quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

“Consensos para descentralização são um ganho para a democracia”


 “Consensos para descentralização são um ganho para a democracia”
O partido Renamo reagiu, através do seu porta-voz, ao comunicado do Presidente da República sobre os consensos alcançados no âmbito da descentralização.
A Renamo confirma que tudo quanto foi dito foi o acordado entre Filipe Nyusi Afonso Dhlakama. “Corresponde e retrata o entendimento alcançado entre os dois presidentes. Como o país e a comunidade internacional sabem, desde 2016, o presidente da Renamo e o Presidente da República têm estado a falar para encontrar os melhores caminhos de entendimento para uma harmonia nacional e, finalmente, conseguiu-se este entendimento que foi trazido a público através do Chefe do Estado”, referiu José Manteigas.
Para o maior partido da oposição, os consensos até aqui alcançados representam um ganho para a democracia do país. “Com este entendimento sobre a descentralização, nós, como partido, sentimos que o país ganhou, a Renamo ganhou, a Frelimo ganhou, a democracia moçambicana está a ganhar. Portanto, é uma vitória para todos nós”, disse, para depois acrescentar que o partido aguarda pelo pronunciamento da Assembleia da República sobre o assunto.
Por outro lado, o partido da perdiz diz aguardar com esperança os consensos relativos às questões militares, que têm a ver com a integração dos homens da Renamo nas Forças Armadas nacionais.
“Acreditamos que, guiado por esse espírito de cooperação e colaboração que houve ao longo deste processo anterior, também consigamos a breve trecho, ter entendimento relativamente às questões militares”, concluiu.

1 comentário:

Anónimo disse...

SE OS GOVERNADORES PROVINCIAIS PASSAREM A SER ELEITOS NAS ACEMBLEIAS PROVINCIAIS E, OS ADMINISTRADORES DOS DISTRITOS PASSAREM A SER PROPOSTOS PELOS GOVERNADORES PROVINCIAIS A TRANSPARÊNCIA VAI NASCER E COMEÇAR A CRESCER, O CONCELHO DE MINISTROS TERÁ OPOSIÇÃO NO SEU INTERIOR.A EGIMONIA DA FRELIMO VAI COMEÇAR A ACABAR.
ELES, OS DA FRELIMO JÁ VIAM ISTO HÁ MUITO TEMPO. É POR ISSO QUE MATARAM O GILE cISTAC, É POR ISSO QUE MATARAM O NEGOCIADOR DA RENAMO, É POR ISSO QUE CRIARAM ESQUADRÕES DE MORTE, É POR ISSO QUE EXPLUÇARAM OS MEDIDORES.
A PERGUNTA QUE SE COLOCA É:
DE OMDE VEIO A FORÇA QUE OBRIGOU A FRELIMO A CEDER?
Para além da Renamo, O trabalho da FMI, comunidade internacional, ultimamente ONU que está a reclamar apoio económico que Moçambique está a conceder a coreia do norte e o pior com o dinheiro fornecido pelos doadores.O governo de Moçambique tem vindo a recurtar empresas coreanas para implementar projetos financeados pela comunidade internacional como forma de ajuda a coreia do norte a levar a cabo os seus programas de construçao de armas atómicas.
Perante esta última revelaçao da ONU a frelimo ficou desesperada.
Ninguém pode enganar toda gente em todo o tempo.
E também ninguém pode lutar contra toda gente do Mundo como é o caso da ONU.
Por outro lado, a Frelimo já não tem onde roubar dinheiro para comprar armas.
Por isso não está em condições para continuar a sustetar guerras como é o seu hábito.
Já estão a lutar entre eles.
Estes são os motivos que levaram a Frelimo a ceder.
Mas a Renamo não deve cobrir-se de emoções.Deve trabalhar com cautela.Sempre com cautela.
A renamo não deve criar situações de mudança de moscas na mesma merda.
O Pais está completamente destruido.
O povo fortemente pobre.
A formação intelectual completamente desorganizada.
O indice da mortalidade muito alto e crescente.
São estes desafios com que a renamo terá que enfrentar nas Províncias onde tiver seus governadores a partir de 2020.