sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Porque a FRELIMO Ganha Eleições


Gabriel Muthisse added 4 new photos.
1 hr ·


Anda um debate no facebook em torno de multidões. Comparam-se as multidões arrastadas por Filipe Nyusi e aquelas que são vistas em redor de Afonso Dlhakama. Alega-se que as enormes multidões que são vistas seguindo atentamente os comícios de Nyusi o fazem devido a tolerâncias de ponto. E aquelas que circundam Dlhakama se deveriam ao carisma deste. Mas estas já são suposições, são especulações, que não pretendemos entreter.
A estratégia de campanha da FRELIMO inclui, obviamente, os banhos de multidão. E contrariamente aos outros Partidos, a FRELIMO tem muitos gigantes que arrastam multidões. Nao é só o seu candidato que é visto atraindo enormes molduras humanas. O Presidente Guebuza, o Presidente Chissano, os membros da Comissão Política e outros dirigentes seniores são diariamente vistos emoldurados por um grande número de pessoas.
Mas a estratégia eleitoral da FRELIMO tem um outro elemento de peso, que pode passar despercebido a alguns analistas do processo eleitoral. Este Partido espalhou milhares dos seus militantes para, nos seus locais de origem, de residência, nas suas sograrias ou em outros locais onde tenham influência, contactar o eleitorado em encontros com os formatos espelhados nas imagens que se apresentam.
São encontros mais pequenos, em que se contactam régulos, lideres religiosos, comunidades e se encara estes estratos populacionais olho no olho. Esses milhares de contactos por dia produzem uma empatia sincera, duradoura, que nao pode deixar de se reflectir no voto.
Ao se falar de multidões, é preciso somar estes milhões de eleitores que, na prática, só a FRELIMO possui estrutura para contactar a todo o largo do nosso país. Sendo importantes, e por isso a FRELIMO lhes dedica a atenção merecida, as multidões na televisão ou nos jornais não são a principal garantia de vitória da FRELIMO e do seu candidato.
A verdadeira garantia de vitória são os milhares de contactos, como os documentados na imagem, que dezenas de milhares de militantes estabelecem todos os dias. Em milhares de localidades e povoados deste imenso país.
Quando dizemos que venceremos estas eleições nos referimos a todo este trabalho em profundidade.

1 comentário:

Anónimo disse...

concordo plenamente com o que acabo de ler. Por vezes queremos fugir da nossa historia e realidade. mas, ate os opositores ja beberam da sopa da FRELIMO. hoje se sentem atraidos pelos trabalhos que o partido no poder fez e pelas riquezas disponiveis no pais e se tornam inimigos do partido no poder querendo a todo custo ocupar lugares simeiros para emergirem e se tornarem expressivos. Avancem com a vossa campanha. Mas saibam que nem todos se simpatizam convosco.