domingo, 14 de setembro de 2014

Um cego sabe que não vê e fica contente quando alguém o guia


Estou a pensar em Samuel Butler, um escritor americano lá dos tempos, que uma vez disse uma coisa que desde há alguns dias não me sai da cabeça: "Um cego sabe que não vê e fica contente quando alguém o guia, mesmo que se trate dum cão. Mas aquele que é cego ao nível da compreensão - que é a pior forma de cegueira - acredita ver melhor que os outros chegando ao ponto de fazer pouco de quem o podia guiar". É que quando leio algumas coisas sobre a campanha eleitoral - sobre os manifestos, candidatos, etc. - começo a ver onde o nosso ensino superior está a falhar. É na sua incapacidade de ensinar humildade às pessoas - quando articulam um pensamento publicamente - e discernimento - quando avaliam um pensamento. Aí está uma tarefa para o próximo governo. Como é grande pode ficar até quando a pobreza tiver sido vencida.
feeling confused.
  • Alfredo Chambule Observação muito pertinente.
  • Jorge Djedje Prof, vivemos na era de analistas e para o ser basta estar a fazer uma licenciatura! Bolas, comentador é analista?
  • Rildo Rafael " "Um cego sabe que não vê e fica contente quando alguém o guia, mesmo que se trate dum cão" (Elisio Macamo)... Caro Elisio Macamo há um ditado na língua sena que diz o seguinte "O cego quando diz que vou te bater é porque pisou pedra". Há muita subjectividade nos comentários em torno da campanha eleitoral, manifestos e candiatos! Por vezes as reacções, comentários são até conscientes e com uma falsa pincelada de objectividade! O ensino superior não analisa, por vezes não tem culpa! A análise pode estar no sugeito! Neste momento de e campanha eleitoral tenta ver (analisar) os Likes e Deslikes (ausência) em torno dos comentários, reflexões; tenta analisar os taggs e as partilhas de refxõess que podem estar bastante musculadas de subjectividade!!! O brilhantismo analítico nos momentos eleitorais, todos chamam para si a verdade e a razão! Um abraço
  • Elisio Macamo há muita gente que pisou pedra, Rildo, eu também...
  • Gil But Ndi Shang o escritor Shakespeare fala de : Better a witty fool than a foolish wit" no livro : Twelfth Night. Uma otra personagem d' "O Rei Lear" diz "I stumbled when I saw"
  • Elisio Macamo risos, Gil But Shang. é que se o idiota fosse "witty" deixava de ser idiota, suponho...
  • Bukamiana Ndomanuele "Analistas dizem que a Paz em Mocambique veio para ficar" Manchete do Jornal de Angola. Como se o fazer a guerra e a Paz dependesse dos analistas.
  • Aristides Mucopa Mucopa A questao e': quem sao os cegos, em termos de compreensao, neste debate eleitoral? Na verdade, ha muito que bebi, e tentei cultivar, sobre boa cultura de debate. Ha momentos em que as pessoas sao a força do argumento. Parece-me ser esse o caso, na comparaçao feita entre o cao e os piores cegos. Eu penso que o que esta mal nao e' tanto a qualidade do nosso (debate? ou festa) eleitoral, mas a forma como o nosso alinhamento nos torna cegos.
  • Elisio Macamo pois, Bukamiana Ndomanuele. concordo Aristides Mucopa Mucopa. neste momento nem é a objectividade que me interessa. é apenas a qualidade dum texto por mais tendencioso que seja. só isso. não quero dar exemplos e lamento por isso.
  • Cremildo Bahule Uma sugestão: escreva "O Abecedário da Nossa Incapacidade".
  • Elisio Macamo risos. sou incapaz...
  • Rildo Rafael Caro Elisio Macamo é preferível um texto com muita qualidade e tendecioso? De que qualidade tratamos (analítica ou organização do texto). A interpelação de Aristides Mucopa Mucopa fez-me reflctir em torno disto ( Mas aquele que é cego ao nível da compreensão - que é a pior forma de cegueira - acredita ver melhor que os outros chegando ao ponto de fazer pouco de quem o podia guiar)...Há várias compreensões nas compreensões do homem!!!! Neste momento eleitoral agudizam-se cada vez mais pelos louros das compreensões! Cada um com as suas pretensões! Resta-nos trilhar pela competência no debate!!!! Espero que a mensagem tenha sido compreendida!!!
  • Emilio Maueie Apoiando a sugestão do Cremildo Bahule, o "abecedário" da nossa incapacidade podia ser grande ajuda (guia) aos cegos. Sustento-me de duas ideias para apoiar esta ideia: 1- na aprendizagem que (supostamente) tivemos, aliás, tive do abecedário da nossa independência; 2- no facto de até eu, cego, conseguir ver que estamos mal nestas coisas de fazer textos com qualidade. Mas eu acho que não são somente as universidades culpadas deste desastre. Acho que as universidades têm outra missão que não seja de escrever texto de qualidade. Isso é antes e resiste à formatação universitária.
  • Rildo Rafael Eu chamaria de velocidade analítica!!!!! O que mais me impressiona é a CERTEZA que apregpam as suas reflexões!!!! Eleiõções e analistas (A LA MUTOLA)
  • Ernst Habermas Tem razão Professor, tenho tratado desta temática com os meus estudantes de Métodos!
  • Elisio Macamo texto tendencioso pode ter qualidade, embora seja de deplorar, Rildo. modéstia e discernimento fazem falta. só isso. mas se calhar sou vítima duma doença diagnosticada por carl jung, nomeadamente considerar parvo todo aquele que diz coisas que não entendo...
  • Abdul Remane Suale Suale Belo post professor, mas aqui vou usar um dos seus metodos de espevitar pensamentos: tendo constatado essa deficiencia do nosso ensino superior, como eh que podemos melhorar ou inverter o cenario? Aguardo feedback como diria o ingles.
  • Alexandre Devissone Do que me lembro as Universidades acomodam-se nos sovacos dos politicos(verdadeiros cães) e quado chega o periodo eleitoral o cego,o cåo e o visonário se confundem é aqui onde nasce o perigo e a frustração do Prof.Elisio. O pensamento critico e construtivista foi formatado pelos vestigios da pobreza pra desaparecer destruindo-se os "back-up"perdendo assim a sua imunidade o puxasaquismo é o sindrome da inércia em todas instituiçöes do ensino superior nesta pérola, onde até perderam a autonomia no debate científico. Em suma, os académicos e suas capacidades cognitivas entram de quarentona em Moçambique quando se chega ao momento eleitoral.Os cães dirigem os cegos e são recebidos como messias aqueles que ladram mais e com raiva mesmo que não protejam o próprio cego na caminhada ou na escuridão. Eu penso que, enquanto os académicos e os poucos intelectuais continuarem a perder o espaço nas lideranças dentro dos partidos politicos dificilmente poderemos ter um debate e discurso eleitoral com uma qualidade meritória pra curar todos cegos no carnaval do voto consciente.
  • Julião João Cumbane Meu amigo do Facebook, Elísio Macamo!
    Estás a dizer que o nosso ensino superior NÃO está a ensinar "humildade" e "discernimento" aos seus utentes. Esta é a FALHA que estás a ver?! Bom... Só não sei se estás a ver bem. Senão vejamos. Afinal, quem são os
    actores do nosso ensino superior? Donde eles vêm? Que escola (de humildade e discernimento) eles tiveram?... Será que é a Universidade o lugar privilegiado para ensinar humildade?... (As perguntas não terminam por aqui!)
    Já apreciou a amizade e o respeito que um cão tem para com seu dono? Em que Universidade aprende o cão a ser leal e discernido para com o seu dono? Acho que o assunto que abordas no teu ‘post’ (acima) é muito profundo, mas pouco tem a ver com as falhas do nosso ensino superior. Há falhas, sim, no ensino supeior. Porém, não acho que a "incapacidade de ensinar humildade e discernimento" seja uma delas. Temos professores humildes e discernidos, mas também temos outros que não têm estas qualidades. O nosso ensino superior forma pessoas humildes e discernidas, mas também forma outras que não têm estas qualidades. É falha do ensino superior?
    Eu pensava que a humildade e a honestidade fossem valores intrínsecos do carácter do indivíduo, que se desenvolvem nos primeiros anos de infância e se cristalizam com o crescimento num meio onde eles são valorizados em detrimento da hipocrisia.
    Bom… Se calhar eu estou a sofrer daquela doença identificada por Carl Gustav Jung : considerar parvo todo aquele que diz coisas que eu não entendo. Perdoa-me! JJC.

Sem comentários: