sábado, 31 de agosto de 2019

Dércio pode ser mais uma vitima do mau jornalismo

Dércio pode ser mais uma vitima do mau jornalismo
Por: Virgílio Conjo
Desde a tarde da ultima quarta-feira que o conteúdo dos debates nas redes sociais e nas conversas de café ganhou um denominador comum, Dércio.
Tornado público pelo programa televisivo Balanco Geral, Dércio é um jovem de 21 anos de idade, que, fraudulentamente, contraiu matrimonio com uma jovem de 28 anos de idade, com todas as despesas pagas pela família da noiva. Diz-se que, para lograr os seus intentos, Dércio fez-se passar por um engenheiro de construção civil, bastante influente nos meandros da elite nacional, com contas chorudas no exterior.
Todavia, segundo conta-se, Dércio alegou que estava impossibilitado de aceder a sua riqueza devido a excessiva burocracia dos bancos nacionais, mas queria a todo custo casar-se. Assim, a família da noiva deu um voto de confiança ao tão apaixonado genro e apoiou-o com mais de meio milhão de meticais para a realização do lobolo e do “casamento civil”. A festa foi linda e de arromba.
A historia narrada pelo Balanco Geral emocionou muita gente. Os homens mais jovens vangloriam a atitude do Dércio, pois consideram que este deu uma lição de moral aos pais que escolhem/ aceitam genros em função do status quo que os tais ostentam. Enquanto isso, outros debatem o facto de um “puto” ter montado um esquema capaz de colocar de quatro toda uma família. E como esta familia pode ter sido tão ingénua.
Pessoalmente, não gostaria de discutir os méritos e os deméritos das estratégias usadas pelo jovem para “ludibriar” a família da noiva. A razão do meu posicionamento é simples: não sei até que ponto a historia narrada pelo Balanco Geral corresponde a verdade factual ou verdade circunstancial, tendo em conta os objectivos comunicacionais do narrador.
Depois de ver os programas que se debruçam sobre o caso, percebi que há ali “muita poeira”, há um claro exercício de assassinato da reputação do jovem Dércio. Em bom rigor, um mau serviço a imprensa.
O Balanco Geral, quanto a mim, nunca foi referência de um serviço jornalístico e de informação que se preze. Daquele Balanço Geral pesa mais o culto a ignorância que outra qualquer coisa. Um jornalismo em que, o “suposto” jornalista torna-se no principal personagem dos factos. Ele- o jornalista- entrevista, julga e sentencia. Tudo feito de forma tão desregrada, ferindo sucessivamente a lei de imprensa, a ética e deontologia profissional. E mais, o jornalista atropela os mais fundamentais direitos humanos. Ele ignora a presunção de inocência.
EU ainda acho que Dércio pode ter sido vitima de um mau jornalismo. Não quero aqui sair em defesa do jovem, mas tudo que sabemos sobre o Dércio foi dito e julgado pelo apresentador do Balanco Geral, Jorge Matavel, sem apresentar evidencias das suas acusações. Aliás, tudo que ele mostra são imagens de um casal, uma família e amigos muito felizes com a festa – aquilo que acontece em qualquer festa. Até ali, não há novidade naquelas imagens. Não há absolutamente nada que ligue as imagens ao conteúdo da acusação de burla.
O Balanco Geral não cruza fontes de informação que explicam e/ou testemunham como Dércio burlou toda família da noiva.
Podem dizer que foi uma denuncia, é isso? Ainda que tenha sido, depois de receber as denuncias os órgãos de comunicação social deve indagar os envolvidos e dar o direito a resposta aos acusados e suspeitos. O Balanco Geral não fez nada disso. Não entrevistou a família da noiva. Não falou com a própria noiva. Não falou com a suposta equipa de madodas que foi alugada. Não falou com a verdadeira família do noivo. O Balanco Geral não procurou falar com Dércio e ouvir a sua versão dos factos. O Balanco Geral limita-se a dizer que houve falsificação de idade, mas não provou porque acha que Dercio tem 21 anos e não 28. Não procurou evidencias para provar que ele não é engenheiro…FEZ NADA DISSO.
O Balanço Geral, simplesmente, recebeu as imagens e mandou o seu papagaio dizer tudo que ouviu dizer. Não sabe que “Ouvir dizer não se escreve”. O jornalista deve se lembrar que o seu canal não é para um clube de amigos, onde pode fazer fofoca. O jornalista deve investigar para que as suas matérias sejam realmente de interesse público. Até aqui tudo que se sabe sobre a historia do Dércio foi dito pelo próprio Matavel sem suporte de nenhuma fonte, nem em regime de anonimato.
O Balanço Geral pode estar a matar a imagem de um inocente. O Dércio pode ser mais uma vitima do mau jornalismo.
Verdade seja dita, mais do que uma profissão e um trampolim para
fama-barata, o jornalismo é uma arte que precisa de ser preservada, através da pesquisa, rigor, isenção, imparcialidade e profissionalismo.
Não matem a nossa arte!
Att. Jorge Matavel
Comentários
  • 1
  • Elisio Gimo Irmão você disse tudo e vou resumir em poucas palavras... O Balanço Geral tornou-se uma palhaçada e um espetáculo barato!!!
    4
  • Edy Le Formidable Eu também penso assim, mas não saberia fazer essa crítica com eloquência, parabéns. É muito patética a aparição de Jorge Matavele nos mídias, sobretudo sendo chamado Jornalista.

    É de realçar que como um formador de opinião, devia ser muito cauteloso com os seus espetáculos: primeiro, foi o caso de Patrick, depois de Yunna e agora Dércio.


    Saudações aos que entendem de jornalismo.
    JM precisa de reciclagem.
    3
  • Elisio Miambo Indeed! Fico feliz por não estar só nesta tentativa de ver este espetáculo em todos os ângulos possíveis. O Balanço Geral na sua génese tanto cá assim como no exterior de onde foi "importado" tem um viés muito populista que faz de si mesmo uma faca de dois gumes: ou gera alguma cidadania na classe média/baixa (intelectualmente, se é que o termo é aplicável) ou desinforma de tal maneira que se torna num mecanismo de linchamento reputacional.
    O seu texto é bastante claro ao que se espera de um bom jornalismo que não se observa ali. Veja que se abre agora uma possibilidade de o jovem fazer uso do microfone para "salvar" a sua honra em meio uma série de POSSÍVEIS mal-entendidos: depois da sentença, o réu foi chamado para apresentar a sua defesa!
    O que se está a passar com o BG é o exemplo da falta de atenção do nosso Jornalismo para com o advento do "Quarto Poder". Se há um esforço em se continuar sendo formadores de opinião há também um risco em ser uma caixa de ressonância de mal-entendidos entre os agentes sociais que procuram nos media o que não é possível ter em tribunal.

    PS: Não se está a dizer que a história do Dércio não é verídica e que a família não mereça a nossa solidariedade e agradecimento pelo apelo.
    3
  • Celpa Cristina Eu não sou jornalista, nem conhecedora de matéria da comunicação, mas é óbvio que o BG, posiciona-se como uma instância jurídica na época da ditadura( onde o importante era condenar o argüido), não só nesse caso mas em vários outros...
    Que a verdade seja dita.
    1
  • Walter Gumas Moçambique é maningue Nice nada mais me surpreende nesse país que claramente parou no século 19 e está a retroceder....sinto vergonha de encher a boca e dizer k faço parte do país k me viu nascer....só me falta ver o povo a votar mais uma vez nos ladroes da nação pé depois ficarem a teclar nó Facebook MOÇAMBIQUE É MANINGUE NICE 👍
    1
  • 1
  • Ze Ricardo Ligacoes Viva
    EnzoJrConjo o Jornalismo é a verdade dos factos.
    Onde, Quando, Como, o Que, Quem? Tudo isso é ignorado simplismente para Balancar conteudos sem testemunhar os acontecimentos. Este assunto é Destacado nos ultimos dias naquele programa e no final na
    o tera outra materia para o desfecho do mesmo assunto(verdade) 

    Assim nos proximos dias teremos mais um destaque e o telespectador vai esquecer se do assunto Dercio.

    Mesmo sem entender o Jornalismo é importante tomar nota de certos conteudos difundidos com sinceridade.

    Que a tua publicação sirva de recordação, reflecção para os bons costumes d um bom Jornalismo.

    Obrigado EnzoJrConjo
    1
  • Edson Chichongue Boa colocação meu caro amigo EnzoJr Conjo
    1
  • Ivan Maússe 💯👏👏sim senhor!!!!
    1
  • Adriano Alberto Ouana ParabénsEnzoJr Conjo pelo texto. De facto, o balanço geral não trás a verdade como notícias...
    1
  • Abig Solder Kkkkkkk...ya caiste com o mutável .. mas abriste a Vista muita gente. .tiro chapéu pra ti..não si tira conclusões sem provas
    1
  • Leonel Andre Matavele EnzoJr Conjo, o mais importante é "Balançar" para captar a audiência dos ignorantes por falta de escolarização (normal) e os ignorantes por escolha/opção (preocupante). Quanto a verdade dos factos, os ignorantes não precisam dela para nada pois com o que lhes é apresentado já podem sentenciar. Viva a Pátria!
    1
  • Cornelio Rosa Estamos numa pátria de fofoqueiros e não medimos as consequências da disseminação das matérias falaciosas.
    1
  • Cremildo Mocumbi Certo ilustre.
    1
  • Aderito Raul Magaia EnzoJr Conjo, ainda te lembras daquele post? Que entidade deve chamar atenção ao Balanço Geral e o seu papagaio?
    3
  • Mbéu Massidza
    👌👌👌
  • Viriato Mabombo Camarada 10 points, eu partilho do mesmo posicionamento arisco em dizer que nesse programa em causa temos mais fofoca que noticias.
    1
  • Amosse Mucavele A melhor e única reflexão sobre este assunto, Poeta Militar anda cá aprender
    1
  • Issufo Brinco Foste muito profundo nesse post. E sinceramente disseste algo que eu sempre digo : para mim o programa balanço geral é um círculo. Onde temos um palhaço que procura fazer rir a população. Porque de jornalista ali não tem nada. E os tipos procuram sempre narrar os factos da forma mais engraçada.
    3
  • Ana Nhamuende Até aqui eu espero que o Dercio se pronucie e apresentar a veracidade dos factos por que de toda essa história algo não está bom.aqui a tinta ainda vai rolar
    1
  • Zé Joel Está correto Enzo. 
    A falta de rigor nos programas informativos da Miramar mesmo noutros canais como STV é uma constante e triste realidade. Devido a forma lacunosa como a informação foi veinculada tive muitas dúvidas sobre a factualidade. 


    Mas posso, sem querer ser advogado do diabo, dizer que o BG ontem mostrou uma entrevista feita à uma suposto membro da família da jovem. Essa Senhora é que fez o relato do alegada fraude. Todavia posto isso, a narrativa e o enredo de toda a história foi sendo construído a partir do protagonismo de Matavel, aumentando ou diminuindo os factos. 

    De facto, ate aqui nao é possível aferir varias lacunas da história, o que a namorada estava a pensar, porque sujeitar a família a isso, como é que ela nao sabia do perfil e das supostas mentiras do namorado, como é que foi possível nao haver data de registo de casamento e ela nao saber? Estão ou nao vivos os Pais? Onde esta domiciliada a residência do Dercio? Quem foi testemunhar o casamento? Se ninguém foi qual foi a reação da familia da noiva? Quem é a madrinha,? O casal nao é crente, ? Nao rezam, sao de alguma religião? A noiva vive em que bairro? O que tem a dizer os vizinhos sobre o famigerado casamento? 

    Portanto sao dezenas e dezenas de perguntas que Matavel furtou se a responder mas que seria relevantes para entender ou conferir sentido a este enredo todo. 

    Dependendo do teor das declaraçoes do Dercio hoje, ha espaço para demissão do entrevistador ou para o internamento do entrevistado.
    A imagem pode conter: 2 pessoas, texto
    1
  • A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e texto
    1
  • Sergio Buque certíssimo.
    1
  • Omardine Omar Concordo contigo ilustre!
    1
  • Devis Gimo Subscrevo.
    2
  • Naine Mondlane Nem Mais, Meu Caro Virgílio! 😪 😪 😪
    1
  • Afonso Chemane Whatever
    1
  • Wa Ka Nhabanga Sinceramente isto parece-me um recado do Dercio ou de um fã incondicional. Enfim, a ser verdade a colocacão do caro EnzoJr Conjo então porqué acha que ate então:
    1. Dercio nao as caras em sua defesa?
    2. A familia da noiva nao apareceu para desmentir?
    Ver Mais
    2
  • Francisca Noronha #Sublinho não houve cruzamento de fontes, podia dizer que a vitima não é apenas o suposto burlador, mas também toda uma sociedade #desinformada
    1
  • Rui Paulo Lobão Afonso Excelente análise, meu caro! É o que dá criarem programas sensacionalistas (e, como dizia o outro da novela, "é disto que o meu povo gosta") com incompetentes a acharem que estão a fazer jornalismo de investigação. Não é jornalismo, muito menos de investigação. O que se faz ali, aquele lavar de roupa suja com base em boatos, já se faz aos domingos, nos adros das igrejas, depois da missa, desde há uns bons séculos. O chamado "tribunal do povo".
    1
  • Danny-el Mabjaia Simplesmente bem falado.
    1
  • Mauro Albino Muhera Péssimo jornalismo
    1
  • Fernando Manyissa EnzoJr Conjo, tudo dito da forma como devia ter sido! O jornalismo está em risco sério. Tínhamos um legado muito precioso em termos de jornalismo, desde os Craveirinhas, passando pelos Gulamo Khan, Calane, Anabela e tantos outros. Mas hoje é isto que se vê! Os assassinos do jornalismo até se aprumam de facto e gravata! Triste. Amosse Mucavele Savage Thomas Sankara Rich o que passa afinal? Em vez de no mínimo preservar o legado, se não conseguimos elevar a fasquia, destruímo-lo...
    2
  • Virgilio Matavele Sem querer discordar porque pelos visto o meu chará és conhecedor da matéria do jornalismo, só queria lembrar que há um áudio do membro da família da noiva que passou a relatar os factos , aliás o jornalista diz que tentou ligar para o jovem mas não atendia a chamada, todavia há informações as quais finalmente o jovem vai comparecer no balanço geral de hoje, haver vamos. Agora toda profissão tem como objetivo obter ganhos, e o jornalismo não é exceção. Mas tens também a sua razão. Kkkkj
    1
  • Catarina Bendane Este é o jornalista EnzoJr Conjo que eu conheço, de facto,nem mais a acrescentar,disccutem-se problemas de familias que se tornam grandes notícias,vizinho que rouba pato,sogra que luta com nora enfim.....
    1
  • Zé Joel Bem, do pouco que ja deu para acompanhar no balanço geral, Dércio e a noiva deverão seguir ao internamente. A confirmação dos factos, nao deixa margem de duvidas, Dércio com recurso à uma astúcia invulgar e com requintes de delinquencia exarcebada fez o que nunca irei perceber nesta vida. 

    Matavele esta ilibado.
    2
  • Virgilio Matavele Logo o George Matável fez o que lhe compete. Ponto final
    1
  • Ernesto Cossa Fred é um outro analfabeto falou do mesmo assunto
  • Celso Parafina Quão boa é a sensação de achar seu pensamento absolutamente refletido nas palavras de outro... bem dito meu caro. 🤝🤝

Sem comentários: