sábado, 3 de fevereiro de 2018

O mais improvável suspeito de fogo posto



É uma das mais oportunistas aves que nidificam em Portugal. Agora, os cientistas acreditam que o milhafre-preto espalha incêndios para caçar as suas presas.


É uma descoberta científica com implicações diretas na paisagem portuguesa. No final de 2017, o Journal of Ethnobiology divulgou um estudo feito por geógrafos, biólogos e antropólogos das universidades de Sidney, na Austrália, e da Pensilvânia, nos Estados Unidos, provando a existência de três espécies de aves que espalham o fogo e criam novos focos de incêndios.

Entre elas está o milhafre-preto, comum em Portugal.

O Milvus migrans, comummente conhecido como milhafre-preto, ocorre em todo o país.

O estudo partiu da crença dos povos aborígenes do norte da Austrália na existência de aves que transportam fogo. Criando pequenos fogos de incêndio e montando um sistema de videovigilância, os cientistas foram capazes de determinar que há pelo menos três espécies de rapinas a usar o fogo para seu proveito.

São o falcão castanho (Falco berigora), o milhafre-assobio (Haliastur sphenurus) e o milhafre-preto (Milvus migrans). Os dois primeiros ocorrem sobretudo no sul da Ásia e na Oceânia, mas a última é comum em todo o território português.

O milhafre-preto mergulha para apanhar galhos incandescentes e depois lança-os sobre zonas secas, ateando novos focos de incêndio.

A técnica usada pelas três rapinas é semelhante. Mergulham para apanhar galhos incandescentes e depois lançam-nos sobre zonas secas, ateando novos focos de incêndio. Com isso, fazem com que as potenciais presas fujam para campo aberto, facilitando a caça.

Não é incomum ver um milhafre-preto a patrulhar as estradas portuguesas. São aves comuns, tidas como caçadoras, pescadoras, necrófagas e oportunistas.

O milhafre-preto é uma ave de rapina migratória que marca presença em Portugal entre março e agosto.

É também uma ave migratória, sendo comum encontrá-la nos céus portugueses entre março e agosto, podendo prolongar a estadia se os dias estiverem quentes.

Bastante frequente no interior alentejano e no centro do país, é uma das rapinas de médio porte mais constantes na paisagem portuguesa. Está presente na época de incêndios e, percebe-se agora, é bem capaz de ajudar a espalhá-los.

Ocorre em todo o país, com particular incidência no interior alentejano e na região Centro.
Claudia Martins
Loooooool
GostoResponder1 h
Antonio Castro · 
Trabalha na Empresa Eu trabalho por conta propria.
Eu acredito mas em aves com muito maior volume
GostoResponder1 h
António Cunha
A culpa é da águia Vitória
GostoResponder1 h
Luísa Azevedo · 
Eu já tinha ouvido falar disto. Mas mesmo quw seja vsrdade, eles só espalham o fogo que já exiate. Até porque os pássaros não têm bolsos para guaardar isqueiros...
GostoResponder22 h
Caios Gaudêncio · 
"Exatamente!" Nos tempos em que os milhafres eram uma realidade comum pela incomparável quantidade em Portugal, e o Alentejo se enchia de cereais, os fogos não pegavam! "Acho bem que procurem inocentar os criminosos," já que não os sabem educar!, mas deixem os milhafres que ainda sobrevivem em paz!
Depois, no Brasil há galinhas que se fingem mortas para assim poderem escapar às investidas sexuais dos galos. Por cá, nem as mulheres evoluíram para escapar aos tais assédios que elas "detestam." Portanto, em quaisquer animais, as distância mantém as suas diferenças! Certo?
E ainda, em África a maioria dos ninhos de aves de pequeno porte, são fechados, enquanto por cá são abertos. Isto acrescenta algo, ou não?
GostoResponder33 h
Alexandre Pereira · 
OS INCAUTOS IGNORANTES DO COSTUME PRONUNCIAM-SE ANTES DE TEMPO. SEM VERIFICAREM SE O TEXTO PUBLICADO CORRESPONDE AO ORIGIINAL. SE OS CIENTISTAS EM CAUSA ESTÃO OU NÃO A TESTAR MITOS AUSTRALIANOS OU A PROCURAREM NOVAS TÉCNICAS PARA COMBATER INCÊNDIOS,EM REGIÕES DIFERENTES DA NOSSA, EM ESPÉCIES VEGETAIS E ANIMAIS. O ALEGADO MILHAFRE OU NÃO EXISTE CÁ OU SE EXISTISSE TAL NÃO SIGNIFICARIA QUE A EXPERIENCIA ADQUIRIDA PELA ESPÉCIE AUSTRALIANA SE POSSA REPETIR CÁ. OS SENTIMENTOS DESDE AS BACTÉRIAS ,HÁ 4000 MILHÕES DE ANOS TÊM EVOLUIDO COM A VIDA E INFLUENCIADO OS SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO INTERNA E EXTERNA. BASTA LER AS ÚLTIMAS OBRAS DE A.DAMÁSIO PARA COMPREENDER QUE OS OPINADORES MILITANTES ESTÃO TÃO ERRADOS COMO OS CRÍTICOS DE DARWIN. HÁ MENTES HUMANAS QUE SE REBAIXAM AO NÍVEL DO MACACO, O QUAL É CAPAZ DE PRODUZIR OU USAR INSTRUMENTOS PARA VIVER COM ECONOMIA DE MEIOS. QUANDO O PRESIDENTE DA MAIOR POTÊNCIA TEM UM NÍVEL MENTAL DE UMA CRIANÇA DE 10 ANOS E HÁ ESTADOS ,ONDE A TEORIA DA EVOLUÇÃO , MAIS DO QUE PROVADA, É PROIBIDA DE SER ENSINADA. ESTADO PERANTE MAIS UM PROVA QUE TODOS OS ORGANISMOS FORAM CRIADOS TAL COMO EXISTEM, MELHOR, EXISTEM TAL COMO FORAM CRIADOS, POR ARTES MÁGICAC. SABEM POR ACASO O QUE É A HOMEOSTASIA, APLICADA POR A.DAMÁSIO E OUTROS NOTÁVEIS CIENTISTAS PARA EXPLICAR A SOBREVIVÊNCIA DAS ESPÉCIES. LEIAM A BIBLIOGRAFIA . PELO MENOS SABERÃO QUE O ASSUNTO MERECE TODO O RESPEITO, COMO TEORIA, ATÉ PROVA EM CONTRÁRIO. . LEIAM PRIMEIRO QUEM SABE ALGUMA COISA. sÓ SEI QUE NADA SABEM,NADA QUEREM APRENDER. «SÓ SEI QUE NADA SEI : SÓCRATES. . BOAS NOITES, UM FANTASMA LEVANTA-SE CADA NOITE.... ESPALHANDO AS TREVAS.
GostoResponder5 h
Manuel Cardo
Quem meteu esta noticia a circular deve ter interesse nos incendios, mais uma desculpa. Se alguem quer ver algo de serio nisto basta ver que os coitados os milhafres nos outros países espalham muito menos incendios
GostoResponder27 h
Bruno Dias · 
Se isto não pegar, no proximo estudo vamos ter algo tipo senhor dos aneis, as arvores é que acordam e brincam a espalhar o fogo
GostoResponder7 h
Ismael Alves da Silva
Inda hoje, pelas 18 horas, um bando de milhares-azuis (cerca de 5 ou 6), ordenou que encostasse na berma da estrada, afim de fiscalizar os meus documentos. Tanto quanto pude reparar, não eram portadores de gálhos incandescentes, nem me pareceu ser sua intenção incendiar fosse lá o que fosse.

P.S - Tenho tido conhecimento de vários nomes, que lhes são atribuídos, mas confesso que "milhafes-pretos", neste caso "azuis", é uma autêntica estreia. Looooooool. Peço desculpa aos patrulhadores das estradas mas, a culpa, é de quem escreveu esta notícia.
GostoResponder38 h
Ismael Alves da Silva
CORRECÇÃO: No início do suprascrito, segunda linha, onde se lê "milhares-azuis", a intenção era dizer "milhafres-azuis".
Reposta a intenção, resta -me culpar, à laia de desculpa, a inteligência do meu tlm... ou a falta dela!
Responder7 h
Eugenio Domingos Domingos
Que palermice
GostoResponder19 h
Kankan Martin
Claro que são. Andam com o isqueiro dentro do bolso prontinhos para começar....
GostoResponder310 h
Sérgio Raposo · 
Então estão a dizer que os muitos fogos do ano passado foram provocados por aves piromaníacas?
GostoResponder311 h
Ismael Alves da Silva
Pirocaçadoras. Aves pirocaçadoras! Hehehehehe.
Responder8 h
Francisco Barroqueiro · 
Coisa mais ridícula!
GostoResponder311 h
Abel Lima · 
serà que o milhafro resiste au fogo?sera que nao tem medo de queimar as penas?Faz falta ser anjinho para se acreditar em tal noticia.Vao ter que procurar outra desculpa, esta nao vale.
GostoResponder511 h
Fernando Bertelo
A culpa é do Benfica...
GostoResponder112 h
Alcides Costa
Aliás, se vocês repararem, as penas e garras do milhafre-preto são à prova de fogo. E andámos todos a pôr as culpas para os incendiários.
GostoResponder313 h
Da Costa José Francisco · 
CHEFE DE MIM na empresa Amboise
e trazem isqueiros nos bolsos!!!!
GostoResponder113 h
Manuel Santos · 
Se voam por cá entre Março e Agosto, quem ateou os fogos de Setembro e Outubro, tenham dó não batam mais no ceguinho, sem ofensa aos invisuais.
GostoResponder313 h
Gonçalo Semedo · 
pelo seu comentário, ficamos a saber que ou não leu a noticia ou não a percebeu.
Responder113 h
Paulinho Malvadeza Malvadeza
POIS POIS..... ...QUEM PÕE FOGO SÃO UNS "MELROS" DO CARVALHO
GostoResponder13 h
An Gelo
Estudos científicos de encomenda...
GostoResponder114 h
Carlosjoao Ferreira · 
CAMBADA DE ATRAZADOS MENTAIS DELINCUENTES AGORA O BICHO E QUE PAGA PARASITAS
GostoResponder515 h
Candida Codinha
Agora até com aves pegam por o Benfica ter uma aguia . Os caes ladram porque estao muito raivosos . A inveja come os neuronios às pessoas e 95% da populaçao sofre desse mal . Seria bom a terra ser destruida mas que os 5% da populaçao ficasse para criar uma terra com mentes saudaveis .
GostoResponder115 h
Joaquim Lucas
É isso mesmo. Isto é um caso nacional que vai ter repercussão internacional. Nunca vi nada igual.
Responder15 h
Candida Codinha
Joaquim , eles andam ai mas sao eles que vao que ter muito medo porque sao eles os verdadeiros criminosos . Desculpa , fui vomitar . Fique bem
Responder14 h
Candida Codinha
Para mim sao estrangeiros . A justiça Portuguesa tem que saber de onde vem essas noticias e queml escreve cartas anonimas . Deve vir de algum traficante de droga infiltrado na policia mas , se o chefe dele sabe vai ver o sol aos quadradinhos com o restante .
Responder14 h
An Gelo
Os benfiquistas são mesmo idiotas... lol
GostoResponder14 h
Candida Codinha
Sao estrangeiros que tem acessoa a dados Portugueses porque estao na policia filtrados para ajudarem o trafico de cocaina chegar ao destinatario . Penso que sim , é um estrangeiro traficante de cocaina que anda a meter se na politica interna mas talvez ele ande com fralda jà por medo que seja descoberto . Se fosse a justiça Portuguesa analisava tudo muito bem e saber de que lugar vem essas noticias e cartas anonimas .Quem é tem acessoa computador policial no estrangeiro mas , deve ser um pequeno traficante com mania da farda .Que farda nao tem é so questao de tempo
GostoResponder14 h
Paulinho Malvadeza Malvadeza
...Espero que você não esteja incluida nesses tais "5%".
GostoResponder13 h
Joao Lúcio
Tinha que ser. Logo tinha de Haver uma águia culpada pelos incêndios.
GostoResponder15 h
Jorge Simoes
Um milhafre, é uma águia?
Responder14 h
Manuel Santos · 
Jorge Simoes Não é uma Aguia, mas pode ser um Dragão.
Responder13 h
Guga Grilo · 
Esta notícia é só estúpida.
Mas alguém acredita nisto?!?
GostoResponder116 h
Jota Esse
É com base em estudos científicos, Gu-Gu. lol
Responder14 h
Bruno Baptista · 
Cadeia com eles LOL!
GostoResponder216 h

Sem comentários: