sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Insurgência em Cabo Delgado: Filipe Nyusi fala de financiadores nacionais


Por Sérgio Cossa
O Presidente da República, Filipe Nyusi, apresentou ontem uma nova tese para explicar a insurgência em Cabo Delgado. Falado no Encontro Nacional da Juventude que decorre na Matola, Província de Maputo, Nyusi disse estar na posse de informações que apontam existirem moçambicanos “daqui e da Beira” a financiarem os insurgentes.
Segundo o Chefe de Estado, os financiadores moçambicanos da insurgência estão insatisfeitos como o novo rumo que o Estado moçambicano tomou com a sua governação. “Antes cortavam madeira agora dissemos não é assim... outros estavam habituados a fazer coisas sem concurso mas dizemos é preciso concurso”, disse Nyusi.
Esta tese parecece indiciar que os financiadores de que Filipe Nysu fala, são pessoas que tiravam benefícios da anterior governação mas que já não têm desde que ele assumiu os destinos da nação moçambicana. Contudo, mas do que lançar insinuações que mais parecem tomada de posição em conflito intra-partidário, Filipe Nyusi deve mostrar e provar a existência desses financiadores. Se levarmos em linha de conta que grosso modo, são figuras do partido Frelimo que sempre estiveram ligados ao negócio de madeira e que também, sempre se beneficiaram de negócios com o Estado, pode-se estar a falar de graves conflitos dentro do partido dos camaradas. Mas é obrigação de Filipe Nyusi e do seu executivo levar a barra dos tribunais tai financiadores, caso realmente existam, sob o risco de continuar a defraudar as expectativas de quem na pele sofre a saga de terror que os insurgentes levam a cabo em alguns distritos de Cabo Delgado. Os próximos dias serão cruciais para se saber de quem, afinal Filipe Nyusi fala.

Sem comentários: