sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Organização de Cooperação de Xangai em vias de expansão - Notícias - Internacional - Voz da Rússia


Xangai, Russia, asia, cooperação

A Organização de Cooperação de Xangai (OCX) irá admitir novos países-membros. As respetivas alterações jurídicas serão aprovadas em uma cúpula que se inicia em 11 de setembro na capital do Tajiquistão, Dushanbe.

Isto permitirá admitir os dois países candidatos – a Índia e o Paquistão. Ao mesmo tempo, os líderes da OCX irão prestar uma atenção especial a questões da colaboração militar. Em opinião de peritos, a organização está em vias de expansão e se transforma em um autêntico contrapeso à OTAN.
Hoje em dia, a OCX integra seis Estados – a Rússia, a China, o Cazaquistão, o Quirguistão, o Tajiquistão e Uzbequistão. Entre os pretendentes à admissão figuram a Índia, o Paquistão e o Irã. A Índia e o Paquistão poderão passar da categoria de observadores e se tornar membros de pleno direito já no próximo ano, em uma reunião a realizar em Ufa, Rússia. Quanto ao Irã, a situação com esse país é mais complicada por Teerã continuar sendo sancionado pela ONU.
Depois da cúpula em Dushanbe, a Rússia irá ocupar a mesa da presidência. Neste contexto, na capital daquela ex-república soviética será divulgado um apelo do presidente russo, contendo os objetivos prioritários a atingir no período da presidência russa. Como se sabe, na lista das prioridades se destacam a adoção da estratégia de desenvolvimento da OCX até ao ano 2025 e a criação de um centro de combate aos desafios à segurança nacional. A Rússia tem de reagir e procurar atender aos desafios contemporâneos, frisou há dias o presidente Vladimir Putin:
“No mundo, vão surgindo novas ameaças. Foi tomada a decisão sobre o aumento da presença militar da OTAN no leste da Europa. A crise ucraniana, provocada por alguns parceiros ocidentais da Rússia, se utiliza para reanimar esse bloco militar. Iremos levar em conta estes fatores no processo decisório relativo à nossa segurança”.
Uma das decisões se refere ao estatuto da OCX. O alargamento da organização fará aumentar a sua influência, afirma o diretor do Centro de Pesquisas da Ásia Oriental, Alexander Lukin:
“Isto irá mudar a OCX como tal. Até hoje, nela há dois países de grande porte – a Rússia e a China. A Índia, por sua dimensão e população, também é um país com um “peso” enorme. A admissão da Índia e do Paquistão poderá fazer com que a OCX possa vir a ser uma das organizações mais influentes no mundo. Suas decisões terão um impacto semelhante às tomadas pelo Ocidente”.
Os líderes da OCX debaterão ainda uma proposta de Moscou sobre a transformação da atual estrutura antiterrorista regional num centro de combate aos desafios modernos. Assim, tudo indica que o alargamento e o desenvolvimento da componente militar poderão levar a mudanças dos seus princípios doutrinais, considera o perito militar Alexei Fefenko:
“A Rússia vai encarando a OCX sob um prisma diferente. Antigamente, Moscou tentava dar a entender que a OCX era uma organização puramente regional não virada contra os interesses dos EUA e da OTAN. Hoje, em virtude dos acontecimentos na Ucrânia, Moscou deixa claro que a OCX constitui um contrapeso à OTAN e aos EUA. Assim sendo, a Rússia se torna menos tolerante em relação à presença norte-americana na Ásia Central, ao contrário do que acontecia há 7-8 anos”.
Segundo escreve o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, a delegação russa irá se pronunciar pela tomada de medidas coordenadas nas esferas econômica, financeira, energética e de segurança alimentar. Entre outras, está em discussão a hipótese de pagamentos mútuos em moedas nacionais, bem como de projetos multilaterais nas áreas de transportes e comunicações, energia, agropecuária e até espacial. Para o efeito, no âmbito da OCX já foram instituídos o Conselho de Negócios, o Centro de Cooperação Interbancária e o Clube Energético.
A agenda do presidente Putin prevê um encontro em privado com o seu homólogo chinês, Xi Jinping e conversações tripartidas com os dirigentes da China e Mongólia. Além disso, estão agendadas reuniões do líder russo com o presidente uzbeque, Islam Karimov, com o anfitrião da cúpula, Emomali Rakhmonov, com o seu colega cazaque, Nursultan Nazarbaev e com o presidente iraniano, Hassan Rohani.
A cúpula deverá terminar com a celebração da Declaração de Dushanbe, contendo a avaliação dos acontecimentos na Ucrânia. Mas essa questão será discutida em uma reunião à porta fechada. Os líderes da OCX se declaram pelo restabelecimento da paz e o prosseguimento do processo negocial na Ucrânia.
  • #Rafael SilvaRafael Silva Ontem, 17:08
    Espero que um dia Brasil, Africa do sul faça parte. Se os paises Nao se unirem futuramente os Estados unidos Mete Sançoes e destroi, digo que se tiver um grande bloco de paises unidos Essas Sançoes nao valeram de nada :) porque o comercio entre eles seria a saida para crise de sançoes.
  • #MICHELMICHEL Ontem, 17:31
    Muito importante para a Rússia estreitar laços com o BRICS e a OCX...inclusive na esfera militar...O Irã e a Mongólia também devem se integrar em breve para aumentar a segurança do bloco como um todo...E porque não sonhar com futuras adesões da Síria e de outros países como a Argentina?
  • #lulalula Hoje, 00:59
    Os Bricks devem sim alterar o seu estatuto, convertendo-se também em um bloco militar, de defesa mútua, com a integração de outros países da América Latina. O mundo precisa disso.
  • #DitoDito Hoje, 01:30
    Só que, meus amigos, a Mídia anglo-saxônica sionista, que age em nosso pais atraves da Globo, esta tramando para colocar a Marina no poder e tirar a Dilma... A Dilma é a única que pode continuar neste caminho de fortalecer os BRICS... Se a Marina for eleita, vai acabar com os BRICS e vai ser mais um pais subserviente aos Yanques...
    Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_09_11/Organizacao-de-Cooperacao-de-Xangai-engrossa-fileiras-4918/

Sem comentários: