foram formados com dinheiro americano... não fala coisa que não sabe...Ver mais
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)Editado
Marcelo Machava Jah Yahwah Matavele procura saber como é feita e em que magnitude acontece o apoio dos EEUU na saude agora mesmo após as dividas ocultas. Ai virao que nao somos nada sozinhos
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)
Jah Yahwah Matavele Então se nos apoiam devem nos mandar? O país sabe o que quer e não precisa de nenhuma dona mandona. Escolham os seus amigos e deixem que escolhamos. O facto de me ajudar não te da o direito de mandar na minha casa.
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)
Danilo da Silva Em diplomacia não há essa palavra MANDAR via midia...Nem se sabe se fizeram chegar isso ao Estado Moçambicano! Quando eles quiserem realmente MANDAR..não vão fazer via midia. ...vais ver os koreanos a sair do país só! isso ainda é soft pressure...não esquenta. Como estado soberano podemos podemos escolher não acatar, assim como fizemos com assunto Turquia.
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)
Jah Yahwah Matavele É aí onde quero chegar. Se quiserem mandar aqui, que tragam os marines.
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)
Antoninos Intimane Porreiro é saber que finalmente advoga se atese de que o FMI é um Santo imaculado, e que Moçambique não lhes conhece as garras de lobo...
Será que a política de finaciamento (esmola) que o FMI concede ajuda as nações a desenvolverem?
A ter se avançado 
com a política de Estados Unidos de África a este andar viria a luz do dia o que esSes bossizitos querem em concreto em África.

As armas devem ser adquiridas nos EUA a preços que lhes convém, estaríamos quites.
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)Editado
Maria Paula Meneses Não é 'apoio' americano. São empréstimos americanos. Actually, creio que o primeiro empréstimo é de inícios do séc. XX, para construir o CF até Ressano Gracia
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)
Rafael Houve 500 milhões do Millennium Challenge Account vieram de Pyongyang. Inclusive foram bem aplicados. Noutros países nem por isso.
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)
Observador da Justiça Bolsas para ajudar a formar esses que hoje tentam a todo custo nos driblar das dívidas dos 2bis, de onde surgiram...!
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 dia(s)
Lyndo A. Mondlane Nada mesmo...
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)
Angela Maria Serras Pires Que bom que vocês são anti USA porque assim eles sabem o que pensam os Frelos
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)
Angela Maria Serras Pires Aliás acho mesmo que deviam sugerir que mudassem a avenida 24 Julho para kim il Jong
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)
Angela Maria Serras Pires Assim ficavam mais amiguinhos hahha
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)
Domingos Sandramo Não melhor reduzir as nossas relações com eles (USA)?!.... 😜
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)
Angela Maria Serras Pires Acho fantástica tanta ingenuidade e também ingratidão porque este país vive do "tou q pidir" há 42 anos e ainda mandam bocas hahha surreal
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)
Joao Cabrita Estes americanos! Que ousadia a deles, interferirem com o direito de Estados soberanos, apostados nas regras de Direito democrático, de honrar figuras que deixaram marca como paladinos da liberdade e do respeito pelas liberdades fundamentais, dando o nome de um Querido Líder a uma das artérias da nossa cidade capital. E como se sentirá o povo irmão da Matabelelândia com esta afronta dos senhores de Washington, pois ao heróico Querido Líder deve o consequente acto de solidariedade ao treinar a 5a Brigada do ZNA que restaurou a paz, ordem e tranquilidade, neutralizando 20 mil deliquentes?
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 dia(s)Editado
Homer Wolf Resumindo e concluindo: voce Jah Yahwah Matavelemeteu maningue água aqui, ntsém 😄
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)
Sic Spirou Estão os da tal primeira coluna, destrambelhados.
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)
Homer Wolf Ahh, afinal eles são da 1ª coluna?😱... E nós da 5ª?... Jah quem são os das colunas intermédias então?...
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)
Maria João Marques Homer os das intermédias estão agora ocupados com a operação Fizz    
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)
Rafael Melhor se preocupar em ver se os Chinocas não andam a ouvir e ler vossas conversas aí na presidência.
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 dia(s)
Angela Maria Serras Pires Rafael os gringos só para o Millennium challenge ofereceram 500 milhões que os Frelos boicotaram porque em 20 projectos só fizeram 4 e eram projectos cruciais tais como água potável para Mocuba mas claro que a frelimo anda a martirizar o povo há 42 anos
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 dia(s)
Lenine Daniel Os americanos não têm que escolher os nossos amigos até por que somos soberanos. Contudo, esta posição deles é indiciadora do conhecimento das nossas fragilidades como estado.
Agora, não acho que a não aceitação as escolhas deles se deva suportar pelo 
facto dos Norte Correanos nos terem ajudado no momento de construção do nosso país e identidade. Há muitas mais coisas a serem tomadas em conta para ouvir/aceitar ou ignorar a pretensão americana.

Sem comentários: