sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Enquanto a intenção de eleição autáquica indirecta é bastante questionada

Finalmente proposta-de-lei do referendo vai à Assembleia da República


Afonso Dhlakama e Filipe Nyusi chegaram a acordo, sobre a descentralização, para rever a Constituição da República, para o presidente do Conselho Municipal deixar de ser eleito de forma directa e passar a ser proposto pelo partido que obtiver a maioria nas eleições autárquicas, por conseguinte, segundo propõe Dhlakama e Nyusi, o povo passa a votar no partido e não no candidato, e depois o partido impõe um presidente ao povo.
Este acordo pode não se efectivar.
A efectivar-se, deve passar por um referendo. O povo é que deve decidir se esse modelo avança ou não. É o que determina a Constituição da República no capítulo sobre a revisão da Constituição.
A alínea e) do n.º 1 do Artigo 292 da Constituição da República, sobre os limites materiais da revisão da Constituição, determina que as leis de revisão constitucional têm de respeitar “o sufrágio universal, directo, secreto, pessoal, igual, e periódico na designação dos titulares electivos dos órgãos de soberania das províncias e do poder local”.
O n.º 2 do mesmo Artigo prescreve que “as alterações das matérias constantes do número anterior são obrigatoriamente sujeitas a referendo”.
O que o presidente da Renamo e Filipe Nyusi querem é que o presidente do Conselho Municipal (faz parte dos órgãos locais) deixe de ser eleito de forma directa, contrariando o preceituado na alínea e).
Durante o anúncio do consenso, na quarta-feira, Filipe Nyusi não se referiu ao referendo. Mas, segundo o n.º 2 do Artigo 292 da Constituição, parece não haver outra saída para acomodar o consenso de Nyusi e Dhlakama que não seja uma consulta popular.
Se Afonso Dhlakama e Nyusi não recuarem na sua pretensão de impor os presidentes dos Conselhos Municipais ao povo e se aplicar o n.º 2 da Constituição, a Assembleia da República terá de fazer uma lei do referendo, que neste momento não existe.
O “Canalmoz” teve acesso à lista de matérias da sessão que está prestes a iniciar-se, e consta nela uma proposta de Lei Orgânica do Referendo. Há muito que o MDM já havia submetido uma proposta-de-lei do referendo, mas a Comissão Permanente da Assembleia da República nunca a quis agendar. Na lista de matérias, a proposta de Lei Orgânica do Referendo é o 15º ponto.
Na tarde de ontem, o Movimento Democrático de Moçambique publicou um texto, na página da sua bancada parlamentar no Facebook, em que diz que a proposta de descentralização agora apresentada visa combater aquele partido que usou a criação das autarquias como a sua galinha de ovos de ouro. O MDM considera que este acordo de eliminação da eleição directa visa prejudicá-lo. O MDM tem escolhido pessoas que considera populares e queridas nos municípios onde concorre. São os casos de Mahamudo Amurane (assassinado em Nampula), Manuel Araújo, Silvério Ronguane e Venâncio Mondlane.
O modelo proposto por Nyusi e Dhlakama está a ser muito criticado pela sociedade, devido ao facto de conferir muitos poderes aos presidentes dos partidos, que serão quem vai indicar o presidente do Conselho Municipal, mesmo nos casos em que se usa o sistema de listas, onde o cabeça de lista é automaticamente presidente do Conselho Municipal. (André Mulungo)
CANALMOZ – 09.02.2018
Observador
19 h
Para o diretor do serviço de pastoral familiar do patriarcado de Lisboa, “o que o patriarca fez foi pegar nos documentos da Igreja e aplicá-los na diocese” de Lisboa.
Para o padre Rui Pedro Carvalho, é "redutor" dizer que D. Manuel Clemente aconselha a abstinência sexual aos divorciados recasados.
OBSERVADOR.PT
Comentários
João Ilharco Cada um fala daquilo que conhece. Só não se percebe esta obsessão do clero em falar de sexo. Não há outros assuntos mais relevantes para intervir na nossa sociedade? Mais ligados à realidade e às preocupações das pessoas, talvez.
Gerir
Responder16 h
Pedro Barbosa A única preocupação é manter o fluxo de ofertas e donativos
Gerir
Responder4 h
João Ilharco Pedro Barbosa mas é assim que vão conseguir isso?? Posições destas apenas contribuem para afastar as pessoas da Igreja.
Gerir
Responder3 h
Rosa Silva Ramos Muito bom, só se esqueceram de referir que o Sr inClemente foi buscar esses documentos, directamente, à Igreja da Idade Média!! SAgora resta-nos esperar que não tivesse trazido, também, aqueles documentos em que a mesma Igreja mandava queimar pessoas nas praças públicas para gáudio dos Cardeais Patriarcas desta vida 
Gerir
Responder18 h
Nuno Miguel A Igreja queimava pessoas na Idade Média?
Gerir
Responder17 h
Joao Filipe Mourato E na idade do ferro?
Gerir
Responder16 h
Nuno Miguel Queimavam carvão.
Gerir
Responder16 h
Carlos Almeida Nuno Miguel Inquisição,já ouviu falar?
Gerir
Responder15 h
Diogo Vintém A Inquisição não tomou lugar na Idade Média.
Gerir
Responder9 h
Joao Rei Sempre que se tenta avançar um pouco há sempre alguém que puxa pra trás, que tal voltar a dizer missa em latim de costas pro povo, atitudes destas são tiros nos pés, isto se ainda lhes resta algum para atirar.
Gerir
Responder19 hEditado
Avelino Resende É de lamentar que o Chefe da Igreja em Portugal, venha nos tempos que correm ,ainda pensar como nos tempos mais retrógrados. Não consegui ler toda a entrevista, causa náuseas. Para quem acredita na religião cristã ha-de ficar bastante baralhado.
Gerir
Responder19 h
Jorge Fernandes Ele não é o chefe de nada. É o bispo da sua diocese. Nada mais.
Gerir
Responder19 h
Eoghan Rommel Se calhar não leu a notícia, mas foi a pedido do... Papa francisco
Gerir
Responder19 h
Avelino Resende Eu sei que foi que foi o Papa que pediu, mas existem coisas que sao absurdas, e,então, é melhor calar-se.
Gerir
Responder19 h
Marli Lançarin O mesmo lhe digo deu-me um enjoo...um bando de hipócritas,pensam que o povo são os mesmos TROUXAS do passado.
Gerir
Responder17 h
Maria José Justo Será que o Cardeal Patriarca acredita mesmo que alguém vai praticar o que ele recomenda?
Ele é um cidadão que vive nesta sociedade. Conhece a vida dos re-casados civilmente. Nós sabemos que as anulações dos casamentos estão mais facilitadas. Pudera, custam uma pipa de massa! Dinheirinho para a Igreja e para os advogados.
Gerir
Responder18 h
Bruno Sousa Pedofilos, deviam ter vergonha!!! Mas os mémés continua a ir a dar a dizima, às igrejas.. P eles viverem à grande, alguns c reformas milionárias!!! Graças a Deus....😂😂😂😂
Gerir
Responder18 h
Luis Ramos a Exortação do Sr Cardeal sofre das mesmas ambiguidades da sua inspiradora, da autoria do Papa Francisco denominada Amoris Laetitia.Esta não é carne nem peixe, e quando se lhe pergunta o que quer dizer com ela, como fizeram vários Cardeais e prelados, não responde..e com isso, provoca interpretações dispares que o Sr Cardeal pretendeu, ( sem sucesso diga-se) esclarecer. Em vexz de convocar um sínodo e alterar de forma clara a interpretação oficial, O atual papa prefere comunicar-se com enciclicas dubias, declarações enigmáticas a bordo de aviões e , desta forma, introduzir insegurança e confusão no seio da Igreja..
Gerir
Responder18 h
Anyse Pereira Agora a moda é divulgar a doutrina social DE SEMPRE da Igreja como se fosse uma grande novidd. Isso está no catecismo, não é novidd nenhuma pra quem é católico e só os católicos encaram isso com uma palavra de autoridade.
Se já vos falta assunto pra noticiar podem entrar em contacto comigo que eu tenho muitas noticias frescas.
Gerir
Responder13 h
Carmen Valente A abstinência sexual devia ser obrigatória e para os pedófilos da igreja e não para os casais ou estamos a voltar para aquilo que o povo já esqueceu a igreja era uma inquisição quer dizer era e é além disso e uma elite.
Gerir
Responder11 h
Luis Nabais À portuguesa! Foi sempre o outro.! Mas...não foi buscar???Não divulgou/apadrinhou???Pior a emenda que o soneto.
Gerir
Responder19 h
Carmen Valente D Manuel de Clemente devia resignar-se a ser aquilo que escolheu servir a deus e ao povo os padres e todos da igreja deviam de deixar de se meterem na vida dos outros na política e em tudo deviam viver das esmolas do povo e não ter terrenos casas lojas garagens a render e grandes carros empregadas sem pagar etc deviam e só ser padres e ponto final.
Gerir
Responder11 h
Carlos Braz A mesma Igreja que em tempos passados incentivava os fiéis devotos masculinos a introduzir a pilinha em tudo que era buraco para "aumentar a população de cristãos"!
Gerir
Responder19 h
Marli Lançarin KKKK..A igreja católica e suas aberrações...não é a toa que às igrejas estão VAZIAS...e daí se não é para fazer sexo entre homem e mulher..se faz como eles pega-se crianças indefesa...mais uma imbecilidade dessas e deserdo de vez dessa hipocrisia...afff..que atraso de vida!
Gerir
Responder17 h
Marlene Rodrigues Como católica que sou posso referir que, quem se diz católico deve seguir as orientações previstas na Bíblia. Não é a Igreja que tem de modernizar-se. Quem assim não concorda que não critique e se diga católico moderno. Todos somos pecadores, Jesus veio pelos pecadores, pela sua conversão mas não para consentir o pecado. As Leis são de Deus e não dos homens.
Gerir
Responder14 h
Ana Pinheiro Explique-se. Tanta confusão!
Gerir
Responder14 h
Nelson Santos E eu a pensar que eram os homens que faziam as leis... mas agora, pela explicação da Marlene, percebo finalmente porque é que temos legislação tão má e tão injusta, que foi exclusivamente criada para proteger corruptos e toda a espécie de pecadores. Ora, sendo as leis de deus como diz, nem sequer se deveriam aplicar aos homens, de tão más e injustas que são.
Gerir
Responder13 h
José Barros E a biblia foi Deus que escreveu...
Gerir
Responder12 h
Paulo Ferreira Enquanto católico, considero que deveria estar bem preocupado com a pedofilia ou a abstinência sexual dos padres !
Gerir
Responder19 h
Jessica Pereira A vida é mesmo assim, amiguinhos. A instituição, que é a Igreja católica, tem os seus dogmas, não é só este, são muitos mais. Não concordo com muitos deles, loooogo, não me afilio com a Igreja! É bem simples
Gerir
Responder19 h
Eoghan Rommel Ah, pronto, então se é o papa João Paulo II que aconselha tudo bem 😁
Gerir
Responder19 hEditado
Luis Duarte Para mim todas as religiões são uma treta......e isto é um exemplo de um lider importante de uma delas que endoideceu , não diz coisa com coisa e tem tempo de antena......A mentira institucionalizada em pleno secXXI
Gerir
Responder5 h
Maria Silva Depois de dizer asneiras que baste vem agora deitar as culpas no Papa. 
Deixe-se de dizer tolices e acolha homens, mulheres e crianças que venham em busca de Jesus!
Gerir
Responder15 h
ZéJoão Pereira da Silva A igreja dos pedófilos e padres casados (e muito bem) está danadinha para se meter na cama dos outros. Este Galo Português é um palhaço. Prometia muito mas é um flop.
Gerir
Responder19 h
Maria Jose Com este clero que temos as igrejas cada vez andam mais vazias,e digo que quando este senhor foi para Cardeal se fosse por votos, nunca chegaria a Cardeal....
Gerir
Responder14 h
Rui Marques ...também é só fazer a continência....não custa muito e o Cardeal fica contente.....há cada tara !
Gerir
Responder19 h
Cristina Santos Pork n se preocupam ensinar o clero a masturbar se????? E a educar tipo: não se poe a pikinha religiosa em criancinhas!!!!!! Tem tanto com k se preocupar os padrecos e decidem mandar bitaites sobre a vida privada e pork? Pork os povo vai lá pedir pra ser abençoado! N chega o sentimento d tar vivo. Enfim loooool bamus lá todos juntos: pilinhas religiosas são minhocas do quintal!!!
Gerir
Responder18 h
Pedro M. Pereira A igreja portuguesa voltou à idade média....Será que o D.Manuel Clemente acredita no que disse???? É completamente irrealista e despropositado
Gerir
Responder12 h
Victor David Interessa é o que o Papa Francisco defende, o resto não interessa nada! Agora querem dar a volta ao texto! Respeitem o Papa e deixem-se de tretas!
Gerir
Responder15 hEditado
Madalena Fonseca Agora toca a denegrir João Paulo II. O Papa Francisco gera a confusão e agora foi JPII que nem está cá
Gerir
Responder4 h
Paula Silveira Hum...justificação ao melhor estilo de António Costa. Tipo "quem?eu? não! A culpa é do..."Gerir
Responder19 h
Fernando Morais Torres O divórcio entre Igreja e realidade é cada vez maior. Ainda se espantam por encontrar as igrejas cada vez mais vazias. Uma desilusão cada vez maior...
Gerir
Responder18 hEditado
Custodia Pereira Ah, assim não tem qualquer problema eheheh. Afinal onde fica o " crescei e multiplicai-vos" ? É pela graça divina?
Gerir
Responder14 h
Irene Rodrigues Rosa Silva Mais papista que o Papa...enfim, a lembrar outros tempos.
Gerir
Responder19 h
Soraia Dias ADORO estes que se dizem de padres e que dão missa aos domingos e que depois vão patricar a (abstinência sexual ) na sacrestia ao dia de semana 😂😂😂😂
Gerir
Responder2 h
Alexandra Real Se eu disser que me vou converter vocês acreditam??? ...pois, eu também não! 😂😂😂
Gerir
Responder14 h
Gonçalo Pereira O JP Ii já não aconselha grande coisa. Deve estar no inferno por encobrir a pedofilia.
Gerir
Responder19 h
Machado Capela Nunca pensei que a igreja tivesse um programa humorístico...
Gerir
Responder19 hEditado
Elisiário AB Um cardeal hipócrita que não pensa no que diz, é desta raça de cardeais que se deve dispensar e não ligar.
Gerir
Responder14 h
Maria De Fatima Lopes Por estas e outras que me afastei,a muitos anos, tristeza e grande !! Ninguém cuspa ,quem tem telhados de vidro
Gerir
Responder19 h
Serafim Guimarães É sair de Lisboa! Aqui na diocese do Porto podemos f... à vontade: não temos bispo a dar ordens!!!
Gerir
Responder18 h
Maria José Justo Bairrismo no auge!
Gerir
Responder18 h
André Silvestre 😂😂😂😂
Gerir
Responder3 h
André Silvestre Visite o Porto: passeio no Douro, visita às caves, paragem 45 minutos num Motel para recasados; seguido de francesinha no kNegra. 35 euros tudo incluído.
Gerir
Responder3 h
Delfim Batista Já agora, porque não voltar aos tempos da inquisição?!😳🤭😭
Gerir
Responder16 h
Paulo Fernandes É só para aplicar na diocesede Lisboa? É bem feita são todos uns promíscuos!!! 😁😁😁😁
Gerir
Responder15 h
Francisco Niny de Castro Pior a emenda do que o soneto
Gerir
Responder18 h
Ana Paula Lourenço É por estas e por outras que cada vez mais hão-de perder mais fiéis!
Gerir
Responder18 h
Rui Estrela penso que foi isto que ele quis dizer:
-Sexo só na catequese ou no confessionário... onde houver um padre!
Gerir
Responder17 h

Sem comentários: