sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Facebook vai colocar avisos nas notícias falsas

As publicações que possam incluir informações falsas ou de fontes pouco fidedignas serão identificadas com um rótulo, aplicado pelo Facebook, que será conhecido como “flag” (bandeira). Por baixo da publicação estará um aviso a vermelho onde se pode ler: “Conteúdo identificado por terceiros” (ou algo semelhante, uma vez que ainda não está em utilização).
Mark Zuckerberg declarou que não será o próprio Facebook a identificar as notícias que serão rotuladas, uma vez que o diretor da rede social já informou que “não queremos ser árbitros da verdade, preferimos confiar na nossa comunidade e em terceiros”. Estes terceiros a que se refere Zuckerberg são empresas responsáveis por verificar factos e que se comprometem em identificar, de facto, se algo é verdade ou não.
Através do que a comunidade reporte como sendo falso, em conjunto com outros fatores, o Facebook decidirá se a publicação deve ser enviada para as empresas responsáveis para ser avaliada a veracidade da publicação. Uma vez identificada como sendo falsa ou duvidosa, a publicação será marcada como tal, tendo ainda uma ligação a explicar o porquê de estar identificada como falsa.
Ao ser identificada como falsa a notícia irá surgir muito poucas vezes em qualquer feed da rede social.

Sem comentários: