terça-feira, 9 de setembro de 2014

Saiam do armário bradas


Estranha a minha constatação: os amigos daqui do Facebook que são simpatizantes de outros partidos políticos, não os tem o suficiente para assumirem as suas paixões partidárias. Vergonhosamente dizem que são apartidários, mas o seu discurso desmente - os. Assim congratulo os meus amigos que os tem o suficiente para dizerem qual é o seu partido, sem precisar de avestruzar. Isso de que meu partido é Moçambique não cola, porque tanto os da Frel, da Rena ou do MDM, são todos por Moçambique, embora uns só queiram afoga - lo. O que me faz constatar isto, é que a maioria deles são "de Moçambique", mas abertamente contra o glorioso. Saiam do armário bradas, é um direito constitucional esse. Kikikikikikiki... Usufruam livremente. Ou isto é produto de ver que doutro lado não há nada, e não querem passar vergonha? Assumam meus. Assumam.
  • Livre Pensador Voce e muito pretensioso. Roca ate ao fanatismo. Para si, o pensamento e servido em enlatados hermeticos - os partidos. Fora deles, so existe o AR...Por acaso sabe o que e ideologia? Ou seria mais idiotologia?
    8 hrs · Edited · Like · 12
  • Elidio Cuco Nao achas que a diabolizacao que sofrem os partidos da oposicao protagonizada pela Frelimo e caracterizada pela exclusao social de quem se declara membro da oposicao seja o motivo pelo qual esses teus amigos tem medo de se declarar?
    11 hrs · Like · 7
  • Alexandre Zerinho ''Vergonhosamente dizem que são apartidários, mas o seu discurso desmente - os''
    11 hrs · Like · 3
  • Carlos Graca heheeheheheheh mano Américo, quando dizes "" não os tem suficiente..."" falas de tomates no lugar??.., só pode mano.., hahahahaahahahahaahahah..,
    10 hrs · Like · 5
  • Rui Miguel Lamarques Américo Matavele, eu sou brutalmente apartidário. Quero lá saber de vocês eu
    10 hrs · Like · 6
  • Américo Matavele Este post é um comboio, quem está na linha férrea, favor afastar. Não é para zangar quando forem trucidados.
    10 hrs · Like · 4
  • Armando Nenane Muitos deles ate eram pretensamente academicos apartidarios que analisavam temas de actualidade de forma pretensamente independente, isenta, imparcial, ate que um jornal publicou a lista de onde provinham. Eh verdade o que diz o Americo Matavele. Gosto dessas verdades!
    10 hrs · Like · 8
  • Eulalia Nhatitima Sabes que estive a refletir sobre isso cmda matavele. manda me teu email in box pf
    10 hrs · Like · 1
  • Carlos Graca kakakakaakakakakakakakaakak.., xitimela xa Matavele......, hehehehehe
    10 hrs · Like · 4
  • José Amor Mudjadju Tovele Tou muito longe da linha férea
    10 hrs · Like · 2
  • Elidio Cuco Ehpah, Armando Nenane, sabes que ja tinha me esquecido que Americo Matavele faz parte da lista. Tenho lido os artigos dele no jornal Noticias. Antes da publicacao da lista da propaganda clandestina, caracterizada pela diabolizacao dos discursos contrarios ao poder politico, acreditava nele? Como diz Rui Lamarques, pimba!
    10 hrs · Like · 3
  • Livre Pensador Apetece-me narrar uma pequena fabula. Lembro-me uma vez do Samora Machel em pleno IV congresso pedir para votarem uma tese. Pelo braco no ar. Normalmente, era o que se fazia numa organizacao democratica de massas como a FRELIMO, onde, evidentemente, todos os que la estivessem deveriam pensar uniformemente de acordo com os interesses do partido. Mesmo que em privado comunicassem outras sentencas. Acontece que nesse dia alguem se absteve. E o Samora ficou muito furioso: - Sr. Manuel dos Santos por que e que se abstem, quando todos os camaradas estao a favor? Quer ser diferente? Nao acredita na linha do seu partido? Nao acredita em mim? - Esse era o ponto essencial afinal de contas. Manuel dos Santos manteve-se calado do primeiro ao ultimo minuto. Hoje em dia, em que se fala de voto secreto, socialismo-democratico. E ate ao direito constitucional em nao concordar com os partidos politicos, ha quem veja nisso, a mesma torrente de perigos que Samora viu quando todos eramos pensadores monocromaticos. Ha coisas que nunca mudam. Por mais que lhe acrescentemos mel onde antes estava fel.
    10 hrs · Edited · Like · 3
  • Mablinga Shikhani Hehehehehehe... Talvez algumas embaixadas ou patronato não lhes permita...
    10 hrs · Like · 3
  • Nkuyengany Producoes "umbütty" tony djangoSee Translation
    10 hrs · Like · 3
  • Bayano Valy forma muito problemática de fazer política, mano Américo. por que existem ateus mesmo?
  • Lazaro Mauricio Bamo Uma vez Rui Miguel Lamarques disse que estava ponderar estabelcer requistos para debater com pessoas aqui no Facebook e um deles era ter casa. Neste caso do Américo Matavele, eu diria que seria requsito básico para debater, saber o que defende a pessoa, isto é, uma ideia estruturada de um grupo ou uma individualidade suficientemente equilibrada emocional e racionalmente e não com teses vagas de "defendo Moçambique". Muitos parece que precisam de estimulo para pensar, pensam em função dos actos da Frelimo, a ausência deste os condena a letargia e cegueira dos demais comportamentos politicos dos outros partidos. E a pergunta é que Moçambique é esse pensado em parte? Exclusão? Eu conheço muitos que já superaram essa fase e estão noutros patamares porque ganharam coragem e assumiram as suas posições e convicções, é um direito que temos todos. Esse culto a parcialidade no debate politico leva me a pensar seriamente nos requisitos.
    10 hrs · Like · 6
  • Elidio Cuco Kkkkkkkk, apanhaste bem os gajos. Essas fotos nao mentem. E por serem papagaios de verdade, inventaram a ideia da mao-externa e de falta de sentido patriotico aos criticos do poder para justificar a ma-politica do partido pelo qual quase todos os dias ficam de cocoras a cantar hossanas e aleluias em missas fascistas a ponto de nos diabolizarem apenas porque pensamos diferente deles. Para alem de ateus, meu caro Bayano Valy, tambem existem os agnosticos. Matavele nao sabe!
    10 hrs · Like · 1
  • Nkuyengany Producoes Mano Matavele vhàku Lhêvha hâlênu!
    10 hrs · Like · 1
  • Américo Matavele Eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh... Há muitos pedaços de membros de algumas pessoas ao longo da linha férrea. Mano Bayano Valy, temos que problematizar para o debate. Acho eu. Agora as dores causadas pela verdade, são como o silício: esta escondido, mas causa dores.
  • Antonio Alberto Massango Essa doeu mano! Um deles sou eu, he he he, apartidario da Frel!
    10 hrs · Like · 1
  • Nkuyengany Producoes Matavele fala como escreves no Jornal Noticias faxavôr pah!
    10 hrs · Like · 1
  • Livre Pensador Ha quem goste de falar dos outros, partido do pressuposto do "enfermeiro la da aldeia". O iluminado, que para alem de tratar de pequenas diarreias e vacinacoes sazonais. Tambem escrevia cartas. Lia cartas. Ou mesmo assinava na ausencia do chefe do Posto. E quando alguem perguntava por que o fazia. Estufava o peito e dizia: - Eu sou alfabetizado. Sei ler e escrever. Espero entao que saibam ler o que escreveram no art. 22.
    10 hrs · Edited · Like · 3
  • Bayano Valy mano Américo, não sei da cena das dores. não me interessa saber. para começar não sou médico ou psicólogo para chegar a tal conclusão.

    o que me interessa é apontar que temos uma forma muito problemática de fazer política ntsém. essa visão maniqueísta do mundo é problemática. moçambique é um caledeiscópio onde todas as cores cabem, mesmo os sem-cor
    10 hrs · Edited · Like · 4
  • Elidio Cuco O Lazaro Bamo fala de requisitos basicos para debater no facebook, pelos vistos quer trazer os requisitos do G 40 de que faz parte. Se para debater eh preciso ter casa, como insinuas, deveras mandar importar mais escovas da China, ja que o G 40 controi casas atraves do escovismo liturgico, do lambebotismo esquizofrenico. Para te ver a dancar as dancas do puxa-saquismo, basta assistirmos o Quinta a Noite. Logo testemunhamos que la vai um lambebotas em plena actividade. Vai embora. Nao queremos isso aqui no facebook, porque nao ha listas congeminadas no partido.
    10 hrs · Edited · Like · 3
  • Américo Matavele Mano Livre Pensador, o que tem a ver o artigo 22 com este post. Mano Bayano Valy há uma contradição no seu comentario: diz para todas as cores, e para os sem cor? Não entendo nada de lógica, mas há algo que não soa. Mas estou de acordo.
    10 hrs · Like · 1
  • Armando Nenane Elidio Cuco, isso acontece no Quinta a Noite? Yuh
    10 hrs · Like · 1
  • Bayano Valy há cores que o olho humano não capta. o espectro é vasto, começando do infra ao ultra-violeta. esses sem-cor (entenda a metáfora) andam aí mesmo, mano Americo
    10 hrs · Like · 1
  • Luis Filipe Nhachote Desde que me filiei ao PAHUMO, só tenho como preocupação número UM o adquirir em abundância bacias, baldes, jarras, para o armazenamento de lágrimas que bastem, apôs o anúncio dos resultados eleitorais. Lá a malta só está preparada, para chorar, chorar, chorar. Pois desde que concluímos que anunciar publicamente a sua convicção, pode ser fatal. Melhor mesmo é militar e assumir o PAHUMO, um partido onde a irmã Filomena Mutoropa se prepara para a defesa da sua tese em doutoramento em chorar.
    10 hrs · Like · 10
  • Bayano Valy hehehe choros filoménicos, Nhachote
    9 hrs · Like · 2
  • Manuel Viriato Ja pensou que essas pessoas temem represálias dos que dizem que" quem não é da Frelimo problema é dele". Eu acho que os camaradas perderam o norte e agora estão a deriva com medo do que terão de fazer para ganhar as eleições...
    9 hrs · Edited · Like · 2
  • Lazaro Mauricio Bamo Caro Elidio Cuco não irei me alongar consigo por motivos de elegância. Ao menos se me conhecesse iria considerar alongar a conversa. Já agora o senhor sabe ler? Tenho imensas dúvidas e apesar de ser professor de formação irei abdicar do meu juramento porque não tenho Marcos para ordenar o seu pensamento que se revela um conjunto de palavras desordenadas. Não me alongarei com um ilustre anónimo que não fosse o Facebook não passaria disso mesmo não é por acaso a foto de perfil que ostenta. Passar bem. PS: Não sou produto do FB.
    9 hrs · Edited · Like · 1
  • Luis Filipe Nhachote Bayano Valy, Vi a entrada no dicionário urbano.
    9 hrs · Like · 2
  • Bayano Valy só vi a minha tia filó uma vez quando da recepção do triste fundo e nunca mais. afinal está a comprar baldes e quejandos? kakaka
  • Luis Filipe Nhachote Há quem me garanta que uma piscina de quintal e plásticas (as vezes se podem encontrar no game) foi importada para a sessão de choro colectivo, pôs anuncio dos resultados eleitorais. Será uma piscina, onde as lágrimas decorrentes das canções da fraude, poderiam ser a ementa necessária para o chá dos amnésicos. Serão prantos e ranger de dentes. É aí onde entra a piscina...
    9 hrs · Like · 5
  • Armando Nenane A elegancia do G 40 eh de facto uma comedia. Acreditas Elidio Cuco que vao introduzir requistos daquela lista para nos tambem aqui no Facebook? De facto, se nao fosse o Facebook estavamos mesmo tramados. O Facebook eh a salvacao dos judeus contra o nazismo!
    9 hrs · Like · 1
  • Mercia Cornelia Mondlane Com ou sem vitoria, Eu confio em Dhlakama.
    9 hrs · Like · 3
  • Luis Filipe Nhachote Mercia, confie mais nos seus miolos. É mais seguro...
    9 hrs · Like · 7
  • Lazaro Mauricio Bamo Armando Nenane você só tem coragem para falar do tal de G40 e não das pessoas que realmente frustraram seus planos. Diz o que você defende e vamos debater.
  • Armando Nenane E isso te chateia, caro Lazaro Bamo?
  • Lazaro Mauricio Bamo Nem tão pouco me preocupa mas é triste ver um jovem que no lugar de escrever Figo, prefere destilar ódio por um tal de G40. Enfim não volto mais a si mas a pessoas que estão a debater. Sorry Américo Matavele e os demais.
    9 hrs · Like · 3
  • Milton Chissano o voto (que e' o mais importante ) e' secreto .
    9 hrs · Like · 3
  • Américo Matavele Lazaro Mauricio Bamo, you're well come. Eu ignoro certas coisas em prol da sanidade mental.
    9 hrs · Like · 1
  • Armando Nenane Estao identificados. Abracos!
  • Luis Filipe Nhachote Vou agora me recolher para a sessão de gargalhas. Chorar sempre, não é de todo saudável. E imagine-se chegar a outubro sem lágrimas, as poucas que sejam, e você estar privado de chorar, pelo que te apoquenta, porque não podes ser visto a chorar. Rir e chorar é a primordial solução para a tragicomedia colectiva, da mesquinhez institucional , do caos aplaudido. Dizia o poeta: " tropeçamos na luz, o silêncio, cúmplice, era duro e envolvíamos a todos. E nos éramos jovens, em estado de plena entrega total. Tínhamos lido Ezra Pound, Frantz Kafka, Hezra Pound, Ernest Hemingway, Tolstoi, Victor Hugo, quando eles, elas, recém saídos das matas, cheiravam o pó das armas..."
    9 hrs · Like · 1
  • Chazia Chassafari Afinal ser membro do G40 é deselegante? E quando desfilavam de TVs em TVs a falarem coisas que só vocês conseguiam decifrar o que pensavam? Ainda vão ficar frustrados, pois, uns foram premiados e outros ainda a gerir espetactivas no intuito de um dia vir a ser premiado. IMAGINEM O VOSSO DESTINO SE DHL, o bandido, sanguinário, como o vosso grupo o qualificava, GANHAR AS ELEIÇÕES DE 15 DE OUTUBRO!
    9 hrs · Like · 1
  • Américo Matavele O que vai acontecer?
    9 hrs · Like · 1
  • Luis Filipe Nhachote Américo Matavele uma pequena história e a título meramente ilustrativo: nas ultimas eleições gerais, eu estava ali em Joanesburgo e o meu voto, tinha que ser "especial", (jornalista comicionado) isto é, porque essa voto era "extra" nas listas e quejados, seria metido num envolve e mandado a parte para Maputo. Comecei a pensar, naquela típica desconfiança, voto e vão abrir isto pelo caminho, e vão informar as estruturas do partido que botei ao contrário. Indaguei-os sobre os graus de confidecialdade do meu voto e as respostas eram evasivas... O fim é só imaginares, comecei a chorar e acabei no PAHUMO
    9 hrs · Edited · Like · 4
  • Chazia Chassafari O mesmo que o vosso grupo (G40) fez para com ele!
    8 hrs · Like · 1
  • Luis Filipe Nhachote Chazia, crie o seu grupo. Deixa o G40. Eu já criei o meu. Simples quanto isso.
  • Egidio Vaz Américo Matavele o teu desejo deveria ser ter todos estes do seu lado. E o facto de achares que eles estão envergonhados em se revelar deveria ser motivo de encorajamento para o seu trabalho
    8 hrs · Like · 4
  • Antonio A. S. Kawaria Penso que essa mensagem foi mais para os teus camaradas fingidos, mano Américo Matavele.
    8 hrs · Like · 1
  • Chazia Chassafari Tks pela dica Nhachote mas eu não preciso de ter ou estar num grupo, pois, o meu grupo é a minha consciência. Uma coisa é certa: a guerra que ceifou vidas humanas inocentes na zona centro do país teve como "INSTIGADORES" esses nossos irmãos "do G40" armados de expert em ciência política, vulgarmente apelidados de analista política. E a experiência provou o contrário e se este grupo é nocivo a um convívio são da sociedade deve ser combatido!
    8 hrs · Like · 1
  • Jany Mula Este post pretende insinuar que as pessoas não têm a liberdade de não serem militantes ou simpatizantes de partidos? Esse pensamento ´e esquisito na democracia
    8 hrs · Like · 2
  • Livre Pensador O art. 22 Américo Matavele diz que em campanha eleitoral nao pode ser imposto qualquer limite aos principios politicos, economicos, sociais e culturais. Ou seja, se uma boa parte dos que se dizem apartidarios, mas vao votar, o fizerem de acordo com estes principios, quem esta na linha ferrea a parar o comboio es tu. Porque se assim nao for, pouco te restara para comecares a duvidar da necessidade do VOTO SECRETO. Visto quem e da FRELIMO, tem de votar FRELIMO. Da RENAMO idem. E MDM idem em aspas. Ou seja, o principio de livre escolha assegurado pela CRM esta a ser posto em causa por ti. Quem diria...
    8 hrs · Like · 3

Sem comentários: