domingo, 7 de setembro de 2014

Dia da Vitória

7 de Setembro. Dia da Vitória. Foi em 1974, 7 de Setembro que se assinou o cessar fogo entre o governo colonial português e a direcção da FRELIMO. Tal como o 4 de Outubro de 1992 e 5 de Setembro de 2014, o 7 de Setembro é historicamente muito mais importante que o 25 de Setembro. Agora o 25 de Setembro é lembrado como o dia das FADM. Como tal julgo que não deveria ser feriado. Imaginemos que também o dia Professor, do médico e do enfermeiro fossem feriados nacionais.
O 7 de ...Setembro representa muito para os moçambicanos. O cessar fogo, a paz. O 5 de Setembro também representa o cessar das hostilidades. O 4 de Outubro igualmente.
O 25 de Setembro fica na história como data do início da luta armada de libertação e que agora foi adoptada pelas FADM como sua. Deveria deixar de ser feriado. Assim o Júlio Mutisse teria pelo menos um motivo para sorrir.

See More
  • Dilman Mutisse Egidio Vaz não entremos por aí....cada qual com as suas convicções irá justificar a retirada de algumas datas do calendário nacional e proposta de novas datas.

    Se tu questionas o 25 de setembro eu irei questionar o 25 de dezembro ou o 1 de janeiro...essas datas significam o que mesmo? ( a não ser um feriado religioso)

    Agora ao meu ver a data significa muito...25 de setembro é igualmente importante a tantas outras datas que marcaram a história desse belo mocambique.

    Daqui a nada irás questionar pk dia 3 de fevereiro é feriado e 19 de outubro não.
    15 hrs · Like · 4
  • Dercio Agnelo Nicolau eu ja questiono isso caro Dilman ehehhehehehehehhe
    15 hrs · Like · 1
  • Chande Puna Conveniencias politicasSee Translation
  • Egidio Vaz Dilman Mutisse, eu justifiquei porque o 25 de Setembro deve deixar de ser feriado nacional. Deixando de sê-lo não significa que caia automaticamente na irrelevância. Não. Simplesmente deixaremos todos de não ir trabalhar ficando apenas o ministério da defesa e as FADM em festa. Mas sempre como povo iremos recordar. O 3 de Fevereiro foi convencionado como o dia dos heróis. Assim, nesta data também recordamos o mestre Chemane e Craveirinha. As datas com as quais não concordas são sim religiosas. Mas são economicamente úteis que sejam feriados também. Se não fossem deviam se inventar outras. Como na China.
    15 hrs · Like · 4
  • Júlio Mutisse O país tem que adoptar uma cultura de trabalho a sério, assumir que se quer dar o salto há que trabalhar e trabalhar muito! Isso implica várias coisas, de entre elas, responsabilidade, disciplina e zelo! Implica igualmente repensar toda a estrutura de não trabalhar que o país tem, entre feriados e tolerâncias. A pedra a pedra para construir o país não será posta por chineses, será posta por nós como responsabilidade primária nossa como pregou o Presidente. Guebuza nos últimos 12 anos... sem acompanhamento até a nível do Governo!
    15 hrs · Like · 5
  • Osh Mivaldo Macamo Estou mais de acordo do que contra.
    15 hrs · Like · 1
  • Eusébio A. P. Gwembe A ser assim, entäo, o 5 de Setembro passa a ser feriado nacional? Que tal arrajar um 3 de Fevereiro para todos os tiros?
    15 hrs · Like · 3
  • Egidio Vaz Eusébio A. P. Gwembe, está a concluir mal o meu argumento. Veja que não propus nenhum dia feriado! Apenas a retirada de um. O dia da Paz, 4 de Outubro engloba tudo.
    15 hrs · Like · 5
  • Rashel Sidumo Acho interessante essas reivindicações contra o sem número de feriados e tolerâncias e até concordo com elas. Não sei se de facto são um problema relevante para a produtividade do país porque na verdade com ou sem feriado quase não se trabalha em moz.
    Há muitos países com tolerâncias e feriados em demasia mas que quando voltam ao trabalho justificam com muito trabalho sua ausência.
    15 hrs · Like · 11
  • Egidio Vaz Uau, um ponto de vista muito sério Rashel Sidumo. Remete-nos ao verdadeiro debate. Há ou não cultura de trabalho em Moçambique? Eu suspeito que não haja. O apego às tolerâncias, a euforia do "fim de semana à espreita" a longa paciência em esperar "ser chamado" para assumir cargos políticos ou de direcção e também a confiança no outro faz-nos de um povo um pouco à margem do foco. Não estou seguro neste comentário, mas é minha forte impressão
    15 hrs · Edited · Like · 10
  • Mateus Francisco Navaia Cadê (onde está) este documento "Acordos de Lusaka " caro Egídio Vaz para sabermos o seu conteúdo???
    14 hrs · Edited · Like · 1
  • Nelson Matsinhe Uma reflexão relevante mas não nos vamos esquecer que o país bem ou MAL foi construído sob a direcção de pessoas que têm suas conveniências, daí terem escolhido as datas que melhor lhes convinha. Temos hoje mta massa cinzenta e instituições capazes de refazer a disposição dos nossos feriados, pena que por mto mais tempo serão ainda feito por conveniência política, pior ainda, partidária. Agora quanta a cultura de trabalho não concordo que diminuir os feriados ajude em alguma coisa, são um direito inerente à qualquer sociedade, conforme diz o Egidio Vaz com ou sem feriados não se trabalha em Moz, em grande medida porque a maior parte da nossa massa laboral está em instituições do Estado ou que a Ele servem. Penso k embora lentamente esse cenário vai mudando, com os novos projectos e a juventude a querer empreender, o cenário vai com certeza mudar, temos que trabalhar e correr senão a concorrência nos tira a preferência....
    14 hrs · Like · 2
  • Egidio Vaz Acordos de Lusaka foram assinados no dia 7 de Setembro de 2014 caro Mateus Francisco Navaia
  • Egidio Vaz Uma pergunta amigos e colegas: o dia da Cidade merece que seja feriado (o MITRAB declara tolerância de ponto sempre que a cidade solicitar) naquele mesmo local? Porquê e para quê? Amanhã não iremos trabalhar. Porquê? Porque hoje estávamos a festejar? Agindo assim estamos a colocar o trabalho em segundo plano.
  • Joaquim Tomo Bom assunto. Culpar os feriados é uma desculpa anedótica. Júlio Mutisse, obde aprendeu a desprezar os feriados? Agora, falar de cultura de trabalho é matéria de debate, como assinala no fim o Egidio Vaz. O Estado é imputável, pois onde se trabalha menos é dentro dele. Em 5 anos ingressar uns 300% de funcionários é um erro clamoroso. O Ministro Chang quase chorou, pefondo uma paragem, o parasitismo da função pública chegou a arruinar o orçamento, que ia todo para os salários. Hoje fazem vista grossa, mas o problema subsiste. Ha super lotação no Estado, e ninguém faz nada e ninguém controla, a indisciplina , atinge níveis demeciais.
    14 hrs · Like · 2
  • Rodrigues Tembe Respondendo a questão da cultura de trabalho, posso estar errado mas acho que mu ita coisa precisa mudar. Te mos muita burocracia e damos muito ênfase a chefia para complicar mais o assunto. Nas empresas ou instituições que tenho tido oportunidade de lidar com elas fora do pais, quando vou a migração por exemplo, se tiver todos os documentos necessários o assunto acaba dentro de instantes porque toda gente que tramita os documentos está presente na hora certa, incluindo o director da migração. Nas empresas incluindo onde trabalho, o PCA é o primeiro a chegar e o último a sair, e qualquer trabalhador que precisar de falar com ele não precisa marcar audiencia desde que esteja livre no seu gabinete. Estes sao apenas poucos exemplos e poderia enumerar tantos de ministerios esquadras etc. Tem que se encutir cultura de trabalho independentemente do cargo ou nível que a pessoa tiver. Se o director não se empenhar como é que os seus subordinados vão dar gás? Como é que se justifica que um cidadão vai a um banco para levantar o seu dinheiro e perde todo dia na bicha? Muitas instituições não tem cultura de servir o cliente, não olham o cliente como patrão. Bom dia.
    14 hrs · Like · 4
  • Alexandre Zerinho Eu nao acho feliz a comparaçao feita entre o dia do professor e 25 de Setembro. Enquanto que o 12 de Outubro representa apenas o professor, o 25 de Setembro já eh diferente na medida em que alem de representar as FADM, esta data marca a história como data do início da luta armada de libertação Nacional. Eh um marco inesquecível.
  • Egidio Vaz Alexandre Zerinho, meu ilustre, a data é inolvidável. Mas já o feriado pode ser dispensado. As FADM e o Ministério da defesa adoptaram a data como sua. Assim, apesar de histórica, deixou de ser "nacional" para ser departamental. É uma questão de levar a lógica às últimas consequências.
    14 hrs · Like · 1
  • Manuel J. P. Sumbana E o 19 de Outubro, Alexandre Zerinho? E porquê o 7 de Abril e não o 4 de Março (dia do Destacamento Femenino)?
    14 hrs · Like · 1
  • Gabriel Muthisse Daqui a pouco ha-de aparecer gente aqui a ensinar que essa data nao existiu, a luta armada foi uma ficcao, as mortes que a indepeencia custou uma invencao. O 25 de Setembro é talvez uma das duas ou tres datas mais importantes da nossa nacionalidade. Só o 25 de Junho a ultrapassa. Ee a data da rebeldia nacional, em que se pegou em armas nao por conviccoes partidarias. Pegou-se em armas para libertar todo um país. Nao é feriado por ser dia das FADM. Ee feriado por ser a data do inicio da nossa libertacao. E pensar que a produtividade se afecta por causa dessa data é nunca ter trabalhado numa empresa. A produtividade é algo mais complexo, que tem a ver com muitos aspectos. Perguntaria, porque a produtividade é elevada na Mozal? Ee só porque la nao ha feriados?
    14 hrs · Like · 11
  • Isaias Dosanjos Saudações! Tambem acho que, o 25 de setembro como dia das FADM, não devia ser feriado. Mas, como dia do inicio da luta armada de libertação nacional merce ser feriado. Para incentivar os jovens a lutarem pelos sonhos. Ou seja, o 25 de setembro transmitiria coragem, força e determinação ao povo, na vertentes politica, social e economica rumo ao bem-estar.
  • Egidio Vaz Eu concordo perfeitamente com o argumento do Dr Gabriel Muthisse. Então, a melhor forma de honrar a data é ficando em casa? É necesariamente a declaração de feriado a melhor forma de celebrar a efiméride? Gostaria de levar esta discussão ao próximo nível.
    13 hrs · Like · 1
  • Rogério Sitoe Caro Egidio. Eu também sou defensor da produção e produtividade e de que o excesso de feriados faz mal. Mas seguramente o 7 de setembro não e uma dessas datas nem o significado desta data e equiparável as outras que menciona. Explico-me: ser colonizado 500 anos com todos os ingredientes indiscritíveis que representa a colonização que não cabem nem numa biblioteca, o dia em que se verga o dominador externo ao longo de várias gerações merece uma celebração especial. Acrescido a isto, nesse mesmo dia o drama da tentativa duma neocolizacao iniciada a partir de Lourenço Marques, felizmente eu vivi esse momento de vitória, aumenta o valor desse momento. Trata-se de algo mais do que uma cessação de hostilidade. Mas dum ponto de certeza de que finalmente colonialismo português cedia por força das circunstâncias que nos iniciávamos a construção da nossa cidadania. O 25 de junho foi essa celebração simbólica do facto de 7 de setembro. Não quero comportar com estes acordos recentes, pois e incomparável. Como comparar com acordos de cessação de hostilidades desnecessárias , com um acordo que simboliza a derrota do colonialismo?
  • Aurelio Barca Como disse a Rashel, penso que o nosso problema está mais ligado a cultura de trabalho...olhem só para o nosso vizinho sul africano, tem mais feriado que moz (uns até duram quase uma semana), mas tem um alto nível de produtividade...infelizmente herdamos uma cultura de trabalho deficiente - depois do almoço (...) já estão todos cansados....enfim, o problema não são os feriados,....
  • Egidio Vaz Suspeito que a declaração de datas feriados e tolerâncias de ponto seja uma herança perniciosa da ideologia socialista e muito ancorada na visão dirigista e providencialista do Estado. Vou por isso em quinhentas e em linguagem directa. Os políticos gostam declarar dias feriados para que todos fiquem em casa a assisti-los ir a Praça dos Heróis depositar coroa de flores e depois atender ao banquete na Presidencia da República. Porém, isso pode acontecer sem ter que necessariamente declarar feriado. Os políticos podem ir a sua praça fazer o que quiserem enquanto o povo também trabalha. Afinal, paralisam tudo porque gostam de ser a atenção. Não vejo outro motivo. Não há museus para visitar. O EStado não os construiu. Não há meomoriais para levar as crianças. O Museu da Revolução é já da Frelimo e não do Estado. Lugares históricos não existem para visitar. A Praça dos Heróis é propriedade privada da classe dirigente. Nem foto tiramos. Resultado: ficar colado à tela para ver dirigentes a desfilar a sua classe (diga-se, a trabalhar para si e suas famílias) enquanto nós ficamos sentados em casa! Come on.
    13 hrs · Like · 2
  • Gabriel Muthisse Egidio Vaz, talvez discutir algumas coisas: (i) Mocambique tem mais feriados que a media mundial? (ii) Nao é comum, no mundo e ao longo de séculos, honrar datas importantes (religiosas, politicas, culturais, nacionais) com a sua consagracao como feriado nacional? (iii) a data em que um povo se levantou, para sacudir o jugo estrangeiro, que escravisava e humilhava os nosso povo, nao é considerada suficientemente nobre para ser feriado nacional? (iv) o que é que nós consideramos importante neste paiis?
  • Egidio Vaz Ilustre Rogério Sitoe eu concordo plenamente com a argumentação. Mas a minha pergunta não quer calar. Dias históricos podem ou não subssistir sem serem declarados feriados? É a declaração de feriado a melhor expressão de gratitude em relação à data?
  • Egidio Vaz Esta bem mais velho Gabriel Muthisse. As suas perguntas fazem sentido e a minha resposta é sim. O 25 de Setembro, o 7 de Setembro e o 25 de Junho fazem parte da mesma narrativa. O 25 de Junho de 1962 funda-se a Frelimo. A mesma data foi escolhida para ser proclamada da Independência Nacional. 25 de Setembro de 1964 inicia a luta armada de libertação nacional e elafoi adoptada pelas FADM como sua data. O 7 de Setembro foi a data do Cessar-fogo.
  • Gabriel Muthisse O seu argumento de que consagrar datas nacionais como feriados nacionais é coisa de "socialistas" ancora-se em que? Os nao socialistas nao celebram suas lutas? Os franceses nao celebram a queda da bastilha? Os americanos nao celebram as suas datas nacionais? Creio até ter visto o Egidio Vaz numa dessas celebracoes americanas. Meu caro amigo, a nossa luta, as nossas vitorias, os nossos herois incomodam muitos poderes. Se puderem vao apagar tudo isso para que as geracoes vindouras deixe de exaltar o nosso ardente desejo de liberdade. Enquanto ELES celebram suas lutas e suas vitorias. Nao caia nessa meu irmao mais novo!!!!
    13 hrs · Like · 3
  • Rogério Sitoe Caro Egidio. Não creio que o feriado seja uma única forma de celebrar. Gostaria de ser historiador para dissertar sobre isso. Não sou. Mas e uma forma convencional de celebrar. E um ritual simbólico e universal de celebrar. Deve ter explicação histórica na sua simbologia. Paragem colectiva para refletir? Buscar coesão em torno da data? Socializar festivamente novas gerações? Estas em melhores condições para pesquisar sobre isso, pois tens ferramentas que eu não tenho. Não quero acreditar que o mundo quase todo que celebras este tipos de datas não se encontro num mesmo ponto do valor histórico e simbólico para o fazer. Concordo com outro aspecto que levantas. Por exemplo se a intenção e socializar etc, a preocupação deveria incluir outros actos incluindo museus etc
  • Egidio Vaz Ilustre Rogério Sitoe mais uma pergunta: TEMOS TRÊS datas do mesmo processo. E todas elas bem fundamentadas. Acho eu que falta uma também: o 24 de Julho é dia das nacionalizações. Dia em que nós moçambicanos tomamos tudo do colono! Não é importante que se declare feriado? Tratou-se da consumaçãoe fectiva e material da independência. Porquê na sua opinião esta data nao é feriado?
    13 hrs · Like · 1
  • Egidio Vaz Ilustre Gabriel Muthisse, osEstados Unidos têm 14 dias feriados nomeadamente 1. Ano Novo
    2. Aniversário de Martin Luther King
    3. Tomada de posse do novo Presidente
    4. Aniversário de George Washington
    5. Dia das Forças Armadas
    6. Em memória dos mortos na Guerra Civil
    7. Dia da Bandeira Nacional
    8. Dia da Independência
    9. Dia do Trabalhador
    10. Dia de Cristovão Colombo
    11. Eleições
    12. Dia dos Veteranos (soldados que participaram em guerras)
    13. Dia de Acção de Graças
    14. Natal. Moçambique tem 9, nomeadamente: 1. Primeiro dia do Ano Novo
    2. Dia dos Heróis Moçambicanos
    3. Dia da Mulher Moçambicana
    4. Dia Internacional dos Trabalhadores
    5. Dia da Independência Nacional
    6. Dia da Vitória
    7. Dia das Forças Armadas de Libertação de Moçambique
    8. Dia da Paz e Reconciliação
    9. Dia da Família
    Mas a diferença é que enquanto nos EUA são estes mesmos 14, em Moçambique acabam sendo muito mais, quase o dobro, com tolerâncias de ponto, dias da cidade etc.
    13 hrs · Like · 2
  • Rogério Sitoe Caro Egidio. Entendo que na história dum pais , há datas que simbolizam factos colectivos que centralizam muitos outros. No caso vertente das datas centralizadoras pressupõe se que a sua jusante se geram outros fenômenos subseqüentes. As nacionalizações são uma consequência do que encerram essas datas. Repare(mais uma vez o papel do historiador) o argumento apresentado para justificar as nacionalizações, se a memória não me falha implicitamente reconhecido em muitos quadrantes de instituições internacionais, está associado a uma espécie de direito de recuperação de danos da colonização cujas datas simbólicas, a montante, como já disse encontram se os 25 de setembro, os 7 de setembro e no apogeu o 25 de junho. Portanto , eu não acho que 24 de julho deva ser feriado, está celebrado dentro dessas datas.
    12 hrs · Like · 1
  • Tony Ciprix Se já ensina que em Moçambique nunca houve socialismo, Gabriel Muthisse, haveria algum problema e não exaltar um dos heróis? Entre aparentemente exaltar um heroi ou um feito glorioso para apenas se ficar em casa, dando-se bem, mas sem muito esforço e trabalhar seriamente, o que nos levará ao combate da dita pobreza? A cultura do bem-estar fácil que o velho Mazula denuncia na sua tese de Doutoramento deveria ser duramente combatida. Da preguiça física nós chegamos também a preguiça intelectual. Depois nos questionamos dos índices do desenvolvimento humano.....
    12 hrs · Like · 2
  • Egidio Vaz FIXEM ESTE NÚMERO: Cada feriado custa a economia moçambicana 79 Milhões de Dólares Norte-Americanos por dia incluindo tolerâncias de ponto. Comportamo-nos como burgueses.
    12 hrs · Like · 1
  • Egidio Vaz Pergunto de novo. Porquê amanhã não vamos trabalhar se o dia comemorou-se hoje? Queremos com este gesto "proteger o bêbado"que não se conteve e vai exagerar ou dar tempo para os que sairam da cidade para resorts regressarem? Que lógica está por detrás de matar um dia laboral pelo facto de a data ter calhado num final de semana?
    12 hrs · Like · 5
  • Gabriel Muthisse Ee uma falácia presumir e defender que se não houvesse feriados Moçambique seria rico. Os países não enriquecem ou deixam de ficar ricos por causa disso. E esse número que colocou significa o que Egidio Vaz? Como foi calculado? Os chineses quase que nao teem fins de semana nem ferias pagas. Acha que deveríamos fazer o mesmo para ficarmos ricos? A tal riqueza que se produz nao ee suposto ser desfrutada, entre família e amigos? Ee só trabalhar como burro de carga, para ficarmos ricos? RIQUEZA PARA QUE, SE OS SEUS PRODUTORES SERIAM TRATADOS QUASE QUE COMO ESCRAVOS? Vamos celebrar nossas vidas, nossas lutas individuais e colectivas, nossas vitórias, nossos heróis. Sem vergonha e sem remorsos. Nao pedimos favor a ninguém para ter essas lutas, essas vitórias e esses heróis. E a nossa pobreza nao se deve a nenhum feriado.
    12 hrs · Like · 3
  • Egidio Vaz Hehehehehehehe ilustre Gabriel Muthisse está a escamotear meu argumento. Não disse para trabalharmos sem descansar. Apenas fiz um reparo a redundância de datas históricas. Olha que o 3 de Fevereiro resolveu muitos problemas. Mas okay, que seja o 25 de Setembro, 7 de Setembro e 25 de Junho feriados. E quando calhar num dia como hoje, vamos ter tolerância no dia seguinte.
    12 hrs · Like · 4
  • Angelo Patricio Ha quem defenda que se deva trabalhar menos dias por semana... uma outra perspectiva: http://globalpublicsquare.blogs.cnn.com/.../why-we.../
    globalpublicsquare.blogs.cnn.com
    For more What in the World watch Sundays at 10 a.m. & 1 p.m. ET on CNN The world...'s second richest man said recently that we should all be working just three days a week. Which is why Stephen Colbert joked: “Now you know why he’s only the second richest man. See More
  • Gabriel Muthisse Bom, Egidio Vaz, nao estamos a discutir a transferência de feriados de Domingo para Segunda. Ainda. Estamos a discutir se no dia em que nos levantamos para lutar contra o opressor deveria ser feriado ou nao. Estamos a discutir se temos muitos mais feriados que os outros países do mundo. Estamos a discutir se a baixa produtividade nas empresas moçambicanos, no sector publico e nas famílias se deve aos feriados.
    12 hrs · Like · 5
  • Tony Ciprix O problema não está na quantidade de feriados, Gabriel Muthisse, mas sim na qualidade do trabalho que muito pouco reflecte na produtividade do trabalhador. Há toda uma cultura que tem de ser introduzida. Estes feriados e tolerâncias, no meu entender estão a levar-nos uma cultura do bem-estar fácil. Vezes tenho dito que em muitas instituições, principalmente as do Estado, trabalha-se quando o chefe está por perto. Parece que gostamos da presença dos "cipaios"!
    12 hrs · Like · 3
  • Jasmin Rodrigues Egidio Vaz.. um pais assim nao desenvolve tao cedo... esta ate o caminho errado de desenvolvimento.. e que as pessoas tendem a esquecer todos os outros feriados ja passados que tivemos e que ainda esao por vir... so no primeiro trimestre do ano ja tinhamos tido mais de 10 feriados se nao me engano (feriados e tolerancias de ponto) .. e sem contar os periodos de campanha eleitoral por exemplo.. o pais esta parado por 45 dias!! quem disputa isso e porque nao percebe de como a maquina funciona!
    12 hrs · Like · 2
  • Fenias Zimba Interessantes reflexões, Egidio Vaz, Rogério Sitoe, Gabriel e Julio Mutisse, e os demais que aqui na foram "intimados", porque é que em Moçambique, nos ultimos tempos há uma tendencia de se proporcionar tolerâncias do ponto quando o feriado calha num domingo? Qual é a intensão ou objectivo? Não será o domingo melhor dia para as comemorações sem por em causa o dia laboral? Por que não pautamos pelo inverso, feriado da sexta passar para domingo?
    11 hrs · Like · 3
  • Egidio Vaz A ideia Fenias Zimba é prejudicar o trabalho para "mostrar" a importância da data.
    11 hrs · Like · 3
  • David Abilio A Historia eh Historia independentemente da vontade individual. Niguem eh obrigado a respeitar ou a reconhecer o que nao mufa os factos. Ate temos cidadaos que acham que o priprio dia 25 de Junho so pelo facto de ser o Dia criacao da Frelimo por isso perde o seu valor como Dia Nacional Dia da Independencia. Sao ideias ou pensamentos que devemos respeitar mas que ninguem deveria tomar em conta. Pois. Os dias mais importantes da mossa Historia e historicamente ligadas sao o 25 de Setembro e 25 de Junho. Infelizmente para termos o nosso 25 de Junho foi necessario pegar em armas decisao esta que mudou
    11 hrs · Like · 1
  • David Abilio Decisao que mudou definitivamente a situacao que nos torna hoje Donos de nos mesmos e do nosso destino. 25 de Setembro perdirara para sempre como o dia em que o nosso Povo disse BASTA a dominacao colonial. Isto nao eh politica eh Historia.
    10 hrs · Like · 1
  • Tony Ciprix História dos vencidos ou dos vencedores, David Abilio?
  • Egidio Vaz Curiosidade: eu nunca vi o senhor David Abilio com ideias independentes. São sempre apoiantes ao que já existe e foi decidido. Até já apoiou a caça, detenção e condenação de Afonso Dhlakama. Quando no dia 5 de Setembro ele e Guebuza assinaram o acordo ele também apoiou efusivamente. Portanto Professor Tony Ciprix, a história a que o senhor ilustre mestre das artes David Abilio se refere é a dos vencedores.
    10 hrs · Like · 5
  • Tony Ciprix Grato ilustre Egidio Vaz por esse esclarecimento. Não questionar a história, a selecção dos factos feita, o encadeamento dos mesmos e a interpretação dada num determinado contexto e os jogos de interesse pode significar o medo de nos questionarmos a nós mesmos e a direcção que pretendemos seguir enquanto cidadãos.
    10 hrs · Like · 1
  • Ireneu Bagao A opiniao do Vaz pode ter sua razao se fosse numa situação em que as FDAM eram funcionarios q iam aderir livremente,assinavam contrato e tinham salrio,independentemente de ser pouco ou nao.mas a adesao as FADM era capura.dai a entrega a essa missao pode merecer comemoraçao.Eu acho que o peso de 25/07é como o ano de 1917 na Russia.
    10 hrs · Like · 2
  • Júlio Mutisse Joaquim Tomo, acho que está equivocado em relação aos meus pontos de vista com relação a este assunto. Há que assumir uma cultura de trabalho e essa envolve várias coisas entre as quais disciplina no e para com trabalho como alavanca para nosso desenvolvimento. Noutra perspectiva, defendo há anos, que o país, pobre como está, pára demais... nós devíamos ter mais motivos para correr e paramos muitas vezes entre feriados e tolerâncias. Estou a convidar todos a refletirmos nisso incluindo meu irmão Gabriel Muthisse que parece discordar de mim. Não estou a secundarizar nenhuma data nem a deixar de dar lhes a relevância devida, estou apenas a sugerir que este país precisa celebrar correndo! Os produtores de riqueza, os mesmos que queremos a dar emprego e trabalho recentem se disso e há que abrir uma nova página. Moçambique precisa trabalhar sem esquecer a sua história... mas trabalhar.
    9 hrs · Like · 2
  • Júlio Mutisse Portanto Joaquim Tomo, os feriados e tolerâncias não são a única fonte de pecado! A nossa mentalidade tem que mudar. Porque não se trabalha amanhã? Acha que faz sentido? Feriado é hoje e estamos a festejar. E amanhã? É contra isto que estou e sugiro algo mais profundo, repensar os feriados e tolerâncias a semelhança do que até em Portugal se ensaiou há pouco. Precisamos produzir mais do que qualquer um.
    9 hrs · Like · 4
  • Tony Ciprix Disseste algo com sentido Júlio Mutisse. Mas há interesse em mudar a mentalidade ou é mais cómodo continuar assim, na cultura dos esquemas, de se dar bem na vida sem muitos esforços, da cultura do privilégio reforçada ideologicamente com algumas celebrações festivas?
    8 hrs · Like · 1
  • Bento Saloy Mazuze Para as ultimas geracoes 7 de Setembro ja nao diz nada. So vale para a geracao 75. Provavelmente a actual geracao veja o sentido de uma data: o 4 de Outubro de 1992 e 5 de Setembro de 2014.
  • Bento Saloy Mazuze Meu caro Vaz, nao percebeu que tudo que tem haver com o partidao e' feriado??? Estas datas sao mais deles do que do povo.
    8 hrs · Like · 1
  • Lucio Langa nao sao os dias sem trabalho que moz nao er rico, mas eh verdade que os chineses quase q trabalham todos dias e sao oq sao... heleleee
    8 hrs · Edited · Like · 1
  • Júlio Mutisse Uma coisa que mais me empolgou no discurso do meu PR, algo de que recordarei após a cessação de funções é a insistência com a questão do trabalho; a insistência com a ideia de que mudar as coisas depende de nós. Sou discípulo incondicional dele neste caso. Factual que só eliminar feriados não resolverá o assunto... antes há que mudar mentalidade... isso custa! Depois temos que repensar como, quando e porque paramos. Precisamos acelerar...
    7 hrs · Like · 1
  • Jasmin Rodrigues Temos muitos feriados de facto.. E temos uma cultura pessa de trabalho! Nao gostamos de trabalhar! Mas essa maquina e vicida pelo facto de meios ilicitos para alem do salario serem ainda um facto normal... Se eliminarem fontes alternativas de " relaxe" verao que a sede de trabalho sera muito maior... Ha paises k se trabalha ate nos sabados e e normal... O dkmingo e dia de familia e descanso.. O problema e k aqui o feriado e o final de semana e pra correrias: casamentos, barracadas, festas aniversarios, txilings etc... Ha sempre qualquer coisa... Terca feira as pessoas vao ao escritorio " in mode" de weekend ainda... E a produtividade e quase zero... Pois ja ambicionam outro final de semana pra poderem descansar que acabam nao deacansando... E assim continua o cicle vicioso... Aaah sem esquecer aqueles k fogem duranre a semana e durante as horas de trabalho pra tratarem de assuntos pessoais..... Nao vamos desenvolver nos proximos anos!
    7 hrs · Like · 2
  • Egidio Vaz Jasmin Rodrigues, hehehe. Legend
    7 hrs · Like · 1
  • Oscar Mauai O 25 de Setembro, julgo que deve continuar a ser feriado. Está minha posição assenta no fundamento de ter sido nesta data que iniciou a luta pela libertação nacional, um processo que marcou o virar da página no processo da busca pela descolonização de Moçambique. Eh um dia de festa pelo seu significado histórico. O 7 de Setembro eh uma consequência directa de 25 de Setembro.
    Portanto, aqui só há coincidência dos factos no mesmo mês e devem as datas ser vistas de forma sucessiva e não isoladas.
    Eh verdade que temos muitos feriados mas não tem que ser por aqui que vamos reduzir recorrendo se a atribuição de insignificância de algumas datas.
    Imaginemos, numa família num determinado mês celebramos aniversario de mais do que um membro, menosprezamos uma das datas em benefício da outra?
  • a
    Jasmin Rodrigues Oscar se o 25 e realmente o dia que temps que celebrar vamos celebrar... Mas essa coisa de se passar todo o feriado que calhe num domingo pra segunda tem efeitos devastadores para a economia... Imagina so.... E o mesmo dia da semana (1o da em todo o mundo) de trabalho no mundo ocidental, em que por uk lado tens todas as economias do mundo a correrem pra fechar deals milionarios, a deciderem grandes assuntos que inpactam o mundo todo ( nao nos esquecamos que estes mesmos ja trabalham em ritmo acelerado e de 24/24).. e bem por outro lado apanhas paises como o nosso dependente daqueles la de cima, mas nos so txilamos...ha uma incoerencia aqui!! E depois dizemos que nao queremos continuar dependentes!!!
    7 hrs · Like · 1
  • Xavier Jorge Uamba interrante o debate aqui levantado. mas de facto os feriados sao muitos ha que desvalorizarmos alguns pois nao me parecem serem tao importante.

Sem comentários: