A capital sul-africana está a 2 meses de ficar sem gota de água. Imagens de satélite mostram que as barragens ficaram completamente secas em 7 anos. Cidade do Cabo pode tornar-se a primeira sem água.
Novas imagens de satélite publicadas pela Planet Labs Inc. mostram que a barragem de Theewaterskloof, o maior reservatório de água da Cidade do Cabo, secou quase por completo em sete anos. A capital sul-africana está a atravessar uma crise de água motivada pelas alterações climáticas e pelo crescimento populacional. A situação é tão grave que a Cidade do Cabo pode tornar-se a primeira do planeta a ficar completamente seca: o Dia Zero, dizem as autoridades, deve chegar a 16 de abril. Neste momento, a água de todas as barragens da cidade chegam para abastecer apenas um quarto da população.
Na última terça-feira, a capacidade da barragem de Theewaterskloof estava apenas a 13%, ou seja, dos 480 milhões de metros cúbicos que suporta, apenas estavam ali armazenados 62,4 milhões. O problema é que só esta barragem fornece água a mais de 56% dos 4 milhões de pessoas que vivem na Cidade do Cabo, Neste momento, estima-se que mais de metade da população da cidade viva com menos de 87 litros por dia, mas é possível que esse valor ainda baixe para os 25 litros.
Veja aqui em baixo a evolução da barragem de Theewaterskloof num gif.criado pela Planet Labs Inc.. E aceda à fotogaleria para ver como a Cidade do Cabo está a sufocar.