quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Simango deixou as estradas esfaltadas da Beira arruinarem-se (comentário)


José Carlos Cruz said...
"O Simango já tem experiência de como dirigir os destinos do país. Ele é chefe do Governo na cidade da Beira (Sofala) e é dirigente de um partido nacional que está a governar em quatro cidades principais do país, através de autarquias, e que tem sido vista, a sua governação, como de sucesso ..."
Na verdade a cidade da Beira nunca teve as suas artérias principais tão esburacadas, tão intransitáveis. É incrível que se possa chamar à governação de Simango um sucesso. Um engano enorme!
Simango deixou as estradas esfaltadas da Beira arruinarem-se, sendo as que mais sofrem da destruição as que ligam a cidade ao aeroporto e as estradas por onde devem passar as viaturas pesadas nas zonas industriais.
Trânsitar de carro de turismo na cidade da Beira é um tormento, tão estragado está o pavimento das vias. As covas no asfalto obrigam as viaturas a circularem a passo de lesma. Onde antes se levava 5 minutos dum ponto para outra na cidade, agora leva-se 20 minutos, devido aos engarrafamentos de trânsito, por sua vez devido à lentidão da circulação do trânsito nas rotundas (a Beira tem um grande número de rotundas, o que permite grande fluidez de trânsito, desde que se possa circular rapidamente, o que não acontece agora por causa do mau estado dos pisos).
Não se pode chamar à Beira uma cidade. As estradas parecem carreiros das montanhas; os passeios estão pejados de vendedores de roupas, frutas, calçados, comida feita no passeio. Os peões são obrigados a andar na faixa dos carros por esta razão. E como agora há a mania de se estacionar os carros no meio da rua, vive-se num caos. Mas a culpa principal desta situação é o estado das vias públicas e a invasão de vendedores nos passeios.
A piorar as coisas, agora a edilidade permite que os construtores vedem as obras ocupando os passeios completamente, obrigando mais uma vez os peões para o a rua, em disputa com os carros.
Não em todo o lado ainda, mas está a crescer o hábito de se deitar lixo no passeio e de se descarregar o esgoto para a berma das ruas.
Simango não encontra solução para estes problemas, nem sequer acha que seja problema. Disse-o mais de uma vez na assembleia autárquica.
Mas o pior erro de Simango é a gestão da terra. Como não quer tratar o jardins da cidade entrega-os a amigos seus para ali criarem restaurants e quiosques. O resultado é que os jardins estão arruinados. Não há um único jardim que tenha relva e plantas com flores. Esta entrega de espaços públicos a pessoas privadas é feita sem autorização da assembleia autáquica, em violação da lei.
Uma vergonha para a cidade.
Mas o pior ainda sobre a gestão da terra é a desapropriação, de modo ilegal e sem ao menos justa compensação, de milhares de famílias pobres dos seus pequenos terrenos onde tradicionalmente cultivam arroz. Estas famílias obtinham anualmente 20 a 40 sacos de arroz, o que aliviava a sua miséria. Agora nada!
Simango vai ter que contar com este ódio que criou. Não é preciso nenhum partido rival atiçar as populações que foram vítimas desta estupidez de Simango. Ouvem-se os murmúrios que ninguém vai votar nele.
Veremos.
2
Leitor said in reply to Jorge Valente ...
...O povo esperava ouvir da Frelimo sobre a viragem a fazer sobre o colonialismo doméstico em que o sul domina o Centro e Norte, em que a etnia changana é dona do país....
Convido lhe a fazer recenceamento nos bairros de luxo na cidade de Maputo e depois me responde de que regiao e de que etnia pertecem as pessoas que vivem la. lament que tantos anos de independencia ainda nao te esqueceste do que Gwendjere, Kavandame, simango e outros inimigos da mocamicanidade te ensinaram. seu tribalista de mer...
3
Amisse Americo Jamal said...
Caro Kanga Hanha Muzai,
Saudacoes.
Imagino que este nome tenha algum significado em Tsonga. A ser verdade, estou curioso de saber.
Ora, e importante: Rogo-o que explique a alegacao dos jovens de GAZA (Chokwe), Macia, Ibane, (ambos SUL) que em campanha eleitorais vandalizam meios de propaganda e pessoas de partidos que nao sejam da Frelimo. Nas actuais em Mabote, Massinga (Ibane) contra a Renamo.
"O vadio perde-se, o escravo liberta-se"
4
Lucy said...
Pois é...
Apontem por favor um só pais da África Austral que divirja desse quadro. Vamos lá... mãos à obra!
5
Gwenjere Jr. said in reply to Augusto Mavila...
Aparentemente em moçambique não há tribalismo, mas há quem fomente isso. Também dizem que não há racismo, mas infelizmente existe racismo. A verdade é que tentamos "tapar o sol com a peneira".
Acuso a nossa herança de carácter milenar por sermos assim.
6
Augusto Mavila said in reply to Khanga Hanha Muzai ...
Infelizmente, continuaremos a assistir a uma visão regionalista e tribalista das coisas no nosso país. Essa visão é negativa na medida em que nem sequer permite a existência de um nação federada como forma de se alcançar um equilíbrio de forças. Temos de pôr de lado à visão de guerras étnicas que muitos prometem, e de racismos incontidos que uns poucos propalam sob a capa de um intelectualismo arquitectado a trouxe-moche.
7
Jose Carlos Cruz said in reply to Khanga Hanha Muzai ...
A Renamo está representada em todas as localidades, em todos os bairros e quarteirões do País, desde o norte ao sul e desde o oeste a este. E não são representações insignificantes, de um representante isolado aqui e acolá.
As representações da Renamo, em todos os níveis territoriais (província, distrito, cidade, posto administrativo, localidade, bairro, etc.) são delegações completas, com uma estrutura composta pelos sectores de mobilização, organização, informação, finanças, assuntos sociais, Assuntos Religiosos, Assuntos Tradicionais, Ligas da Mulher e da Juventude, Gabinete de Eleições e Gabinete da Campanha Eleitoral. Além destes órgãos executivos, a Renamo conta com os órgãos deliberativos e fiscalizadores, que são os conselhos políticos provinciais, distritais, de cidade, de posto administrativo, de localidade, de bairro e de quarteirão. Cada Conselho político tem dez, vinte ou mais membros, dependendo da dimensão do território que representa.
Qualquer pessoa pode fazer a experiência e deslocar-se à delegação da Renamo mais próxima do local onde vive e perguntar pelo delegado local, ou chefe dos assuntos sociais ou pela presidenta da Liga da Mulher.
Atenção, a Renamo, sendo um partido de ideologia liberal, opõe-se a representações partidárias nos locais de trabalho, vulgo células do partido. Os partidos de esquerda, sim, fazem uso de células nos locais de trabalho.
Olhando-se para a estrutura da organização da Renamo, facilmente se conclui que este partido deve dispor de inúmeros membros em todas as províncias, bairros e quarteirões. Além do mais, não há discriminação no tratamento das estruturas e dos membros do partido devido à sua origem geográfica, religiosa ou étnica.
Não tem cabimento acusar a Renamo ou o seu líder de tribalismo ou regionalismo. Se fosse esse o caso então não teríamos a organização e a disciplina partidária que se observa na prática. Veja-se que em menos de 24 horas depois da assinatura do acordo as unidades militares da Renamo já tinham cessado fogo, enquanto que as forças governamentais continuaram a atacar, durante cinco dias, as bases daquele partido em Funhaloro e Gorongosa.
Ora esta organização de estrutura tão complexa é de facto a obra duma direcção capaz e lúcida, e certamente não é obra dum débil mental, incapaz de dominar sentimentos de exclusão étnica, sexual ou religiosa. Daquilo que conheço da Frelimo, Renamo e MDM, são partidos fortemente estruturados para tomarem o poder no País, sem necessidade de recorrer a qualquer tipo de exclusão social. Se o fizerem, deverá ser por motivos económicos, como por exemplo para desimpedir uma certa área da sua população, para efeitos de exploração dos recursos locais.
Infelizmente temos inúmeros exemplos deste tipo de actuação na Frelimo e no MDM, nos territórios por si governados. A Renamo não pode ser acusada de nada, nem de corrupção como alguns alegam, porque não governa nenhum território.
8
Khanga Hanha Muzai said...
Bom dia família moçambicana
Postando pela segunda vez o texto abaixo, faço-o pela pertinência pontual do mesmo.
Caros compatriotas,
Porque a bondade que nunca repreende não é bondade, é passividade.
Porque a paciência que nunca se esgota não é paciência, é subserviência.
Porque a serenidade que nunca se desmancha não é serenidade, é indiferença
.
Porque a tolerância que nunca réplica não é tolerância, é imbecilidade
.
O saber se aprende com mestres e livros, mas……A sabedoria se aprende com a vida e com os humildes
(Gandi)
Venho por esta via participar deste delicioso diálogo entre irmãos, eu creio que os ditos acima são de suma importância né?
Sempre é hora de fazer o que é certo
Não fiz o melhor, mas fiz tudo para que o melhor fosse feito .Não sou o que deveria ser, mas não sou o que era antes, se você não está pronto para morrer por alguma coisa, então você não está pronto para viver.
A inteligência e o carácter é o objectivo da verdadeira educação. Não há nada mais trágico neste mundo do que saber o que é certo e não fazê-lo. Que tal mudarmos o mundo começando por nós mesmos ?
(in Martin Luther King)
Sou jovem senhor entre 40 e 50 anos, natural de Maputo, filho de pai Bitonga, mãe Xangane e natural de Maputo, entendo ser exclusivamente moçambicano desde que me considerei ser pensante no verdadeiro sentido da palavra.
Quero desde já proferir algumas Palavras de Intervenção Rápida com intuito de silenciar maldade estúpida de alguns concidadãos que dissimulam o seu ódio por pessoas do sul/centro e norte com recurso em ideias políticas despidas de fundamentos lúcidos como e o caso do Sr. Dlakama, ele quando se revê político só encontra Sofala como hipocentro das suas aspirações políticas? Isso me remete para uma questão que é; se de facto a sua pretensão e governar Sofala porque e que queimou o pais inteiro durante os 16 anos infernais?

Eu apesar de ser natural do sul não tenho simpatia alguma por nenhum dos actuais líderes da FRELIMO independentemente da sua origem étnica, este meu sentimento esta inculcado em mim deste os anos 1981, altura que a minha consciência política despertou alertou-me dos males que grassavam a minha querida pátria, aconselho a todos moçambicanos para que se lembrem que todas as etnias desta nação comeram o pão que o Diabo, FRELIMO/RENAMO amassaram com rabo durante estas 3 décadas de escravatura moral, material, física, ideológica, com todo tipo de privações vitimando todos os moçambicanos com excepção daqueles que obrigavam o POVO a comer o maldito rabo do DIABO, que se traduziu, nas perdas de vidas causada por prepotentes e intolerantes mafiosos deste BANDO-FRELIMO/RENAMO que teve tremenda ajuda de todas as etnias para a prossecução de seus intentos.
Não se esqueçam disso irmãos, assim, apelo para que sempre que entendais contribuir para tornar a luz no fundo do túnel mais intensa e clara, sintam-se responsáveis para a construção da verdadeira identidade e unidade nacional que ainda constitui uma miragem, em larga medida devido a discursos irresponsáveis de pessoas que não tem praça nem palco para exporem seus devaneios e socorrem-se deste nobre meio para intoxicarem a mente dos incautos promovendo a porcaria do tribalismo como se com tal acto não fosse possível incubar abominações e outras formas hediondas de segregação entre irmãos, vide o discurso do Sr. Da GUERRA em Moçambique o Imperador DLAKAMA, afinal porque Sofala, o senhor da Guerra não percebe que as palavras uma vez proferidas elas não fazem marcha ré?
Irmão, afinal de contas o que é relevante para a construção de nação e república de moçambicana?
Será de facto importante apontar o dedo ao sulista, centrista e nortenho?
Será que o pensamento político da FRELIMO é comungado por todos indivíduos da região Sul?
Será que o pensamento político da RENAMO é comungado por todos indivíduos da região Centro?
Será que nascer no sul torna a pessoa automaticamente militante da FRELIMO?

Será que nascer no centro torna a pessoa automaticamente militante da RENAMO?
Será que entre os nascidos no sul não existem vítimas da FRELIMO comunista & FRELIMO imperialista?
Será que os meus irmãos originários de Nampula, Zambézia, Niassa, Manica, nascidos em Maputo, Gaza ou Inhambane são também conotados como sendo comparsas da FRELIMO?
Será que o lugar transforma as mentes? Ou as mentes transformam o lugar?

Irmãos, gostaria de esclarecer que aquele que assim pensa infelizmente pertence ao grupo de indivíduos que apesar de ter alguma instrução académica não deixam de ser ignorantes e burros alheios aos fenómenos sociopolíticos reais que se processam neste pais, é caricato que escondidos atrás das Matas de Santugira e acompanhado por alguns políticos com títulos académicos a pessoa esconde a sua agenda B que a prior diverge do projecto dos verdadeiros nacionalistas e moçambicanos de verdade, isto porque ao invés de incentivar a unidade nacional por via da eliminação da identidade tribal e regionalização quando o assunto em questão é a nação e a república, deveria sim promover a identidade tribal no concerne a valorização de símbolos culturais que estão profundamente ligados as identidades tribais.
Irmãos, se vocês considerarem a “mucapata, frango a zambeziana dos Chuabos, os caracóis cozinhados pelos makondes, a xiguinha dos maxanganas, o rhal dos Bitongas, o peixe seco dos nyungwes e ndaus, a matapa com camarão dos Tsongas em geral, a xima preta dos macuas”, vocês encontrarão riqueza unificadora e não divisionista, será possível aferir que a diversidade é bela na sua multiplicidade, que as diferenças despertam respeito e admiração, dessa forma vocês poderão promover a união real entre filhos da mesma terra sem no entanto trazerem a ribalta articulação do verbo ofensivo que intui o conflito moral e armado que resulta infalivelmente no derramamento de sangue e vidas quase sempre de inocentes que não são protagonista desses malditos discursos nocivos.
Irmãos, o pior de tudo quando uma desgraça como a guerra nos bate a porta é o retrocesso a todos os níveis da vida do povo, a guerra é nefasta, para alma, corpo, moral, educação, cultura, saúde, harmonia social, desenvolvimento humano em todos aspectos, a guerra promove e desperta o animal não domesticado que habita no humano, esse animal é muito horroroso, então, porque promover atitudes que conduzem o povo a colisão por via da promoção de conflitos tribais?
Irmãos, Não se honra a cultura, unidade nacional, comemorando o prenúncio do genocídio. Será que vocês esqueceram-se do Ruanda, Nigéria, Chade, Burundi, Chade, RSA-xenofobia, Zaire, Gana, Iraque, Síria, Egipto, Sudão, Palestina, Libéria, Xtetchenia, Bósnia, Kosovo, Sérvia, Tchetchénia, Alemanha-hoje Skin head e ontem Nazi, Israel-sionista/Palestina-religiosa, Iraque e os Curdos, a extinção dos índios americanos, a chacina dos judeus o extermínio dos latinos pela Espanha, ?
Irmãos, de que precisamos nós? A história deu-nos provas bastantes dos caminhos bons maus que podemos trilhar, então porque escolher o pior modelo de abordagem se sabemos existir um melhor modelo de abordagem dos nossos problemas e diferenças?
Irmãos, eu não tenho que virar bandido porque o vizinho é bandido, posso sim, muda e ou alertar o vizinho dando lhe alternativas que ele não sabe que tem para mudar de vida e optar pelo bem, caso contrario avisá-lo-ei de que ele vai colher tempestades se semear ventos (fazer face a justiça), neste caso é importante compreendermos que o Dlakama não esta sozinho existem outras pessoas que alimentam essa esquizofrénica ambição pelo sangue do Povo.
Irmãos, nós moçambicanos sabemos ser e estar, fazemos coisas lindas admiradas em todo mundo, nós somos hospitaleiros, atenciosos, amorosos, educados, trabalhadores, respeitadores, somos a família que ainda hoje deixa o mundo boquiaberto pelas maravilhas que sabemos ser e ter dentro de nós, isso é que nos trará luz bastante para que a FRELIMO/RENAMO não usurpem a nossa liberdade e identidade, a frontalidade na abordagem dos problemas políticos indicando o mal e sua génese ajudará a separar o milho do joio.
Lembrem-se Mondlane, Machel, Chissano são maxanganas, Guebuza é um maronga, estas pessoas não representam as aspirações de todos os sulista eles tiveram, digo os mortos, e os vivos tem interesses pessoais muitas vezes estranhos ao tal partido usaram e usam o partido como trampolim para alcançar fartura financeira e mordomias diversas conferidas pelo poder, os sulistas continuam minguando, esgravatando a terra como fazem as galinhas para se alimentar, a maioria do povo residente nesta região tem o papel dos cães que ladram enquanto a caravana passa pelo que não existe diferenças entre ser do norte, cento ou sul meus irmãos, se vocês querem resolver este problema votem em outros actores políticos para variar porque não com representação substância de indivíduos residente e nativos no norte?
Irmãos, só para aclarar alguns pontos que ainda possam parecer ensombrados, imagine-se pertencer a uma família em que sua mãe tem outras 3 irmãs, ela a tua mãe é maxangana, casou com um maxuabo, as outra irmãs casaram bitonga, macua, ndau respectivamente, você acaba sendo primo de 1º grau de Bitongas, Macuas e Ndaus, porem, você é filho de pai maxuabo a sua primogénita casou com um macena, filho do seu primo bitonga casou com uma manyungue, e sobrinha filha do primo mandau casou com um maronga, e então meus irmãos neste cenário simplesmente verdadeiro digam-me onde cabe regionalizar as origens dos meus primos, sobrinhos, netos, bisnetos? na nossa família as pessoas são livres de serem amigas de quem quiserem, de ser maridos e ou esposas de quem amam, desta forma peço para que os advogados do tribalismo não venham semear estúpidos problemas na minha família moçambicaníssima, não despertem fantasmas do ódio, lembrem-se somente fiz menção das opções de 1 filho por cada casal, mas, sabem que o agregado familiar e composto em media por 5 membros, eu tenho relativos makondes, Ajauas, macuas, manyungues, macenas, xhonas, ndaus, Bitongas, maxanganas, e marongas e todos eles são minha família no nosso DNA coexiste para infelicidade dos tribalistas a partilha de um código genético igual pelo lado materno compreendem as vovozinhas são irmãs percebes?
Por ora e tudo, considero que o amigo que avisa outro do mal que cometa e de facto amigo.
Mais não disse
Kanga Hanha Muzai.
9
ekile said...
Era uma vez, lá a muito tempo atraz, tipo no passado:
Que no passado diziam CHINGONDO bla bla e bla, nao presta, hoje até lambem o Chingondo;
Que no passado diziam que o imperio de Gaza deve prevalecer, hoje que um tal de Murrupula (Chingondo), de repente ficou Marronga e que nem de imperio de Gaza quer ouvir falar;
Que dezesperado o imperio de Gaza lambe o CHINGONDO p ver se recupera parte do que perdeu...ai está o cenário: os 3 candidatos sao CHINGONDOS. O Machangana está confuso já nem sabe a sua tribo e nem sabe a quem votar;
Interessante é que um artista fez cinema:
Primeiro disse que era Chingondo isto é nasceu em Murrupula teve pontos, depois foi ao imperio de Gaza disse eu sou vosso filho um Machangana puro teve pontos e muitos, e depois de o votarem mostrou rabo ao Chingondo e ao Machangana e disse em Voz viva: sou MARRONGA que se danem todos (Chingondo e Machangana) ai os espiritos se revoltaram. Sua governaçao foi desastre, desesperado...o homem alia-se a diabo;
Agora o mesmo artista encarnou na parte 2 do filme: pegou um Chingondo e disse você é meu sangue tenho o seu sangue e é momento de vocês ou melhor nos CHINGONDOS governarmos por varios mandatos como o fizeram os do imperio de Gaza, esquece a cena de Marronga era um mau espirito e que ja saiu na universal d Reino de Deus, so fizeste bem ter indo lá logo no principio...
Duma forma como dotra: a governaçao foi vista por falta de uma identidade, perdeu-se a auto-estima, o lambe botismo assumiu em todos espaços para nao falar de corruption em fim
Mas eu já sei a quem vou votar no dia 15 de Outubro porque o meu voto vai contar.
A escolha é de cada um: quem quer se libertar já sabe o que deve fazer no dia 15 de Outubro, e
Quem quer permanecer acorrentado tambem ja sabe o que deve fazer no dia 15 de Outubro
10
Jorge Valente said...
Moçambicanas, Moçambicanos!
Estamos ja no 3º dia da campanha eleitoral. Fazendo uma análise cuidadosa, os manifestos eleitorais ligados aos anseios da populacao nestes dias são os da Renamo e MDM.
A Frelimo já tem ideias esgotadas para o desenvolvimento do país. Cantam que que o pais desenvolveu mas onde esta a reflexao desse crescimento? Num grupo de individous. O povo esperava ouvir da Frelimo sobre a viragem a fazer sobre o colonialismo doméstico em que o sul domina o Centro e Norte, em que a etnia changana é dona do país. O povo esperava ouvir accoes concretas sobre o combate ao nepotismo, compra das mentes, amiguismo, corrupcao, o deixa andar, esclusao, o lambebotismo, escovismo, assimetrias, mas gestao dos distritos caso de Malema em Nampula em que foi implantado um imperio angocheano cruel liderado por senhor Dauda Mussa, etc, etc, etc.
A Frelimo vai vencer por culpa da desordem da oposicao. A vitória da Frelimo significa a sua preparacao para o seu fim. Infelizmente desfilam os chamados chingondos do Centro e Norte a defender a vitória da Frelimo. A Frelimo é uma carta fora do baralho. A Frelimo está concentrada a falar da producao ignorando os principais males que Mocambique tem. A Frelimo tem esgotadas as iniciativas de equilibrio dos beneficios da descolonização. Em todos os lados estao changanas beneficiados por culpa dos macuas que são a maioria neste país. Muito mau. A Frelimo precisa uma profunda reforma interna para adequar-se aos novos tempos. Senhores Chingondos que estao no topo da Frelimo, solidarizem - se com o grito das zonas centro e norte colonizadas pelo imperio de Gaza representado pelos changanas. Tentem corrigir a repressao psicologica que o sul leva a cabo contra os macuas e outras etnias. Deus corrigira esse mal.
Jorge (Namicopo- Nampula)

Sem comentários: