sábado, 24 de agosto de 2019

O meu amigo Suazi pode não saber, mas ele foi vencedor neste processo que terminou.




Amosse Macamo
Ontem às 13:34 ·



O meu amigo Suazi pode não saber, mas ele foi vencedor neste processo que terminou. Pode não ter terminado segundo as suas expectativas mas isso não o pode impedir de ver a parte mais importante do processo: que dentre muitos ele figurou como um dos prováveis.

Essa possibilidade indicia que ele é confiável, íntegro e capaz. Poderiam então perguntar porque não passou sendo capaz? E responderia isto de forma simples: que não foi ele quem pediu para ser indicado. Que o que sucedeu não depende dele, que competia a outros a decisão.


Ora, não pode, nem deve, ser o facto de ter sido escolhido outra pessoa, igualmente de comprovada competência, que pode reduzir as suas capacidades, afinal, ele não foi a um concurso, mas a um processo de escolhas e neste processo, há muitos elementos objectivos mas também subjectivos a ter em conta.

E é sobre isto que chamo atenção: não podendo controlar os factos, ele não se pode condenar, não se pode achar incapaz, não pode pensar que não é confiável, deverá sim, celebrar, porque dentre muitos, figurou, reitero, como um dos prováveis.

E não é fácil isto... é obra e indicia também que outros voos, outros horizontes outras possibilidades lhe esperam e, se não chegarem... deverá lembrar que há coisas que não dependem de nós, que não temos controlo sobre as mesmas... mas numa fogueira, num futuro com netos, bisnetos, ficará a lembrança de que um dia figurou como um dos prováveis dentre milhares ....que é um vencedor.

Parabéns ao Suazi e que continue se cultivando e continue a jogar muito futebol para que esteja sempre apto fisicamente....




84Tu, Traquinho da Conceição, Egidio Vaz e 81 outras pessoas

16 comentários

Gosto


Gosto

Adoro

Riso

Surpresa

Tristeza

Ira
ComentarPartilhar

Comentários


Toninho Tembe O professor Elísio Macamo já chamou atenção ao faz de esse ser um dos grandes problemas dos camaradas, sempre a espera de ser indicados, não se voluntáriam para nada. Sempre diz "eu aceitaria se o partido me indicasse", não há iniciativas próprias, e o chumbaco - com direito a cala a boca - do Mendes e Samito - os dois com iniciativa própria - mostra isso. Mas Ops fazer mais como é a tal da disciplina partidária que obriga os membros a seguirem ordens superiores
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)


Carlos Eduardo Mussanhane Ele conhece a Frelimo e nela ele nasceu e está a crescer, sabe que os processos tem várias linhas e neste caso a missão foi dado ao Cda Albano Macie para representação da Frelimo.
Suazi meu irmão tu és vencedor e a indicação faz de ti um quadro pronto e preparado. Firme mano tu és Frelimo
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)


Gabriela Das Neves Santos Será que faltou postura publica tambem?
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)


Benjamim Nhumaio Ao tio Seth, foi-lhe reconhecido o devido mérito ao ser indicado para membro do CC cooptado pelo partido Frelimo, mas à última hora, o partido analisou a sua importância, neste preciso momento, no trabalho que está a ser desenvolvido no Conselho Autárquico da Matola, onde encabeça dossiers sensíveis. Prefiro analisar o assunto neste prisma!
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)


Hélia Natasha Jeremias Machel Bem dito o camarada Suazi é um vencedor de tantos militantes que a FRELIMO tem o seu nome foi colocado na mesa . Não foi desta mas és um quadro e tantos pelo menos não és que nem essa tua irmanzinha que ninguém conhece 😂😂💦
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)


Zito Do Rosário Ossumane Uma leitura sua sobre o Rosário, e a sua decisão de afastar-se da direcção do INE , gostava de ler. Lucidez faz falta no FB
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)


Juvêncio Boa, Amosse Macamo.
Só uma correcçãozinha, se me permitires.
"... figurou como um dos prováveis dentre MILHÕES...", e não apenas milhares.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 23 h


Roberto Isaias Análise perfeita. Parabéns Amosse.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 22 h


Da Cruz O mesmo raciocionio aplica se a Dr Frangoulis. 🔝 analise.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 20 h
· Editado(s)


Amelina Jose Nhachungue Mais uma vantagem do processo: conhecer os verdadeiros amigos. Está mesmo de parabéns.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 18 h


Luís Loforte Convenhamos, Amosse, ninguém gostaria de pasar por aquilo que o homem passou, ainda que almeje figurar "...como um dos prováveis.". Em bom "timing", podia-se ter poupado o embaraço. Lembro-me assim de um amigo meu, o Gonzaga, que foi vice-ministro o tempo de apenas pestanejar!
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 18 h
· Editado(s)


Amosse Macamo Mais Velho percebo o seu ponto. nao posso pedir ao meu amigo para que nao sinta a dor que deve estar a sentir. por isso que o empurro para uma outra forma de ver os factos.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 16 h

Luís Loforte Amosse Macamo, claro que podes, mais ainda por seres amigo dele. Mas, caramba, podia-se-lhe ter evitado o embaraço, e até a dor. Política é terrível, mano!
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 h
· Editado(s)

Escreve uma resposta...







Nuno Langa Sim sim, grande vencedor...assim como o Sporting de Nampula, que desceu de divisão o é. Importante é participar neh?! Se atrás do "Dr" ou do "camarada" esta um homem, com emoções, aspirações, etc, não interessa, o importante é que figoriou o nome dele entre milhies.

Gostei dessa forma de ve-lo como um vencedor, quem sabe, ele use o post para consolar a familia...boa👏👏👏
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 17 h


Paulo Franco Zucula Mas doi sabe...
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 17 h


Nayo Macamo Concordo primo Macamo contudo, penso que o Suazi não merecia tamanha humilhação. Ser tirado bife da boca ninguém gosta. Mas de que é um jurista com enorme potencial e que augura outros voos disso não há dúvidas!
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 14 h








Escreve um comentário...










Julião João Cumbane
6 h ·



O capim que pretende crescer mais que outro...


Rosário Fernandes (na imagem), Presidente demissionário do Instituto Nacional de Estatística (INE) e antigo Presidente da Autoridade Tributária de Moçambique (ATM), parece ser "o capim que cresce mais que outro", parafraseando Filipe Nyusi, Presidente da República de Moçambique.


Este concidadão na imagem NUNCA foi essa pessoa que se diz por aí de boca cheia que é: íntegro. É falso. Ele não é diferente de Joaquim Chissano ou de Armando Guebuza, em termos de práticas na gestão da coisa pública. Não é, pois, por acaso que o Fernandes mereceu sempre confiança e se destacou quando Chissano e Guebuza estiveram no poder. Ele COMPROU a confiança tanto de um quanto do outro, com fundos públicos. Portanto, são todos malandros e meio.

No dia que o Gabinete de Combate à Corrupção (GCC) tiver coragem e entender investigar as práticas destes concidadãos enquanto gestores públicos, vai descobrir que eles sempre usaram indevidamente fundos públicos e aliciaram outros para fazerem o mesmo, precisamente para se defenderem. Isto é, eles instituíram a corrupção em Moçambique, para não serem os únicos maus para o povo deste País. Arrastaram todo o sistema para as malhas da corrupção, precisamente para poderem ficar endinheirados. E já estão, porque o povo, passivamente, deu-lhes oportunidade para isso. Foi uma fase da nossa História colectiva. Fazer mais como?

Agora, fica PIOR quando se fazem passar por campim mais alto, insultando a inteligência de todo um povo honesto, humilde e trabalhador. Isso, pelo menos eu, não vou continuar a aceitar e tolerar, enquanto estiver vivo e activo. Basta!

Rosário Fernandes guia-se por NENHUM princípio melhor que de NINGUÉM em Moçambique. Ele não é íntegro coisíssima nenhuma; comprou integridade com dinheiros públicos. Não nos conte mais estórias de carochinha!

Há muitos moçambicanos capazes de dirigir o INE nuito melhor que este concidadão habituado a práticas nocivas de gestão da coisa pública. Ele que se demita sem lamúrias, para dar lugar a esses outros moçambicanos capazes e melhores que ele. Filipe Nyusi não lhe deve os "favores" que certamente lhe devem Joaquim Chissano, Armando Guebuza e Companhia Lda.

E vós jornalistas preguiçosos, sem noção de brio profissional, parai de entulhar as nossas mentes com lamúrias de um CAPIM RUÍM que pretende agigantar-se no nosso seio!

Eu disse.

Palavra d'onra!




38Julião Arnaldo, Munguambe Nietzsche e 36 outras pessoas

48 comentários2 partilhas

GostoComentarPartilhar

Comentários


Ruth Alfandiga Opah
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 6 h


Wa Ka Nhabanga Nada mau quando consigo ser melhor pessoa que ontem.
5
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 6 h


Osman Richgang Uma raridade no sistema de Governação Moçambicano;

Uma prova de que mesmo que saco de batata apresente-se maioritariamente deteriorado, há batatas sãs, úteis e com nutrientes necessários para o organismo do povo.

Excelentíssimo Rosário Fernandes; o seu exemplo de exímia, comprometimento com verdade, a sua integridade e verticalidade, inspira-nos a continuidade na luta contra a ridículo encapado de Excelentes, que infectam a convivência social Moçambicana e, deixa a certeza de que o capim é que compõe a mata e não a mata que compõe o capim.

Votos de continuidade e coragem na abstinência pelas florestas insana mente povoadas.

Parabéns Rosário Fernandes.
Hélder Mendonça
14
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 6 h


Wilson Profirio Nicaquela Assim para Prof. A pessoa mais íntegra é o Presidente Nyusi? Desconfio o mesmo exercício do lado do Prof, usar conhecimento científico que dispõe para comprar a confiança partidária e do Presidente Nyusi. Quais as razões? É que Prof sempre dispara para antigos gestores e nunca faz aos em exercício. Espero que não me mande portar-me bem no seu mural. Cada um compra confiança com o que tem.
PS: Eu sou apoiante de Nyusi (pela criatividade e ideologia ) e fã de R.Fenandes.
17
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 6 h
· Editado(s)


Mauro Jorge Julião João Cumbane respeito as suas opiniões...sobre Rosário Fernandes ...o senhor está divagar...Rosário Fernandes é um dos poucos gestores públicos íntegros neste país...Vai a AT saber um pouco sobre senhor
6
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 6 h


Nelson Haji Julião João Cumbane sintetizando o seu Texto: Rosário Fernando é Falso, Corrupto, e meio malandro como Chissano e Guebuza. Quem me garante que amanhã dirás o mesmo sobre o nosso PR quando terminar o segundo mandato? Minha opinião, Mondlane, Samora e Chissano, Guebuza e Nyusi, é o mesmo ideial, e unidos fazemos desenvolver. O resto tratamos em Casa. E com ou sem Rosário a fila anda, viva o Presidente Nyusi.
5
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 6 h


Julião João Cumbane Nelson Haji, eis uma resposta:
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2321776607940345&id=100003240858235
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h
· Editado(s)

Magacebe Majacunene Nelson Haji „Cremos que a guerra é um mal, mesmo quando é uma necessidade, mas sabemos que há para os povos outros males maiores, porque os há que excedem a morte e a miséria - são a sua desonra e aniquilamento.“
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 3 h

Júlio Massango Seria de todo útil indicar-se casos concretos em que o visado tenha participado em actos de corrupção porque publicamente nunca ouvi de lado algum.
Ele aparece capim alto devido ao censo de Gaza que na óptica dos serviços que dirigia, a província vive um cenário de 2040. Para o contrapor, devia haver um cruzamento independente de dados CNE/INE aliás o presidente da República, alto magistrado da nação, devia optar por governar com base em dados concretos e não por insinuações porque o capim alto, pode, um dia cobrir-lhe em todos os cantos e este, por sua vez, preferir ser dirigido por um outro capim melhor.
Quem dos dois, presidente e demissionário sai chamuscado na fotografia?
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 5 h


Julião João Cumbane Júlio Massango, quem não gosta dos sinais de mudança positiva em curso, que se aparte. Acaso sabes por que Rosário Fernandes fui tirado da AT? É porque ele usava a instituição para proveito duma pequena elite política, e depois empolava os números de arrecadação de receitas sem o devido questionamento por quem o deveria questionar. Chamas "integridade" a isso?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h
· Editado(s)

Marciano R. Dos Diches Prof, porque isso não foi publicado na hora e só agora?
"Tio, licine lingu bwetega"
5
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h

Único Filho Não existe um sere melhor que o outro, existem atitudes melhores que atitudes e ideias melhor que ideias.

Este senhor não se deixa manipular, se deixou-se no passado como se pretende mostrar, hoje se arrepende perante Deus e seus compatriotas e mostra atitudes de um homem integro e temente a Deus pautando com um postura que todo servidor público devia respeitando as normas previstas no estatuto geral dos funcionários e agentes do estado.
4
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 5 h


Julião João Cumbane Único Filho, ele não se deixa manipular; toma a dianteira e manipula. É assim que ele opera. Chamas isso "integridade"?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h

Pedro Armando Sitole Paduana Prof. Custa nos iniciar com.exemplo de todos os males do Rosário? O que está fazendo é fofoca da grossa que, pelo que tenho lido nos seus posts, combate e bem nestas plataformas.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 34 min

Pedro Armando Sitole Paduana Dizia, ilucidar
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 34 min

Escreve uma resposta...







Silvia Tchucana Eshi o importante é ter saude
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 5 h


João Pedro Muianga Tudo que escreveu, qualquer um que sabe escrever podia fazê-lo.
Meu amigo e respeitado professor devia sustentar com factos concretos para derrubar as nossas convicções em relação ao Rosário Fernandes.
Bom dia e bom final de semana!
5
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 5 h


Julião João Cumbane João Pedro Muianga, pede ao Gabinete de Combate à corrupção para investigar o assunto! ...
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 5 h

Paula Furtado Aprendi que não se deve levar em consideração tudo que se escreve nas redes sociais sem antes mostrar a veracidade do que foi escrito.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 5 h


Julião João Cumbane Paula Furtado, eu faço NADA à toa!
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 5 h

Escreve uma resposta...







Raposo Andrade O melhor é mesmo ler e ponto final.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 5 h


Julião João Cumbane Raposo Andrade, ler e APRENDER!
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 5 h


Escreve uma resposta...







Néulio Naftal Mbulo Iria pedir ao prof Julião João Julião João Cumbane que faça a lista dos gestores públicos" falsos e corruptos" para que das próximas vezes não fiquemos surpresos com os seus posts que ainda poderão vir, digo isto por uma justa razão! Ora se vejamos todos aqueles que estão no poder o prof defende - os com unhas e garras mas basta o poder lhes fugir já são isto e aquilo! Não quero dizer que ele seja íntegro pois não tenho prova, mas na verdade quando vejo a sua linhagem de ideias desde os mais falados "predadores da economia nacional" com as chamadas dívidas ocultas acho justo que assim proceda!
13
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 5 h


Julião João Cumbane Pedido recusado.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 5 h

Mandla Sibambo Viva o Rosario Fernandes rendo com o trabalho de dele principalmente na AT
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h


Julião João Cumbane Mandla Sibambo, sabes pouco dos actos do RF na AT. Eu também não sabia, até recentemente! Portanto, tens razão de assumies a postura que assumes perante ele.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h

Nkulu Wa Munu Portanto, Guebuza, Chissano e Fernandes, de acordo com o que escreveste, são malandros e meio?!

E depois alguém diz que não há liberdade de expressão neste país 😂
8
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h


Arsenio Constantino É desses "imbecis" que eu falava no meu texto. Estes gajos vão destruir o país, juro! 😅 😅 😅 😅
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 43 min

Gracio Abdula Meu caro amigo JJC exorto que sejas mais incisivo suportando tudo aquilo que afirmas categoricamente. Não podes nem deves escrever coisas sobre Rosario Fernandes sem apresentar provas. Os teus seguidores merecem posts que demonstrem a seriedade e rigor que caracterizam um Professor Doutor do teu gabarito!
Já li muitos comentários de pessoas que trabalharam com o Rosário Fernandes e dizem dele o contrário do que tu insinuas!
Sabes que sou frontal e nunca me curvei perante corruptos, arrogantes, maus gestores, falsos representantes do Povo, lesa pátrias e lambebotas! Por isso deves ser rigoroso sustentando o que escreves com provas.
Eu conheço parte da família do Rosário Fernandes e só tenho dizer bem pois são gente íntegra e com princípios.
Depois do teu post remeto-me ao silêncio até que apresentes provas ou factos que confirmem o que afirmas. Faz isso por favor, pois se é verdade aquilo que escreves eu serei o primeiro a estar contigo!
Abraço fraterno!
8
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h


Julião João Cumbane Gracio Abdula, este mural não pretende ser um órgão de informação, mas sim um espaço de debate de ideias sobre eventos do nosso quotidiano. Ocorre que o Rosário Fernandes era pessoa admirada por mim também, até eu saber o que fiquei a saber de fontes que eu reputo idóneas. Não vou expor NUNCA as minhas fontes, sob que pretexto for. Mas é um facto que pode ser provado que o Rosário Fernandes usou o esquema de comprometer as lideranças com "doações" arbitrárias para merecer a "confiança" deles. Isso é "bom princípio"? A Autoridade Tributária tinha contas secretas onde eram depositados valores que certos "camaradas" iam levantar mensalmente. Queres provas disso aqui?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h
· Editado(s)

Gracio Abdula Julião João Cumbane por ser um mural de debate de ideias não pode nem deve ser lugar de afirmações gratuitas sem rigor. É sim muito grave se na qualidade de Presidente da AT ele permitiu essa vergonha que o nosso Estado instituiu de drenar dinheiros para fins impróprios e até indignos
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h

Julião João Cumbane Gracio Abdula, eu não faço afirmações gratuitas. Assumo o risco de dizer o que muitos temem dizer publicamente, razão para não haver as mudanças que todos gostaríamos de ver ocorrerem no nosso País. Enquanto na AT, RF fazia doações arbitrárias. Isso conferiu-lhe ganhar uma ascendência relativamente à liderança do Governo e do Estado. Ninguém quer falar disso hoje, porque ele fez muitos comerem nessa base. Portanto, ele construiu uma cortina de ferro constituída pela elite política do tempo, para se proteger... Não gosto que nos façam de burros nosoutros!
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h

Gito Katawala Julião João Cumbane
Ele assinou cheques né?

A propósito, haverá alguma ideia de quanto foi usado na infraestrutura logística lá da escola da Matola?

😛😜
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 33 min


Escreve uma resposta...







Samuel Badaga #Lapidar o ouro até a última quinzena! Ainda bem que a salvação é individual.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h


Paulo Franco Zucula O olhos de águia tem bolas no lugar que se dane o outrem....
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h


Nicolau Vaz Com todo respeito e consideração que tenho por ti, e pelas suas postagens;

Lí toda explanação sua com esperança de poder ver algum argumento coerente e com provas claras, porém infelizmente nada do que eu esperava encontrei.
Amigo, é sabido por todos que todo mundo comete erros e alguns mais graves, mas quando um começa a fazer diferente dos demais até colocar o seu emprego e sua vida em risco para mostrar integridade e respeito pelas causas políticas, sociais e governamentais, esse sim merece o nosso respeito e nossa consideração.

Não sei o que ele teve que fazer para ganhar consideração no mandato dos ex's Presidentes (Joaquim Alberto Chissano e Armando Emílio Guebuza), mas hoje sei que está a fazer muito para que os Moçambicanos não sejam enganados, e hoje isso vale muito, pois são poucos hoje que estão no poder que podem ter a mesma atitude que ele.

Então amigo enquanto não nos provar ou trazer argumentos plausíveis que incriminam o Senhor em causa, eu vou considerar a sua postagem como ANÁTEMA ou FAKE NEWS!

Espero por uma postagem mais sábia que esta!

Nicolau Vaz
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h


Magacebe Majacunene Nicolau Vaz
Infeliz povo se, confundindo promessas vãs com realidades, vier a convencer-se um dia de que o trabalho é sinal de servidão e a desordem atmosfera saudável de vida.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h

Julião João Cumbane Nicolau Vaz, não estou preocupado com quem escolhe viver ignorante.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h

Ray Nassone Se não é integro, é esperto o suficiente para fazer um povo acreditar que é de facto integro. Por isso meus parabéns ele sim sabe fazer política.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h


Julião João Cumbane Ray Nassone, finalmente um comentário algo lúcido, não sendo sátira! Sim, o ilustre "íntegro" tentou ser esperto. Só que esperteza não é inteligência.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 3 h

Mateus Mateus Jr. Se ele pensar em processar os que lhe acusam nas redes sociais será que os postantes terão provas suficientes para se defenderem?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 3 h


Julião João Cumbane Mateus Mateus Jr., vai lá aconselhar-lhe para agir como pensas ou sugeres!
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 3 h

Berta Matavel Mahumane Yuh!
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 h

Yaqub Sibindy Este é o problema daqueles compatriotas que ainda alimentam esperança de levar a Frelimo para uma educação melhor por via das críticas construtivas!

Concertar os erros do processo de governação da Frelimo ao longo dos 40 anos de governação, é igual a um eng de Construção que por tanto gostar e estimar um edifício que faz parte da história da sua vida, pretende remendá-lo com obras de restauração que por sinal vai lhe sair mais caro e nenhuma das obras de restauro vão lhe garantir uma durabilidade efectiva!

O PIMO, tem vindo a exortar à todos actores políticos dentro ou fora das filiações políticas para não perder tempo em concorrer nos peitos eleitorais, esperando por um ganho de expressão democrática para efectuar uma oposição construtiva à Frelimo, na esperança de ver este grande partido como um servidor público para governar Moçambique fora do sistema actual de oportunismo e corrupção institucionalizada!

A única opção para devolver aos moçambicanos uma genuína higiene de governação livre de indícios de corrupção, passa por organizar um projecto político para oferecer aos moçambicanos uma nova era da MUDANÇA GOVERNAMENTAL, planificando à partir das novas estatísticas um novo modelo de partilha das riquezas e recursos entre o Cidadão comum e o Estado, através da FAMÍLIA como pólo de desenvolvimento da agricultura organizado em pequenas empresas de 10 hectares para cada família!

Numa economia, cujas potencialidades estão viradas para promoção da Economia Doméstica, a agricultura familiar, por exemplo os 36.000.000 de hectares das terras férteis, até agora já mapeadas na estatística nacional se forem divididas por volta das 3.600.000 de famílias, base mínima da estatística dos agregados familiares que compõem a nossa densidade populacional, podemos assegurar que cada família, caberia receber no mínimo uma porção 10 hectares de terras aráveis, donde o Estado ou qualquer outro parceiro privado vai equipar aquelas parcelas com infraestruturas, garantindo assim, o fornecimento de água e energia a título permanente para a prática de 3 campanhas agrícolas por ano!

Teríamos no mínimo planificado a entrada no mercado tributário de Moçambique uma nova lote de contribuintes numa estimativa de 3.600.000 de pequenas empresas que vão pagar o imposto, assim aumentando o pacote orçamental do Estado!

Essa é uma das razões que o PIMO e o seu líder, descartam a estratégia de concorrer ao poder com partidos políticos dispersos sem a institucionalização de políticas públicas na Constituição da República, a fim de criar uma nova hierarquia do Poder em Moçambique, donde deve haver separação nítida dos poderes :
a) geridos por Estado;
b) geridos pelo Governo e,
c) geridos pelo partido político governamental!

Essa planificação NOVO MOÇAMBIQUE vai colocar ponto final a era das dores de cabeça da ciências de corrupção, instalada sistematicamente por Chissano, Guebuza e Nyusi, como forma de desorganizar à transparência da gestão do bem público, criando assim a incapacidade do cidadão fiscalizar a governação, onde os políticos eleitos aproveitam a mesma desorganização por si alimentada para roubar ou traficar influências políticos-governamentais, do poder dentro e fora de Moçambique. Espalhando dívidas calotes para financiar às sua empresas privadas!

Com à Frelimo no Poder ou mesmo substituindo a Frelimo com os partidos derivados à sua DNA da corrupção, jamais Moçambique, alcançará uma economia limpa e livre de corrupção!
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 h
· Editado(s)


Maitu Buanango Caro Yaqub Sibindy, o assunto Mariano Nhongo, como é que ficou? Com o fôlego que apresenta, creio que ainda sobra um pouco para falar dessa "agenda". Pela amabilidade, agradeço, atempadamente.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 30 min

Berta Matavel Mahumane Hih, wena Cumbane? Eu ate preferia k se fizesse o que se fez em hikussa hiii, hambi mina vataku nihivile! Porque nao se encontra formas de se resolver porque se for por apontar dedo hah nao vai ficar ninguem dos... o tempo era de abocanhar nem é e ja se descobriu cria se uma estrategia e muda se a pagina! Porque hi Juliao wa Xanisseca!
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 h


Maitu Buanango Não lhe vou "atirar pedras", caro Julião João Cumbane, pois, também, por muito tempo acreditei na integridade da antiga Embaixadora de Angola. Único elemento de avaliação era a sua postura pública. Chegou até a ser chamada de "dama-de-ferro"...de ferro mesmo era uma ova.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 26 min
· Editado(s)


Sandro Issufo O Rosário Fernandes é dos poucos homens íntegros deste País, uma espécie rara e em extinção por cá.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 20 min









Escreve um comentário...










Homer Wolf
16 h ·



ROSÁRIO BOM 🆚 ROSÁRIO MAU

Mas estes nossos dirigentes estão 💯% nices mesmo?!...
Como é que, confrontado com a demissão do seu homónimo Rosário Fernandes👍, o PM Carlos Agostinho do Rosário👎 tem a cara de pau de desvalorizar o caso, e considerá-lo pura e simplesmente...um não-assunto?


A postura que assumiu, e o desdém com que (des)tratou o repórter da Stv, das duas uma: ou é sintomático da importancia que os nossos dirigentes dão a valores morais como a honestidade e a verticalidade, ou então é a prova provada de que o demissionário era sim um empecilho para o partido no poder, pelas razões que todos conhecemos.
O PM que fingisse um mínimo de preocupação que fosse, dando uma outra resposta menos esfarrapada, ou então, na pior das hipóteses, que se remetesse ao silêncio, já que em boca fechada 😯 não entra 🐝...

Isto sim, é que deveria ser considerado falta de postura pública, ntsém




94Alfredo Macuacua, Munguambe Nietzsche e 92 outras pessoas

45 comentários3 partilhas

GostoComentarPartilhar

Comentários


Emm-du Dulomite Ate podia dizer "EXALTEMOS A PÁTRIA" que soaria melhor
14
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 16 h


Roy Sunshine Desde a vez que ouvi anos atrás a mesma malta a dizer em pleno telejornal que, "os caes ladram e a caravana passa", eu passei a conhece-los melhor! :)
9
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 16 h
· Editado(s)


Mahamad Hanif Mussa Segurou seu pão ao contrário doutro.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 16 h


Rui Paulo Lobão Afonso Gente séria é uma chatice.
6
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 16 h


Nherre Joaquim Ficou sem saber o que dizer para não perder a Postura Pública.
11
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 16 h


Zulficar Mahomed Dirigismo moçambicano no seu auge.
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 16 h


Carlos Graca sofrem todos de descompostura publica.., tsc tsc
7
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 16 h


Eugenio Mabunda Aproveitar para dizer que este é o pior PM que tivemos desde a independência deste País. Sabemos que em Moçambique o Primeiro Ministro tem funções praticamente apagadas. Mas este pior ainda, porque mesmo quando é para aparecer a fazer bonito na imprensa usando aquela demagogia típica dos políticos, nele a incompetência fala mais alto e faz destas. Afinal onde Nhusi foi buscar este gajo?
15
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 16 h
· Editado(s)


Homer Wolf E até que era "bonzinho" antigamente...😕
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 16 h
· Editado(s)

Inacio Joao Tepeia Kikikiki....
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 15 h

Paulo Araujo Homer Wolf nunca foi bonzinho de nada. Conhecemos esse gajo desde altura em que foi governador da Zambezia. Estava muito bem la nas ilhas indonesias como embaixador, ninguém tinha de o aturar. Um gajo que nem sabe cantar "parabens a voce", duvido que cante hino nacional
6
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 12 h

Homer Wolf Paulo , eu tenho uma opinião distinta. Fui bolseiro na Índia e tive oportunidade de interagir com ele, quando embaixador lá: era um homem aberto, solícito e sempre pronto a ouvir/resolver os problemas da comunidade moze ali residente (pelo menos os daquele estado, New Delhi)...
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 7 h
· Editado(s)

Angela Maria Serras Pires Eugenio Mabunda ele é o espelho de quem o lidera
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 7 h

Aurelio Munguambe Pelo menos ele não ficou nervoso como o superior hierarquico dele
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 6 h

Tony Ferreira
Oculta ou denuncia isto
MEDIA1.TENOR.CO



Gosto
· Responder
· 6 h

Tony Ferreira Angela Maria Serras Pires 🚶‍♂️🚶‍♂️🚶‍♂️🚶‍♂️🚶‍♂️
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 6 h

Angela Maria Serras Pires Tony Ferreira obvio , afinal queriam um Pr que insulta , está identificado nas dividas ocultas , é básico e ignorante e nem sabe que leões nao comem maçaroca , como seria o nr 2 ? Hahha
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 6 h

Escreve uma resposta...







Padil Salimo Estou contigo
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 16 h


Mussagi Jamu Espero que o professor teu amigo tenha visto isto é não venha cm aqueis postes de defesa sem nexo
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 16 h


Rui Paulo Lobão Afonso Mussagi Jamu Sem stress. Hoje é sexta. O jantar vai ser longo. Talvez amanhã
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 16 h

Homer Wolf Meu amigo? O senhor Cumbane?☺... Se for ele, só posso dizer que me bloqueou (pela enésima vez)
8
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 16 h

Rui Paulo Lobão Afonso Homer Wolf Isso já é uma relação de amor/ódio
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 16 h

Ricardino Jorge Ricardo Agora já "não se brincam" você e Cumbane?
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 16 h

Zarito Angelo Homer Wolf casa separa/separa e.... Volta
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 15 h
· Editado(s)

Joaquim Manuel Homer Wolf Estas um judas com o meu prof.. meia volta estão juntinhos no bom almoço do Estrela!
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 13 h

Homer Wolf Nada de "almoçaradas": a gente debate(ia) ideias em jejun...☺
Oculta ou denuncia isto


4


Gosto
· Responder
· 7 h

Escreve uma resposta...







Helder Silva Mano, está corja, entendasse, um grupo de viz e desprezíveis, estão em perfeita harmonia.
Para completar o circo só falta chegar o próximo boss do INE e dizer que somos todos uns parvalhões e que, não há margem para dúvida que o STAE está coberto de razão.
Valha me Deus.
6
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 16 h
· Editado(s)


Domus Oikos Todos bandidos. Como é possível a vida de um normal no meio dos anormais?
4
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 16 h


Delto Do Rosario Sitoe ROSÁRIO BOM a honrar muito bem a nossa casta não se vendendo para o sistema e sempre "coerente aos seus princípios" , Rosário mau só decepciona a casta, salvaguardando apenas suas necessidades estomacais tsém.
7
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 16 h


Vaz de Sousa Triste e lamentàvel a forma como respondeu.
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 16 h


Renaldo Reagan Constâncio Simango Esse chefe de 10 casas perdeu a oportunidade de ficar calado. Abriu a boca e nada disse, senão ódio e inveja.
6
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 16 h


Joaquim Sitole O tipo parecia assustado por alguma coisa que só ele é que via.
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 15 h


Sergio Baloi Sergio Concordo
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 14 h


Lobao Joao Homero, o CAR é serio, ate prova em contrario. Juro
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 7 h


Homer Wolf A postura dele, naquela entrevista, ao desvolarizar um assunto que está a mexer com a sociedade é que não foi nada séria...
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 7 h
· Editado(s)

Angela Maria Serras Pires Lobao Joao serio a defender cleptocratas e corruptos ? Sério a desgovernar o país. I
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 7 h
Ver mais 1 resposta

Sérgio Angelo Zameia Zameia deu a entender que a tempo falavam mal dele a porta fechada.até estava muito nervoso o gajo quase batia no jornalista.yá o gajo não tem postura.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 7 h


Homer Wolf Esta extremamente nervoso sim...
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 7 h

Linette Olofsson Sem vergonha na cara
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 6 h


Star Neves Na verdade o PM foi muito infeliz nas suas declarações.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 6 h


Lionel Silva E ele não diz por pressão de quem.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h


Homer Wolf Talvez tb não quer ser visto como capim alto que cresce a solo...
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h

De Pedro Chilavi Nyusi está ser agressivo com toda sua equipa governamental. Até PM se comportou daquela forma. Dá para perceber que muito capim alto não vai crescer mais.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 3 h


Ying Junior Escovinhas...
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 h









Escreve um comentário...


Sem comentários: