quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Era tao bom que o Meu Candidato pudesse participar num Debate Televisivo

Era tao bom que o Meu Candidato pudesse participar num Debate Televisivo.
Os debates televisivos entre os principais candidatos presidenciais têm sido um dos principais atractivos das campanhas presidenciais em muitos países do mundo. Normalmente, os candidatos são indivíduos com elevado sentido de Estado que, divergindo embora radicalmente do outro concorrente, tratam-no no entanto com a dignidade e deferência que um semelhante merece.
Daqui de Mabote onde me encontro, tenho muito mais tempo para ver televisão à noite. Assisto quase que na íntegra os Diários de Campanha da TVM e tenho constatado um facto curioso. Um dos candidatos presidenciais nunca se refere aos seus concorrentes, nem aos seus Partidos. Com sentido de Estado invulgar, expõe com serenidade, com honestidade, as suas opções de governação. Fa-lo sem demagogias, sem populismos e sem promessas irrealizáveis.
Porém, o outro candidato, os militantes do seu e do outro Partido chamam ao primeiro candidato e seus correligionários nomes abaixo de ladrão. Pensando, quiçá, que o termo "comunista" seja um insulto, repetem essa palavra com caras e aspecto de quem pronunciou a mais abjecta invectiva. Esse candidato e os outros adversários não têm sequer qualquer pudor em faltar à verdade (ouvimos, atônitos, o membro sênior do MDM, o doutor Rongoane, a ensinar-nos que Kamba Simango, o conhecido proto-nacionalista moçambicano falecido em Accra, era bisavô de Daviz Simango!!!! Uma enormissima mentira). O tempo que dedicam a expor os seus programas de governação é mínimo, se comparado com aquele que desperdiçam e vilipendiar o primeiro candidato e os seus correligionários.
Será que poderia ser considerado um acto responsável que o Partido do primeiro candidato o deixasse ir a um debate televisivo com tais adversários político? E permitir que, depois de ele haver exposto com equanimidade, com serenidade, o seu pensamento político, receba dos outros participantes do "debate" respostas esclarecidas como "basta, seu corrupto!"' "Essa barriga grande é dinheiro roubado" (como se eles fossem magros), "estamos cansados de ser roubados", podendo acontecer que quem faz esta última interjeccao tenha, no seu parque, um número invulgar de viaturas? Nao seria de esperar que, para proteger a dignidade ameaçada do primeiro candidato, o seu Partido vetasse a sua participação num tão (previsivelmente) esclarecido, inteligente e barulhento debate?
Veja-se que há um candidato que nao entrou ainda na liça! Mas, conhecendo o seu rico vocabulário político de campanha anteriores, teríamos poucas duvidas de sugerir que, com a sua participação, o tal ambicionado debate ganharia muito em substância e em qualidade!
Era tão bom que o meu Candidato pudesse participar num debate normal!
· ·
  • Bayano Valy estás a sonhar muito. a não ser que a frelimo tenha mudado a sua política com relação aos debates, isso não vai acontecer.
    seria muito bom. talvez aí pudesse saber o que pensa o tal candidato porque até aqui, só os membros é que conseguem ver a tal coerência.
    4 hrs · Like · 1
  • Guilherme Paulo Zavane Nao sei mais na minha percepção os outros candidatos nao se rebaixariam tanto assim ate o ponto de usarem essas expressões proferidas no texto
    4 hrs · Like · 1
  • Egidio Matsinhe Nunca estive claro em relacao a figura que deve promover estes debates na Tv que sao no meu entender muito importantes para conhecermos os candidatos que querem nos governar e o que realmente querem nos governar. Ficavamos todos a ganhar assistindo a capacidade de apresentacao de um programa e de defende lo com factos em deterimento de sonhos irrealizaveis de aventureiros politicos que polulam nas telas nas nossas televisoes.
    4 hrs · Like · 3
  • Osvaldo Faquir Pois. Seria óptimo porque através da campanha não se consegue descobrir qual é a agenda da oposição. Dos insultos já estamos cansados. Até o meu filho de 4 anos é corrupto porque canta Nyusi. Haja paciência!
    4 hrs · Unlike · 7
  • Joanguete Celestino Já é tempo de cada um dos candidatos nos mostrar as suas idéias num debate televisivo em directo.
    4 hrs · Like · 5
  • Mebanze Joao vamos ao debate televisivo
    4 hrs · Like · 1
  • Paul Fauvet Lembro-me que, em 1999, TVM queria organizar um debate entre Joaquim Chissano e Afonso Dhlakama, Chissano aceitou prontamente e Dhlakama rejeitou.
    4 hrs · Like · 6
  • Renildo Braz Gabriel Muthisse, estaa a prestar assessoria mahala ao segundo candidato!!? "Era tao bom que todos os candidatos pudessem participar num debate televisivo".
    4 hrs · Like · 1
  • Inacio Chire Minha sugestão é que se fizessem debates temáticos. Evitaria "os desvios" de que Gabriel Muthisse faz referência e seria "muito mais esclarecedor" e útil. Bayano Valy acredito que Muthisse possa influenciar a ida de seu candidato a tais debates.
    4 hrs · Like · 3
  • Elidio Cuco Ja eh tempo dos nossos candidato mudar sua forma de fazer campanha, ja que se fala muito de mudanca, seria bom que os tres candidato podessem discutir os seus projectos de governacao em directo na tv, com linhas abertas, porque todos ideias devem ser ouvidas.
    4 hrs · Like · 4
  • Manuel J. P. Sumbana Acho que em qualquer debate há regras pré-estabelecidas a que os debatentes aderem. E as perguntas podem ser recolhidas com antecedência. E as audiências podem ser também seleccionadas e por convite...
    4 hrs · Like · 1
  • Eduardo Chichava Uma coisa é debate e outra, bem diferente, é andar aos insultos a coberto de debate. Essa é a prática em muitas dos civilizados. A nossa realidade é outra. Para que acompanha os diários de campanha (TVM e STV) sabe do que estou a falar. Fazer campanha é expor as suas ideias de governação e não andar aos insultos e maldizeres ao adversário. Que venha o debate, mas sem insultos.
    4 hrs · Like · 3
  • Gabriel Muthisse Bayano Valy, percebeste os meus receios?
    4 hrs · Like · 1
  • Manuel J. P. Sumbana Penso que durante as autárquicas houve sugestões de debates. Não me lembro quantos mas parece que em alguns os candidatos gazetaram à última hora...
  • Gabriel Muthisse Guilherme Paulo Zavane, como poderia saber que eles nao se rebaixariam? Portam-se com dignidade de Estado no resto da campanha?
    4 hrs · Like · 3
  • Elidio Cuco Estamos a construir um pais em que a diabolizacao do outro esta se torna normal, nao apenas por parte dos actores politicos, mas tambem dos nossos fazedores de opiniao. por isso tens todo razao Eduardo Chichava.
  • Bayano Valy claro que percebi. mas duvido que alguém pudesse "insultar" a dignidade do teu candidato. até porque quem insultasse, sofreria a incúria popular. acho essa uma desculpa polida.

    ps: noto que usas muita percepção selectiva. conheço o candidato que todos os dias fala dos que nos querem dividir, que são tribalistas, etc. portanto, não é verdade que não fala dos outros.
    4 hrs · Like · 2
  • Manuel Amaral Concordo plenamente com Camarada Chefe e Dr Muthisse...
  • Eduardo Chichava Agora veio me à memória o debate televisivo entre os candidatos ao município da matola. O Ronguane não deixava os outros falarem. É possível ter debate assim?
    4 hrs · Like · 1
  • Miloca Sandramo Seria interessante...Se os outros partidos e os seus candidatos fossem maduros o suficiente e entendessem o q se pretende c o debate...pelo q vejo na tv desde q iníciou a campanha principalmente em NPL (pautaram por insultar ou melhor atribuir adjectivos ofensivos aos camaradas

    Deixar claro q a minha observação n tem haver c o facto d ter cartão vermelho. Mas sim, por aquilo q venho acompanhando.

    Em principio os partidos e os seus candidatos devem expôr os seus manifesto eleitoral em vez d falar d pessoas q estam no poder ...ou tem barriga ou n tem...( A barriga d este ou daquele n pode ser preucupação d um candidato a Presidência d Republica...deixem esse assunto ser preucupação p esposa) SE FOR

    Por isso, camarada Gabriel Muthisse, n sei s daria certo...
  • Manuel J. P. Sumbana O que é que é boa ideia Miloca Sandramo?
  • Manuel J. P. Sumbana Eu não percebi. O Gabriel Muthisse não é a favor do debate?
  • Joao Salvador Delfin Juma ensinen-nos vos como mais velhos nao so em idade mas sim em convivencia politica, a ser mas claros nos vossos futuros programas de governacao pra o amanha " visao@missao" bem haja um debate saudavel e construtivo ao bem da nacao e suas geracoes vindoiras.
  • Gito Vaz Na minha percepcao, uma coisa e um debate televisivo equilibrado, o sentido de que dignidade dos candidatos, outra coisa seria uma imitacao grotesca de um debate onde, de facto alguns dos painelistas, nem para oradores de barraca merecem distincao. Concordo plenamento com o vosso ponto de vista.
  • Gabriel Muthisse Essa é sua opinião Bayano Valy. Acha que o Partido que apoiou nas autárquicas faz uma campanha com civismo! E que tendo aquela atitude que vemos regularmente na campanha, isso valorizaria o debate. Eu penso o contrário. E se nao tem uma atitude que eu considero aceitável no dia a dia, nao tenho como supor que teria uma atitude diferente no tal dialogo.
  • Gabriel Muthisse Nao tenho como ser a favor do debate com discurso tão atípico que vejo na oposição. Quando me aperceber que ser oposição nao ee denegrir o outro, ee ter opções de desenvolvimento diferentes, serei a favor, Manuel J. P. Sumbana.
    3 hrs · Like · 2
  • Gabriel Muthisse Ademais, existe aquilo que ee BOM SENSO numa campanha. E, para mim, Manuel J. P. Sumbana, BOM SENSO, ou seja, SENSO COMUM, ee uma regra incontornável. E do mais elementar bom senso respeitar um candidato e um Partido que pode ser poder. Acusações gratuitas, insultos e gritos ee tudo menos respeito.
    3 hrs · Like · 2
  • Hélder Dos Santos Majorntakarikwa Era muito importante haver esses debates televisivos,radiofonicos,mas muitas das vezes os proprios moderadores são muito tendenciosos isto provocando mau estar durante alguns debates.mas há um facto atomar em conta,os candidatos não si podem si olhar como inimigos,nem avalista dos seu projectos de governação.temos problemas de transportes urbanos terester,aéreo,ferro portuaria,maritimo,em qui o Dr.MUTHISSE É DIRIGENTE.será que temos solução avista?ou já fiz chegar ao seu candidato?
  • Bayano Valy pois é a minha, Gabriel.
    agora, um: posso mostrar casos de falta de civismo do partido frelimo. pelo que, nem deve ser por aí. seria triste se pensasses que por causa do comportamento de um membro o líder desse partido assim se comportasse.
    conforme
    disse, essa é uma desculpa esfarrapada para se furtar ao debate.
    dois, não sei de que atitudes falas. isso tu é que sabes.
    três, o argumento que apresentas para que o candidato se furte ao debate é falacioso.
    3 hrs · Like · 1
  • Henoch Jemusse Sugeria que esse DEBATE fosse em Directo em todas televisoes, com os seguintes Jornalistas:

    Jeremias Langa;

    Simiao Ponguane; e
    Bordila Muhala.
  • Nhecuta Phambany Khossa Sobre Kamba Simango, referenciado no post e que Rongwane falou tanto dele, importa lembrar que o Governo Moçambicano o reconheceu como nacionalista e o eternizou com a atribuição do seu nome a uma rua da cidade de Maputo (em zona nobre) que parte da avenida kwame nkrumah até ao HCM. Por isso, não colhe o argumento do ilustre Dr. Rongwane quando acusa o Governo de nada ter feito para o reconhecimento daquele nacionalista moçambicano.
  • Evaristo Macauzee Macauzee O debate, esse sim seria bem vindo! Ontem falei disto com alguém aqui na rede social. Gostaria de ouvir e ver estes nossos candidatos a defenderem com a+b às suas candidaturas!!! Engana se aquele que pensa que o A sairia melhor que o B ou C... O que está faltando pra que isso aconteça???
  • Gabriel Muthisse Pois, Nhecuta Phambany Khossa. Algumas pessoas que nao lêem e que, ao que parece, só recentemente tomaram conhecimento da existência desta importante personagem, apressaram-se a ACUSAR que "o regime" havia escamoteado a sua existência por ser "do centro". Quando vários livros e a toponímia moçambicana a ele se referem. Um dos mais completos testemunhos biográficos sobre Kamba Simango foi dado por Pascoal Mocumbi.
    3 hrs · Like · 2
  • Manuel J. P. Sumbana Gabriel Muthisse, só posso discordar de si nesse aspecto. Os organizadores (painel) e os candidatos podem acordar nos moldes de debate. Os candidatos até podem acordar na composiçâo do painel e vetar os elementos da audiéncia. Nâo vejo risco de falta de civismo nisso. E esta seria uma boa oportunidade para todos ouvirmos em simultáneo os candidatos principalmente se este for difundido pela rádiao.
  • Roberto Tonissai Na minha opinião acho que aqui ha um grande desafio de provarmos todos aqueles que duvidavam que os moçambicanos nao tinham capacidades de resolver o recente conflito. Somos chamados todos a mostra a nossa Unidade Nacional. Mostramos que podemos ir para mais além no mesmo barco. .. Sul, Centro e Norte=Moçambique. Indo ao assunto do debate, acho que já é tempo de implementação, ja passam cerca de 5 eleições o que significa possuir maturidade suficiente para que promovamos esse tipo de democracia. .. o candidato que nao adereir o povo sabera julga-lo porque ja tem maturidade suficiente para tal. Viva Unidade Nacional e viva a Paz....
  • Jeremias Mondlane concordo consigo Dr Muthisse, ao que deixa transparecer 'e de um debate de ideias onde o cerne das questoes se prendem com a vida futura de um povo. este que tem uma visao do hoje e do amanha, e nao a vida das pessoas. e o que mais me incomoda, sao intelectuais que mais injuriosos se afiguram, lamentavel, mas me acomoda a ideia de so se circunscreverem a circulos de pequena dimensao. eu tenho estdo a aprender que se alguem segue insistentemente em contramao, o remedio, ou antidoto 'e a razao que esta mesma pessoa se recusa ver.
  • Helder Hugo Concordo com todos os posicionamentos aqui arrolados e respeito-os. Apenas lamentar o posicionamento do meu compatriota Osvaldo Faquir, se o filho assim se dirige para pessoas que mal conheci entao reflete a fraqueza de Senhor Osvaldo Faquir como encarregado e educador porque isso que o seu filho faz e falta de respeito. Por favor eduque o seu filho para melhor se dirigir a pessoas mas velhas e de quem ele nada sabe. Passar bem.
  • Osvaldo Faquir Hélder Hugo,
    Não vejo falta de educação no meu filho. Ele só canta Nyusi porque eventualmente se identifica com ele. Mas quem sou eu para entrar na cabeça do Hélder e descobrir o que acha má educação? Eu também canto Nyusi, mas não sou corrupto porque
    faço isso. O que disse, e o Hélder Hugo não percebeu, é que o debate seria interessante para exporem as suas ideias e não andarmos aí aos insultos. Nem vejo corruptos como a oposição vê. Ou o Hugo também vê! Contudo respeito a sua belíssima e grandiosa opinião a meu respeito. Passar bem?
  • Assiaty Doaa Há uma coisa que temos que cultivar aqui em Moçambique, que é liberdade de escolha e liberdade de emitir opinião sem insultar e ofender os outros. muitos de nós enchemos a boca para nos referirmos a democracia mas no final do dia não sabemos exercer, de facto um debate na tv era ideal, mas tinhamos que rever a nossa forma de fazer a campanha eleitoral. NB não sou corrupto/a ou lambebota. estou a emitir minha opinião...
  • Cremildo Da Silva Madeira Tenho assistido este tipo de debate nos outros paises. No meu ponto de vista, vejo que, ainda nao estamos preparados para encarrar com normalidade este tipo de debate, porem, futuramente podera ser aplicada gradualmente.
  • Roque Loforte Quanto a um eventual debate televisivo com participacao dos 3 Candidatos Presidenciais, subscrevo a opiniao do MUTHISSE. Um eventual debate a tal nivel poderia desaguar numa troca de PALAVROES indesejaveis e desnecessarios, e que seriam certamente pronunciados pelos 2 Concorrentes Presidenciais que nao teem nenhum Programa Quinquenal de Governacao Credivel a propor aos Eleitores....E muito menos um BALANCO DE REALIZACOES DOS ULTIMOS 20 Anos a Apresentar ao Povo de Mocambique, RLoforte
  • Komba Ntukulu Até porque concordaria com o debate. Mas receio o comportamento de mdm e do seu candidato que tem sido de ataque e insultos ao Partido no poder. Isso vem desde k surgiu este movimento de família...E acho que pela sua história e capacidade o Candidato da FRELIMO Jacinto Nyusi tem tudo pra fazer um debate frutífero que irá encomodar aos outros, que optarão pela ridicularidade que sempre mostraram ao longo da sua curta história. ....
  • Gabriel Muthisse Manuel J. P. Sumbana, só podemos concordar em discordar. Quem insulta por convicção ao longo da campanha, quem faz acusações absurdas ao longo da campanha mostra que não tem argumentos políticos convincentes. Nao iria arranja-los no debate televisivo. O que se iria fazer se os tais candidatos persistissem nessa sua "estratégia" absurda e pirrica de campanha? Expulsa-los do painel? Se eu mandasse, nao permitiria que o meu Candidato fosse "debater" com semelhantes adversários. Devem dar provas de civismo e decência antes. Para merecerem essa confiança.
  • Manuel J. P. Sumbana Bom. Penso que só podemos discordar mesmo. Não me passa pela cabeça que algo do género possa acontecer num debate. Penso que está a pensar num comício.

Sem comentários: