domingo, 7 de setembro de 2014

Afonso Dhlakama regressa

Afonso Dhlakama regressa(video)

Ouvir com webReader

Comments

1
Umbhalane said in reply to Monangambê...
Caro Senhor,
Muito bem dito/escrito.
Irrefutável.
Salvo erro, a nova Constituição de Moçambique foi imposta pela RENAMO, na sequência da Guerra de Democratização, ou Guerra Civil, terminada em 1992.
O Papel da resistência do Povo Moçambicano, através da sua vanguarda, o seu braço armado, a RENAMO, é HISTÓRICO e insofismável, indiscutível, evidente, incontestável,…

Pergunta, questiona, duvida, analisa, vê mais melhor.
PENSA BEM, pensa junto comigo.
É BOM ACORDAR DE VEZ.
Fungulani pyadidi maso muwone – abram bem os olhos para verem (bem).
É PRECISO REFLECTIR.
VAMOS REFLECTIR AINDA MAIS MELHOR.
O INIMIGO JÁ ESTÁ CONCRETAMENTE BEM DEFINIDO, E IDENTIFICADO.
"O povo deve lembrar-se sempre do seu inimigo"
Ife tensene tinadzmanga FIRlimo
NÓS todos vamos correr com a FIRlimo.
Na luta do povo ninguém se cansa.
E sempre a dizer sem cansar,
Fungula masso iué (abram os olhos).
A LUTA É CONTÍNUA
2
Umbhalane said in reply to Francisco Moises...
Francisco Moises
"As mudanças foram
do tipo soviético
em que individuos podiam passar,
mas tudo se fazia para assegurar os interesses supremos do partido
e dos individuos detentores do poder. "
Assertivo - muito claro.
Quem lê o MPT em Moçambique da FIRlimo, ainda, são os que possuem net, uma minoria no contexto geral do país.
É bom não se pensar que são estupidamente estúpidos.
É bom não menosprezar as pessoas.
Mesmo os cabritos, os vassalos, escravos formatados da frelimo/FIRlimo sabem dissecar uma afirmação oca, sem sentido, sem lógica, sem congruência.
Há Pretos com qualidade em Moçambique - em Inhambane, Quelimane, e muitos outros sítios.
E sabem distinguir quem é sério, ou não, nas suas premissas, ainda que contrário aos seus ideais.
Há "gente" que não se enxerga.
O Povo está já “fungulado”.
Pergunta, questiona, duvida, analisa, vê mais melhor.
PENSA BEM, pensa junto comigo.
É BOM ACORDAR DE VEZ.
Fungulani pyadidi maso muwone – abram bem os olhos para verem (bem).
É PRECISO REFLECTIR.
VAMOS REFLECTIR AINDA MAIS MELHOR.
O INIMIGO JÁ ESTÁ CONCRETAMENTE BEM DEFINIDO, E IDENTIFICADO.
"O povo deve lembrar-se sempre do seu inimigo"
Ife tensene tinadzmanga FIRlimo
NÓS todos vamos correr com a FIRlimo.
Na luta do povo ninguém se cansa.
E sempre a dizer sem cansar,
Fungula masso iué (abram os olhos).
A LUTA É CONTÍNUA
3
Monangambê said...

Muitos moçambicanos deram a sua vida, sacrificaram-se em nome do ideal da democracia anunciado pela Renamo.
Quer queiramos, quer não, a Renamo lutou pelo estabelecimento de um sistema democrático em Moçambique enquanto a Frelimo defendia o oposto. Subestimar esta realidade é ignorância. Distorcê-la junto de governos estrangeiros é falta de patriotismo.
A rejeição de um líder político cabe ao eleitorado. A sua permanência no poder depende da Constituição.
A nova Constituição de Moçambique é clara: os presidentes ocupam dois mandatos apenas
4
Francisco Moises said in reply to rui mingas...

"Critica-se a Frelimo (é justo que assim seja)mas a actual Renamo e o Afonso nao sao a soluçao de Moçambique...A Renamo deveria ser o "farol" da democracia em Moçambique! -- rui mingas.
É uma das melhores frases que tenha ouvido por muito tempo. É o que eu sempre disse na minha maneira nao tao lucida como a sua. O certo é que nao basta falar da democracia para se ser democrata. Devia se falar da democracia ao mesmo tempo que se pratica a democracia. O estilo de homem forte ou lider unico de Afonso Dhlakama prejudicou a Renamo de tal forma que ela ja nao tem um ponto de saida para praticar a verdadeira democracia e para poder se levantar e diser bem alto que a Renamo é uma democracia.
Infelizmente, a Renamo esta tao coxa que ninguem nela ousa falar da mudança de liderança como sendo um aspecto da democracia. Todos eles, aqueles em redor do Dhlakama, cantam o nome do galo. Infelizmente tambem, nao posso de boa consciencia dizer a quem quer que seja que a Renamo esta para a democracia.
Falando com um membro do meu governo alguns anos atras, eu disse-lhe exactamente o que tenho sempre dito que a Frelimo é uma tirania e a Renamo nao representa a democracia. Nao é nenhum farl de democracia.
Se o Dhlakama esta no poder por 35 anos agora, isto é uma questao da Renamo. So que nao deviam exportar esta politica de liderança vitalia para a naçao moçambicana que no meu entender gostaria de ver o seu pais governado por principios dinamicos com mudança genuina de lideres com um dos aspectos e nao estagnado com os mesmos individuos dia apos dia, anos apos anos, décadas apos décadas and ad infinitum.
"Reparem de que durante a liderança do Afonso na Renamo,a Frelimo teve 4 ideres...Senhores,deveria ser o contrario!" -- rui mingas.
Nao sei se isto é um louvor a Frelimo ou uma mera observaçao da importancia de mudar lideres. Duma ou doutra maneira as tais mudanças da Frelimo nao representaram nenhuma evoluçao dinamica e democratica.
Machel morreu e nao vejo como é que ele teria deixado o poder. Ele morreu com o poder e pelo poder.
Chissano nao largou o poder de boa vontade. Fez o que podia para estar no poder, tendo se memso durante a sua dinastia falado de mudar a constituiçao que foi escrita no seu tempo para permiti-lo uma terceira volta "legal." As criticas foram crescendo até que ele se viu obrigado a retrair e a ceder o poder a Guebuza que veio ao timao da governaçao duma maneira organisada e destinada a assegurar os interesses superiores dos dententores do poder na Frelimo e a hegemonia regional na liderança da Frelimo.
Enquanto que Chissano era "liberal" ou manhoso e eu podia até falar com ele a convite dele, mas nao quiz fazê-lo, Guebuza é um homem duro dedicado a principios que sempre nortearam a Frelimo. Depois dele aceder ao poder, viu-se que em pouco tempo ele começou a desfazer as pequenas mudanças que Chissano tinha feito e reintroduziu a partidarisaçao sistematica da Frelimo em todos os sectores chaves e nao chaves da vida moçambicana de tal modo que se alguem nao é da Frelimo, é mesmo melhor esquecer que possa ter um lugar de destaque e de chefia.
E ele nao fez nada para implementar o acordado em Roma para a paz no pais e isto veio a prduzir os efeitos que produziu com a quebra instantanea da paz que vimos reposta alguns dias atras entre Guebuza e Dhlakama.
Filipe Nyussi. A eleiçao deste individuo para suceder a Guebuza foi aclamada como um grnade exercicio de democracia na Frelimo. Aquilo nao passa de propaganda. Nao foi tao livre como o camarada Guebuza disse. Quase que todos que concorreram para a liderança da Frelimo era homens duros e da fila historica da Frelimo. Os lideres da Frelimo nao tinham nenhum desejo de se cortarem o nariz para se desfazerem a cara.
Nao vejo bem como é que o Nyussi que ja disse que encaminhara o pais na via traçada por Guebuza sera diferente e querera prejudicar os interesses dos dententores do poder na Frelimo e da Frelimo.
Se rui mingas queria louvar tais mudanças da Frelimo como uma demonstraçao da democracia, penso que o seu pensamento foi mal colocado. As mudanças foram do tipo soviético em que individuos podiam passar, mas tudo se fazia para assegurar os interesses supremos do partido e dos individuos detentores do poder.
5
Monangambê said in reply to Monangambê...
queria dizer, o que não tem sido apanágio do partido no poder em Moçambique.
E acrescento: nem do partido no poder em Moçambique, nem do partido do senhor Rui Migas que julgo ser o MPLA.
6
Monangambê said in reply to rui mingas...
Lula da Silva também concorreu mais de uma vez. Acho que foram 4. Qual é a crise? No fim o que conta é o voto do povo depositado e contado de forma transparente, o que tem sido apanágio do partido no poder em Moçambique.
7
Gwenjere Jr. said in reply to rui mingas...
Embora seja/use truque velho de provocações, jamais será como Vinho do Porto...
Também falar como papagaio é falta de norte.
8
rui mingas said in reply to Francisco Moises...
Pela quinta vez consecutiva,o Dhlakama é o candidato da Renamo...Mas,que democrata é este?...E,aonde é que se viu de que um lider dum Partido Politico que se auto-indentifca como um democrata,esteja ele a liderar o partido por mais de 33 anos??!!!!...E porque é que a foto do Afonso nas campanhas de eleiçoes de 2014 é a mesma a dos anos passados??!!!
Reparem de que durante a liderança do Afonso na Renamo,a Frelimo teve 4 lideres...Senhores,deveria ser o contrario!
Critica-se a Frelimo (é justo que assim seja)mas a actual Renamo e o Afonso nao sao a soluçao de Moçambique...A Renamo deveria ser o "farol" da democracia em Moçambique!
Que continuem com os abusos e insultos,mas nao fiquem espantados quando ninguem "se atreve" a fazer publicidade de empresas neste dito "blog" de MPT...A verdade doi!
9
Ismael Maumane said...
O regresso do dirigente da Renamo a Maputo tem significados múltiplos. Um, que a reconciliação entre moçambicanos é possível. Outro, que a paz deve estar acima de tudo quando estão em causa os supremos interesses nacionais e dos cidadãos.
O regresso do dirigente da Renamo serve igulamente para desmontar equívocos e imagens deturpadas do Moçambique de hoje. Estamos em 2014 e não em em 1975. E já em 1992, com a assinatura do Acordo de Paz, tudo também era diferente de 1975.
Houve muitos que regressaram. E saíram e voltaram a entrar, sem serem incomodados pelas ideias que defendiam ou pelos ideais que professavam. Entre outros, ocorre-me o regresso de Boaventura Kwaira Lemane, um antigo estudante do Instituto de Moçambique e adeversário da FRELIMO. Ele veio dos Estados Unidos onde vivia e trabalhava, e reconheceu que tudo era diferente dos anos de 1968 na Tanzania.
Lemane reconheceu ainda que se devia louvar o papel de Sua Excelência o Presidente Joaquim Chissano por ter optado pelo diálogo e encontrar o caminho que conduziu à paz no nosso país.

Lemane enalteceu o papel da FRELIMO por ter demonstrado maturidade e responsabilidade perante Moçambique e África, e por ter dado um enorme contributo para uma nova ordem mundial com a assinatura do Acordo de Roma.

Não se pode ignorar o testemunho de Boa Lemane. Um testemunho que ele fez questão de transmitir à direcção do Estado moçambicano.
10
Francisco Moises said in reply to Marvin...
Kudos to Marvin! Tive que ir em linha para os dicionarios de English-Português para ver se esta palavra "kudo" do antigo grego muito usada em english para aclamar pessoas que sao bem sucedidas em coisas que fazem ou dizem se utilisa em português. Encontrei palavras "gloria" e "fama" em português como correspondendo a kudos.
Portanto, gloria! ou fama! à Marvin por este seu comentario tao curto e ao mesmo tempo tao rico. Seria bom estarmos aqui neste MPT para encorajarmos as pessoas para estarem aqui mesmo se nao gostamos daquilo que dizem. Podemos argumentar com elas e nao insultar ou fazer zombarias ou ironisaçoes.
Certos de nos estariamos tristes e miseraveis se fossemos a causa que forçaria outros abandonar este tao rico espaço de livre expressao que nao se encontra em nenhuma outra parte, seja em Portugal ou em Moçambique.
Oiço uma outra voz que me diz que estou errado e que o espaço mais livre que haja nao é o MPT mas o Diario popular de Maputo "Noticias" e a pravda "Jornal Domingo."
Kudos tambem a MPT! Gloria a MPT.
11
Marvin said in reply to Umbhalane...
senhor Umbhalane, este é um dos comentários muito rico em palavras, correcto até posso dizer chegou de me arrepiar! muito bom, exacto.......
continue nem todos estamos aqui para desmoralizar ourtros.
Abraços e um bom fim de Semana
12
Francisco Moises said in reply to Umbhalane...
Se ha alguma coisa que gostei na consideraçao que aqui teceu é aquela de ser duro e duro mesmo depois de ter vivido na carne a opressao da pata da Frelimo como eu tambem a vivi. Lembro-me que voce tanto como eu temos sido vitimas de ataques, vilificaçoes, zombarias e meros insultos neste blog. Dai que eu proprio nao duvidei e nao duvido desencadear meus proprios ataques contra aqueles que pensam que este blog esta para atacar aqueles que nao gostam daquilo que eles gostam.
A melhor defesa é ataque ou contra-ataque, mas somente contra eles que se autorgam o direito de fazer ataques pessoais e se envolver no luxo de zombarias. E tais sao pouquissimos. A maioria dos comentadores sao boa gente que discutem ideias e opinioes e dos quais aprendemos muita coisa.
Entendo tambem que por ter sido chamado todo o tipo de nomes neste blog, esteja bem endurecido como tambem estou visto que somos independentes e temos o direito de sermos respeitados. Quem nao nos respeitam nao devem esperar ser respeitados por nos.
Obviamente, voce faz os seus comentarios sem atacar e mencionar quem seja que seja e em geral duma maneira neutra e tecendo consideraçoes sobre factos historicos.
Dou-lhe razao em quase tudo, mas diria eu tambem que os outros tenham o direito as suas ideias e as suas opinioes e que as exprimam, se quizerem e sem se preocuparem se outros gostam ou nao gostam delas ou nao as façam com referencias abusivas direitas e indireitas contra os outros comentaristas.
E assim cada um de nos tera o prazer de estar neste blog. Ninguem deve ser obrigado a sair deste blog por causa de zombarias e ridiculisaçoes. Isto constituiria a violaçao dos direitos humanos de outras pessoas.
13
Umbhalane said in reply to Francisco Moises...
Francisco Moises
“ Obviamente, seria melhor se as pessoas argumentassem os factos e opinoes em vez de se embuirem no exercicio futil de caracterisaçao de abusos contra leitores e comentaristas cujas ideias nao gostam, o que infelizmente pode fazer com que outros desencadeem uma onda de contra-insultos.”

NÃO DEITO PÉROLAS A PORCOS.

Faz muitos anos, já vão mais de 6, que quase diariamente AQUI venho escrever, debater, trocar ideias, COMBATER.
AQUI fui chamado de TUDO – TUDO mesmo.
NUNCA ENGANEI NINGUÉM.
Sempre tive um rumo certo, sempre soube o que queria, sempre estive ciente das minhas certezas.
Muitos, mas mesmo muitos, abriram os olhos, e hoje sabem concretamente quem é o INIMIGO, definido como a Frelimo/FIRlimo.
A Frelimo NUNCA me enganou – NUNCA.
Vivi e posso testemunhar – vivi e conheci a pata opressora da Frelimo.
Conheço a sua natureza, os seus métodos, os seus fins.
O tempo, esse sábio, veio dar-me razão – o tempo é o mestre superior.
Os factos aí estão à vista de todos – escarrapachados na realidade dos acontecimentos.
SEI, sempre soube qual é a ÚNICA linguagem que a Frelimo entende.
Tem que se falar a linguagem deles também, ainda com mais força.
Muitos duvidavam, e apegavam-se a ideias veiculadas e propagandeadas pelos órgãos de informação detidos e sustentados à custa do Povo pelo poder ilegal, ilegítimo e totalitário da frelimo.
Com o apoio descarado e cínico do tal de ocidente, e sua franja mais retrógrada de capitalismo selvagem.
Roubaram, esbulharam, delapidaram, massacraram,… o Povo Moçambicano, Moçambique.
A bem da verdade não podemos esquecer outros parceiros da Frelimo – URSS/Rússia, RPChina, e vários outros.
De 1974 a 2014 já lá vão 40 anos de servidão – agora com fome aguda generalizada, pobreza absolutamente absoluta, ignorância como marca, doenças,…, uma “vida” infernizada.
40 anos.
Sempre, mas sempre mantive o rumo – luta contra a ditadura totalitária da Frelimo.
Felizmente não dependo financeiramente de ninguém – sou, de facto, livre.
Não tenho patrões, não preciso de emprego, nunca me vendi, nem estou à venda.
A educação, a polidez, delicadeza, civilidade, cortesia, lisura, elevação, urbanidade, gentileza,…, usa-as com quem acho que tem direito a isso, e merece.
E isso não depende das ideias de cada um, ou do modo como as expressa – isso é irrelevante – o tempo e o Povo serão juízes para isso.
Mas…detesto desonestidade, mercenarismo, molecagem, baixeza, oportunismo, má-formação, vira-ventos, inconsequentes, tipos que têm a mania que são gente, e que se julgam mais que outros.
Merecem TODO o meu desprezo absoluto.
Escrevo/falo a única linguagem que merecem, quando resolvo registar.
“NÃO DOU PÉROLAS A PORCOS”
Cumprimentos.

Pergunta, questiona, duvida, analisa, vê mais melhor.
PENSA BEM, pensa junto comigo.
É BOM ACORDAR DE VEZ.
Fungulani pyadidi maso muwone – abram bem os olhos para verem (bem).
É PRECISO REFLECTIR.
VAMOS REFLECTIR AINDA MAIS MELHOR.
O INIMIGO JÁ ESTÁ CONCRETAMENTE BEM DEFINIDO, E IDENTIFICADO.
"O povo deve lembrar-se sempre do seu inimigo"
Ife tensene tinadzmanga FIRlimo
NÓS todos vamos correr com a FIRlimo.
Na luta do povo ninguém se cansa.
E sempre a dizer sem cansar,
Fungula masso iué (abram os olhos).
A LUTA É CONTÍNUA
14
Francisco Moises said in reply to Robert Martins ...
Num espirito muito voltaireano, eu nao tenho que gostaria do que o senhor diz para o tolerar. A tolerancia de ideias divergentes é o que nos garantaria a liberdade. Continue portanto o senhor a manter as suas posiçoes quanto a Frelimo e a Dhlakama e a Renamo por mais amargas que elas sejam para mim ou para outros.
Eu serei o garante da sua liberdade sem que as suas ideias me agradem.
Obviamente, seria melhor se as pessoas argumentassem os factos e opinoes em vez de se embuirem no exercicio futil de caracterisaçao de abusos contra leitores e comentaristas cujas ideias nao gostam, o que infelizmente pode fazer com que outros desencadeem uma onda de contra-insultos.
15
Robert Martins said in reply to Umbhalane...
........Quando nao têm argumentos sérios e honestos,caluniam e insultam....Nao é por acaso de que tantos e tantos moçambicanos abandonaram este blog!!!!!
16
Umbhalane said in reply to Umbhalane...
As QUIZUMBAS ululam, choram, gemem, ganem, uivam, “riem”,…
e pululam, abundam, multiplicam-se, desdobram-se, são demais,…
e não desdenham, não estranham, cadáveres humanos também, que desenterram dos cemitérios.
Assim mesmo é quizumba que lhes conhecemos já bem demais.
QUIZUMBISMO é o oportunismo de querer aproveitar comer à custa dos matados.
Por isso, porcauso, QUIZUMBA quando está perto dos TERRORISTAS fala mal da RENAMO;
quando fica junto da RENAMO, fala já mal dos TERRORISTAS.
Maneira de quizumba é assim mesmo – voa, mas não é passarinho.

Pergunta, questiona, duvida, analisa, vê mais melhor.
PENSA BEM, pensa junto comigo.
É BOM ACORDAR DE VEZ.
Fungulani pyadidi maso muwone – abram bem os olhos para verem (bem).
É PRECISO REFLECTIR.
VAMOS REFLECTIR AINDA MAIS MELHOR.
O INIMIGO JÁ ESTÁ CONCRETAMENTE BEM DEFINIDO, E IDENTIFICADO.
"O povo deve lembrar-se sempre do seu inimigo"
Ife tensene tinadzmanga FIRlimo
NÓS todos vamos correr com a FIRlimo.
Na luta do povo ninguém se cansa.
E sempre a dizer sem cansar,
Fungula masso iué (abram os olhos).
A LUTA É CONTÍNUA
17
Kodjaiwamue said in reply to Robert Martins ...
Posso ate tentar lhe ajudar a entender algumas coisas. Na Verdade Afonso Dlhakama não tem casa em Moçambique, a casa a que se refere perto da presidência no maputo e casa protocolar do presidente da Renamo cedida pela cooperação internacional(Provavelmente UE) apos os acordo de Roma em 1992. O Resto das casas nestas províncias que se refere são casas que o partido aluga para acomodar ou alojar o presidente do partido e outros quadros quando estão em serviço para não andarem de hotel em hotel, entendeu?
Cada um dos Moçambicanos tem um desejo para a governação da Nação Mocambicana, pelos vistos para o senhor não quer que seja Dhlakama a dirigir o governo de Moçambique, eu aconselho-lhe a expressar essa vontade no dia 15 de Outubro por via de vota, fica muito mal senhor Martins tentar responder por cerca de 10 milhões de Moçambicanos que deverão ir votar no dia 15/10 incluindo eu.
Despois do dia 15 /10 voltamos a conversar senhor Mantinge
18
Robert Martins said in reply to Mulendo...
Respeitosamente,lhe peço de ser realista:
1.- O Afonso,nunca ganhará as eleiçoes.
2- A Renamo como Partido Politico talvez obterá o maximo de 20 deputados...e a Renamo será o terceiro partido do Pais.
3- Concordo consigo,a capital de Moçambique deveria ser Beira......Se,tudo dependesse do povo Moçambique,o ideal seria de abolir a Renamo e a Frelimo como Partidos Politicos-pois etse ditos Partidos sao formados de oportunistas,lambebotas,ladroes e criminosos....Nao se esqueça de que estes dois ditos partidos sao responsaveis de mais de 2 milhoes de mortes....
19
Mulendo said in reply to Robert Martins ...
mBem!
Vamos pensar no seguinte senario (hipotetico?):
1. Antes das eleicoes ele (Dhlakhama) vai deambulando pelo pais inteiro) a procura de votos tal como os outros (Nhusi e Simango) - nao tem casa fixa;
2. Depois de 15 de Outubro, ele ganhe as eleicoes e venha a ser coroado como presidentente de Mocambique(Democratico);
3. No parlamento mocambicano a Renamo tenha 45% dos asssentos (Deputados);
4. Uma proposta na primeira legislatura/mandato da Renamo onde este propoe/pretende acomodar o desejo do seu lider de transferir a capital de Mocambique para Santunjira-Gorongosa (centro de mocambique) sob argumentos de equilibrio,
e bla...bla...bla...;
5. Na verdade quer fixar residencia permanente em Santunjia "parte incerta". Pois este lugar faz parte de mocambique, e a nossa lei permite.
6. Dhlakhama NAO E general de 5 estrelas mas sim de 4 estrelas (iguais ao do Savimbi).
20
A Vitória é Nossa! said in reply to Robert Martins ...
Robert Licos Martins Ivar, Dhlakama tem de morar em algum sítio, quer esteja em Maputo, Beira, Nampula ou Gorongosa. Arranja outro argumento pois esse é incoerente.
21
Robert Martins said in reply to Francisco Moises...
Essa "brincadeira "de acordos assinados,apertos de maos sao formalidades,formalidades estas, que tambem existeram em 1992 em Roma...
Ouvindo o Dhlakama a falar,nao tenho dúvidas de que ele sofra de sindrome napoleonico e de imensa ingenuidade politica...E,agora aonde é que elevai viver?
-Os Nampulenses,Beirenses,Quelimanenses e Maputenses nao o querem....e acima de tudo,em termos reais o que é que ele obteve da Frelimo ou,"jogou" mais uma vez com a Frelimo???...
Nao acredito na possibilidade de Democarcia em Moçambique com a Frelimo e a Renamo....
-Ninguem respeondeu à minha pergunta,mais uma vez volto a fazê-la:
-Será verdade de que o nosso general de cinco estrelas tem casas em Maputo,Beira,Nampula e Lisboa???...E, se é verdade,nao será este comportamento tipico e identico ao comportamento dos lideres da Frelimo???
-Please give me a break!!!!..."Crooks"...all of them.
22
Francisco Moises said in reply to ZACARIA...
Nao saio do meu covil. Uma publicidade florida nao me engana. Ela faz me rir. Nunca acreditei na possibilidade de democracia com a Frelimo. Outros podem acreditar se quizerem, mas nao venham depois a chorar quando se virem aldrabados e enganados como sempre aconteceu no passado.
23
ZACARIA said...
Boa noite.,
Eu sempre digo que : Mentira com publicidade vira verdade ...
(todo cuidado é pouco)

Saudações Cordiais.,
24
Francisco Moises said in reply to Umbhalane...
umBhalane,
Bom dia! Estive exactamente a procura de palavras para descrever como Dhlakama falou. Na dança da inteligencia curta e desorganisada*, permitam-me o meu senso de humor, nao conseguia obter as palavras que o senhor sem saber que eu precisava delas me trouxe:
"O NOSSO LÍDER falou bem demais"-- umBhalane, 4 setembro 2014.

La esta o problema: Falar bem por demais. É
que os tais "As quizumbas, calcinhas, simiradus, "académicos", "intelectuais", "civilizados", "os que vestem óculos", "morcegos", cabritos, vassalos, oportunistas, infiltrados, desertores, traidores, moleques, ..., (umBhalane, 4 setembro 2014)" mal entenderao como uma fraqueza.
Evo Fernandes, Gwenjere e tantos outros, se pudessem falar, haviam de dizer que a boa vontade pode ser o caminho para a morte certa com a Frelimo.
Fui sempre uma pessoa que me rio de mim proprio, coisa que muitos que tomam as coisas literalmente nao conseguem entender. Se alguem nao consegue se rir de si propria, ela semea o espirito de ditadura e intolerancia e nao pode ver coisas alem dum espirito de seriedade acerrima. Com isto implanta-se o espirito do totalitarismo...
Winston Churchill tipicamente inglês (os ingleses reclamam possuir o monopolio de humor) era um homem que sabia se rir de si mesmo com palavras e as vezes comportamentos infantis. De Gaulle, Roosevelt e Churchill aprenderam que nao podiam humanisar Staline com piadas e a coisa nao caiu bem quando estes três, cada um por sua vez, chamaram Staline "Tio Staline." Staline nao acho graça e zangou-se.
Piada ou nao, ca uma anedota americana: um jornalista americano, falando com Staline em Kremlin, disse ao tirano soviético:
"Na américa ha muita liberdade. Alguem pode ir a Casa Branca insultar o presidente americano e nada de mal lhe acontecera."
Staline: "Tavaresh amerikanski (camarada americano), aqui na Uniao Soviética ha tambem muita liberdade. Qualquer individuo pode vir a Kremlin e insultar o presidente americano como quer e por quanto tempo que quer e nada de mal lhe acontecera."
25
A Vitória é Nossa! said...
O Presidente Dhlakama falou como estadista.
Regressem os senhores vassalos aos respectivos covis.
26
Umbhalane said...
O NOSSO LÍDER falou bem demais.
Falou para o Povo, e o Povo entendeu-lhe bem demais.
As quizumbas, calcinhas, simiradus, "académicos", "intelectuais", "civilizados", "os que vestem óculos", "morcegos", cabritos, vassalos, oportunistas, infiltrados, desertores, traidores, moleques, ...,
esses não lhes precisamos.
RENAMO é POVO, POVO é RENAMO.
O NOSSO LÍDER - Afonso Dhlakama.
Só, mais nada.

Pergunta, questiona, duvida, analisa, vê mais melhor.
PENSA BEM, pensa junto comigo.
É BOM ACORDAR DE VEZ.
Fungulani pyadidi maso muwone – abram bem os olhos para verem (bem).
É PRECISO REFLECTIR.
VAMOS REFLECTIR AINDA MAIS MELHOR.
O INIMIGO JÁ ESTÁ CONCRETAMENTE BEM DEFINIDO, E IDENTIFICADO.
"O povo deve lembrar-se sempre do seu inimigo"
Ife tensene tinadzmanga FIRlimo
NÓS todos vamos correr com a FIRlimo.
Na luta do povo ninguém se cansa.
E sempre a dizer sem cansar,
Fungula masso iué (abram os olhos).
A LUTA É CONTÍNUA
27
Francisco Moises said in reply to Francisco Moises...
Porquê é que Voltaire atacou a filosofia de optimismo do alemao Wolfe que foi tambem aceite pelo catolico inglês Alexander Pope da Ingraterra que ele proprio foi vitima do sistema anti-catolico e demasiadamente protestante inglês?
No "Candide" ou Falar com Franqueza, Voltaire nao menciona os nomes Wolfe ou Alexander Pope. So ridiculisa o pensamento destes dois.
Voltaire nao era religioso como Wolfe e Alexander Pope. Voltaire na verdade descreveu a Biblia como "uma obra de povos primitivos."
Razoes pessoas talvez faziam do Voltaire um pessimista. No Ancien Régime, era antes da revoluçao francesa de 1789, Voltaire tinha sido internado na prisao de Bastille em Paris por duas vezes. Viu-se obrigado a se refugiar na Inglaterra cujo sistema politico ele apreciou e louva numa das suas obras.
Na França, a sua terra, Voltaire vivia sempre as escondidas enquanto escrevendo prodigiosamente.
Voltaire nao via a coisa que se pode chamar como a boa vontade nos seres humanos. Por esta razao, Voltaire era um pessimista por excelencia.
Candide, a sua obra, é uma obra satirica antes de mais nada. Quem quer se rir que leia Candide. Candide, o rapaz alemao com todas as qualidades de franqueza, anda pela Holanda antes de chegar em Portugal caracterisado com todas as suas circunstancias medievais e as suas praticas de sacrificios humanos ou autos-da-fé. Quando alguma coisa nao andava bem, apanhava-se num judeu qualquer para queima-lo vivo para apaziguar a ira de Deus. De Portugal, Candide parte para America do Sul antes de regressar a França e a historia termina algures na Turquia.
Talvez por circunstancias historicas, acho tambem dificil acreditar as pessoas a primeira vista. Deve se ter cuidado. Na minha vida fiquei queimado por acreditar nas pessoas que nao conhecia.
Penso que Dhlakama nao devia ver vasos de flores a nao ser que seja um autentico flemista camuflado com Roberto Martins parece ver. O mistério Dhlakama nunca cessa de intrigar.
28
Francisco Moises said in reply to Robert Martins ...
Voltaire definiu (ridiculisou) a folososia do Optimismo dum filosofo alemao e tambem propelada pelo filosofo inglês Alexander Pope como o crer que tudo caira bem quando a situaçao nao é boa e que tudo esta para o melhor no melhor dos mundos possiveis (In "Candide" por Voltaire).
Escutei Afonso Dhlakama. Ele fala com um optimismo nao voltaireano, mas com um certo grau de triunfalismo e uma visao quase utopica. Uh, devia ter cautela.
Devia ter cuidao e manter-se um pouco reservado. E que com a Frelimo, nunca se sabe. Disto ele sabe.
Todavia, desejo Moçambique o melhor no melhor dos mundos possiveis e boa sorte visto que o povo precisa da paz, que tudo ande bem ou nao. O que Dhlakama idealisa é uma outra coisa.
Desejo lhe tambem boa sorte, embora nao seja o seu apoiante. Nao sou aliado de nenhum politico, mas do povo moçambicano e nao estou na politica moçambicana. Sou simples um observador e comentador.
29
Robert Martins said in reply to Mbewa...
Caro Sr.O Dhlakama é um autentico frelimista..Ja que o Sr.sabe tudo sobre ele,é verdade que ele tem uma casa perto da Presidencia em Maputo,outra no Macuti,na Beira e finalmnete uma outra na rua das flores em Nampula?...Ele,afinal de contas nao é um pobrezinho!!!
30
Mbewa said...
Lendario General Dhlakama, inconfundivel, a Frelimo e seus apaniguados nao aguentou com as cargas da Renamo. Esta de parabens avizinha-se uma nova era em Mocambique.
31
Robert Martins said...
Ps!Correcçao-O inicio do fim duma era
32
Robert Martins said...
Um Outro Frelimista !!!!Graças a Deus,o inicio de uma era se aproxima em Moçambique..Mas,este Frelimista nao está a ver nada

Sem comentários: